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Dados atualizados do Banco Central

As contas públicas estão sendo beneficiadas pelo crescimento da economia e pela aceleração da inflação. Com o teto de gastos parcialmente preservado e os gastos extraordinários com a pandemia próximos de R$ 130 bilhões no ano, as surpresas com arrecadação levaram a uma revisão relevante do déficit primário para 1,7% e 1,1% do PIB, respectivamente, em 2021 e 2022. A dívida bruta deve atingir 82,1% do PIB neste ano e 83,1% em 2022.

O câmbio seguiu em movimento de apreciação relevante, com melhor desempenho que os pares. Os fundamentos externos continuam muito positivos, com expectativa de um superávit da balança comercial em US$ 75 bilhões e saldo em transações correntes também superavitário em 0,5% do PIB. Estimamos uma taxa de câmbio entre R$/US$ 4,7 e R$/US$ 5,3 para 2021 e 2022.

Revisamos o IPCA de 5,5% para 6,4% neste ano, desacelerando para 3,3% em 2022 (ante 3,5%). Neste ano, incorporamos a bandeira vermelha II em nosso cenário, além de preços industriais mais pressionados pela alta de commodities e problemas nas cadeias de produção. Mas, avaliamos que ainda há ociosidade na economia e os choques enfrentados neste ano irão se dissipar ao longo dos próximos trimestres.

A sinalização de ajuste completo na política monetária deve levar a Selic ao patamar neutro, em 6,5%. Esse nível de juros, em um cenário em que ainda há ociosidade na economia, produzirá efeito baixistas nos núcleos de inflação.

Fonte: Banco Central

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Magazine Luiza no Rio de Janeiro

O Magazine Luiza fará uma entrada agressiva no Rio de Janeiro, com abertura de pelo menos 50 lojas até o fim deste ano. A ação reforça o empenho da companhia em sua estratégia multicanal. Como combina os estoques das lojas às entregas de seu e-commerce, a companhia fica com suas vendas online mais fortes onde tem mais pontos físicos.

Em junho, uma primeira leva de 23 lojas físicas abrirá as portas na cidade do Rio de Janeiro e em diversos outros municípios, como Niterói, Petrópolis e Belford Roxo. Devido à pandemia de Covid-19 e à necessidade de distanciamento social, as inaugurações seguirão todos os protocolos sanitários, sem aglomerações. “Nossa entrada no Rio é como o desembarque da Normandia”, disse o CEO, Frederico Trajano, em nota. “Estamos chegando com força total – e com todo o nosso ecossistema – numa fronteira fundamental para o varejo.”

Além das lojas físicas, o Magalu já está operando no Rio de Janeiro um Centro de Distribuição de 30 mil m² quadrados e 28 pontos de cross-docking, que garantirão a rapidez das entregas. Atualmente, 50% das entregas feitas pelo Magalu são feitas em até um dia. Recentemente, a empresa lançou a entrega em até uma hora em dez cidades, como São Paulo, Fortaleza e Recife. A entrega em uma hora deve começar a ser feita no Rio de Janeiro no terceiro trimestre deste ano.

Fonte: Mercado & Consumo

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Resultado do Dia dos Namorados confirma recuperação dos shoppings

De acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), na semana do Dia dos Namorados (6 a 12 de junho), o setor registrou vendas de R$ 3,5 bilhões, aumento de 134,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Importante lembrar que na mesma data comemorativa de 2020 aproximadamente 30% dos shoppings estavam fechados em cumprimento a decretos municipais e estaduais por conta da pandemia de Covid-19. O resultado positivo deste ano representou uma injeção de R$ 2 bilhões na economia em relação à data comemorativa de 2020.

O setor de shopping já provou sua resiliência e segue em recuperação gradual. No entanto, para que isso se confirme, não podem haver novos fechamentos. Além disso, é importante que os empreendimentos voltem a funcionar sem restrições de dias e horários.

Na comparação com 2019, as vendas do Dia dos Namorados de 2021 ficaram 10% abaixo do registrado naquele ano. Em termos reais (descontada a inflação), houve queda de 21% e um volume de vendas R$ 736,8 milhões inferior ao observado há dois anos.

