Espanha é a primeira a elevar idade mínima para uso do Facebook

A rede social na internet Facebook aumentou de 13 para 14 anos a idade mínima na Espanha.

A informação é da Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD).

Com a ação, a Espanha vira o único país em que o Facebook aumentou a idade mínima para ser membro de sua rede social.

Até o momento, em virtude da legislação americana, o Facebook tinha fixado em 13 anos a idade mínima para ingressar na plataforma.

A AEPD explicou que mantém contatos periódicos com os responsáveis das principais plataformas de redes sociais.

Deficientes poderão dirigir profissionalmente

A Justiça Federal deu prazo de 15 dias para que o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) cumpra decisão liminar de 2007 e edite norma para que pessoas com deficiência possam dirigir profissionalmente.

A decisão é do juiz Rogério Volpatti Polezze, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo.

O prazo para cumprimento da decisão começa a contar a partir do dia que os servidores forem notificados da decisão da Justiça Federal.

Em 4 de dezembro de 2007, Polezze ordenou liminarmente que o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em 30 dias, publicasse uma nova resolução para regulamentar as adaptações a serem feitas em veículos de categorias profissionais (categorias “C”, “D” e “E”, da Carteira Nacional de Habilitação), para possibilitar o efetivo exercício da profissão de motorista por pessoas com deficiência que necessitassem de veículos adaptados, mediante análise concreta de suas limitações.

À época, a União foi intimada pessoalmente da decisão.

Cresce o lucro trimestral do Walmart

A rede americana Wal-Mart anunciou nesta quinta-feira (17) um lucro líquido de R$ 11,5 bilhões (US$ 4,63 bilhões) no quarto trimestre de 2009.

O resultado é melhor do que o esperado, e representa uma alta de 22%.

Isso permite à empresa elevar o resultado líquido anual em 6,8%, apesar de uma queda no volume de negócios.

Regra para vender remédio entra em vigor, mas liminar libera grandes redes

As novas regras para a comercialização de medicamentos no Brasil entraram em vigor nesta quinta-feira (18/02), mas as grandes redes de drogarias têm liminares (decisões judiciais provisórias) que as liberam de cumprir as principais determinações.

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que estabelecimentos farmacêuticos coloquem medicamentos que não precisam de prescrição médica atrás do balcão, fora do alcance do consumidor.

Isso vale para analgésicos e antitérmicos, por exemplo.

Pelas novas normas, os estabelecimentos também não podem vender itens ou prestar serviços “alheios” à atividade, como comercializar brincos e doces ou atuar como correspondentes bancários.

Demanda das empresas por crédito sobe no primeiro mês deste ano

A demanda por crédito por parte das empresas mostrou elevação de 11,4% em janeiro em relação a dezembro, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

Na comparação com o mesmo período de 2009, houve crescimento de 3,1%.

Considerando a variação na margem por setor, a maior elevação se deu no comércio (13,2%), seguida pela indústria e por serviços (com altas respectivas de 11% e 9,5%).

Por tamanho de empresa, a retomada marginal foi impulsionada pela demanda das micros e pequenas empresas (com alta de 12,4%), ao passo que as grandes empresas registraram crescimento de 0,4% e as médias caíram 0,4%.

Nestlé assume Nestea no Brasil

A Nestlé Brasil ingressa na categoria de chás gelados com a marca Nestea.

A empresa assume a comercialização e distribuição dos produtos Nestea no país a partir deste mês.

Até janeiro o produto estava sob a responsabilidade da Beverage Partners Worldwide (BPW), joint venture mundial entre a Nestlé e The Coca-Cola Company.

Desta forma, Nestea passa a integrar o portfólio de produtos da companhia no Brasil, alinhado ao conceito de Nutrição, Saúde e Bem-Estar.

Nestea já estará no mercado em novas embalagens, estampando o nome Nestlé em sua linha completa: pêssego e limão nas versões lata (340 ml) e garrafa pet (1,5 l), maracujá e tangerina (lata) e ainda as opções light de pêssego e limão (lata e pet).

As fórmulas dos produtos permanecem inalteradas, com o mesmo sabor e leveza de Nestea, aliados à característica de bebida refrescante.

Com esta marca, a Nestlé passa a integrar mais uma categoria com forte potencial de expansão no país e que vem avançando a taxas de dois dígitos nos últimos anos ? o setor cresceu 11% em 2009, de acordo com dados da Nielsen.

A marca Nestea vem crescendo acima da média do mercado, com destaque nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e nas cidades do interior de São Paulo.

A partir deste ano, terá investimentos voltados para aumentar a presença nas demais regiões do país e ampliar os pontos de distribuição, incluindo pequenos estabelecimentos, lojas de conveniência, restaurantes e bares.

Os produtos continuarão sendo distribuídos nacionalmente.

?A estreia nesse novo segmento reforça nosso compromisso de manter investimentos para continuar crescendo no Brasil, oferecendo produtos saudáveis e de alta qualidade aos consumidores?, afirma Ivan F.

Zurita, presidente da Nestlé Brasil.

A marca foi lançada há 70 anos e está presente no mercado brasileiro desde a década de 80 através de diversos produtos, sendo lançada como chá gelado em 2002.

Movimenta no mundo mais de 1 bilhão de francos suíços/ano e lidera a venda de chás gelado em países da Europa e Estados Unidos.

