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A excelência buscada no ambiente interno da empresa também
é oferecida para as diversas comunidades onde a rede está
presente. Dois cases exemplificam as ações do Magazine em
prol da comunidade, dos colaboradores e dos consumidores
finais. O primeiro envolve a “loja virtual” instalada em
Heliópolis. Apesar do nome, a loja é um ponto de venda físico
e atende a um conceito criado há mais de uma década, quando
o e-commerce ainda não havia se estabelecido. Planejada para
atender à demanda de municípios de até 100 mil habitantes,
ou mesmo de bairros populosos de grandes cidades, a loja tem
uma estrutura mais enxuta e poucos itens em exposição. Para
realizar a compra, o consumidor recebe a orientação e o auxílio
de um vendedor, que exibe o produto no computador.
A operação de Heliópolis possui 206m² e, desde a inauguração,
tem patrocinado eventos locais – como a tradicional Festa
Junina, realizada há 13 anos na Rua Paraíba – e apoiado o
Instituto Bacarelli, associação civil sem fins lucrativos que
atende a cerca de 1.200 crianças, adolescentes e jovens em
programas socioculturais que visam a oferecer formação musical
e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento
pessoal e oportunidade de profissionalização na música.
Outra funcionalidade das “lojas virtuais” é o Centro de
Promoções dedicado à realização de cursos diversos,
degustações, aulas de culinária e informática, além de eventos
gratuitos oferecidos à comunidade.
Uma dessas ações é o projeto realizado em parceria com a
Philips Walita, que instalou uma cozinha experimental no PDV,
onde são ministradas aulas sobre aproveitamento integral de
alimentos, por meio de receitas que utilizam o máximo de
recursos de frutas e legumes, além de ensinar como reaproveitar
os alimentos já prontos, utilizando produtos Philips Walita. “A
iniciativa, estruturada pela Walita, visa a capacitar gratuitamente
os alunos, todos da comunidade, para a educação alimentar e
reaproveitamento dos alimentos. As aulas são realizadas duas
vezes por semana, com uma frequência média de 20 pessoas por
aula, desde 22 de março”, declara Ivone.
As aulas acontecem às quartas e sábados, das 14h às 16h, e são
ministradas pela equipe Dedinho de Moça, formada por chefs
AÇÃO PRESENCIAL
CAPACITAÇÃO GRATUITA
de cozinha e nutricionistas, em busca da qualidade de vida das
famílias, aliando alimentação saborosa e hábitos saudáveis. Além
das receitas, temas como economia de água e reciclagem de lixo
também são discutidos. Cada um dos 600 participantes passará
por um módulo de quatro aulas e receberá um material didático
para que o conteúdo seja colocado em prática no dia a dia.
“O Magazine Luiza foi pioneiro ao montar uma loja virtual
em Heliópolis e aposta nessa parceria para ministrar
aulas sobre alimentação saudável que beneficiarão muitos
moradores da comunidade”, afirma Luiza Helena Trajano,
presidente do Magazine Luiza.
Questionada se as ações sociais são relevantes para a promoção
da empresa, Ivone foi taxativa: “as estratégias de marketing
do Magazine Luiza são muito claras, e sempre voltadas para
o negócio e para a essência da empresa, que é proporcionar
felicidade aos seus clientes por meio do atendimento e do
acesso aos bens de consumo de que necessitam”, pondera.
Ela finaliza dizendo que “no caso do investimento social, o
retorno esperado é o desenvolvimento social, a promoção do
ser humano. Contribuir para as comunidades onde atua é uma
vocação da empresa desde a sua fundação”.