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BC sobe para 5,8% estimativa de inflação em 2021 e vê 74% de chance de estouro da meta

O Banco Central informou nesta quarta-feira,(24), que subiu de 5% para 5,8% sua estimativa de inflação para o ano de 2021, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A expectativa, que consta no relatório de inflação do segundo trimestre deste ano, considera a trajetória estimada pelo mercado financeiro para a taxa de juros e de câmbio neste ano e no próximo.

O centro da meta de inflação, em 2021, é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Com isso, a projeção do BC está bem acima do teto do sistema de metas.

A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia.

O Banco Central informou, ainda, que a probabilidade de a inflação superar o teto da meta de 5,25% para este ano passou de 41%, em março de 2021, para 74% no documento divulgado nesta quarta-feira. Se a meta não é cumprida, o BC tem de escrever uma carta pública explicando as razões.

Razões para o aumento

De acordo com o BC, a inflação recente tem sido “particularmente afetada” pelo “significativo aumento” dos preços de “commodities” (produtos básicos com cotação internacional, como alimentos, minério de ferro e petróleo), contrabalançado parcialmente pela apreciação cambial (queda do dólar) verificada desde abril.

Além disso, a instituição avaliou que a “persistência do cenário de restrições de oferta” de alguns materiais e insumos, e a “deterioração do cenário hídrico”, que tem rápida repercussão sobre o preço da energia elétrica mediante o acionamento de bandeiras tarifárias, também tem pressionado a inflação nos últimos meses.

“Esses fatores mais do que compensaram os efeitos desinflacionários do recrudescimento da pandemia sobre os preços de serviços e da recente apreciação do real”, avaliou o Banco Central.

 

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Fluxo de pessoas no varejo físico sobe mais de 500% em abril

No mês de abril deste ano, o fluxo de pessoas cresceu 538,2% nas lojas físicas do País em relação a abril de 2020. Nos shopping centers, o aumento foi de 452,4%. Os pontos de venda estabelecidos nesses centros de compra tiveram o maior salto, com 3.158,1% a mais de consumidores, enquanto os localizados em ruas viram o fluxo subir 215,9%.

O levantamento é do Índice de Performance do Varejo (IPV), feito em conjunto pela FX Data Intelligence e pela F360º – plataforma de gestão de varejo -, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Os dados ainda são chancelados pela 4Intelligence.

A explicação para os aumentos expressivos é que no mesmo período do ano passado, o comércio estava fechado em boa parte do País, em razão da pandemia de covid-19. No entanto, se observado o acumulado do ano de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020, o fluxo de pessoas caiu 34,7% nas lojas físicas do País.

Na análise regional, as lojas físicas localizadas no Norte tiveram o maior aumento de fluxo, com alta de 3.084,9%. No Nordeste, o crescimento foi de 996,9%, seguido pelo Sudeste, com 461,7%. O Centro-Oeste subiu 209,1% e o Sul, 200,8%. Entre os shopping centers, a região Sudeste teve um salto de 976,7%. Já no Sul, o aumento foi de 436,8% e, no Nordeste, de 246,1%. Os centros de compras localizados no Centro-Oeste e no Norte não tiveram amostragem significativa no levantamento.

Entre as categorias, apenas a de drogarias teve queda no fluxo de clientes na comparação com abril de 2020, com baixa de 26%. No geral, as vendas não acompanharam a alta de público na mesma velocidade. O número de vendas cresceu 49,82% entre as lojas de shopping centers e 28,05% nas lojas de rua, na comparação com o mesmo período de 2020, segundo dados da F360º.

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NRF Retail Converge aponta perspectivas do varejo após ano desafiador

A NRF Retail Converge dando sequência à primeira parte do Retail’s Big Show, realizada em janeiro passado, terá mais de 160 sessões com grandes especialistas e dirigentes do setor do mundo todo, abordando os principais temas do varejo.

O evento totalmente virtual tem início hoje, dia 21 de junho indo até a próxima sexta-feira, dia 26 de junho e é realizado pela National Retail Federation, a federação que representa o varejo nos estados Unidos.

Com a vacinação contra a Covid-19 acelerando no mundo todo, há uma perspectiva de forte retomada do varejo especialmente no segundo semestre na expectativa do que acontecerá nos próximos meses.

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