Fenabrave diz que não precisa mais de IPI reduzido

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) Sérgio Reze, se diz otimista com o desempenho do mercado automotivo em 2010 e acredita que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não é mais necessária. O benefício fiscal termina no fim deste mês. “Não vemos a possibilidade de que o IPI reduzido seja mantido. O desconto se esgotou em função do crescimento vigoroso da economia”, afirmou hoje (04/03).

Além das condições macroeconômicas favoráveis, Reze acha que as vendas de veículos terão o estímulo das promoções “agressivas” por parte das montadoras. “A competição acirrada motivará o mercado”. Embora considere que o mercado não precisa mais se amparar no IPI reduzido, Reze acredita que março, último mês de vigência do incentivo, deverá ter vendas “bem superiores às de janeiro e fevereiro”.

A indústria registrou no mês passado o melhor fevereiro de todos os tempos, com 211.371 automóveis e comerciais leves comercializados. Os emplacamentos de 413.122 unidades no bimestre também foram recorde para o período. O dirigente da Fenabrave se queixou das exigências das instituições financeiras na liberação de empréstimos para motocicletas. “Os bancos não podem colocar exigências que não têm condições de ser cumpridas pelo tomador”, expressou Reze a jornalistas.

Em conjunto com representantes do Sindicato de Motofretistas de São Paulo, a Fenabrave pediu ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que este solicitasse à Caixa flexibilidade nos critérios para a concessão de empréstimo aos motociclistas. Reze disse que recorreu a Lupi pelo fato de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) serem alocados no banco. “Mas a Caixa acabou dizendo que teria de cumprir as mesmas exigências. Banco não faz caridade”, comentou.

As vendas de motos em fevereiro caíram 0,57% ante janeiro, para 120.832 unidades. Porém, subiram 13,2% ante fevereiro de 2009. Foi o segundo melhor fevereiro da história deste segmento, perdendo apenas para 2008 (139.112 unidades). No primeiro bimestre, o comércio de 242.360 motocicletas no País também foi o segundo melhor para o período, ficando somente abaixo do de 2008 (284.702 motos).

Setor calçadista pede manutenção de sobretaxa para produtos chineses

O setor calçadista está pedindo a integrantes do Governo Federal que mantenham a sobretaxa de US$ 12,47 por par de calçados chineses vigente desde setembro do ano passado, informou nesta quarta-feira (03/03) o vice-presidente da Frente Parlamentar do setor, deputado José Paulo Tóffano (PV/SP). A sobretaxa foi estabelecida em setembro de 2009 devido à prática de dumping por parte da China, que se caracteriza pela exportação de bens para outros mercados com preços inferiores ao praticado no país de origem. O dumping é considerado desleal pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Se não for renovada, a sobretaxação termina na próxima segunda-feira (08/03).

Em setembro do ano passado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que anunciou a sobretaxação, informou que o direito antidumping é uma “medida clássica de defesa comercial utilizada para evitar que produtores nacionais sejam prejudicados por importações desleais”. “Queremos que isso [sobretaxa de US$ 12,47 por par de calçados chineses] seja mantido pelos próximos cinco anos. Com a medida, as empresas calçadistas começaram a contratar no Brasil inteiro. Nesses seis meses, foram criados 15 mil postos de trabalho no setor. Com a medida, deixaram de ser importados cerca de 30 milhões de pares de calçados da China”, informou Tóffano a jornalistas.

Segundo ele, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), composto por integrandes de vários ministérios, deve se reunir nos próximos dias para avaliar a manutenção da sobretaxa de calçados chineses. Se houver unanimidade, Tóffano informou que a medida entra em vigor assim que aprovada, sem que precise passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) – fórum que reúne ministros de Estado.

Torneio de badminton será disputado dentro de um Shopping em Santos

O Shopping Parque Balneário, na cidade de Santos, no litoral paulista, será o palco de um dos principais torneios de badminton do estado. A Federação de Badminton do Estado de São Paulo (Febasp) realizará neste final de semana (06 e 07/03) a terceira edição do Master Cultura Inglesa, que reunirá os melhores atletas do país. O evento também faz parte das comemorações de 25 anos da modalidade no país.

