Avião da Presidência com brasileiros no Chile chega a São Paulo

O avião reserva da Presidência da República que retornova do Chile com aproximadamente 30 brasileiros aterrissou por volta das 02h30 da madrugada desta terça-feira (02/03) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Segundo informações da assessoria e da central de informações do aeroporto, o avião pousou no pátio militar. Logo após, os passageiros foram levados para o setor de desembarque internacional do aeroporto. Segundo informações do Aeroporto Internacional de Guarulhos, não houve muita movimentação de familiares. Às 03h15 grande parte dos brasileiros regastados já havia ido embora. O presidente não estava à bordo do avião reserva segundo informou a central de informações do aeroporto.

No início da noite, o Itamaraty informou, por meio de sua assessoria, que a disponibilidade de lugares no avião reserva motivou a decisão de trazer os brasileiros. Entre os passageiros, estão parte de um grupo de escritores que participavam de um congresso em Santiago, além de idosos, gestantes e crianças.

Centenas de pessoas morreram após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado (27) no Chile. A contagem de corpos passa de 700, e o número de afetados chega a 2 milhões, segundo o governo. A presidente Michelle Bachelet declarou “estado de catástrofe” no país.

O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Por isso, foi enviado um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador. Segundo fontes oficiais, o terremoto aconteceu às 03h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília). O número de vítimas mortais e de feridos pode aumentar.

Os danos materiais do terremoto ainda estão sendo avaliados. O muro de uma prisão veio abaixo com o abalo sísmico, o que causou a fuga de mais de 200 detentos na cidade de Chillán, a 401 quilômetros de Santiago. O aeroporto internacional de Santiago chegou a ser fechado devido a alguns danos em suas instalações, e várias pontes ficaram danificadas. A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população.

Em alguns lugares, falta água potável. Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 km ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar. De manhã, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.

O terremoto ocorreu poucos dias antes de completar 25 anos do sismo que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

Farm lança coleção outono inverno 2010

Muito mais que roupas e acessórios, a grife carioca Farm lançou ontem (01/03) uma coleção inspirada no amor. Além de brindar as clientes com produtos únicos, a grife garante uma esfera apaixonante para a estação mais fria do ano. Desde informações disponibilizadas no blog e site, até a montagem das vitrines com flores e lembranças de momentos especiais. Tudo remete ao mais nobre dos sentimentos.

Conhecida por lançar peças coloridas e que são a cara do verão carioca, a Farm aposta neste ano em roupas mais quentes para a próxima estação. A marca ousou trazendo uma coleção marcante em homenagem ao amor. Corações, beijos, brasões, cavalos alados, estampas inspiradas nos traços delicados dos papéis de carta japoneses, decoram as peças desse universo de amor e sonhos. O brilho dos olhos e das estrelas vem nas aplicações e paetês. Nas bijoux ele está na mistura de banhos de metais, nas pérolas e cristais. A inspiração militar combinada com rendas, tules e organza comprova que os opostos se atraem.

Os personagens Disney também entraram no clima e, dessa vez, as estampas trazem os casais mais queridos em doces cenas de beijo. Tem a Bela e a Fera, a Dama e o Vagabundo, Bambi e sua amiga Flor, Zé Carioca com a sua namorada Rosinha, entre outros.

Não tem como negar que as rosas representam muito bem as mais diversas formas de amor. A cada mês, a loja localizada no Shopping Mueller, em Curitiba, receberá um arranjo de cor diferente, cada um com significado especial. Vermelho é paixão, rosa é carinho e lilás é amor à primeira vista.

Como friozinho e chocolate também têm tudo a ver, a Farm fez uma parceria com o bombom Sonho de Valsa. Irresistível como um romance perfeito, não podia ficar de fora desta coleção. Uma parceria que vai render muitas surpresas e bombons na loja durante todo o inverno.

Grupo Pão de Açúcar cria núcleo digital

O Grupo Pão de Açúcar anuncia a criação da GPA DIGITAL, uma área inteiramente dedicada aos relacionamentos, negócios, produtos, serviços e processos realizados pela empresa por meio da mídia virtual e que tem como objetivo expandir a interação de suas marcas na internet. Com investimentos de R$ 10 milhões para este ano, o projeto, que teve início em agosto de 2009 e foi estruturado como área em janeiro deste ano, conta com 16 profissionais de marketing e de tecnologia da informação, que passam a atuar de maneira integrada, unindo diferentes escopos de trabalho.

