Ministério vai avisar por e-mail data de vacinação contra gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (04/03) que criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra a influenza A (H1N1), ou gripe suína. Para receber o aviso, será preciso se cadastrar no portal da pasta (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, data em que a imunização começa no país.

Na primeira etapa, que vai até o dia 19, a vacinação ocorre para profissionais da saúde e povos indígenas. Do dia 22 de março ao dia 2 de abril, serão imunizados gestantes, doentes crônicos (veja lista abaixo) e crianças de seis meses a dois anos. Jovens de 20 a 29 anos devem receber a vacina entre os dias 5 e 23 de abril; idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas, de 24 de abril a 7 de maio; e adultos de 30 a 39 anos, de 10 a 21 de maio. Apenas os grupos mencionados acima, considerados prioritários para prevenção da doença pelo governo, serão vacinados. “Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, Estados e municípios e entidades de classe.

Os critérios para definição levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte”, informa comunicado do Ministério. Idosos sem doenças crônicas só serão vacinados contra a gripe sazonal. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, espera que pelo menos 91 milhões de brasileiros deverão ser imunizados em dois meses.

Saiba quais as doenças crônicas consideradas para a vacinação: ? Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); ? Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); ? Asmáticos (formas graves); ? Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; ? Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); ? Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); ? Diabetes mellitus; ? Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); ? Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); ? Doença hematológica (hemoglobinopatias); ? Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki); ? Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; ? Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Poupança tem melhor fevereiro desde 1995, diz BC

A poupança registrou em fevereiro o décimo mês seguido de captação líquida positiva, ou seja, os depósitos foram maiores do que as retiradas, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (04/03). Esse foi o melhor resultado registrado para meses de fevereiro desde o início da série histórica, em janeiro de 1995.

No mês passado, a captação líquida foi de R$ 2,327 bilhões, resultado da diferença entre depósitos no total de R$ 80,605 bilhões e saques de R$ 78,277 bilhões. Em fevereiro do ano passado, o captação líquida foi de R$ 751,395 milhões. O relatório do BC se baseia em dados do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que destina recursos ao setor imobiliário, e da poupança rural.

No caso do SBPE, a captação líquida foi de R$ 1,856 bilhão, com depósitos de R$ 69,240 bilhões e retiradas de R$ 67,384 bilhões. A poupança rural apresentou captação líquida de R$ 471,485 milhões, com depósitos de R$ 11,365 bilhões e saques de R$ 10,893 bilhões.

O aumento das aplicações em poupança ocorre em momento de baixa da taxa básica de juros, a Selic, que está em 8,75% ao ano. Mas a expectativa de analistas do mercado financeiro é que a Selic chegue a 11,25% ao final de 2010. Com a alta, cai a atratividade da poupança em relação a fundos de investimento de renda fixa. A remuneração da poupança é a Taxa Referencial (TR) mais 0,5% ao mês.

Produção industrial tem em janeiro melhor resultado desde 1995

O mercado interno e uma melhora na economia internacional estimularam a recuperação de estoques e as exportações de bens intermediários, levando a produção industrial brasileira a crescer em janeiro após dois meses de queda que representaram um período de acomodação.

A produção cresceu 1,1% sobre o mês anterior e saltou 16% em relação a igual mês de 2009, no melhor janeiro desde 1995 na comparação anual, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (04/03). Os números ficaram em linha com a mediana das previsões de analistas. O IBGE revisou ligeiramente para cima o dado de dezembro, de uma queda inicialmente divulgada de 0,3% sobre novembro para recuo de 0,2%.

Apesar dos dados mais firmes, informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) não apontam pressões inflacionárias. O nível de utilização da capacidade instalada diminuiu levemente em janeiro para 81,4%, ante 81,5%, segundo dados dessazonalizados. “(O dado) ainda está aquém dos picos de uso da capacidade que observamos em meados de 2008, cerca de 1,5 a 2 pontos percentuais, o que significa que há espaço para aumentar a produção, sem gerar pressões no meio do setor industrial”, disse Flávio Castelo Branco, gerente-executivo de política econômica da CNI.”Estamos tranquilos que a recuperação do próprio investimento já vem dando sinais claros de retomada.

