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Na área de iluminação o grande denominador comum das
empresas presentes na feira foi a tecnologia LED com a
evolução das potências e fachos. A Philips apresentou grandes
inovações como os painéis de OLED e sensores de movimento
e projeções que permitem a criação de backlights interativos.
Mas a grande sensação foram as luminárias de LED com
controladores que permitem que através de um tablet ou
celular se possa direcionar o facho de luz para o produto
desejado. Essa é, sem dúvida, além de uma grande solução,
um objeto de desejo de qualquer varejista, pois desta forma
A tecnologia e a interatividade são poderosas ferramentas
para aumentar e gerar experiências relevantes no momento da
compra, porém, a tecnologia precisa de atributos emocionais
para se tornar uma ferramenta completa.
Visão, olfato, tato, paladar e audição são os sentidos que
devemos ativar através da tecnologia. Para tangibilizar o que
estou dizendo, cito o caso de aromatizadores de ambientes: em
excesso, podem causar enxaqueca nos colaboradores; porém,
na dose certa, poderão gerar em sua memória olfativa uma
lembrança por 40 anos! Atrelados com a música na frequência
ideal, a temperatura da loja gerando conforto térmico, a
iluminação hipervalorizando os produtos e despertando desejo, a
exposição dos produtos atinge o que chamamos de “experiência
memorável”, facilitando a percepção das soluções apresentadas e
despertando o desejo de consumo dos clientes.
Não existem lojas caras. O que existem são lojas que não
vendem! As lojas que têm uma boa rentabilidade e conseguem
encontrar sua sustentabilidade nos negócios, certamente são
aquelas que focaram em buscar estes resultados e puderam
investir de forma assertiva o seu orçamento. Vamos colocar as
ideias em prática e incrementar vendas!
*Julio Takano é fundador e CEO da Kawahara | Takano Soluções para Varejo e Consultor
de Varejo , responsável pela criação da Metodologia : KT Retailing, uma metodologia
desenvolvida integrando as disciplinas de Planejamento Estratégico, Branding, Arquitetura
de Varejo, Comunicação Visual e Design de Equipamentos. Tem como clientes as empresas
Artex, O Boticário, Casa Almeida, Cavalera, Fastshop, Hering Store, Hering Kids, Le Postiche,
Nativa SPA, PUC, Riachuelo , Shopping Midway Mall, Tramontina, Visão Magazine e
Yamada, entre outros. Contato pelo e-mail
LUZ E SOMBRA
CENÁRIO IDEAL
possível trabalhar a iluminação de acessórios em conjunto com
tablets e demais aparelhos que necessitam dessa infraestrutura,
proporcionando interatividade entre cliente e ponto de venda.
Uma das fontes inspiradoras do meu trabalho é visitar os stands e
ver as soluções criativas utilizadas para compor seus espaços. A
Visplay utilizou um conceito cenográfico de repetição de simples
caixas organizadoras plásticas para compor sua fachada com
tratamento luminotécnico up light (iluminar de baixo para cima)
dando uma dramaticidade diferenciada. Apresentou um sistema que
reflete a grande tendência do desenvolvimento dos equipamentos
para lojas: a integração de sistemas modulares integrados com
sistema de iluminação LED (foto acima) e sistema de slatwall
eletrificados com corrente de baixa tensão 24V, permitindo
conectividade com equipamentos eletrônicos, como tablets.
regular os direcionamentos dos fachos de luz passará a ser
uma atividade simples, diferente do que ocorre hoje, uma
situação complexa para a equipe no ponto de venda.
A tecnologia LED torna-se cada vez mais versátil, possibilitando
inúmeras aplicações no segmento do varejo, como por
exemplo, aplicação em pisos e paredes que possibilita a
projeção de diversos tipos de imagens e palavras interativas que
promovem aos clientes inesquecíveis experiências de compra.
Para os provadores a proposta é simular a luminosidade dos
momentos do dia – como amanhecer, meio do dia e entardecer
– possibilitando ao cliente experimentar e sentir o momento
em que utilizará determinado vestuário. Esta tecnologia já
foi aplicada com grande sucesso na loja de departamentos
Debenhams no corner House of Fraiser, em Londres.