Shopping Prado traz exposição gratuita de arte impressionista

Com forte influência contemporânea, o artista plástico Fulvio Marano utiliza tinta acrílica em técnica espatulada, substituindo de maneira única as formas exatas do pincel pela expressão da espátula.

É nessa linha que a Exposição Arte Aberta acontece no Shopping Prado, na região metropolitana de Campinas (SP) até 14 de março, das 14h00 às 22h00.

As obras estão à venda com o serviço gratuito de consultores no local diariamente para auxiliar na escolha e no detalhamento das peças.

São cerca de 20 telas expostas no corredor da entrada lateral do shopping, próximo a loja Lys Lima, Pet Shop e Mariana Cury.

?Queremos incentivar à cultura e promover exposições de arte, valorizando artistas de Campinas.

Essa mostra é de muito bom gosto.

Tenho certeza de que quem aprecia arte vai se deliciar?, convida Margarete Wolf.

?O relevo causado no trabalho nos ajuda a explorar, ainda mais, as formas geométricas contidas nos desenhos abstratos exatos e nos florais de traços modernos.

São hibiscus, tulipas, girassois e outras flores retratadas com traços expressionistas que exploram a relação entre as cores e os movimentos da natureza?, resume Fulvio Marano.

Fim do IPI na linha branca não reduz vendas

O fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para venda de fogões, geladeiras, lavadoras e microondas parece não ter assustado os consumidores. Um mês após o cancelamento do benefício fiscal nos produtos da linha branca, varejistas ainda não sentiram a queda na saída dos produtos. Na região do Grande ABC paulista, o índice de vendas segue igual ao registrado em janeiro, antes do fim da desoneração. Já o Grupo Pão de Açúcar (dono das marcas Extra, CompreBem, Ponto Frio e Sendas) aponta crescimento de 20% na procura pelos itens.

Parte dos lojistas acreditam que a manutenção dos preços dos produtos que ainda estavam no estoque auxiliaram no índice de vendas. O gerente de compras da Coop, Edson Rodrigues, por exemplo, atesta que os valores dos itens oscilaram muito perto do fim deste mês. “Não houve queda nas vendas. Mantivemos, até o momento, muitos preços. Estamos recebendo novos produtos, com nota cheia e vamos verificar como ficará a partir de agora”, diz.

No entanto, o gerente conta que a corrida dos clientes em janeiro para garantir o benefício fiscal na compra de refrigeradores acabou com os estoques da loja, que repostos, saíram com a mesma facilidade. “Resolvemos deixar no mesmo patamar de 2009. Agora, acabando o estoque, pode ser que comece as alterações”, explica.

Para não desacelerar a saída dos itens, grandes redes, como o Carrefour, têm apostado em manter os preços antes do fim da desoneração ou em promoções. Em nota, a empresa diz que “os clientes contam ainda com condições de pagamento diferenciadas nas compras, que podem ser parceladas em até 15 vezes sem juros para a linha branca”. Extra e Ponto Frio, duas das marcas do Grupo Pão de Açúcar, cresceram 20% nas vendas desses eletrodomésticos, quando comparados a fevereiro do ano passado, época em que o governo ainda não havia anunciado a redução do imposto.

Procurados, Magazine Luiza, Casas Bahia e Walmart informaram ainda não ter dados consolidados sobre as vendas de fevereiro. A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) e o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) não se pronunciaram sobre o assunto.

Operadoras de telefonia móvel esperam ganhar 30 milhões de clientes com o Cadastro Positivo

Os brasileiros aderiram mesmo com força aos celulares. Para você ter uma ideia, temos no país quase 174 milhões de aparelhos, o que dá em média 0,91 celular por habitante. Porém, quase 83% desses telefones móveis são pré-pagos, o que significa menos receitas para as operadoras. Mas isso pode mudar rapidamente, se for mesmo implantado no país o Cadastro Positivo, uma espécie de lista branca dos bons pagadores.

Um estudo da Serasa Experian mostra que isso dobraria a quantidade de clientes pós-pagos dos atuais 30 milhões para mais de 61 milhões de usuários. Ou seja, o percentual de brasileiros com celulares pós-pagos passaria de 17 para 36%.

O problema é que o atual sistema de cadastro e avaliação da capacidade de crédito do consumidor restringe a entrada de muita gente que gostaria de usufruir das vantagens dos planos pós-pagos, como menores tarifas e serviços de internet mais acessíveis, mas não podem porque não têm como comprovar renda por causa da alta informalidade. Ainda segundo a Serasa, as regiões mais beneficiadas seriam o Norte e o Nordeste, onde o número de linhas pós-pagas passaria das atuais cinco milhões para cerca de 17 milhões com o Cadastro Positivo.