O badminton, segundo esporte mais praticado no mundo, desperta muita curiosidade nos brasileiros, principalmente por ser uma modalidade olímpica praticada com raquete e peteca.E esse torneio se torna ainda mais interessante por ser disputado dentro de um shopping. ?O objetivo dessa competição é divulgar e massificar a prática da modalidade?, disse o presidente da Febasp, Manoel Gori.

A competição, que chega à sua terceira edição, terá a participação de 25 atletas e será disputada nas categorias simples masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. A premiação total será de R$ 6.000,00, sendo R$ 1,2 mil para cada modalidade.

Um dos favoritos na competição é Guilherme Kumasaka, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro/2007, principal resultado internacional da modalidade. ?Esse torneio é muito importante para a divulgação do esporte. O badminton já chama muita atenção pela sua velocidade (chega até a 350km/h em uma ?smash?), por ser parecido com outros esportes como o tênis, peteca, frescobol e por ser uma modalidade olímpica. E essa competição dentro do shopping, tem uma energia muito boa, deixa o público ainda mais curioso e as pessoas que assistem acabam conhecendo e se identificando com o badminton?, comentou o jogador.

Kumasaka disputará o torneio nas duplas mistas ao lado de Fabiana Silva. ?Nós jogamos juntos há alguns anos, treinamos no mesmo clube e temos uma boa sintonia. Vamos tentar fazer uma boa apresentação e buscar esse título. Além disso, o Torneio Master Cultura Inglesa também servirá como preparação da Fabiana para os Jogos Sul-Americanos, na Colômbia?, concluiu Guilherme Kumasaka, que tem 32 anos e é jogador e treinador do Clube Atlético Paulistano.

Outro destaque do torneio será a participação do atleta Thomas Moretti, uma das jovens promessas do badminton brasileiro. No ano passado, ele foi campeão pan-americano juvenil, em Porto Rico, na categoria sub-19 e disputou o Mundial Júnior, na Malásia. A quadra de badminton já está montada na praça de eventos do Shopping Parque Balneário. Até amanhã (05/03), as pessoas poderão jogar gratuitamente durante o horário de funcionamento do shopping.

Frans Café inaugura duas lojas no Rio de Janeiro

Com criatividade e confiança no investimento, os cariocas apostam seu espírito empreendedor na rede de franquias Frans Café Franchising. Só no mês de março, duas novas lojas começam a funcionar no estado do Rio de Janeiro: uma no bairro da Barra da Tijuca, na capital; e outra na cidade de Niteroi, na Grande Rio.

A nova loja na Barra da Tijuca é terceira da rede Frans Café na região. Hoje, o local é um dos bairros mais movimentados do Rio de Janeiro. Isso por que nos últimos anos tem sido considerado o centro gastronômico e de entretenimento da capital. Já a cidade de Niteroi, que tem o terceiro IDH do Brasil, ganhará a primeira unidade da rede.

Para Alshop, Semana Internacional da Mulher terá aumento de 7% nas vendas

Ações promocionais desenvolvidas por lojistas e shoppings, além da abertura de novos estabelecimentos dirigidos ao público feminino serão os grandes responsáveis

Março é o mês da mulher. E a semana internacional de homenagem à elas, de 8 a 12 de março, promete resultar em um incremento de aproximadamente 7% nas vendas de shoppings de todo o Brasil, em comparação ao mesmo período de 2009.

Para estimular o comércio no setor, centros de compras e lojistas utilizarão de diferentes mecanismos para aproximar as clientes dos empreendimentos, como a instalação de postos de beleza que contarão com a presença de maquiadores e cabeleireiros profissionais para cuidar da beleza de todas; além de shows de artistas femininas; sorteio de brindes; sem contar as liquidações de roupas, calçados, perfumes e joias, eternas paixões das mulheres. A estimativa é de que o consumidor gaste até R$ 100 em presentes no período.

