Você sente um bem-estar danado depois de comer uma bela
fatia de bolo? Ou fica louca por um brigadeiro quando está na
TPM? Essas reações são normais – o seu organismo realmente
gosta de glicose, o nome “oficial” do açúcar. As células do
corpo usam-na como a principal fonte de energia; por isso a
sensação de euforia e felicidade depois de comer um doce.
Essa satisfação pode ser medida em números. O mercado
de doces e confeitos no Brasil é o quarto maior do mundo
com faturamento de US$5,8 bilhões no ano passado e
perspectiva de crescimento anual de 5% para o setor. Docerias,
brigaderias, sorveterias... uma série de lojas especializadas na
comercialização de diversos tipos de doces tem ganhado com
esses índices positivos. O mercado também nota uma tendência
para o segmento: a de especialização em um único produto.
DIVERSIFICADAS OU ESPECIALIZADAS EM UM ÚNICO PRODUTO,
AS DOCERIAS AGRADAM (E ALEGRAM!) O CONSUMIDOR
Candy!
Com 65 lojas distribuídas em oito estados e no Distrito Federal, a
Amor aos Pedaços tem 35 pontos de venda instalados em shopping
centers. Conhecida pela diversidade de doces que oferece –
docinhos, bolos, tortas, pavês, mousses e salgados – a rede aposta
nas promoções de “temporada”: já são habituais os Festivais de
Verão, de Chocolate e, o mais tradicional, do Morango, que oferece
receitas criadas especialmente com a fruta.
AAmor aos Pedaços nasceu em 1982, quando sua fundadora, Ivani
Clarezi, apostou numa ideia inédita no país: vender bolos artesanais
e com combinações ainda desconhecidas na época – como o bolo
com brigadeiro ou commousse. A personalização foi uma das
estratégias adotada por ela para agradar aos clientes, que podiam
escolher cobertura, recheio e o tamanho do doce. Já em 1989,
apenas sete anos depois da inauguração da primeira loja, a rede
começou a expansão por meio de franquias.
“A rede é reconhecida tanto pelo método artesanal de fabricação,
como pela inovação. Nas vitrines são mais de 130 produtos
oferecidos aos clientes”, afirma Ivani, explicando que a fábrica em
Cotia produz as massas de bolos, recheios, coberturas e a massa de
todos os docinhos que abastecem todas as lojas da rede.
Para todosos gostos
50