” O IBGE detalhou que em janeiro sobre dezembro, 14 dos 27 setores industriais tiveram aumento da produção, com destaque para Produtos de metal (12%), Material eletrônico e de comunicações (14,3%) e Bebidas (8,1%). Entre as categorias de uso, o segmento de bens intermediários, o mais importante da indústria nacional com peso de aproximadamente 55%, cresceu 2% ante dezembro. Foi a 13ª taxa positiva consecutiva e, nesse período, o segmento acumula alta de 22,5%. Bens de consumo duráveis avançaram 8,6%, e bens de consumo semi e não duráveis subiram 0,4%, enquanto a produção de bens de capital caiu 0,1%. Na comparação com o ano passado, todas as categorias de uso tiveram expansão, sendo que bens intermediários subiram 20,2%, a terceira taxa positiva seguida. “Essa sequência de taxas positivas ao longo de 2009 e na abertura de 2010 responde a um cenário de normalização de estoques e alguns setores exportadores também começam a melhorar.

Isso ajuda de forma significativa no resultado industrial”, disse o economista do IBGE, André Macedo.

A produção de bens de consumo duráveis cresceu 36,4%, bens de capital avançaram 12,8% e bens de consumo semi e não duráveis, 5,8%. O segmento de bens intermediários, após a sequência de resultados, é o que está mais perto do pico da produção industrial observado em setembro de 2008. Os intermediários estão apenas 0,8% abaixo do patamar recorde, ao passo que os bens de capital ainda se encontram 11,6% abaixo do nível máximo histórico.

Macedo, do IBGE, lembrou que na comparação entre os meses de janeiro, a produção de automóveis cresceu 30,6%, a de celulares 59,7% e a de eletrodomésticos 41,5%. Parte desses resultados, segundo o IBGE, se deve à base de comparação deprimida. “O mês de janeiro suplanta e compensa parte das perdas observadas na acomodação nos meses de novembro e dezembro”.

Ponto Mix fecha promoções de verão

Os shoppings Metrô Santa Cruz e ABC, em São Paulo e Santo André respectivamente, realizam de 5 a 7 de março o Ponto Mix, última liquidação de Verão que marca a troca de coleções das lojas. Com até 70% de desconto, os produtos em oferta estão identificados com um ponto amarelo, em referência ao slogan da campanha: ?onde tem ponto, tem desconto?. A expectativa dos lojistas dos dois empreendimentos é de crescimento de 10% a 20% com essa queima de estoques.

?Tradicionalmente, participamos do Ponto Mix, pois sabemos que os clientes aproveitam essa queima de estoque, principalmente pela variedade de produtos a preços muito abaixo do mercado. Na Poderoso Timão, esperamos incremento de até 10% nas vendas, uma vez que já separamos até camisas oficiais com descontos de até 50%?, destaca Cleber Oliveira, proprietário da loja no Shopping ABC.

Rodrigo Sakata, gerente da grife Ellus no Shopping Metrô Santa Cruz está ainda mais otimista. ?Esperamos crescimento de 20% durante nessa queima de estoque. Para isso, vamos receber os com ações especiais, incluindo brindes, frisante e DJ?, destaca.

Participam da promoção marcas como: M.Officer, PBKids, Polishop, Saraiva, Zelo, PUC, Collins, Deny Sports, Gregory, Lilica & Tigor, Mahogany e Poderoso Timão. O Ponto Mix é uma ação conjunta dos shoppings da BRMALLS, maior empresa do setor, que administra outros 34 empreendimentos no país.

Fenabrave diz que não precisa mais de IPI reduzido

O presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) Sérgio Reze, se diz otimista com o desempenho do mercado automotivo em 2010 e acredita que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não é mais necessária. O benefício fiscal termina no fim deste mês. “Não vemos a possibilidade de que o IPI reduzido seja mantido. O desconto se esgotou em função do crescimento vigoroso da economia”, afirmou hoje (04/03).