Reciclagem de lixo: Lojistas catarinenses mobilizam-se para conscientizar a população

Diminuir a emissão de lixo e incentivar a coleta seletiva e a reciclagem no dia-a-dia dos catarinenses é a nova bandeira da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) com a campanha de conscientização Recicla CDL – Educação ambiental para um futuro melhor.

Promovida com o apoio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), a iniciativa prevê além do alerta à preservação da natureza medidas para o recolhimento e destino dos resíduos e produtos recicláveis.

?As 171 CDLs do estado, bem como os lojistas associados, estarão engajados nesta etapa da campanha direcionada à reciclagem de componentes eletrônicos, na maioria das vezes descartados de forma indevida?, ressalta Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC.

O dirigente acrescenta que o exemplo virá dos próprios empresários catarinenses que estarão empenhados em reciclar também o lixo dos seus estabelecimentos.

Nesta segunda fase da campanha, iniciada em janeiro, serão instalados postos de coleta pelo estado por meio de parceria com a empresa Compuciclado Reciclagem Ltda, de Florianópolis, responsável pelo recolhimento de computadores, impressoras, placas eletrônicas, processadores, estabilizadores, celulares e baterias.

?Esta é a primeira de inúmeras parcerias que pretendemos firmar para fazer da reciclagem uma cultura entre os catarinenses.

A campanha será contínua e ainda terá muitos desdobramentos?, frisa Medeiros.

Para dar força à iniciativa, a FCDL/SC investiu em ações publicitárias com a produção de vídeos, jingles, fôlderes, adesivos, cartazes, entre outras estratégias de divulgação.

Interessados em fazer parte deste movimento ou obter mais informações podem entrar em contato pelo e-mail relacionamento@fcdl-sc.org.br ou pelo telefone (48) 3251-5100.

Em fevereiro, muita música no Shopping Interlar Interlagos

O Shopping Interlar Interlagos, em São Paulo, traz este mês uma programação musical ainda mais prazerosa.

Nas sextas e sábados das 17h00 às 20h00, e domingos das 16h00 às 19h00, a música contagia os visitantes, mostrando grandes clássicos da MPB, pop, canções internacionais e flashback.

Confira a programação: Sextas-feiras ? Beto Moreno (voz/violão) – Com sua voz privilegiada e um violão mostra um repertório bastante variado para agradar os presentes.

Para os saudosistas, interpreta canções da Jovem Guarda e clássicos da MPB como ?Sampa? e ?Rita?, além de sucessos internacionais como ?La Barca?.

Músico profissional há 30 anos, Beto atualmente integra a banda do padre Marcelo Rossi como guitarrista.

Aos sábados, a apresentação é por conta de Adolar Marin (voz e violão).

O cantor Adolar atua com música há 24 anos.

Já se apresentou ao lado de nomes como Walter Franco, Rosa Maria, Ivan Lins, Guarabyra, Dominguinhos e outros grandes músicos do País.

E nos domingos, a apresentação é por conta de Vainer Dias (voz/violão) que mostra todo o seu talento.

O cantor Vainer iniciou seus estudos aos oito anos e participou como backing vocal em shows e discos ao lado de artistas baianos de destaque nacional como Daniela Mercury, Netinho e Banda Beijo e, atualmente, apresenta-se em várias casas de shows, entre elas, o Bar Salommão, considerado pela Revista Veja o melhor happy hour de São Paulo.

Comércio perde R$ 55 bi com feriados em dias úteis em 2009, diz Fecomércio-RJ

As perdas sofridas pelo comércio de bens, serviços e turismo por causa dos 12 feriados ocorridos em dias úteis em 2009 são estimadas em cerca de R$ 55 bilhões, disse hoje (19/02) o coordenador de Economia e Pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), João Carlos Gomes.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, o setor representa um universo de 5,5 milhões de empresas, responsáveis por 27 milhões de empregos em todo o país.

Por dia de feriado, o comércio deixou de faturar uma média de R$ 4,5 bilhões, informa a Fecomércio-RJ.

A entidade usa no cálculo das perdas a base de arrecadação do setor, aplica a alíquota média dos impostos que deixam de ser arrecadados e chega a uma estimativa do faturamento.

?Obviamente, porta fechada é redução de consumo.

E redução de consumo é diminuição de faturamento, a economia deixa de girar e é uma perda expressiva?, afirmou o economista.

No estado do Rio, a estimativa é que os feriados em dias úteis provocaram uma perda de faturamento da ordem de R$ 8,1 bilhões ao setor, englobando 430 mil empresas e 3,7 milhões de postos de trabalho formais.

Por dia de feriado não trabalhado, a perda atinge R$ 540 milhões.

Em 2010, a Fecomércio-RJ calcula que as perdas para o comércio de bens, serviços e turismo no estado ficarão próximas de R$ 7 bilhões.

?Você vai ter uma menor quantidade de feriados caindo em dias úteis.

Há uma redução na estimativa final do valor perdido em termos de faturamento.

Mas, é um valor expressivo ainda?, assinalou Gomes.

Por feriado em dia útil, o faturamento que deixará de ser obtido no Rio de Janeiro este ano alcança R$ 568 milhões.

A entidade não projetou a perda que será provocada pelos feriados em dias úteis em 2010 para o comércio nacional.

A federação destacou ainda que o decreto de feriados em datas que poderiam ser apenas comemorativas, como uma forma de homenagem, leva o custo da mão-de-obra empregada pelo comércio a subir cerca de 100%.

Além disso, os estabelecimentos só podem abrir com permissão prévia da autoridade competente.