Procon-SP: 28% das lojas desrespeitam lei da entrega

Uma vistoria da Fundação Procon-SP, realizada em 164 estabelecimentos durante o mês de fevereiro, apontou que 28,6% não respeitam a Lei 13.747, que obriga os fornecedores a fixar data e turno para a entrega de produtos ou realização de serviços aos consumidores. O índice é menor que o verificado em novembro, quando 46 estabelecimentos foram autuados de um total de 71 vistoriados (64,8%). “É claro que ainda está alto, mas há um sinal de que os fornecedores estão se adequando a essa norma”, afirmou em nota Roberto Pfeiffer, diretor-executivo da fundação.

O órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania vai autuar as 47 empresas que descumpriram a lei serão autuadas e responderão processo administrativo – o valor da multa pode chegar a R$ 3,2 milhões. Entre as 155 lojas físicas pesquisadas, o problema mais recorrente foi com relação ao documento fornecido após a contratação, que não tinha identificação completa do estabelecimento, data ou turno para a entrega.

Já entre as nove lojas virtuais as maiores falhas foram a falta de informação para o consumidor escolher o período da entrega e a não realização do serviço na data estipulada.

A chamada “lei da entrega” entrou em vigor em 8 de outubro de 2009 e determina que as empresas fixem data e turno para a entrega de produtos e realização de serviços. Os turnos podem ser das 08h00 às 12h00, das 12h00 às 18h00 e das 18h00 às 23h00. O fornecedor ainda deve informar previamente as datas e turnos disponíveis e fica a critério do consumidor a escolha dentre as opções apresentadas.

Arruda vai se afastar do cargo para tentar liberdade

O governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), deve apresentar até amanhã (04/03) o pedido para prorrogar sua licença do governo do DF até o fim das investigações sobre o mensalão do DEM. Segundo um dos advogados do governador, o pedido de licença já estava decido e deve ser formalizado em breve. A expectativa é de que o documento será entregue aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), que vai julgar amanhã o habeas corpus de Arruda.

Na semana passada, o advogado Nélio Machado, responsável pela defesa de Arruda afirmou que mesmo que fosse solto pela Justiça o governador licenciado continuaria fora do governo até o fim das investigações da operação Caixa de Pandora. A decisão fazia parte da defesa do governador que queria mostrar ao STF que o governador não tem a intenção de atrapalhar as investigações.

“O que o move não é o desejo de voltar ao poder. O que o mobiliza é o desejo de se defender. Se defender em liberdade corresponde a uma regra firmada e acertada há muito tempo pelo Supremo Tribunal Federal. Ele nunca foi ouvido. O fato de ele não ser ouvido é extremamente grave” A carta deve ser distribuído aos 11 ministros do Supremo e é assinada pelo governador afastado e por seus advogados. No documento, Arruda assume o compromisso de manter o afastamento, mediante “licença da chefia do executivo do Distrito Federal”. O STF vai julgar amanhã (04/03) o pedido de habeas corpus do governador, que está preso desde o dia 11 de fevereiro.

Dentro da estratégia de Arruda, faz parte também o envio de uma carta à Câmara Distrital, em que o governador faz a mesma promessa: não retornar ao comando do governo se for libertado pela Justiça. Arruda resiste em renunciar ao cargo, embora saiba que uma decisão desse tipo facilitaria sua soltura, já que a prisão preventiva foi decretada porque ele foi acusado de usar o cargo para atrapalhar as investigações.

Apesar de afastado do cargo, Arruda não perderá o direito a foro privilegiado nos julgamentos do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que determinou a prisão do governador.

Campanha de Páscoa do Extra leva clientes para África do Sul

A Páscoa deste ano será verde, amarela e vermelha nas lojas do Extra. A bandeira do Grupo Pão de Açúcar, patrocinadora oficial da seleção brasileira desde setembro de 2009, desenvolveu campanhas e ofertas diferenciadas para fortalecer a torcida pelo hexacampeonato na África do Sul. A rede reforçou o estoque de produtos típicos da Páscoa para oferecer aos consumidores o melhor em ofertas, qualidade e variedade. Além disso, traz a campanha Oferta Páscoa Maluca, com variados ovos de chocolate com o melhor preço do mercado. A ação ocorrerá em todas as lojas do Extra até o dia 23 de março.

