Brasilshop Road Show chega à Fortaleza

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Fortaleza concentra 14 dos 18 shopping centers instalados no Ceará e é uma das principais apostas para os varejistas que querem conquistar o Nordeste. Por esse motivo, a cidade foi escolhia para sediar o primeiro Brasilshop Road Show de 2018, em 14 de março.

Com uma população de quase 2,5 milhões de habitantes e renda per capita de R$ 22 mil anuais, Fortaleza é mais uma das capitais nordestinas que veem o incremento do comércio eletrônico. Por isso, o conhecimento de novas práticas, do perfil de consumo dos cidadãos, de técnicas específicas de marketing, entre outros, são temas relevantes para o incremento dos empreendimentos locais. Assim, a Alshop leva para a cidade quatro profissionais de renome em suas áreas de atuação.

Palestras

O fundador da Brazuca Group, Angelo Whosoever, abordará o marketing digital e as estratégias de Inbound Marketing como forma de atrair o consumidor e levá-lo para dentro da loja. Pedro Mello, da Reset, falará sobre “Disrupção” e sobre como utilizar esse conceito – tão inovador e curioso – na gestão das redes varejistas.

Pesquisadora e palestrante experiente, Marcia Sola trará as principais novidades sobre comportamento de consumo e as melhores estratégias para conhecer e atender aos anseios dos consumidores, uma vez em que eles mudam o tempo todo. Finalizando o congresso itinerante, a consultora Ana Vecchi abordará a importância de contar com uma consultoria especializada no sistema de franchising e redes de negócios como licenças, filiais, redes próprias contribui para o sucesso das marcas.

Oportunidade de Negócios

Entre as palestras, que terão 30 minutos, haverá a apresentação de cases de grandes marcas do varejo nacional. Amor aos Pedaços, Casa do Pão de Queijo e Sterna Café trarão cases sobre Criatividade e Inovação.

Franquia “industrial”, a Único Asfaltos, juntamente com Megamatte e Água Doce – Sabores do Brasil, falarão sobre Novos Negócios; O mercado da Beleza e todos os seus segmentos congêneres – saúde, bem estar, cosméticos, etc. – serão esmiuçados nos cases da Liz, Mahogany e Siluets. E quem atua no segmento de alimentação não pode perder o painel comandado por Halipar, Detroit Steakhouse e Mr. Cheney.

Tempo otimizado

O evento terá início às 8h30 e encerramento às 14h30. Durante todo o Congresso, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer outras marcas, tirar dúvidas e estabelecer uma nova rede de relacionamento em prol da geração de negócios. São esperados 250 participantes.

Para fazer parte do Brasilshop Road Show Fortaleza basta entrar em contato pelo e-mail vera.zerbib@localhost. O credenciamento de imprensa pode ser feito no endereço daniela.santos@localhost. Todos os palestrantes, bem como os porta-vozes a Alshop, estão disponíveis para entrevistas por telefone ou pessoalmente, na data do evento.

Serviço: Brasilshop Road Show – Fortaleza

14 de março 2018

Das 8h30 às 14h30

Hotel Gran Marquise – Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza – CE

Leia mais: Marcia Sola fala sobre Comportamento de Consumo

Leia Mais:Marketing Digital alavanca varejo físico

Leia Mais: Franquias: oportunidades no Nordeste Brasileiro

Boletim Econômico – 5 a 9 de fevereiro

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O principal destaque da semana será a reunião do Copom, na quarta-feira. O Departamento de Pesquisas e Etudos Econômicos do Bradesco acretia que a Selic seja reduzida para 6,75% a.a. Ao mesmo tempo, o foco estará voltado também para o comunicado do encontro, no qual serão buscados sinais para a reunião subsequente. Na quinta-feira, será divulgado o IPCA de janeiro, para o qual esperam alta de 0,41%. No dia seguinte, as atenções estarão voltadas para a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente a dezembro. Após a surpresa positiva no mês anterior, projetamos recuo de 0,40% do indicador restrito da pesquisa. Na agenda internacional, destaque para indicadores de serviços nos EUA e na Europa, além dos dados de inflação e setor externo na China.

