Vendas no varejo caem 0,4% em dezembro, divulga IBGE

O volume de vendas e a receita nominal do comércio varejista brasileiro caíram 0,4% em dezembro passado, comparado a novembro, depois de sete meses de resultados positivos.

O resultado faz parte da Pesquisa Nacional do Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira (23/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As vendas no varejo fecharam o ano com alta de 5,9%, comparado a 2008.

Ainda assim, foi a menor alta dos último cinco anos.

Das oito atividades que compõem o varejo, quatro tiveram baixa no período: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,4%), móveis e eletrodomésticos (-3,3%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

As altas ficaram por conta de livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%); combustíveis e lubrificantes (0,7%); tecidos, vestuário e calçados (0,2%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%).

Na comparação com dezembro de 2008, houve aumento no volume de vendas das oito atividades pesquisadas.

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o que registrou maior expansão, com alta de 8,3% em relação a 2008, resultado que representou 67,8% da taxa anual do varejo.

O resultado reflete principalmente o aumento do poder de compra da população, em decorrência da melhora da renda e do emprego e da expansão do crédito.

A atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico exerceu neste ano o segundo maior impacto no resultado do comércio varejista (11,9% da magnitude da taxa global), com alta de 8,4% nas vendas, se comprado a 2008.

O IBGE também revisou para baixo o resultado de novembro sobre outubro de 2009.

O aumento teria sido de 0,7% e não de 1,1%, como foi divulgado.