Além disso, o Extra desenvolveu também uma campanha que atingisse todas as idades e sonhos dos clientes. A ação intitulada ?Páscoa Extra, Prêmios Hexa?, válida entre os dias 2 de março e 5 de abril, sorteará seis viagens para África do Sul com direito a três acompanhantes, 30 TV?s LCD e 600 camisas oficiais da seleção brasileira.

A campanha é mais uma iniciativa do Grupo para fortalecer a torcida brasileira para os jogos da seleção esse ano. A mecânica consiste em: nas compras acima de R$ 60 incluindo dois produtos de Páscoa, que podem ser colombas, azeites, bacalhau e ovos de chocolate, nas lojas do Extra Supermercado, Extra Hiper e Extra Fácil, o cliente recebe um número da sorte para concorrer.

Postos, Extra Eletro e Extra.com.br também participam da ação e para concorrer basta realizar compras acima de R$ 60. Ao utilizar o cartão da bandeira, o cliente triplica suas chances de vencer.

A ?Páscoa Extra, Prêmios Hexa? traz outra novidade. O cliente que participar da ação, além de poder enviar o número da sorte via sms, terá disponível o novo portal do Grupo Pão de Açúcar para inscrição. O site interativo (www.torcidaextra.com.br) reunirá, além da promoção, informações sobre a seleção, jogos, vídeos e notícias sobre o evento na Africa do Sul.

Além disso, traz também ofertas do Extra, sorteios e jogos para fortalecer a comunicação com o internauta. A iniciativa faz parte das ações da nova área do Grupo Pão de Açúcar, GPA Digital, que pretende fortalecer a presença da marca na plataforma online.

Projeto “Rua de Lazer” divulga programação de março

No mês de março, o Shopping Barra, em Salvador, dá continuidade à parceria com a Prefeitura de Salvador, patrocinando o projeto Rua de Lazer, que ocorre o ano inteiro em frente ao Farol da Barra, com programação especial e gratuita para toda a família, sempre aos domingos.

Para dar início às atividades, nesse domingo (07/03), uma aula de Tai Chi Chuan acontece às 08h00, seguida de apresentação de dança do ventre às 09h00, e de aula de ginástica e alongamento às 10h00. Quem passar pelo local poderá conferir ainda uma apresentação feminina de artes marciais da Academia Edson Carvalho às 10h30, e curtir uma aula de dança de verão às 11h00. Já nos dias 14 e 21, a partir das 08h30, será realizada a oficina “Brincadeiras do tempo dos meus pais”, com corridas de saco, amarelinha, pega-pega e outros jogos infantis. Para encerrar o mês, no dia 28, adultos e crianças poderão participar de uma aula de Tai Chi Chuan às 08h00, e assistir a um show de palhaço às 11h00, em comemoração ao Dia do Circo. Além disso, haverá programação temática com aulas malabares, trapézio e monociclo, a partir das 09h30.

Em todas as edições do Rua de Lazer também acontecem oficinas de artes para crianças, brincadeiras na cama elástica e jogos de dominó, dama, vôlei e futebol, sempre entre 08h00 e 12h00. Durante o período, uma equipe de técnicos de enfermagem da Prefeitura também estará no local, verificando a pressão dos transeuntes.

Shopping Neumarkt recebe Programa de Educação Previdenciária

Até a próxima sexta-feira (05/03), o público do Shopping Neumarkt, em Blumenau (SC), pode esclarecer dúvidas e receber informações importantes sobre os direitos e deveres em relação à Previdência Social e proteção social aos cidadãos. A ação faz parte do Programa de Educação Previdenciária, do Governo Federal.

Um dos serviços oferecidos é a simulação de contagem do tempo de contribuição para requerer a aposentadoria. O atendimento da equipe acontece no pavimento térreo, em frente à loja Filomena, das 10h00 às 18h00. A ação no Neumarkt faz parte das comemorações dos 87 anos da Previdência Social, promovida pela agência de Blumenau, e inclui ainda distribuição de folhetos informativos.

Mais informações pelo telefone 135 (Central da Previdência) ou ainda no site www.previdencia.gov.br.