Consumidores

A inadimplência do consumidor caiu 3,8% no acumulado 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, janeiro apresentou crescimento de 1,6%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2017, o indicador caiu 6,2%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda nas regiões Nordeste (-5,9%), Sudeste (-3,8%), Norte (-4,1%) Centro-Oeste (-4,2%) e Sul (-0,1%).

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Com a perspectiva de crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2018.

Tendências de Mercado

Os mercados acionários operam majoritariamente no campo negativo nesta segunda-feira, mantendo a tendência de baixa da semana passada. Esse movimento ganhou força após as declarações de Janet Yellen alertando para o elevado preço das bolsas internacionais. No mercado de divisas o dólar se desvaloriza frente às principais moedas, devolvendo parte do movimento da última sexta-feira.

No mercado de commodities, as cotações do petróleo operam no campo negativo, mesma direção das commodities industriais e agrícolas.

No Brasil, o mercado de juros deve reagir às projeções contidas no relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central.

Gocil lança solução em segurança para o setor de shoppings

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Com investimento de cerca de R$ 30 milhões, plataforma integra tecnologia e serviços já oferecidos por pelo setor, aumentando a eficiência operacional

Salas com diversas e enormes telas, diferentes botões, rádios que mais pareciam tijolos e imagens das câmeras de segurança sendo gravadas em fitas VHS. Durante anos, essa foi a principal realidade das centrais de segurança, responsáveis por monitorar atividades suspeitas, no setor de shopping centers.

Hoje, esse cenário mudou, e uma série de avanços tecnológicos tem sido empregada com o objetivo de garantir uma profunda transformação dentro do setor. Entre as tendências que vêm ganhando força no mercado está a plataforma INTEGRAS, criada pela Gocil. A solução, inédita e inovadora, como o nome já diz, integra e gerencia todos os sistemas e dispositivos de segurança antes dispersos.

A plataforma integra softwares, alarmes, sensores, CFTV, controle de acesso etc. – que até o momento atuavam de maneira independente. O trabalho passa a ter uma gestão integrada, aliada à expertise da Gocil. O resultado é o aumento da eficiência operacional e inteligência na execução de procedimentos específicos, de acordo com a necessidade de cada cliente e aplicação. Com o INTEGRAS, é possível antecipar riscos de segurança, permitindo a imediata tomada de decisões.

Como funciona na prática?

Aplicado na segurança de um shopping center, por exemplo, com o INTEGRAS é possível atuar com ações preventivas, seja de uma pessoa parada em frente a um local determinado como de risco delimitado pelas cercas virtuais, como também alerta automaticamente para atividades incomuns de grupos de pessoas se reunindo dentro ou fora do estabelecimento, identificando um possível “rolezinho” ou arrastão.

Há também a solução exclusiva de estacionamento seguro, com a utilização de vídeo-verificação e LPR. A solução combina diversas tecnologias e serviços, ativando plano de ação e despachos operacionais previamente definidos com base nas políticas organizacionais dos clientes.Tudo isso permite um aumento da eficiência operacional, inteligência na execução de procedimentos específicos e redução de custos com softwares e infraestrutura.

Leonel afirma que toda a operação de segurança é terceirizada pela Gocil e controlada remotamente pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na matriz da empresa, em São Paulo (SP). “O CICC é responsável por conduzir as ações e define em conjunto com o cliente os processos e procedimentos mais adequados para melhor tomada de decisões”, conclui.

Iguatemi Esplanada prepara matinês e Bailinho de Carnaval

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Marchinhas, concurso de fantasia, brincadeiras ao ar livre e espaço gastronômico estão na programação do carnaval infantil.

Quanto riso, oh, quanta alegria! Mais de mil palhaços no salão…” Quem já brincou nas matinês de Carnaval ao som de marchinhas como Máscara Negra”, de Zé Keti, vai poder se divertir novamente no Bailinho de Carnaval Infantil do Iguatemi Esplanada, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, das 15h às 20h.