A criação da GPA DIGITAL tem como propósito antecipar as necessidades e as tendências que ocorrem no mundo virtual e acompanhar o crescimento dos usuários dessas mídias. “Com o crescimento das redes de relacionamento e a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e marcas, entendemos a necessidade de promover uma maior interação do Grupo com o meio digital. Essa atuação será suportada por estratégias de longo prazo, que atendam as expectativas geradas pelas novas gerações e mídias, além da própria demanda decorrente da expansão da empresa em seus diversos ramos de negócio”, declara Hugo Bethlem, Vice Presidente Executivo do Grupo.

A GPA DIGITAL busca gerar relacionamento e fidelização por meio da identificação de oportunidades resultantes das manifestações dos clientes sobre as marcas da Companhia e promover maior interação com eles. Adicionalmente, está prevista maior exposição das marcas – o núcleo irá cuidar de todas as marcas do Grupo (Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio, CompreBem, Sendas e Assai) e das ações realizadas pelas áreas corporativas, incluindo as políticas e causas socioambientais do Grupo, que serão desenvolvidas dentro de uma estratégia de comunicação 360º, respeitando as especificidades dos modelos, o posicionamento das bandeiras e com propósito de gerar valor para os clientes e para o negócio.

Estão sob coordenação dessa área: o monitoramento das redes sociais e conseqüentemente encaminhamento e recomendação das ações às áreas demandantes (ex.Casa do Cliente, comercial, marketing, operações etc); a atualização e construção dos sites da companhia; a manutenção e fortalecimento das marcas na plataforma online; a integração das ações online e offline (promoções, interações e etc); e a implantação da estratégia de mobile marketing. Como conseqüência dessas ações a expectativa é gerar maior engajamento de consumidores, colaboradores em uma plataforma de relacionamento, inovação e de negócios via internet.

Uma das primeiras ações já realizadas pela GPA DIGITAL é a atualização dos sites corporativos da companhia. Até o ano passado, o Grupo Pão de Açúcar contava com 28 sites (URLs), com perfis totalmente expositivos e independentes. A partir de um diagnóstico de oportunidades, o núcleo identificou a necessidade de promover a unificação de alguns portais, totalizando 13 sites , com posicionamento e características aderentes e/ou complementares, como é o caso do programa Mais e o Pão de Açúcar Delivery.

Paralelamente, para atualização às novas tendências da mídia digital, os novos sites receberão novo layout e tecnologias que promovem maior colaboração e troca de conteúdos, além da maior presença das marcas nas redes sociais. “O conteúdo até então gerado pela companhia evolui do sistema broadcast para um formato que permite total interação inter e entremeios”, destaca o executivo.

Além da reformulação dos sites, o GPA DIGITAL, através da E-Life, já iniciou o trabalho de monitoramento dos conteúdos que circulam na internet, incluindo as redes sociais, blogs etc envolvendo suas marcas e negócios. Esse trabalho inclui uma análise retroativa de todo o ano de 2009 e tem como principal objetivo identificar oportunidades de melhorias no relacionamento, na operação das lojas, produtos entre

Franchise Store apresenta franquias de até R$ 150 mil

A Franchise Store, primeira loja para venda de franquias, promove nesta quarta-feira (03/03), encontro para investidores dispostos a empreendimentos de até R$ 150 mil. O evento contará com a presença do sócio-diretor da FS, Marcos Hirai, que vai apresentar dados do setor de franquias e esclarecer dúvidas do público.

As marcas apresentadas serão Jardim Espresso, Mr.Mix, Planet Chokolate, Nutty Bavarian, Mr.Pretzels, Alps, CNA, ERA, Farmais, Flashop, Flytour, Hoken Store, Instituto Embelleze, Linha e Bainha, Mahogany, Microlins, Number One, People Computação, SKILL e Wizard.

Mais informações e inscrições devem ser feitas pelo telefone: (11) 3729-2093.