Além das condições macroeconômicas favoráveis, Reze acha que as vendas de veículos terão o estímulo das promoções “agressivas” por parte das montadoras. “A competição acirrada motivará o mercado”. Embora considere que o mercado não precisa mais se amparar no IPI reduzido, Reze acredita que março, último mês de vigência do incentivo, deverá ter vendas “bem superiores às de janeiro e fevereiro”.

A indústria registrou no mês passado o melhor fevereiro de todos os tempos, com 211.371 automóveis e comerciais leves comercializados. Os emplacamentos de 413.122 unidades no bimestre também foram recorde para o período. O dirigente da Fenabrave se queixou das exigências das instituições financeiras na liberação de empréstimos para motocicletas. “Os bancos não podem colocar exigências que não têm condições de ser cumpridas pelo tomador”, expressou Reze a jornalistas.

Em conjunto com representantes do Sindicato de Motofretistas de São Paulo, a Fenabrave pediu ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que este solicitasse à Caixa flexibilidade nos critérios para a concessão de empréstimo aos motociclistas. Reze disse que recorreu a Lupi pelo fato de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) serem alocados no banco. “Mas a Caixa acabou dizendo que teria de cumprir as mesmas exigências. Banco não faz caridade”, comentou.

As vendas de motos em fevereiro caíram 0,57% ante janeiro, para 120.832 unidades. Porém, subiram 13,2% ante fevereiro de 2009. Foi o segundo melhor fevereiro da história deste segmento, perdendo apenas para 2008 (139.112 unidades). No primeiro bimestre, o comércio de 242.360 motocicletas no País também foi o segundo melhor para o período, ficando somente abaixo do de 2008 (284.702 motos).

Setor calçadista pede manutenção de sobretaxa para produtos chineses

O setor calçadista está pedindo a integrantes do Governo Federal que mantenham a sobretaxa de US$ 12,47 por par de calçados chineses vigente desde setembro do ano passado, informou nesta quarta-feira (03/03) o vice-presidente da Frente Parlamentar do setor, deputado José Paulo Tóffano (PV/SP). A sobretaxa foi estabelecida em setembro de 2009 devido à prática de dumping por parte da China, que se caracteriza pela exportação de bens para outros mercados com preços inferiores ao praticado no país de origem. O dumping é considerado desleal pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Se não for renovada, a sobretaxação termina na próxima segunda-feira (08/03).

Em setembro do ano passado, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que anunciou a sobretaxação, informou que o direito antidumping é uma “medida clássica de defesa comercial utilizada para evitar que produtores nacionais sejam prejudicados por importações desleais”. “Queremos que isso [sobretaxa de US$ 12,47 por par de calçados chineses] seja mantido pelos próximos cinco anos. Com a medida, as empresas calçadistas começaram a contratar no Brasil inteiro. Nesses seis meses, foram criados 15 mil postos de trabalho no setor. Com a medida, deixaram de ser importados cerca de 30 milhões de pares de calçados da China”, informou Tóffano a jornalistas.

Segundo ele, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), composto por integrandes de vários ministérios, deve se reunir nos próximos dias para avaliar a manutenção da sobretaxa de calçados chineses. Se houver unanimidade, Tóffano informou que a medida entra em vigor assim que aprovada, sem que precise passar pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) – fórum que reúne ministros de Estado.

Torneio de badminton será disputado dentro de um Shopping em Santos

O Shopping Parque Balneário, na cidade de Santos, no litoral paulista, será o palco de um dos principais torneios de badminton do estado. A Federação de Badminton do Estado de São Paulo (Febasp) realizará neste final de semana (06 e 07/03) a terceira edição do Master Cultura Inglesa, que reunirá os melhores atletas do país. O evento também faz parte das comemorações de 25 anos da modalidade no país.

O badminton, segundo esporte mais praticado no mundo, desperta muita curiosidade nos brasileiros, principalmente por ser uma modalidade olímpica praticada com raquete e peteca.E esse torneio se torna ainda mais interessante por ser disputado dentro de um shopping. ?O objetivo dessa competição é divulgar e massificar a prática da modalidade?, disse o presidente da Febasp, Manoel Gori.

