Clientes que compraram pacotes para o Chile podem solicitar o cancelamento da viagem sem multa

Algumas agências de turismo oferecem aos clientes que compraram pacotes para o Chile a opção de cancelar a viagem sem nenhum tipo de multa. Outra opção apresentada pelas empresas é a alteração do destino, além do adiamento da viagem. Muitos clientes já compraram pacotes para o feriadão da Páscoa, no fim do mês.

Segundo Wagner Lopes, presidente da Calcos Brasil, operadora que monta e vende pacotes para diversas agências de viagem, todos os consumidores que compraram pacotes para o Chile através de agências parceiras têm a opção de mudar o destino da viagem, adiá-la ou cancelar o pacote sem nenhum tipo de multa. Caso o consumidor opte pela alteração do destino, deverá ficar atento ao valor da tarifa da nova rota. Se a tarifa for mais cara, o consumidor terá de pagar a diferença; se o valor for inferior ao destino anteriormente contratado, o cliente ficará com um crédito que poderá ser usado em viagens futuras.

De acordo com Lopes, a procura por pacotes para o país andino caiu quase que a zero para viagens programadas para antes do meio do mês de abril. ?Não estamos vendendo nada para antes do dia 10 de março. Queremos esperar para que a situação no aeroporto de Santiago se normalize completamente?, disse.

?Vários passageiros já ligaram para cancelar a viagem, principalmente os que tinham voo marcado para antes do dia 15 de março. Muitos querem saber a nossa opinião e estamos orientando os consumidores com embarque para a próxima semana que esperem até o sábado para ver qual será a situação do aeroporto?, afirmou Lopes. Ele também disse que todos os voos marcados para esta semana foram cancelados com a autorização dos clientes.

No caso da CVC Viagens, a carta de crédito para alterar o destino do pacote tem validade de um ano. A agência também aceita o pedido de adiamento da viagem e, caso o cliente queira cancelar o pacote, a solicitação de reembolso será analisada caso a caso. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, ainda não foi feito um levantamento com o número de pessoas que já demonstraram a intenção de cancelar a viagem, mas informa que os próprios agentes estão ligando para os passageiros para sugerir a troca de destino. A CVC também parou de vender pacotes para o Chile.A agência acredita que dentro de duas semanas as vendas devem ser retomadas.

Caroline Cursino, agente de viagem da agência PontesTur, relata que desde sábado (27/02) cinco pessoas já solicitaram informações sobre o procedimento caso não queiram viajar ao país andino na Páscoa. Ainda assim, nenhum cliente resolveu alterar a viagem até o momento.

A Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) informou que é importante neste momento que as agências evitem a venda de pacotes turísticos para o Chile até que se faça uma avaliação exata dos prejuízos. A entidade também orienta as agências a negociar com os consumidores o cancelamento ou o adiamento das viagens sem nenhum tipo de custo extra.

Porém, a preocupação principal da Abav neste momento são os turistas brasileiros que não conseguem voltar do Chile e com os chilenos que não conseguem deixar o Brasil, já que os aeroportos chilenos continuam fechados. Segundo a assessoria de imprensa da associação, uma carta foi encaminhada para a companhia aérea Lan Chile solicitando que não fossem cobradas taxas indevidas aos passageiros que tenham que remarcar a volta.

No caso dos chilenos que permanecem no Brasil, a Abav informou que pediu para as prefeituras das cidades que abrigam estes turistas que assumam o custo de hospedagem e alimentação dos que não tenham condições financeiras de fazê-lo. Os aeroportos chilenos estão fechados desde o último sábado, quando um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu o país e deixou mais de 700 mortos.