O Bailinho, que terá como tema a Praia, fará uma alusão a esse ambiente tão aproveitado pelas famílias no período de férias no litoral brasileiro. O evento pretende resgatar as tradicionais matinês, onde toda a família aproveitava a data mais brasileira do calendário ao som de samba e marchinhas. A festa contará com muitas novidades num espaço com mais de 1.000m² de área climatizada, anexa a um jardim ao ar livre, onde a criançada poderá aproveitar, junto à família, os brinquedos e a interação com os artistas.

O local do evento terá abertura a partir das 15h e o público terá acesso a um espaço com comidinhas especiais, além dos brinquedos no jardim e muita área livre para se divertir. Das 17h às 19h acontece o show principal no palco, que será comandado pela Banda Silvestrini, com um repertório e show montado especialmente para o evento.

Para animação das famílias, o “abre alas” ficará por conta de artistas circenses da trupe da coreógrafa Ligia Aydar, que percorrerão os corredores do shopping junto com uma fanfarra até o espaço do evento, imprimindo o ritmo carnavalesco e convidando o público para participar das brincadeiras.

As atividades serão realizadas no Espaço Garden – Piso Terraço da Ala Sul do shopping com entrada gratuita, onde acontecem as oficinas, recreação e acesso aos brinquedos (com bilheteria) como pula-pula e infláveis. Das 18h às 18h20 acontece, em todos os dias, a atividade do Concurso de Fantasia Infantil. Quem quiser entrar na brincadeira pode levar os pequenos fantasiados, com roupas customizadas ou apenas vestir a alegria pra cair da folia. Uma banca julgadora fará votação para escolher as fantasias mais criativas da criançada.

Pets ganham folia especial de carnaval em Curitiba

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CarnavAU do Shopping Curitiba acontece neste sábado (3), com oficina de adereços e bloquinho de carnaval

Os animais de estimação mais animados da cidade vão se reunir neste sábado (3) para a folia CarnavAU do Shopping Curitiba. A festa é inspirada no clima boêmio do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, e inclui muita música, uma oficina de adereços e até cortejo pelos corredores do shopping.

Para deixar os pets ainda mais estilosos e coloridos, os tutores participarão de uma oficina de adereços carnavalescos para a cabeça. A atividade começa às 16h, mas a dica é chegar mais cedo, pois há limite de 30 vagas. As inscrições podem ser feitas a partir das 15h, mediante a doação de um quilo de ração, de qualquer tipo. O material arrecadado será doado para a ONG Amigo Animal.

Depois da oficina, às 17h, os pets vão participar de um divertido bloquinho de carnaval que irá percorrer os corredores do piso L2. As marchinhas ficam por conta do trio de músicos “Malandros Cariocas”. Os pets que não participarem da oficina podem desfilar no cortejo.

Algumas regras e informações são importantes: a participação é aberta a todos os cães de pequeno, médio e grande porte, com o uso obrigatório de coleiras e guias. Aqueles classificados como cães de guarda (Pitbull, Pastor Alemão, American Stafforshire Terrier, Dobermann, Rottweiller, Bull Terrier e raças mestiças ou variações dessas raças), devem utilizar focinheira.

Serviço

CarnavAU do Shopping Curitiba

Quando: dia 03 de fevereiro, inscrições a partir das 15h;

Inscrições: doação de 1 kg de ração de qualquer tipo;

ONG beneficiada: Amigo Animal;

Local: plataforma de eventos (piso L2);

Dicas de Inglês para o Varejo – O Cliente Compra por 3 Motivos

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O seu cliente compra por qual motivo?

Sabemos que em geral, os clientes compram por 3 motivos:

1. Benefício do Produto / Serviço.

Aliás, ninguém compra remédio, mas sim, saúde. Refletindo sobre isso, qual o dor que o seu negócio alivia?

2. Excelente Atendimento.

Sabemos que o bom atendimento nos dias de hoje não é um diferencial, mas sim uma obrigação, mesmo assim, há muito a ser melhorado no nosso varejo, principalmente quando os colaboradores não são vendedores, mas estão vendedores. Os clientes reconhecem um excelente atendimento, e muitas vezes isto é fator determinante na hora do fechamento da venda.