Portabilidade numérica faz um ano e atinge 4,65 mi de pedidos concluídos

Entre o dia 2 de março de 2009, quando o serviço de portabilidade numérica começou a valer para todos os DDDs no Brasil, e 28 de fevereiro de 2010, 4,65 milhões de pedidos de migração telefônica foram concluídos, segundo dados divulgados na última segunda-feira (01/03) pela ABR Telecom, entidade responsável pela portabilidade numérica no País. Desses, 66,5% (ou 3,09 milhões) são de usuários de celulares e 33,5%, ou 1,56 milhão, de assinantes de telefonia fixa.

O serviço, que permite a troca de operadora de telefonia mantendo o número, recebeu desde o início da sua implantação, em setembro de 2008, 5,18 milhões de solicitações para a portabilidade. Do total, 3,44 milhões (73%) correspondem à telefonia móvel e 1,74 milhão (37%), à fixa.

A portabilidade numérica foi implantada em 14 etapas, a partir de 1º de setembro de 2008, quando foi oferecida aos usuários dos DDDS 14 e 17 (SP), 27(ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI), até alcançar os 67 DDDs do País em 2 de março do ano seguinte. Os últimos DDDs a obterem acesso ao serviço foram 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA) e 11 (SP), que também completam um ano nesta terça-feira.

O mês de dezembro de 2009 deteve todos os recordes da portabilidade. Naquele mês, houve a maior concentração de pedidos de migração, com 465.042 solicitações. Também foi registrada a maior concentração de migrações concluídas (387.043). Ainda no último mês do ano passado, o DDD que demandou maior volume foi o 11 (SP), com 84.019 pedidos. Também foi esse DDD que registrou o maior volume de migrações concluídas.

Usuário do Facebook prefere visitar sites de notícias em tempo real

Usuários da rede social Facebook tendem a acessar mais os sites de notícias em tempo real, enquanto a maioria dos usuários do Google News visita sites mantidos por empresas jornalísticas tradicionais, revelou nesta segunda-feira (01/03) uma análise da empresa de pesquisas Experian Hitwise.

Em seu blog, a analísta sênior Heather Hopkins observou que, desde junho, o porcentual de usuários do Facebook que visitam sites de notícias em tempo é maior que o do Google News. Na semana de 27/2, 4,85% dos que usam o Facebook leram esse tipo de conteúdo, ante 1,52% dos usuários do Google News. Quando o alvo são os sites da mídia tradicional, a distância entre os dois diminui: o Facebook contribui com 3,6% de seus usuários e o Google News, 2,57%.

Quem leu notícias a partir do Facebook na semana de 27/02 teve como destino – em ordem decrescente de visitas – os sites The Weather Channel, CNN.com, Yahoo! News, MSNBC, People Magazine, Fox News, Google News, AccuWeather.com, topix e Drudge Report.

Já quem procurou informação a partir do Google News visitou os sites The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, Reuters, CNN.com, USA Today, NY Daily News, ABCnews.com, BBC News e The Huffington Post. “As duas listas são muito diferentes”, destaca Heather. “Note a preponderância de marcas da mídia impressa entre os sites mais visitados a partir do Google News.

” Tradicionalmente conturbada, a relação do Google com a mídia tradicional teve um salto de qualidade em dezembro, quando o Google aliou-se aos jornais The New York Times e Washingon Post para desenvolver a Living Stories, uma ferramenta online de facilitação da leitura das notícias mais importantes.

No mesmo mês, para atender às reclamações das grandes empresas jornalísticas, o Google já havia anunciado a limitação à leitura online de noticias dos grandes jornais norte-americanos a cinco notícias pagas diárias – para ler mais, o internauta teria de se cadastrar diretamente no site de origem da informação.

Multicoisas acelera expansão e planeja inaugurar 25 lojas

A Multicoisas, rede de acessórios e ferramentas para casa, traçou o seu mais acelerado plano de crescimento desde a sua fundação, em 1984, em Campo Grande (MS). Assim como o comércio de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e móveis, a Multicoisas faz parte do time de varejistas que deve se expandir no rastro do mercado imobiliário, sobretudo em sua segunda fase, quando as pessoas precisarão equipar as novas residências. Lindolfo Leopoldo Martin, o fundador da Multicoisas, prevê abrir neste ano o recorde de 25 lojas franqueadas. Em 2009, foram inauguradas 13 unidades. Hoje, a rede de franquias possui 85 lojas espalhadas por 13 Estados além do Distrito Federal.

