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Com a mudança do mercado e a ampliação de ofertas, o cliente não é
mais fiel a uma única marca, principalmente se ela não demonstrar uma
quantidade maior de valores que os já tradicionais. Pesquisas comprovam:
95% dos consumidores tendem a considerar as ações de responsabilidade
socioambiental desenvolvidas pelas companhias na hora de escolher o produto
na prateleira. Quanto à fidelização do cliente, o relatório Responsabilidade
Social e Empresarial e o Comportamento do consumidor, realizado pela
Edelman Pesquisas, mostra que 68% dos consumidores permanecem fieis
a uma empresa desde que ela adote uma “boa causa”. E, mesmo que o
produto não seja o mais barato entre seus similares, 55% dos consumidores o
comprariam se a empresa que o produziu adotasse boas práticas.
“Os consumidores esperam que as empresas sejam responsáveis”, avalia
Newton Figueiredo, presidente do Grupo Sustentax. Ele reforça que os
consumidores, ao verem a comunicação sobre ações de sustentabilidade
desenvolvidas pela empresa, esperam “que o produto tenha passado
pelo filtro de quem o colocou à venda”. Por outro lado, reforça o
especialista, o brasileiro também não acredita no que as empresas dizem
ou propagandeiam sobre responsabilidade socioambiental. “Existe muita
propaganda enganosa”, dispara.
Isso acontece porque o “chamado da sustentabilidade” inundou o
mercado, e agora empresários e gestores estão vendo e respirando verde
em todos os lugares. Como o interesse do consumidor nesse segmento
cresce a cada dia, muitas empresas se maquiam de verde, para tentar
entrar na onda e disputar a preferência do consumidor, gerando o que os
especialistas chamam de “Greenwashing”.
O termo, pejorativo, refere-se à “lavagem verde”, ou à atitude que
algumas empresas tomam para modificar, ocultar ou dissimular suas
verdadeiras ações, que nada têm de sustentáveis, e apropriar-se de
virtudes ambientalistas. Um exemplo seriam as empresas que destacam
o uso de embalagens recicláveis, buscando a alcunha de “responsável”,
enquanto enfrentam na justiça processos trabalhistas ou causam impactos
ambientais negativos na comunidade onde estão inseridas.
Vale lembrar que o termo sustentabilidade é sinônimo de desenvolvimento
presente com garantia de um futuro rico, variado e estável, sem
interferências negativas para o meio ambiente e para as gerações futuras.
Isso implica, diretamente, no bom uso dos recursos naturais da Terra –
como a água, as florestas e outros. E, também, ações de responsabilidade
social, com uma contribuição efetiva para uma sociedade mais justa – e
que interfere, positivamente, na vida de colaboradores, fornecedores e de
toda a comunidade, não apenas dos consumidores dos seus produtos.
Açõesde sustentabilidade e
responsabilidade socioambiental
podem– edevem! – serusadasna
comunicaçãocomoconsumidor
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