Você sabia que os estrangeiros ficam tão gratos quando encontram um vendedor se esforçando para se comunicar com eles, mesmo arrastando no inglês, que muitas vezes eles compram como forma de agradecimento por tanta simpatia?

E o mais legal de tudo isso é a autoestima do vendedor bilíngue que é elevada e a admiração que seus colegas tem por ele.

Algumas empresas até premiam estes vendedores, algumas com classificações diferentes de vendedores, colocam estes no topo com um bônus no salário. E adivinhe? Isto ajuda a diminuir a rotatividade.

3. Promoção.

Quem não gosta de um boa barganha não é? Quer dizer, um excelente custo-benefício. Segundo uma pesquisa feita pelo Serasa, cerca de 37% das pessoas compram porque foram convencidas ou viram uma boa promoção, e não porque saíram de casa com a intenção de comprar.

Falar inglês, dá poder, aumenta a autoestima e ajuda a aumentar o faturamento.

Enfim, o que você está esperando para ter uma equipe bilíngue?

O que você precisa saber sobre a tributação no mútuo conversível

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Sem pânico! O título pode assustar, mas não deixe de ler este artigo se você procura captar investimentos para sua nova empresa ou se pensa em investir de forma segura em uma Startup. Confira do que se trata o chamado Contrato de Mútuo Conversível, como ele pode fazer diferença no seu empreendimento e quais as principais questões tributárias relacionadas ao tema.

Afinal, do que se trata o mútuo conversível?

Trata-se de modalidade de investimento em Startup por meio de uma opção de conversão da quantia emprestada em percentual de participação da empresa. Na prática, o investidor empresta um valor “X” ao novo negócio e, em troca, requer que, na data de vencimento do empréstimo, possa receber quotas ou ações da sociedade ou exigir o pagamento do valor “emprestado” com os juros remuneratórios devidos. Em síntese, isto permite que o investidor opte por converter o seu empréstimo em participação depois de decorrido o tempo fixado no contrato.

Evitar a inclusão no quadro societário da empresa e viabilizar a opção pelo sistema de tributação do SIMPLES são alguns dos fatores que levam o investidor a optar por este tipo de contrato, em vez de subscrever um aumento de capital ou adquirir participação societária na Startup.

Portanto, no cenário econômico atual, tão avesso ao empreendedorismo, uma das vantagens deste contrato é que mesmo com os riscos iniciais, inerentes a qualquer Startup, o investidor não fica comprometido e ainda, após certo tempo determinado, poderá ter participação societária na empresa, caso julgue conveniente. Se por um lado o investidor empresta dinheiro a um negócio que representa um alto risco, por outro, tem a garantia de que, se o negócio não tiver meios de devolver o dinheiro, ele não sairá de “mãos abanando”.

Questões tributárias

As partes que pretendem firmar este tipo de contrato devem atentar-se à tributação incidente sobre esta operação. Neste sentido, vale dizer que existem dois fenômenos nos contratos de mútuo em geral que podem resultar em tributação: i) entrega de valores; e ii) obtenção dos rendimentos.

No que diz respeito à entrega dos recursos, a operação pode ser objeto de tributação pelo Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), caso o mutuante (quem realiza o empréstimo) seja uma pessoa jurídica. Já quando o mutuante é pessoa física, não há incidência do IOF, conforme posicionamento da Receita Federal por meio da Consulta nº 76/2012.

Quanto à tributação sobre os rendimentos obtidos, para evitar a incidência do Imposto de Renda e demais tributos, é comum que, no contrato de Mútuo Conversível, seja inserida cláusula que condicione a empresa, normalmente uma “Sociedade Limitada”, a transformar-se em Sociedade Anônima. Mas por que isto ocorre? Por conta do ágio.

Para esclarecer a questão, vamos relembrar o que é o “ágio”. Trata-se, basicamente, da diferença entre o valor efetivamente pago por um título (valor de mercado) e o valor nominal do papel (valor contábil), sendo comum que esta diferença seja decorrente da expectativa de rentabilidade futura da empresa.