“O varejo sabe da importância do sexo feminino nas vendas em shoppings e lojas, e a Semana Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade de atraí-las ainda mais para o centro de compras, pois muitas certamente passarão grande parte do dia nos empreendimentos, gerando lucro também para as empresas que não tem especificamente a mulher como público-alvo”, comenta Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Sobre a Alshop

No ano em que completa 16 anos de existência, a associação firma-se como principal entidade representativa do varejo de shopping e elo entre lojistas, empreendedores, poder público e demais segmentos da economia, visando o fortalecimento e a capacitação do setor.

Criada em novembro de 1994 e presidida desde então pelo administrador de empresas Nabil Sahyoun, a entidade é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), conta com 17 mil associados no Brasil, e representa hoje cerca de 95 mil empresários nos 711 shoppings instalados no País.

Por meio da Alshop, os associados contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica; como assessoria jurídica, acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade, envio de exemplares da associação, concessão de descontos em alguns eventos promovidos pela Alshop, tudo visando um maior desenvolvimento e integração entre os profissionais varejistas.

A entidade dispõe ainda de efetivos canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a tradicional Revista Alshop Notícias, além do Portal Alshop (www.alshop.com.br), interativo, dinâmico, com informações diárias e atualizadas sobre todos os acontecimentos de destaque do varejo, e contando ainda com a participação de empresários e executivos do setor em geral, encabeçando discussões de interesse do segmento.

Informações para Imprensa
Thiago Paes
Assessoria de Imprensa Alshop
Assoc. Bras. de Lojistas de Shopping
Tel. (11) 3284-8493 Cel. (13) 9772-5859
imprensa@localhost

Construção de shopping no estado do RJ começa em maio

Um dos sócios da PátioMix, empresa que desenvolve shoppings de pequeno e médio porte, Leonardo Matheson, informou na tarde de ontem (03/03) que o município de Resende (RJ) ganhará até o próximo ano mais um espaço comercial. Trata-se do Shopping PátioMix Resende, que ocupará uma área de 30 mil m² de um terreno que incluiu os 11 mil m² já ocupados pelo Hipermercado Rosado, localizado na entrada da cidade. A previsão é de que o novo shopping tenha mais de 120 lojas satélites, seis âncoras e mega-lojas, quatro salas de cinema Multiplex e dois restaurantes, praças de eventos e de alimentação. A construção tem previsão de início para o próximo mês de maio.

Segundo Matheson, além do interesse confirmado de algumas das principais marcas do varejo nacional, como C&A, Marisa, Centauro, Ponto Frio, McDonald?s, Bob?s, Giraffas, Spoletto, Mr.Cat, O Boticário e Livrarias Nobel, entre outras, o shopping terá ainda a ancoragem do Auto Serviço Rosado, maior operação de varejo da região e que já está em funcionamento.

?O shopping traz para Resende e região uma oferta completa e estruturada de moda, serviços e entretenimento. As lojas satélites que estão sendo comercializadas medem 30, 40 ou 50 metros quadrados, podendo ser ainda maiores, dependendo da disponibilidade de espaço. Além disso, o PátioMix Resende será acoplado ao Hipermercado Rosado, que já está em funcionamento com a maior operação de varejo da região?, aponta Leonardo.

Ele explicou que serão investidos mais de R$ 60 milhões na construção do novo shopping, que tem uma estimativa de atender um público de mais de 200 mil habitantes, atingindo um mercado com potencial de consumo estimado em aproximadamente R$ 1,8 bilhão, segundo o IPC-Target.

?Como estamos focados na região Sudeste, fizemos uma lista de municípios com 100 a 200 mil habitantes. Resende foi uma destas cidades que figuraram na listagem, sendo que ela foi escolhida devido o potencial de crescimento, com a implantação de várias indústrias, como a Votorantim?, diz um dos sócios da PátioMix, salientando que a localização próximo à Rodovia Presidente Dutra e de outros municípios da região Sul Fluminense foi um dos fatores preponderantes. ?Além de Resende ter um potencial de grande desenvolvimento, a sondagem apresentou que a área escolhida para a construção do novo shopping ficaria bem localizada, uma vez que o município está no eixo Rio ? São Paulo, cujo fluxo de veículos estimado é de mais de 100 mil veículos por dia. Uma localização única e privilegiada que garante alta visibilidade e fácil acesso para o fluxo de veículos e pessoas que circulam na área de influência do projeto e público flutuante da rodovia. Também foi levada em consideração a existência de várias cidades próximas ao município e de fácil acesso?, conta.

