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Consequências e desafios da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para as empresas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) altera significativamente as obrigações das empresas quanto ao manuseio e tratamento de informações pessoais de seus colaboradores, funcionários de empresas terceirizadas, clientes e fornecedores. E tem a finalidade de aumentar a proteção à privacidade dos indivíduos e o controle sobre seus próprios dados.

Hoje as empresas utilizam big data e analytics para extrair dados de clientes e assim oferecer produtos e serviços de forma mais assertiva, de acordo com gostos e preferências dos consumidores. Um dos principais dispositivos da lei referente a esse ponto é a obrigatoriedade da obtenção do consentimento expresso do titular do dado pessoal nas situações em que ocorrer seu tratamento, como no caso citado. A forma de obtenção desse consentimento pode variar, mas a anuência deve ocorrer.

Caberá à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a responsabilidade de acompanhar e fiscalizar se as empresas estão cumprindo com a nova lei. Neste sentido, uma das ferramentas à disposição da Autoridade é um dispositivo que prevê a apresentação de um “Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais”, que poderá ser solicitado a qualquer momento pela ANPD e deverá conter, minimamente, a descrição dos processos de tratamento de informações pessoais, bem como medidas, salvaguardas e mecanismos de mitigação de risco. Essa é mais uma forma da ANPD ter visibilidade de como as empresas utilizam dados pessoais para fins de “big data e analytics”.

Assim, a nova lei impactará diretamente todos os setores produtivos da economia, que de alguma forma, faz uso ou mesmo simplesmente coleta dados pessoais, , afetando-os em menor ou maior grau. Empresas de serviços ao consumidor possivelmente terão mais trabalho na adequação à lei, por conta do alto nível de interação com estes e com a vasta cadeia de valor associada à prestação desses serviços. Mas como as empresas podem se adaptar à nova lei? O primeiro passo é sem dúvida um mapeamento criterioso das atividades de cada departamento interno da empresa no tocante à coleta e ao tratamento de dados pessoais. A partir daí a empresa terá uma lista de ações específicas para cada departamento de forma a atender aos requisitos da lei. Depois do mapeamento vem a implementação propriamente dita, que também traz suas complexidades e vai depender das características de cada departamento.

Em uma visão macro a promulgação da lei põe o Brasil no rol de mais de 100 países que poderiam ser considerados adequados para proteger a privacidade e o uso de dados. Essa é uma sinalização positiva e mostra a preocupação do governo em lidar de forma responsável na prevenção de eventos de vazamento de dados em massa noticiados na mídia internacional.

A LGPD terá entre seus principais desafios a missão de conscientizar a sociedade de que “dado pessoal” é um bem de valor que deve ser protegido, sob pena de trazer prejuízos ao indivíduo se for utilizado indevidamente e para fins diferentes do que foi consentido pelo titular, ou seja uma mudança de “mind set”.

Outro ponto é o tempo de adequação das empresas à lei, em princípio fixado para fevereiro/2020, o que é um prazo bem curto, considerando todos os ajustes que as empresas terão de fazer em seus sistemas internos e procedimentos.

A lei oferece múltiplos benefícios, e entre os beneficiários está o titular do dado pessoal, que é ponto focal da Lei. A LGPD traz especial relevância no que se refere à transparência para o uso de dados pessoais, à compatibilização do uso destes com as finalidades informadas e a respectiva responsabilização do agente que os coleta. De forma resumida, significa limitar o uso das informações ao mínimo necessário para que se possa atingir a finalidade pretendida, além de garantir a eliminação dos dados depois de atingida tal finalidade.

Caso a empresa descumpra a lei, ela sofrerá penalidades que incluem: (i) advertência, (ii) publicitação da infração e (iii) multa que pode chegar até 2% do faturamento bruto da empresa, limitada no total de R$ 50 milhões, por infração.

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Publicada Nota Técnica-NT 16/2019 do eSocial

 

A Medida Provisória 905 / 2019, publicada em 11 de novembro de 2019, criou o contrato de trabalho Verde e Amarelo e alterou outros dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho e de outras legislações especiais. O eSocial deve passar por ajustes para adequar-se às novas regras. A NT 16/2019, publicada no dia de hoje, visa atualizar o sistema à nova legislação e será implantada em 1ºde janeiro de 2020, data de início de vigência da nova modalidade de contrato de trabalho criada.

 

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Confiança do empresário de serviços avançou em novembro, refletindo a melhora do componente de expectativas. 

 

O indicador, divulgado há pouco pela FGV, avançou 1,4 ponto ante setembro. Os dois componentes apresentaram resultados distintos: as expectativas avançaram, indicando maior otimismo  em relação aos próximos meses, enquanto a percepção com a situação atual recuou, após cinco altas consecutivas. Essa combinação sugere que setor de serviços segue se recuperando, ainda que gradualmente, devendo acelerar em 2020.

 

 

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Grupo Reserva está com 600 vagas em aberto para o fim de ano

O Grupo Reserva , que contém marcas como Reserva, Reserva Mini, Oficina, Ahlma e Eva, está com 600 vagas abertas pelo Brasil para os cargos de Vendedor, Auxiliar de Vendas, Auxiliar de Caixa, Auxiliar de Estoque e Fiscal. Os principais pré-requisitos são pessoas alegres e com energia para trabalharem em equipe de forma criativa e organizada. As contratações começaram no mês de novembro e irão até o dia 16 de dezembro. Atualmente, o Grupo conta com 120 lojas e prevê um aumento de 10% nas contratações em relação ao ano passado.