No caso das sociedades limitadas, já está firmado pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais o entendimento de que a diferença positiva entre o valor nominal das quotas e o efetivo valor aportado na sociedade é receita passível de Imposto de Renda (IR) e Contribuição sobre o Lucro Líquido (CSLL), além de PIS e da COFINS!

Por outro lado, segundo disposição do artigo 38 do Decreto-Lei nº 1.598/77, quando se trata de Sociedades Anônimas, não são computadas na base de cálculo do IR e da CSLL os valores recebidos a título de ágio na emissão de ações, o que justifica a cláusula de transformação societária nos contratos de Mútuo Conversível.

O ágio incidiria no caso em que é investido um valor superior ao valor das quotas que de fato foram alocadas ao investidor. Por exemplo, este aporta R$ 1 milhão, mas recebe apenas 1 mil quotas de valor nominal igual a R$ 1. Ou seja, existe um excedente pago pelas quotas que constitui o ágio.

Vale lembrar que a maioria das empresas no Brasil estão constituídas na forma de sociedade limitada, principalmente pelo menor custo de manutenção. Assim, verifica-se, mais uma vez, uma barreira para o desenvolvimento das Startups, na medida em que a opção pela “LTDA” deixa de ser um veículo interessante para receber investimentos.

Enquanto tamanho desincentivo econômico permanece, a cláusula de transformação societária em Contrato de Mútuo Conversível tem se tornado cada vez mais comum para que seja evitada a tributação do imposto de renda sobre o ágio. No entanto, tal transformação implica, de fato, maiores custos e obrigações à companhia, já que a sociedade anônima tipicamente resulta em maiores custos de manutenção do que uma sociedade limitada (custos com contabilidade, controle financeiro, registro de atos societários, publicação de demonstrações financeiras, dentre outros). Apesar disso, dependendo da fase de desenvolvimento da Startup, isto acaba sendo apenas uma consequência natural de sua evolução.

Conclusões

O Contrato de Mútuo Conversível permite o aporte na conta da Startup a título de empréstimo, mas com a possibilidade do mutuante se tornar detentor de percentual da sociedade empresária no futuro.

Certamente, surgirão com o tempo novas formas de investir ou de receber investimento, mas, por ora, a opção pelo Mútuo Conversível tem sido muito comum, por trazer mais benefícios e estabilidade de investimento, sendo de extrema necessidade que ambas as partes interessadas no contrato saibam do que se trata o instituto.

Neste sentido, ressaltamos a importância deste tipo de contrato ser devidamente elaborado e/ou revisado por uma assessoria jurídica especializada, a fim de proporcionar segurança e evitar imprevistos aos contratantes, principalmente se houver o interesse de transformação societária da Startup.

Neste último caso, o empreendedor deverá estar preparado para a mudança do tipo societário da sua empresa, ciente da impossibilidade de se enquadrar no SIMPLES e do aumento dos custos operacionais inerente às Sociedades Anônimas.

5àsec aposta na diversificação de serviços para crescer no Brasil

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Ações como a expansão da franquia aliada a novos projetos almejam um crescimento de 4% em 2018

Renovação foi a palavra da vez para a 5àsec em 2017. A maior rede de lavanderias do Brasil investiu de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. No último ano, a marca registrou um aumento de 3,5% no faturamento e de 8% no número de novas unidades. Além disso, lançou o serviço inovador BAG 5àsec, o canal de e-commerce e investiu em novas ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente. Tudo isso, somado a mudança para a nova sede da 5àsec que conta com 2.060m² e está localizada em Barueri, no estado de São Paulo.

Sob o comando do CEO do Brasil, Fabio Roth, a 5àsec decidiu efetuar apostas inovadoras graças aos avanços tecnológicos que promovem uma mudança de perfil e comportamento dos consumidores. Exemplo disso é o novo serviço da BAG 5àsec, em que o cliente paga o valor de R$ 99,90 para lavar as peças que couberem em uma sacola retornável que comporta, em média, 30 peças ou o equivalente a mais ou menos 9 kg de roupas, que são devolvidas lavadas, secas e dobradas. “A intenção é proporcionar mais praticidade e um custo-benefício atrativo aos consumidores. O serviço foi lançado no primeiro semestre de 2017 e registrou um aumento no volume de peças do dia a dia que, antes, não eram enviadas com tanta frequência às lavanderias, como peças de moda íntima, de uso diário ou de cama, mesa e banho”, explica o diretor de franquias, Alex Quezada.

