50
Moda acessível e com qualidade. Esse é o lema da Riachuelo,
empresa que desde 1947 está presente no mercado brasileiro,
quando iniciou a comercialização de tecidos a preço baixo.
Em 1979, foi comprada pelo Grupo Guararapes, tendo início o
processo de reestruturação e mudança estratégica que culminou
na venda de roupas prontas – ao invés de apenas tecidos.
Mas não foi apenas a experiência que levou a marca ao
primeiro lugar no ranking das maiores do Brasil: o seu
posicionamento, sempre colado à classe C, ganhou a
alavancada do crescimento dessa classe social, que atingiu
recordes nos últimos anos. E a verticalização da empresa, que
consegue realizar desde a produção do fio até a última parcela
do cartão de crédito – chega a 14 milhões o número de clientes
que lotam as 183 lojas espalhadas por todo o país.
“As gatas borralheiras se tornaram princesas”, proclama o
presidente da marca, Flavio Rocha. Envolvida com o segmento
fashion desde 1993, a Riachuelo acompanhou de perto o
desenvolvimento das mulheres da classe C, sua entrada no
mercado de trabalho e o aumento da sua autoestima – fatores
que exigiram o investimento em roupas mais in e de melhor
qualidade – e continuou crescendo junto com esse público.
Hoje, as proprietárias dos 22 milhões de cartões de créditos
com a bandeira da marca, buscam artigos sintonizados com as
principais tendências nacionais e internacionais, com qualidade e
bom preço. E elas encontram o que procuram no ponto de venda.
Esse resultado foi possível graças à integração com a Guararapes,
maior fabricante de roupas da América Latina e principal
fornecedor da marca, que tem dois parques fabris instalados na
região nordeste (Natal e Fortaleza). A Guararapes é responsável
pela produção de metade do que é vendido nas lojas – e de todas
as peças com informação de moda. Para isso, o investimento em
estilo também foi grande: hoje, 70 pessoas compõem a equipe de
criação, menina dos olhos da Riachuelo. “Iniciamos esse processo
há 12 anos, quando identificamos a necessidade de renovação da
[marca] Pool. Trabalhamos especialmente a qualidade no processo
produtivo com preço competitivo”, explica a gerente de marketing
da empresa, Marcella Kanner.
Ligada 24 horas por dia aos principais centros de moda da Europa
e Estados Unidos, a Riachuelo pesquisa, desenvolve, fabrica e
distribui moda para todo o País. A agilidade na produção e na
A revitalização da marca também chegou às lojas. Desde 2004,
uma série de reformas e melhorias no visual merchandising
dos pontos de venda acompanharam a estratégia de marketing.
Agora, as lojas são divididas nas seções moda feminina,
masculina, infantil, moda casa e calçados. Entre suas
preocupações, a Riachuelo destaca também o de proporcionar
total facilidade ao consumidor, disponibilizando uma variedade
de peças que evidenciam o conceito total look, que tem como
princípio vestir o cliente por inteiro, ou seja, “dos pés a cabeça”.
Moda ao alcance de todos
Ampliaroescopo, semesquecer
a base de consumidores
COMO A RIACHUELO SE TORNOU A MAIOR
MARCA DE MODA BRASILEIRA
Amaior damoda
distribuição das coleções garante rapidez na divulgação de novas
tendências e geração de valor agregado a cada coleção.
Todo esse processo é realizado com rapidez e muito
empenho de todos os colaboradores da empresa, o que
garante peças exclusivas e de qualidade, considerando que
todo o procedimento de criação é realizado internamente
em oito etapas: pesquisa de tendências, idealização da
coleção, produção do tecido, modelagem e preparação para
o corte, processo de costura, revisão, embalagem e, enfim
a disponibilidade em todas as lojas Riachuelo. A estratégia
assegura, também, a vantagem de excelentes preços, adequados
à realidade cultural e financeira do país.
Com foco no segmento de “moda ao alcance de todos”, a rede
promove o acesso às últimas tendências do circuito fashion
com peças que primam pela qualidade, beleza e excelentes
custos. “A indústria quer escala, o varejo quer mais opções.
Com a integração, conseguimos priorizar moda e terceirizar
produtos básicos”, revela o presidente.
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52,53,54,55,56,57,58,59,60,...92