Avião da Presidência com brasileiros no Chile chega a São Paulo

O avião reserva da Presidência da República que retornova do Chile com aproximadamente 30 brasileiros aterrissou por volta das 02h30 da madrugada desta terça-feira (02/03) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

Segundo informações da assessoria e da central de informações do aeroporto, o avião pousou no pátio militar. Logo após, os passageiros foram levados para o setor de desembarque internacional do aeroporto. Segundo informações do Aeroporto Internacional de Guarulhos, não houve muita movimentação de familiares. Às 03h15 grande parte dos brasileiros regastados já havia ido embora. O presidente não estava à bordo do avião reserva segundo informou a central de informações do aeroporto.

No início da noite, o Itamaraty informou, por meio de sua assessoria, que a disponibilidade de lugares no avião reserva motivou a decisão de trazer os brasileiros. Entre os passageiros, estão parte de um grupo de escritores que participavam de um congresso em Santiago, além de idosos, gestantes e crianças.

Centenas de pessoas morreram após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado (27) no Chile. A contagem de corpos passa de 700, e o número de afetados chega a 2 milhões, segundo o governo. A presidente Michelle Bachelet declarou “estado de catástrofe” no país.

O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Por isso, foi enviado um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador. Segundo fontes oficiais, o terremoto aconteceu às 03h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília). O número de vítimas mortais e de feridos pode aumentar.

Os danos materiais do terremoto ainda estão sendo avaliados. O muro de uma prisão veio abaixo com o abalo sísmico, o que causou a fuga de mais de 200 detentos na cidade de Chillán, a 401 quilômetros de Santiago. O aeroporto internacional de Santiago chegou a ser fechado devido a alguns danos em suas instalações, e várias pontes ficaram danificadas. A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população.

Em alguns lugares, falta água potável. Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 km ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar. De manhã, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.

O terremoto ocorreu poucos dias antes de completar 25 anos do sismo que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

Farm lança coleção outono inverno 2010

Muito mais que roupas e acessórios, a grife carioca Farm lançou ontem (01/03) uma coleção inspirada no amor. Além de brindar as clientes com produtos únicos, a grife garante uma esfera apaixonante para a estação mais fria do ano. Desde informações disponibilizadas no blog e site, até a montagem das vitrines com flores e lembranças de momentos especiais. Tudo remete ao mais nobre dos sentimentos.

Conhecida por lançar peças coloridas e que são a cara do verão carioca, a Farm aposta neste ano em roupas mais quentes para a próxima estação. A marca ousou trazendo uma coleção marcante em homenagem ao amor. Corações, beijos, brasões, cavalos alados, estampas inspiradas nos traços delicados dos papéis de carta japoneses, decoram as peças desse universo de amor e sonhos. O brilho dos olhos e das estrelas vem nas aplicações e paetês. Nas bijoux ele está na mistura de banhos de metais, nas pérolas e cristais. A inspiração militar combinada com rendas, tules e organza comprova que os opostos se atraem.

Os personagens Disney também entraram no clima e, dessa vez, as estampas trazem os casais mais queridos em doces cenas de beijo. Tem a Bela e a Fera, a Dama e o Vagabundo, Bambi e sua amiga Flor, Zé Carioca com a sua namorada Rosinha, entre outros.

Não tem como negar que as rosas representam muito bem as mais diversas formas de amor. A cada mês, a loja localizada no Shopping Mueller, em Curitiba, receberá um arranjo de cor diferente, cada um com significado especial. Vermelho é paixão, rosa é carinho e lilás é amor à primeira vista.

Como friozinho e chocolate também têm tudo a ver, a Farm fez uma parceria com o bombom Sonho de Valsa. Irresistível como um romance perfeito, não podia ficar de fora desta coleção. Uma parceria que vai render muitas surpresas e bombons na loja durante todo o inverno.

Grupo Pão de Açúcar cria núcleo digital

O Grupo Pão de Açúcar anuncia a criação da GPA DIGITAL, uma área inteiramente dedicada aos relacionamentos, negócios, produtos, serviços e processos realizados pela empresa por meio da mídia virtual e que tem como objetivo expandir a interação de suas marcas na internet. Com investimentos de R$ 10 milhões para este ano, o projeto, que teve início em agosto de 2009 e foi estruturado como área em janeiro deste ano, conta com 16 profissionais de marketing e de tecnologia da informação, que passam a atuar de maneira integrada, unindo diferentes escopos de trabalho.