Além das lojas físicas que retratam o DNA da marca, a 5àsec também decidiu investir no canal de e-commerce. O projeto inclui um novo website, que já está no ar, e um aplicativo para smartphones e tablets, que será lançado no primeiro trimestre de 2018. A novidade permite que os clientes adquiram virtualmente os mesmos serviços oferecidos pela loja física, porém com a praticidade e a comodidade de comprar os serviços sem sair de casa. Neste cenário, o comprador pode efetuar o pagamento online, gerenciar as próprias assinaturas, escolher pacotes e agendar a coleta das peças a serem lavadas no endereço desejado. “O e-commerce é uma iniciativa que visa atrair esta nova geração que vive mais conectada. Além disso, quem mora ou trabalha longe das unidades da rede, pode passar a usufruir dos serviços sem contratempos com a distância ou até mesmo a necessidade de um veículo para se locomover”, revela o CEO da 5àsec no Brasil, Fabio Roth.

Priorizando o atendimento e a experiência que cada cliente tem nas 457 unidades da rede, uma das alternativas da 5àsec foi explorar projetos de CRM por meio de uma metodologia que avalia o nível de satisfação dos consumidores. Dessa forma, franqueado e franqueadora podem acessar os resultados das avaliações das respectivas lojas para verificar os relatos, tratando possíveis falhas ou insatisfações e mantendo pontos fortes e fatores que agradam a preferência do público-alvo da marca. Ou seja, trata-se de uma importante ferramenta para o relacionamento e a fidelização de clientes, aliada aos serviços oferecidos pela lavanderia.

Em 2017, a rede registrou um crescimento de 3,5% no faturamento e fechou o ano com 34 novas lojas, que foram implantadas ao longo do ano, em diferentes cidades e regiões brasileiras. Para 2018, a expectativa é voltar a crescer junto com o mercado, galgando resultados para que haja um aumento de 4% no faturamento. Já o plano de expansão da marca visa à abertura de 17 novas franquias nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e em cidades do interior, onde o poder aquisitivo tem aumentado gradativamente. A franquia foi fundada na França, está presente em mais de 36 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 457 unidades em diferentes regiões do País.

Shopping Metrô Tucuruvi oferece workshops Gratuitos no Espaço Senac

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Participantes vão aprender a se maquiar e cuidar dos pés em aulas que acontecem a partir do dia 29 de janeiro

O Shopping Metrô Tucuruvi abre o Espaço Senac com workshops especializados e gratuitos para quem quer aprender técnicas para se cuidar da cabeça aos pés. A programação “Viva a Experiência”, organizada em parceria com o Senac Santana, oferece mais de 10 aulas sobre maquiagem e podologia, que são ministradas pelos docentes da instituição de ensino.

"As aulas são práticas e as técnicas aprendidas durante os workshops podem ser aplicadas em casa. Nossos clientes terão uma experiência completa em um ambiente confortável e acolhedor, sem pagar nada por isso”, convida Laís Marques, gerente de Marketing do Shopping Metrô Tucuruvi.

Na primeira semana, os participantes vão receber orientações sobre podologia, área que estuda a saúde dos pés. Na semana seguinte, a programação é focada em maquiagens para diferentes ocasiões e tipos de pele. Análise da pele e hidratação facial encerram a programação Viva a Experiência.

Para participar, basta fazer a inscrição de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, das 14h às 22h, e a partir do dia 3 de fevereiro, das 11h às 19h, no Espaço Senac instalado no Piso 2. As oficinas são indicadas para maiores de 18 anos e as vagas são limitadas de quatro a 20 pessoas por turma. Menores de idade devem ser acompanhados pelos pais ou responsáveis. Mais informações no site www.shoppingmetrotucuruvi.com.br.