Enéas Pestana assume presidência do Pão de Açúcar

O Pão de Açúcar oficializou na última quinta-feira (04/03) a troca de comando no grupo. Enéas Pestana, vice-presidente de operações da rede varejista, assume o lugar de Claudio Galeazzi, que deixa o comando depois de pouco mais de dois anos à frente da companhia. “A escolha do novo presidente saiu por consenso entre os executivos e os membros do conselho”, disse Abilio Diniz, presidente do conselho de administração do grupo.

Galeazzi continuará a dar suporte à rede varejista como consultor e membro convidado do conselho administrativo. Já Pestana tem um grande desafio pela frente. Assume o maior grupo de varejo do País, responsável por receitas anuais que giram em torno de R$ 40 bilhões, incluindo na conta a última aquisição do grupo, as Casas Bahia.

O novo presidente informou que vai focar a sua gestão na estruturação do canal de vendas pela internet, na expansão das redes Assai (atacado) e Extra Fácil (lojas de proximidade), no aumento de sinergia entre as redes de eletrodomésticos Ponto Frio e Casas Bahia, na manutenção do programa de controle de despesas e na busca pelo aumento da eficiência.

Além da intenção clara de expansão do grupo. “Estamos sempre atentos às novas oportunidades que surjam no mercado”, disse Pestana. As redes de drogarias e os postos de combustíveis são alvos de interesse do grupo.

Para o consultor de varejo Eugenio Foganholo, diretor da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, o grande desafio de Pestana será fazer uma boa gestão em vários segmentos em que o grupo atua, com diferentes públicos e num ambiente de negócios que anda a uma velocidade muito grande. Segundo Foganholo, Pestana tem o perfil certo para enfrentar esses desafios. “O Abilio é forte e carismático. Pestana é moderado e um bom interlocutor para falar com líderes das diferentes bandeiras que estão sob o comando do Pão de Açúcar”, avalia.

Pestana chega à empresa num momento em que o varejo passa por grandes mudanças. Entre elas, um mercado com novas categorias de produtos, novos formatos de comércio e uma classe emergente cada vez mais presente no cenário econômico. Transformações que, na opinião de Foganholo, o Pão de Açúcar, está conseguindo acompanhar muito bem. Ele cita como exemplo a pulverização dos investimentos do grupo. “Até 2008, 50% do faturamento da empresa vinha do Extra. No final deste ano, as receitas do hipermercado devem representar entre 22% e 23%”, calcula o consultor.

A saída de Galeazzi não chegou a surpreender o mercado. Quando entrou no Pão de Açúcar, em dezembro de 2007, o contrato tinha data de validade de dois anos e o compromisso do executivo era de preparar um sucessor dentro da própria casa. No início de 2009, durante a crise global, cogitou-se prorrogar a permanência de Galeazzi até o final de 2010.

No final do ano passado, o grupo divulgou que Pestana seria o novo presidente, mas essa mudança era prevista apenas para o final deste ano. Mas o próprio Galeazzi começou a sugerir nos corredores da empresa que a sua presença ali não era mais necessária. “Sou um homem de transformação, não um executivo de longo prazo”, disse Galeazzi, um especialista em reestruturações que exerceu a mesma função nas Lojas Americanas e na Artex.

Correios vai instalar agência no Shopping Uberaba

Assinatura de contrato feita na última quinta-feira (04/03) oficializou a instalação de agência dos Correios no Shopping Uberaba (MG). A solenidade contou com a presença do gerente regional dos Correios, Fábio Fonseca de Andrade, e do superintendente do Shopping, Guilherme Vilela de Castro e Silva, que assinaram o documento permitindo a preparação do SUC 221 para o início das operações. Também assinou o contrato, a gerente do setor administrativo-financeiro do Shopping, Valéria Rodrigues da Cunha.

De acordo com Andrade, para estar no shopping o investimento dos Correios corresponde a R$ 135 mil. Ele acrescenta que a agência oferecerá, com uma equipe de aproximadamente 10 pessoas, os mesmos serviços de outras unidades na cidade. Guilherme destaca que a operação dos Correios está entre as mais aguardadas pelos clientes do shopping, bem como pelos diretores e colaboradores de lojas âncoras e satélites. A operacionalização da agência começa ainda no primeiro semestre deste ano.

Shopping SP Market oferece serviços especializados aos clientes

Março será especial para os clientes do Shopping SP Market, em São Paulo.