A criação da GPA DIGITAL tem como propósito antecipar as necessidades e as tendências que ocorrem no mundo virtual e acompanhar o crescimento dos usuários dessas mídias. “Com o crescimento das redes de relacionamento e a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e marcas, entendemos a necessidade de promover uma maior interação do Grupo com o meio digital. Essa atuação será suportada por estratégias de longo prazo, que atendam as expectativas geradas pelas novas gerações e mídias, além da própria demanda decorrente da expansão da empresa em seus diversos ramos de negócio”, declara Hugo Bethlem, Vice Presidente Executivo do Grupo.

A GPA DIGITAL busca gerar relacionamento e fidelização por meio da identificação de oportunidades resultantes das manifestações dos clientes sobre as marcas da Companhia e promover maior interação com eles. Adicionalmente, está prevista maior exposição das marcas – o núcleo irá cuidar de todas as marcas do Grupo (Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio, CompreBem, Sendas e Assai) e das ações realizadas pelas áreas corporativas, incluindo as políticas e causas socioambientais do Grupo, que serão desenvolvidas dentro de uma estratégia de comunicação 360º, respeitando as especificidades dos modelos, o posicionamento das bandeiras e com propósito de gerar valor para os clientes e para o negócio.

Estão sob coordenação dessa área: o monitoramento das redes sociais e conseqüentemente encaminhamento e recomendação das ações às áreas demandantes (ex.Casa do Cliente, comercial, marketing, operações etc); a atualização e construção dos sites da companhia; a manutenção e fortalecimento das marcas na plataforma online; a integração das ações online e offline (promoções, interações e etc); e a implantação da estratégia de mobile marketing. Como conseqüência dessas ações a expectativa é gerar maior engajamento de consumidores, colaboradores em uma plataforma de relacionamento, inovação e de negócios via internet.

Uma das primeiras ações já realizadas pela GPA DIGITAL é a atualização dos sites corporativos da companhia. Até o ano passado, o Grupo Pão de Açúcar contava com 28 sites (URLs), com perfis totalmente expositivos e independentes. A partir de um diagnóstico de oportunidades, o núcleo identificou a necessidade de promover a unificação de alguns portais, totalizando 13 sites , com posicionamento e características aderentes e/ou complementares, como é o caso do programa Mais e o Pão de Açúcar Delivery.

Paralelamente, para atualização às novas tendências da mídia digital, os novos sites receberão novo layout e tecnologias que promovem maior colaboração e troca de conteúdos, além da maior presença das marcas nas redes sociais. “O conteúdo até então gerado pela companhia evolui do sistema broadcast para um formato que permite total interação inter e entremeios”, destaca o executivo.

Além da reformulação dos sites, o GPA DIGITAL, através da E-Life, já iniciou o trabalho de monitoramento dos conteúdos que circulam na internet, incluindo as redes sociais, blogs etc envolvendo suas marcas e negócios. Esse trabalho inclui uma análise retroativa de todo o ano de 2009 e tem como principal objetivo identificar oportunidades de melhorias no relacionamento, na operação das lojas, produtos entre

Franchise Store apresenta franquias de até R$ 150 mil

A Franchise Store, primeira loja para venda de franquias, promove nesta quarta-feira (03/03), encontro para investidores dispostos a empreendimentos de até R$ 150 mil. O evento contará com a presença do sócio-diretor da FS, Marcos Hirai, que vai apresentar dados do setor de franquias e esclarecer dúvidas do público.

As marcas apresentadas serão Jardim Espresso, Mr.Mix, Planet Chokolate, Nutty Bavarian, Mr.Pretzels, Alps, CNA, ERA, Farmais, Flashop, Flytour, Hoken Store, Instituto Embelleze, Linha e Bainha, Mahogany, Microlins, Number One, People Computação, SKILL e Wizard.

Mais informações e inscrições devem ser feitas pelo telefone: (11) 3729-2093.