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Presente nas prateleiras de lojas importantes em Nova York e
Paris, as Havaianas surgiram em 1962, inspiradas numa típica
sandália japonesa chamada Zori – tradicionalmente feitas de
palha de arroz ou madeira para serem usadas com os kimonos.
Criada como um calçado funcional – e com pouco atrativo
visual, além da base branca com tiras e laterais azuis – as
sandálias de borracha rapidamente conquistaram o seu lugar no
mercado, devido ao baixo preço. Em menos de um ano, eram
produzidos mais de 13 mil pares por dia.
Além de ser um produto genuinamente brasileiro, as Havaianas
conquistaram a admiração dos clientes e consumidores. Em
2013, foi a nona empresa no ranking de valorização divulgado
pela Interbrand, anotando variação de 23% e atingindo R$ 375
milhões de “valor de marca”. Segundo o estudo, seus valores
geram identificação e desejo em escala global, o que explica o
reconhecimento de 91% que a empresa obteve na Austrália, e
os 55% atingidos na Europa.
A diversificação do portfólio – com a inclusão de itens como
tênis, bolsas e toalhas – mostrou-se acertada. Tanto quanto a
opção pelo investimento constante em marketing e comunicação,
com o lançamento de comerciais irreverentes e bem humorados,
numa representação eficiente da cultura do Brasil.
Lançadas em 8 de junho de 1962, as sandálias de borracha das
Alpargatas receberam o nome inspirado no Havaí. A escolha
era adequada, pois o produto foi criados para uso em lugares de
clima quente, já que deixa os pés livres e descobertos. O local
também remete à sensação de desfrutar um “momento agradável e
relaxante”, que pede um calçado confortável.
A marca atingiu a cifra de 80 milhões de pares vendidos
anualmente na década de 1980. O produto era tão fundamental
na vida dos brasileiros que foi considerado como um dos itens da
cesta básica, assim como o feijão e o arroz.
O rótulo de “barato” e popular se transformou a partir da década
de 1990, quando as campanhas publicitárias, apoiadas pelo
lançamento de novos modelos e cores, alçaram os chinelos ao
status “fashion”, conquistando consumidores em todo o mundo. O
consultor de comunicação da Alpargatas, Rui Porto, conta como
isso aconteceu: “as sandálias surgiram como um calçado utilitário
e, rapidamente, conquistaram o mercado. Mas em 1993, 1994
estava perdendo mercado, sem prestígio e sem inovação”, diz ele.
“era hora de fazer alguma coisa nova”, frisa.
A empresa reagiu e lançou, com uma grande campanha de
marketing, a Havaianas Top, um novo modelo de sandálias
de uma única cor, e o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.
“Pela primeira vez, lançamos um novo modelo que passou
de commodity apara um acessório de moda, seguindo as
tendências”, pontua Porto.
Quase 50 anos depois da criação da marca, surge o Espaço
Havaianas em São Paulo. A loja reúne tudo o que os apaixonados
pela marca sempre quiseram: coleções completas de suas
sandálias favoritas + todo o astral e a magia que a Havaianas
sempre transmitiu. Essa inauguração pontuou a comercialização
Biografia
Todomundousa
Mais de 50 anos de história e um (único?) produto
reconhecidomundialmente como “made in Brazil”;
conheça a trajetória da Havaianas
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