Seis tipos de oficinas serão oferecidas gratuitamente até 15 de março, das 12h00 às 20h00. Entre as atividades, desenvolvidas com o apoio de lojas do empreendimento, o trabalho de orientação literária e aromas serão os destaques. Moda, maquiagem, higienização facial e diagnóstico capilar e design de óculos também fazem parte da programação. O evento, em sua segunda edição, foi desenvolvido exclusivamente para oferecer um serviço diferenciado aos clientes, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03) e o Dia do Consumidor (15/03).

Maria Eugênia Duva, diretora de Marketing do Shopping SP Market, ressalta a ampliação das especialidades oferecidas nesta edição. ?Pela primeira vez, oferecemos dicas de literatura e aromas. Acreditamos que as atividades serão procuradas por um público misto, sem a predominância das mulheres?, explica a executiva. Até o término do evento, o Shopping SP Market espera a participação de cerca de 4 mil clientes durante o evento.

Um lounge de 84 m², instalado na praça Atrium, será o ponto de encontro daqueles que buscam indicações de livros, de acordo com o tema de interesse e perfil, da equipe da Livraria Saraiva. Os que desejam descobrir novos aromas e quais deles são mais indicados para o tipo de pele e estilo. Já os mais curiosos e detalhistas podem conhecer qual o design de óculos mais apropriado para o formato da face, quais são as tendências da moda e maquiagem para o outono/inverno 2010. Cada consultoria tem duração média de 20 minutos.

Além disso, o time da UZ Games vai garantir a diversão dos clientes e crianças em um espaço interativo, com duas televisões com os jogos do Wii Fit e Guitar Hero à disposição durante o funcionamento das atividades, que poderão ser selecionadas de acordo com o interesse do cliente. Toda a programação especial pode ser consultada no próprio local ou por meio do site www.shoppingspmarket.com.br.

Shopping D oferece aulas de dança de salão

A partir de 11 de março, o Shopping D, em São Paulo, oferecerá cursos gratuitos de dança de salão. Os alunos aprenderão ritmos como samba de gafieira, rock, soltinho, bolero e forró.As aulas serão ministradas na loja 2.208, do piso 2, por professores da Escola de Dança Jaime Arôxa ? Unidade Santana.

Haverá duas turmas: uma às quintas e outra às sextas-feiras, das 20 às 21 horas. As inscrições já podem ser feitas no SAC, pelo site do shopping, na sessão ?Fale Conosco?, ou pelos telefones: (11) 4506-6003 ou (11) 4506-6006.

Exposição com historia do bairro chega ao Santa Cruz Shopping

Com 15 paineis que contam a história de Santa Cruz desde antes do descobrimento do Brasil até os dias atuais, a exposição ?Santa Cruz ontem, hoje e amanhã? reafirma a importância do tradicional bairro da Zona Oeste para a cidade do Rio de Janeiro. As imagens, que são quase todas de domínio público, estão expostas na praça de eventos do Santa Cruz Shopping, na capital fluminense, de segunda a domingo, até 30 de março. A curadoria é de Afonnso Drumond, os textos são de Mariangela Carvalho e a idealização gráfica é de Luiz Carlos Gá.

O pano de fundo é a vida de um célebre morador do bairro, Júlio Cesário de Mello (1856 ? 1952), que, embora fosse pernambucano, acabou escolhendo Santa Cruz como seu lugar para viver. Médico, sanitarista e político, tanta foi sua participação no crescimento do bairro que teve renomeada em sua homenagem a Avenida Cesário de Mello, trecho do Caminho Imperial que fica entre Campo Grande e Santa Cruz. Nos últimos painéis a SerCidadão, ONG que organizou as peças e os textos que os acompanham, apresenta ao bairro as possibilidades futuras para construir junto à comunidade local. O horário de visita à exposição é de segunda a sábado das 10h00 às 22h00, e aos domingos das 12h00 às 22h00.

?Diabetes Infantil? em debate no Shopping Interlagos

Os shoppings Interlagos e Interlar Interlagos, ambos em São Paulo, em parceria com o Ambulatório Médico Especializado Jardim dos Prados, realiza durante todo o ano palestras mensais para o público em geral, que são ministradas por profissionais especializados, no auditório do Shopping Interlagos. Neste mês de março, o tema será ?Diabetes Infantil?.

As inscrições já podem ser feitas pelo telefone (11) 3471-8861, ou pessoalmente no Atendimento ao Cliente do Shopping Interlagos, localizado no Estacionamento Coberto 2 próximo à Central de Operações, das 10h00 às 22h00, de segunda a domingo. Nos dias das palestras, pede-se um quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar, que será doado a obras assistenciais. Vagas limitadas.