A previsão é de que as obras de construção do PátioMix tenham início em maio. ?A construção é rápida. Ainda mais que a área localizada ao lado do hipermercado já tem toda a infraestrutura necessária para iniciar as obras. A previsão é de que o novo shopping seja construído em dez meses e de que ele seja inaugurado em abril de 2011?, informa.

Lojas do Campinas Shopping oferecem até 70% de desconto

As lojas do Campinas Shopping, no interior paulista, vão queimar os estoques na nova liquidação ?Ponto Mix?, que acontece de 4 a 7 de março, com descontos de até 70% em roupas, calçados e acessórios da coleção primavera/verão 2010. As lojas de perfumaria, telefonia celular, eletrônicos, brinquedos, livraria, ótica e as lojas da praça de alimentação também estarão com promoções e descontos especiais para essa data.

A liquidação, que acontece em 18 shoppings da rede BR Malls, é um sucesso em todas as cidades e será realizada pela segunda vez em Campinas. “Queremos mostrar que é possível comprar peças bonitas, na moda, com preços bem mais em conta?, explica a gerente de marketing Camilla Azeredo.

Dia da Mulher: Shopping Frei Caneca presenteia consumidoras

No mês da mulher, o Shopping Frei Caneca, em São Paulo, preparou uma campanha recheada de presentes para todos os gostos e estilos. Até o dia 31 de março, mulheres acima dos 18 anos podem ganhar bolsas, colares ponto de luz, vale-compras de R$ 100,00 em joalheria, necessaire, drinks de café, kits e cestas de produtos de beleza, entre outros, ofertados por lojistas do shopping.

Para participar, a cliente precisa estar cadastrada no Programa de Fidelidade do empreendimento ou se credenciar na hora, em balcão localizado no 1º Piso. A adesão é gratuita e os presentes serão entregues por meio de critérios de relacionamento. Quanto mais a consumidora se relacionar com o shopping, mais chances têm de ganhar. As mulheres contempladas receberão o voucher respectivo ao presente no Balcão Fidelidade e trocarão por um dos presentes nas lojas apoiadoras da campanha.

O Shopping Frei Caneca fica na Rua Frei Caneca, 569. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h00 às 22h00; domingos e feriados, das 14h00 às 20h00.

Alameda Shopping sedia Festival de Teatro Infantil em março

Nos finais de semana de março, o Alameda Shopping, em Brasília, recebe quatro grupos artísticos, que serão responsáveis pelas edições do Festival de Teatro Infantil ao longo do mês.

Para iniciar as apresentações, o centro de compras convida a Cia.Neia e Nando e o mágico Tio André. No sábado (06/03), a companhia teatral apresenta o espetáculo “A Roupa Nova do Rei”. No domingo (07/03), é a vez do mágico Tio André. O artista usa cartas, lenços, cartolas e baralhos, além de realizar, também, a aparição de bichos, como coelhos e periquitos. Os espetáculos acontecem a partir das 16h00, na Praça Central do shopping.A entrada é franca.

Confira a programação de março: 06/03 A Roupa Nova do Rei Teatro Cia.Neia & Nando 16h00; 07/03 Tio André Mágica Tio André 16h00; 13/03 Dengos, a Mosquita Teimosa Teatro Cia. Neia & Nando 16h00; 14/03 O Circo Popular dos Irmãos Saúde Circo Irmãos Saúde 16h00; 20/03 A Revolta dos Brinquedos Teatro Cia. Neia & Nando 16h00; 21/03 O Palhaço Mandioca Frita Circo Mandioca Frita 16h00; 27/03 O Mágico de Oz Teatro Cia. Neia & Nando 16h00; 28/03 O Circo Popular dos Irmãos Saúde Circo Irmãos Saúde 16h00.