Inscrições: http://usereserva.gupy.io/

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Mercado de trabalho formal continua melhorando

Os dados do Caged de outubro mostraram uma geração líquida de 71 mil vagas, acima do esperado pelo Depec (65 mil) e um pouco abaixo das estimativas do mercado (75 mil). Todos setores, com exceção do agronegócio, apresentaram criação líquida de vagas no mês passado, com destaque para o comércio. A média móvel trimestral atingiu 62 mil vagas – o que já contribui para a queda do desemprego, segundo nossas estimativas. Ao mesmo tempo, a variação dos salários voltou para abaixo de 5% na comparação interanual, sugerindo que a recuperação recente do mercado de trabalho ainda não deve gerar pressões inflacionárias significativas. Para este ano, projetamos uma geração de 420 mil vagas formais, acelerando para próximo de 800 mil em 2020.

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Revisões das projeções do mercado indicam Selic a 4,25% em 2020.

Segundo o relatório Focus, divulgado há pouco pelo BC, a mediana das estimativas do mercado para a Selic no final do ano que vem foi revisada de 4,50% para 4,25%, em linha com nosso cenário. A mediana das estimativas para o crescimento do PIB do próximo ano subiu de 2,08% para 2,17% na última semana, seguindo em 0,92% para este ano. Ao mesmo tempo, a inflação continua sendo revisada para baixo: para 2019, as projeções apontam para uma alta de 3,35% do IPCA, e, para 2020, a mediana passou de 3,60% para 3,58%

 

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Mercado fez ligeiras revisões para inflação e crescimento do PIB.

Segundo Relatório Focus divulgado em 11 de novembro, a mediana das projeções para o IPCA de 2019 passou de 3,29% para 3,31%. Para 2020, a mediana permaneceu em 3,60%. Já para o PIB, as projeções permaneceram apontando para um crescimento de 0,92% para este ano e passaram de 2,00% para 2,08% para ano que vem. Para as taxas de câmbio e Selic, em 2019 e 2020, as medianas das projeções seguiram em R$/US$ 4,00 e em 4,50%, nessa ordem.

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Após a Holding de Franquias SMZTO expandir a marca Odonto Company, de 2 para 600 pontos, o fundo americano Catterton compra um terço das ações

 

Depois de 20 anos como empreendedor individual Zahr se associou a Semenzato com o objetivo de replicar o modelo de atendimento a preços baixos em todo o País. E de 2011 para cá, o negócio passou de apenas duas para um total de 600 pontos e após a grande expansão o fundo americano L Catterton comprou um terço das ações da Odonto Company, rede de clínicas odontológicas voltada às classes C e D.

 

O valor do aporte não foi revelado, mas o fundo não costuma fazer “cheques” inferiores a US$ 50 milhões, ou R$ 200 milhões. Continuam na sociedade Paulo Zahr, que fundou a empresa há 30 anos, no interior de São Paulo, e José Carlos Semenzato, conhecido investidor em negócios de apelo popular, como Microlins (ensino profissionalizante), Embelleze (salões de beleza) e Espaço Laser (depilação).

 

Com o aporte do fundo americano, a ideia é dobrar o número de unidades nos próximos dois anos. O valor das franquias varia de R$ 220 mil a R$ 450 mil, dependendo do tamanho da clínica contratada. “Já temos 280 contratos assinados para o ano que vem”, adianta Semenzato. O faturamento atual da Odonto Company deve ser de R$ 600 milhões em 2019.

 

A estratégia da franquia é o preço baixo e volume – uma obturação, por exemplo, custa R$ 29,90. Para o fundo L Catterton, o investimento em uma rede de clínicas odontológicas de apelo popular faz sentido, uma vez que a empresa também é dona do maior negócio do gênero no Canadá, a Dental Corp, que tem 250 unidades. A rede também investe em uma proposta semelhante na Itália, a Care Dent. Por aqui, o fundo já tem uma parceria com Semenzato na Espaço Laser.

 

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Mercado não fez revisões significativas em suas projeções na semana passada. 

Segundo o relatório Focus, divulgado há pouco, as projeções do mercado apontam para um cenário de inflação baixa e recuperação moderada da economia, que levarão à Selic a 4,50% até o final de 2020. A mediana da projeções sugere uma alta do IPCA de 3,29% e 3,6% neste ano e no próximo, e um crescimento de 0,92% e 2,0% do PIB no mesmo período. Para o câmbio, o cenário ainda é de R$/US$ 4,00 no final deste ano e do próximo.  

 

IPC-FIPE CORROBORA CENÁRIO DE INFLAÇÃO BAIXA

 

O indicador, divulgado nesta manhã, avançou 0,16% em outubro, abaixo do esperado pelo Depec e pelo mercado (0,19%). A aceleração em relação ao mês passado, quando houve estabilidade, reflete uma queda menos intensa dos preços de alimentos, além de uma aceleração dos preços de combustíveis e despesas pessoais. A composição do indicador sugere uma dinâmica muito comportada para o IPCA de outubro, cujo resultado será divulgado nesta quinta-feira.