Varejo Online deve movimentar R$ 25 bi em 2010

As análises e estudos conduzidos trimestralmente pela E-Consulting Corp.

desde 2002 apontam que o varejo online (VOL) – soma dos volumes de transações online de automóveis, turismo e bens de consumo (lojas virtuais e leilões para pessoa física) – totalizará, neste ano, R$ 24,9 bi – aumento de 14,22% em relação a 2009 e o equivalente a aproximadamente 4,1% do varejo no Brasil (dados estimados a partir do índice-base do IBGE).

No ano passado, o VOL_Autos, que inclui as transações feitas diretamente pela Web de carros, motos, caminhões, etc novos e usados (incluindo auto-peças) e também as transações online via concessionárias, totalizou R$ 8,1 bi.

Em 2010, montadoras, revendedoras, concessionárias e demais atores da cadeia automobilística devem chegar a R$ 9 bi, um crescimento de 11,1% frente a 2009.

O VOL_Turismo e o VOL_Bens de Consumo movimentaram em 2009, respectivamente, R$ 4,5 bi e R$ 9,2 bi.

Neste ano, o VOL_Turismo, composto por passagens e serviços turísticos, deve alcançar R$ 5,2 bi – crescimento de 15,5% em comparação com 2009 – e o VOL_Bens de Consumo (duráveis e não duráveis), composto por artigos como CDs, DVDs, Livros, Eletro-Eletrônicos, Aparelhos de Telefonia, Cosméticos, Brinquedos e Vestuário, dentre outros, chegará a R$ 10,7 bilhões, um aumento de 16,3%.

“Este ano experimentamos mais um crescimento importante do comércio eletrônico. O mesmo fenômeno pode ser encontrado no número de usuários (com crescimento até maior), porém com leve redução do ticket médio o que sugere um pequeno acréscimo de compradores das classes B- e C nas bases de e-buyers nacionais, ainda muito concentradas em classes A, B+ e B”, analisa Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting e responsável pelo Strategy Research Center, do Grupo ECC.

Ao comparar os números atuais com anos anteriores, diz ele, nota-se um crescimento de mais de 500% nos últimos oito anos, o que leva os investimentos digitais ao foco principal dos executivos e empresários.

Domeneghetti ressalta que será imperativo às empresas destinarem recursos relevantes para a Web.

“A curva dos investimentos vai de Desenvolvimento à Comunicação, crescendo a cada ano”, diz.

Site: www.e-consultingcorp.com.br.