Portabilidade numérica faz um ano e atinge 4,65 mi de pedidos concluídos

Entre o dia 2 de março de 2009, quando o serviço de portabilidade numérica começou a valer para todos os DDDs no Brasil, e 28 de fevereiro de 2010, 4,65 milhões de pedidos de migração telefônica foram concluídos, segundo dados divulgados na última segunda-feira (01/03) pela ABR Telecom, entidade responsável pela portabilidade numérica no País. Desses, 66,5% (ou 3,09 milhões) são de usuários de celulares e 33,5%, ou 1,56 milhão, de assinantes de telefonia fixa.

O serviço, que permite a troca de operadora de telefonia mantendo o número, recebeu desde o início da sua implantação, em setembro de 2008, 5,18 milhões de solicitações para a portabilidade. Do total, 3,44 milhões (73%) correspondem à telefonia móvel e 1,74 milhão (37%), à fixa.

A portabilidade numérica foi implantada em 14 etapas, a partir de 1º de setembro de 2008, quando foi oferecida aos usuários dos DDDS 14 e 17 (SP), 27(ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI), até alcançar os 67 DDDs do País em 2 de março do ano seguinte. Os últimos DDDs a obterem acesso ao serviço foram 53 (RS), 64 (GO), 66 (MT), 91 (PA) e 11 (SP), que também completam um ano nesta terça-feira.

O mês de dezembro de 2009 deteve todos os recordes da portabilidade. Naquele mês, houve a maior concentração de pedidos de migração, com 465.042 solicitações. Também foi registrada a maior concentração de migrações concluídas (387.043). Ainda no último mês do ano passado, o DDD que demandou maior volume foi o 11 (SP), com 84.019 pedidos. Também foi esse DDD que registrou o maior volume de migrações concluídas.

Usuário do Facebook prefere visitar sites de notícias em tempo real

Usuários da rede social Facebook tendem a acessar mais os sites de notícias em tempo real, enquanto a maioria dos usuários do Google News visita sites mantidos por empresas jornalísticas tradicionais, revelou nesta segunda-feira (01/03) uma análise da empresa de pesquisas Experian Hitwise.

Em seu blog, a analísta sênior Heather Hopkins observou que, desde junho, o porcentual de usuários do Facebook que visitam sites de notícias em tempo é maior que o do Google News. Na semana de 27/2, 4,85% dos que usam o Facebook leram esse tipo de conteúdo, ante 1,52% dos usuários do Google News. Quando o alvo são os sites da mídia tradicional, a distância entre os dois diminui: o Facebook contribui com 3,6% de seus usuários e o Google News, 2,57%.

Quem leu notícias a partir do Facebook na semana de 27/02 teve como destino – em ordem decrescente de visitas – os sites The Weather Channel, CNN.com, Yahoo! News, MSNBC, People Magazine, Fox News, Google News, AccuWeather.com, topix e Drudge Report.

Já quem procurou informação a partir do Google News visitou os sites The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, Reuters, CNN.com, USA Today, NY Daily News, ABCnews.com, BBC News e The Huffington Post. “As duas listas são muito diferentes”, destaca Heather. “Note a preponderância de marcas da mídia impressa entre os sites mais visitados a partir do Google News.

” Tradicionalmente conturbada, a relação do Google com a mídia tradicional teve um salto de qualidade em dezembro, quando o Google aliou-se aos jornais The New York Times e Washingon Post para desenvolver a Living Stories, uma ferramenta online de facilitação da leitura das notícias mais importantes.

No mesmo mês, para atender às reclamações das grandes empresas jornalísticas, o Google já havia anunciado a limitação à leitura online de noticias dos grandes jornais norte-americanos a cinco notícias pagas diárias – para ler mais, o internauta teria de se cadastrar diretamente no site de origem da informação.

Multicoisas acelera expansão e planeja inaugurar 25 lojas

A Multicoisas, rede de acessórios e ferramentas para casa, traçou o seu mais acelerado plano de crescimento desde a sua fundação, em 1984, em Campo Grande (MS). Assim como o comércio de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e móveis, a Multicoisas faz parte do time de varejistas que deve se expandir no rastro do mercado imobiliário, sobretudo em sua segunda fase, quando as pessoas precisarão equipar as novas residências. Lindolfo Leopoldo Martin, o fundador da Multicoisas, prevê abrir neste ano o recorde de 25 lojas franqueadas. Em 2009, foram inauguradas 13 unidades. Hoje, a rede de franquias possui 85 lojas espalhadas por 13 Estados além do Distrito Federal.