A demanda por plugues, cabos, adaptadores, escadas, ferramentas elétricas e parafusos já mostra sinais de aquecimento. O tíquete médio da Multicoisas, ou valor gasto por compra, cresceu 5,7% no ano passado, de R$ 36,95 para R$ 38,44, afirma Martin. O faturamento da rede totalizou R$ 125 milhões em 2009, cifra 25% maior que a registrada no ano anterior.

A convergência de tecnologias e a presença cada vez maior dos computadores nas residências também vêm criando um novo mercado para a Multicoisas. Atualmente, os produtos para informática, como cabos, modem e filtros de linhas, já representam cerca de 25% do faturamento da varejista. “Há cinco anos, era menos de 10%”, afirma Martin.

Essa tendência também está levando os consumidores a buscarem redes especializadas, que ofereçam um melhor atendimento. “Antes, só existia o cabo RCA. Hoje, há uma infinidade deles”, diz o empresário.

Em 2010, Martin também quer ampliar a presença territorial da varejista. “Neste ano, uma das regiões onde queremos acelerar a expansão é o Nordeste”, afirma o fundador da empresa, que vai abrir um centro de distribuição na região, hoje abastecida pelo depósito de São Paulo. No entanto, a implementação do sistema do regime de substituição tributária em São Paulo (para recolhimento do ICMS) tornou mais oneroso o envio de mercadorias para outros Estados, o que levou a Multicoisas a rever o seu sistema logístico.

Um outro empecilho tributário também tem afetado a expansão não só da Multicoisas, mas de outras franquias, afirma Martin. Trata-se do limite que a Receita Federal impõe para a declaração do imposto de renda pelo “Super Simples”.

“As lojas não querem faturar mais porque, se excederem o limite, perdem o direito de declarar o IR por esse regime tributário. Estima-se que só essa mudança pode reduzir as margens de lucro de 12% para 1%”, explica Martin. Os empresários querem sensibilizar o governo para que seja elevado o limite para o Simples ou para que sejam estabelecidas faixas progressivas de imposto.

“Estação Maquiagem” oferece dicas de beleza

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Raposo Shopping, em São Paulo, e a marca Contém 1g realizam o evento ?Estação Maquiagem?, que dedicará atenção personalizada a cada uma de suas visitantes. O atendimento contará com maquiadores profissionais, em ambiente especialmente montado para a ocasião, no Piso 1.

Além de ganhar uma sessão de maquiagem, as interessadas poderão receber dicas para valorizar sua beleza, de acordo com o tipo físico ou estilo de vida; truques que fazem toda a diferença quando o assunto é disfarçar olheiras, marcas de expressão ou manchas; sugestões de make up para o dia a dia ou ocasiões especiais e, ainda, informações sobre tendências, que destacam a continuidade dos tons nude e cítricos na próxima estação.

Para completar, as participantes receberão brindes entre itens de maquiagem ou tratamento facial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no quiosque da Contém 1g, momentos antes da sessão, respeitando-se a lista de chegada.

Bon Grillê reúne saúde, refrescância e economia no verão

Com a alta temperatura, o corpo perde muita água e nutrientes importantes para a correria do dia a dia. Pensando na reposição rápida de energia e no alívio do calor, a rede de fast food Bon Grillê lança uma promoção que é a cara do verão.

Na compra de um filet mignon mais três acompanhamentos, com apenas R$ 0,90, o cliente ganha uma garrafinha de 360 ml de Frutzzz. A nova bebida da Pepsi, que combina o sabor do suco de fruta com um toque de gás, é refrescante e não compromete a dieta, já que tem poucas calorias.

A campanha de verão do Bon Grillê é uma parceria com a Ambev, que juntas pretendem oferecer saúde, sabor e economia aos consumidores. A promoção é válida somente nas lojas da Grande São Paulo e estende-se enquanto durarem os estoques.