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PROPOSTAS
A Euroshop 2014 fez jus ao título de maior feira do mundo em
soluções para o ponto de venda. Os números desta edição foram
superlativos: mais de dois mil expositores de 50 países e 100 mil
visitantes de 90 países circularam nos 200 mil metros quadrados
dos 15 pavilhões do evento. Foi a primeira vez que estive na
Euroshop como expositor, participando do stand formado pela
Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços
para o Varejo (ABIESV) em parceria com a APEX Brasil,
no qual se reuniram nove empresas associadas à ABIESV; e
também como palestrante do Fórum de Arquitetura e Design,
falando sobre o reposicionamento da Classe C no Brasil e a
explosão criativa aspiracional dos conceitos de design de varejo
e como finalista no Euroshop Retail Award 2014, com o case
de O Boticário, desenvolvido por mim na Kawahara / Takano
Soluções para o varejo.
Por se tratar de uma feira trienal, a quantidade de lançamentos
é muito superior à média que observamos em outras feiras
anuais, e as soluções – principalmente relacionadas à iluminação,
Ideias iluminadas
Com tríplice participação de expositores brasileiros, a Euroshop demonstra a
sua vocação de trazer novidades para o varejomundial
Por Julio Takano*
EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS
equipamentos e visual merchandising – são as que melhor se
enquadram não somente no varejo brasileiro, mas no varejo
mundial. Os móveis modulares e integrados ao sistema de
energização 24V e que permitem conectar-se às luminárias de
LED, equipamentos como tablets, espelhos virtuais, etc., foram os
que mais se destacaram na feira. Algumas empresas brasileiras já
têm parte destas soluções apresentadas em seu portfólio.
A Hans Boodt trouxe manequins elaborados, com variedade de
atitudes, mostrando que o lifestyle domina o processo criativo.
Eles apresentaram inovações como a troca da face, trazendo
dinamismo para a vitrine e mostraram que diversas cenas
do cotidiano podem ser simuladas de forma realista. Outra
fabricante de equipamento para lojas, Schweitzer, desenvolveu
uma loja conceito Dept. 3.0 onde a “experiência” é o foco.
Dentro do universo da marca, os visitantes podem participar de
demonstração de produtos e utensílios e degustar alimentos – uma
das opções era tocar os pratos e compor uma trilha musical. Isso
promove a conexão com a marca e com elementos experienciais.
A Infinityconst trouxe uma nova solução para a criação de
elementos icônicos. Seu sistema modular permite compor
formas orgânicas de grandes dimensões com resultado plástico
de hiperpercepção. A Rosskopf apresentou a linha Isomi de
totens interativos desenvolvidos em uma resina ultra resistente,
similar ao granito, com uma grande diferença: se o equipamento
sofrer riscos, pode ser polido posteriormente voltando a ter uma
aparência nova. A matéria-prima também permite modelagem
orgânica, proporcionando um design totalmente diferenciado
e inusitado, além das soluções de interatividade com telas
touchscreen de grande formato e de geração de conteúdo de
altíssima qualidade e velocidade.
Destaco, ainda, o digitalizador apresentado pela empresa Kraiss.
Trata-se de um sistema que faz a leitura do código de barras de
um determinado produto e apresenta na tela todo o descritivo
- as opções de cores, a disponibilidade em estoque e, caso o
estabelecimento não possua, o sistema indica em qual loja ele pode
ser encontrado. O digitalizador é acoplado a um painel canaletado
eletrificado e com acesso à rede de lógica. Com esse sistema, é
Julio Takano, presidente daABIESV; Rosely Kawahara, diretora da KT soluções
para o varejo; Marcia Gomide, gerente do projetoABIESV+APEX; Helke
Moibeus, diretora geral Euroshop e MarcosAndrade, conselheiroABIESV.