A demanda por plugues, cabos, adaptadores, escadas, ferramentas elétricas e parafusos já mostra sinais de aquecimento. O tíquete médio da Multicoisas, ou valor gasto por compra, cresceu 5,7% no ano passado, de R$ 36,95 para R$ 38,44, afirma Martin. O faturamento da rede totalizou R$ 125 milhões em 2009, cifra 25% maior que a registrada no ano anterior.

A convergência de tecnologias e a presença cada vez maior dos computadores nas residências também vêm criando um novo mercado para a Multicoisas. Atualmente, os produtos para informática, como cabos, modem e filtros de linhas, já representam cerca de 25% do faturamento da varejista. “Há cinco anos, era menos de 10%”, afirma Martin.

Essa tendência também está levando os consumidores a buscarem redes especializadas, que ofereçam um melhor atendimento. “Antes, só existia o cabo RCA. Hoje, há uma infinidade deles”, diz o empresário.

Em 2010, Martin também quer ampliar a presença territorial da varejista. “Neste ano, uma das regiões onde queremos acelerar a expansão é o Nordeste”, afirma o fundador da empresa, que vai abrir um centro de distribuição na região, hoje abastecida pelo depósito de São Paulo. No entanto, a implementação do sistema do regime de substituição tributária em São Paulo (para recolhimento do ICMS) tornou mais oneroso o envio de mercadorias para outros Estados, o que levou a Multicoisas a rever o seu sistema logístico.

Um outro empecilho tributário também tem afetado a expansão não só da Multicoisas, mas de outras franquias, afirma Martin. Trata-se do limite que a Receita Federal impõe para a declaração do imposto de renda pelo “Super Simples”.

“As lojas não querem faturar mais porque, se excederem o limite, perdem o direito de declarar o IR por esse regime tributário. Estima-se que só essa mudança pode reduzir as margens de lucro de 12% para 1%”, explica Martin. Os empresários querem sensibilizar o governo para que seja elevado o limite para o Simples ou para que sejam estabelecidas faixas progressivas de imposto.

“Estação Maquiagem” oferece dicas de beleza

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Raposo Shopping, em São Paulo, e a marca Contém 1g realizam o evento ?Estação Maquiagem?, que dedicará atenção personalizada a cada uma de suas visitantes. O atendimento contará com maquiadores profissionais, em ambiente especialmente montado para a ocasião, no Piso 1.

Além de ganhar uma sessão de maquiagem, as interessadas poderão receber dicas para valorizar sua beleza, de acordo com o tipo físico ou estilo de vida; truques que fazem toda a diferença quando o assunto é disfarçar olheiras, marcas de expressão ou manchas; sugestões de make up para o dia a dia ou ocasiões especiais e, ainda, informações sobre tendências, que destacam a continuidade dos tons nude e cítricos na próxima estação.

Para completar, as participantes receberão brindes entre itens de maquiagem ou tratamento facial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no quiosque da Contém 1g, momentos antes da sessão, respeitando-se a lista de chegada.

Bon Grillê reúne saúde, refrescância e economia no verão

Com a alta temperatura, o corpo perde muita água e nutrientes importantes para a correria do dia a dia. Pensando na reposição rápida de energia e no alívio do calor, a rede de fast food Bon Grillê lança uma promoção que é a cara do verão.

Na compra de um filet mignon mais três acompanhamentos, com apenas R$ 0,90, o cliente ganha uma garrafinha de 360 ml de Frutzzz. A nova bebida da Pepsi, que combina o sabor do suco de fruta com um toque de gás, é refrescante e não compromete a dieta, já que tem poucas calorias.

A campanha de verão do Bon Grillê é uma parceria com a Ambev, que juntas pretendem oferecer saúde, sabor e economia aos consumidores. A promoção é válida somente nas lojas da Grande São Paulo e estende-se enquanto durarem os estoques.

Mega saldão de verão oferece descontos de até 70% na Zona Oeste do Rio

Depois de um verão intenso o carioca experimenta, por conta da frente fria que chegou no último fim de semana, um clima mais ameno. Na zona oeste da capital fluminense, quem quiser renovar o guarda-roupa pode ir ao Passeio Shopping.

A campanha Mega Saldão de Verão faz queima de estoque entre os dias 3 e 6 de março, com descontos de até 70%. A Gib oferece grandes descontos, como a camiseta polo da Ecletic, que antes custava R$ 150, agora sai por R$ 45; a blusa de meia manga da Hering caiu de R$ 56 para R$ 16,80 e a da mesma marca com ombros à mostra, que antes custava R$ 65, agora sai por R$ 19,50.

