Pão de Açúcar e Casas Bahia criam megaempresa

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de ontem (11/03), o Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou a criação, em parceria com a Casa Bahia Comercial Ltda., da maior empresa brasileira do segmento de bens duráveis. Com nome ainda a ser definido, embora possa preservar a designação Globex — empresa adquirida pelo GPA em junho deste ano e que controla a operação do Ponto Frio —, a nova empresa terá faturamento estimado, para 2009, de R$ 18,1 bilhões.

A nova corporação abarca três bandeiras, Casas Bahia, Ponto Frio e Extra Eletro, que serão preservadas — ao menos as duas primeiras. “São bandeiras que se destinam a públicos diferentes. A Casas Bahia é voltada para a classe C, D e E; o Ponto Frio, para B e C”, explicou o presidente do Conselho Administrativo do GPA, Abílio Diniz.

Ao todo, serão 1.053 lojas, com em média 1,3 mil m², o que somam quase 1,4 milhões de m² de área de vendas, além de faturamento médio superior a R$ 13,2 mil por m² ao mês. A megaempresa terá 28 centros de distribuição (CD), por volta de 62 mil funcionários, presença em 337 municípios e em 18 Estados — RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, GO, MS, MT, BA, RN, AL, SE, PE, PB, CE e PI.

“Essa associação contribui para que alcancemos um objetivo em comum entre as empresas envolvidas: queremos estar em todos os Estados do País e, se possível, em todos os municípios. Queremos crescer de forma inteligente e essa associação é sem dúvida um grande passo nesse sentido. Todos, sem exceção, ganhamos com essa nova empresa”, afirmou Diniz. É importante observar que, além das lojas físicas, as virtuais também foram envolvidas na associação e farão parte da nova empresa.