Na Krypton a mochilha da Billabong custava R$ 209,90 e agora sai por R$ 179,90. Na Kadinho Sports o tênis da Adidas Bump caiu de R$ 199 para R$ 169,99. Já a camisa do Corinthians baixou de R$ 149,99 para R$ 99,99. Mais informações no site do Passeio Shopping (http://www.passeioshopping.com.br) ou pelo telefone (21) 2414-0003.

Joinville Garten Shopping já tem superintendente

O executivo Sylvio Carvalho Netto assumiu nesta semana a superintendência do Joinville Garten Shopping, em Santa Catarina, a ser inaugurado no dia 23 de abril. Com mais de 20 anos de experiência em centros de compras, Sylvio Carvalho começou sua atividade no setor de shoppings pelo Shopping Iguatemi, de São Paulo, e fez parte da equipe de gestão dos shoppings Eldorado e Continental, todos na capital paulista. Atuou como superintendente dos shoppings Guararapes, em Recife; Santa Ursula, em Ribeirão Preto (SP), e por oito anos como superintendente do Shopping Catuaí, de Londrina (PR). Carvalho, 46 anos, tem MBA em marketing e especialização em Varejo.

O objetivo, segundo o superintendente, é consolidar o novo shopping de forma rápida, para em seguida planejar sua ampliação. ?Um empreendimento moderno, com um mix excelente de lojas, em uma cidade próspera e em franca expansão como Joinville, nos trazem a certeza que teremos sucesso?, afirma Carvalho.

?Trouxemos para o Joinville Garten um executivo com ampla experiência que estará pronto para comandar o empreendimento com profissionalismo e competência?, atesta o presidente da Almeida Junior, empreendedora do novo shopping, Jaimes de Almeida Junior.

Senado aprova isenção de IR para aposentados com mais de 60 anos

O Senado aprovou nesta terça-feira (02/03) a isenção da cobrança de Imposto de Renda para aposentados com mais de 60 anos que recebem benefício da Previdência Social. O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), ou seja, não precisará ser apreciado em plenário, mas seguirá ainda para a Câmara dos Deputados.

Atualmente, a regra já vale para quem tem mais de 65 anos. Pelo novo projeto, a isenção só será aplicada a quem ganha até R$ 1.434,59 e abrange rendimentos de aposentadorias e pensões.

O projeto foi aprovado com duas emendas –uma alterando a redação e outra aumentando o limite de isenção, que originalmente era de R$ 1.058.

De acordo com o senador César Borges (PR-BA), autor do projeto, a intenção é auxiliar o idoso nas necessidades da terceira idade.

A Receita Federal recebeu ontem (01/03), primeiro dia de entrega, 124.620 declarações do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). De acordo com o órgão, foram realizados 1.751.778 downloads do programa gerador e outros 734.335 do programa de envio da declaração, o Receitanet.

A expectativa da Receita é que cerca de 24 milhões de contribuintes prestem contas neste ano até 30 de abril. Quem não entregar a declaração dentro do prazo terá que pagar multa de R$ 165,74. Está obrigado a declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 17.215,08 ou recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados na fonte que ultrapassem R$ 40 mil.

Crédito no Brasil ainda não chegou no nível desejado, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou nesta terça-feira (02/03) que o governo continuará a trabalhar para elevar o volume de crédito do Brasil. Segundo ele, o crédito cresceu para atuais R$ 1,4 trilhão ante R$ 381 bilhões desde 2003, o início do seu primeiro mandato. “Hoje o crédito no Brasil ainda não é tudo o que nós queremos”, afirmou Lula durante discurso em cerimônia de inauguração de uma fábrica no interior de São Paulo. O presidente voltou a enaltecer a atuação dos bancos públicos nos últimos meses, e disse que, se possível, teria reforçado ainda mais essa frente de batalha do governo federal contra os efeitos da crise financeira global. “Não vacilei em comprar o banco do Serra. Se tivesse mais banco para vender, eu ia comprar para transformar o Banco do Brasil no banco mais importante deste país para financiar o crédito”, disse o presidente, referindo-se à compra da Nossa Caixa, que era do governo de São Paulo, pelo Banco do Brasil.

Além de outras autoridades e empresários, participaram do evento o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). Os dois devem se enfrentar na disputa pela sucessão presidencial, em outubro.