A competição, que chega à sua terceira edição, terá a participação de 25 atletas e será disputada nas categorias simples masculino e feminino, duplas masculinas e femininas e duplas mistas. A premiação total será de R$ 6.000,00, sendo R$ 1,2 mil para cada modalidade.

Um dos favoritos na competição é Guilherme Kumasaka, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro/2007, principal resultado internacional da modalidade. ?Esse torneio é muito importante para a divulgação do esporte. O badminton já chama muita atenção pela sua velocidade (chega até a 350km/h em uma ?smash?), por ser parecido com outros esportes como o tênis, peteca, frescobol e por ser uma modalidade olímpica. E essa competição dentro do shopping, tem uma energia muito boa, deixa o público ainda mais curioso e as pessoas que assistem acabam conhecendo e se identificando com o badminton?, comentou o jogador.

Kumasaka disputará o torneio nas duplas mistas ao lado de Fabiana Silva. ?Nós jogamos juntos há alguns anos, treinamos no mesmo clube e temos uma boa sintonia. Vamos tentar fazer uma boa apresentação e buscar esse título. Além disso, o Torneio Master Cultura Inglesa também servirá como preparação da Fabiana para os Jogos Sul-Americanos, na Colômbia?, concluiu Guilherme Kumasaka, que tem 32 anos e é jogador e treinador do Clube Atlético Paulistano.

Outro destaque do torneio será a participação do atleta Thomas Moretti, uma das jovens promessas do badminton brasileiro. No ano passado, ele foi campeão pan-americano juvenil, em Porto Rico, na categoria sub-19 e disputou o Mundial Júnior, na Malásia. A quadra de badminton já está montada na praça de eventos do Shopping Parque Balneário. Até amanhã (05/03), as pessoas poderão jogar gratuitamente durante o horário de funcionamento do shopping.

Frans Café inaugura duas lojas no Rio de Janeiro

Com criatividade e confiança no investimento, os cariocas apostam seu espírito empreendedor na rede de franquias Frans Café Franchising. Só no mês de março, duas novas lojas começam a funcionar no estado do Rio de Janeiro: uma no bairro da Barra da Tijuca, na capital; e outra na cidade de Niteroi, na Grande Rio.

A nova loja na Barra da Tijuca é terceira da rede Frans Café na região. Hoje, o local é um dos bairros mais movimentados do Rio de Janeiro. Isso por que nos últimos anos tem sido considerado o centro gastronômico e de entretenimento da capital. Já a cidade de Niteroi, que tem o terceiro IDH do Brasil, ganhará a primeira unidade da rede.

Para Alshop, Semana Internacional da Mulher terá aumento de 7% nas vendas

Ações promocionais desenvolvidas por lojistas e shoppings, além da abertura de novos estabelecimentos dirigidos ao público feminino serão os grandes responsáveis

Março é o mês da mulher. E a semana internacional de homenagem à elas, de 8 a 12 de março, promete resultar em um incremento de aproximadamente 7% nas vendas de shoppings de todo o Brasil, em comparação ao mesmo período de 2009.

Para estimular o comércio no setor, centros de compras e lojistas utilizarão de diferentes mecanismos para aproximar as clientes dos empreendimentos, como a instalação de postos de beleza que contarão com a presença de maquiadores e cabeleireiros profissionais para cuidar da beleza de todas; além de shows de artistas femininas; sorteio de brindes; sem contar as liquidações de roupas, calçados, perfumes e joias, eternas paixões das mulheres. A estimativa é de que o consumidor gaste até R$ 100 em presentes no período.

“O varejo sabe da importância do sexo feminino nas vendas em shoppings e lojas, e a Semana Internacional da Mulher é uma excelente oportunidade de atraí-las ainda mais para o centro de compras, pois muitas certamente passarão grande parte do dia nos empreendimentos, gerando lucro também para as empresas que não tem especificamente a mulher como público-alvo”, comenta Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Sobre a Alshop

No ano em que completa 16 anos de existência, a associação firma-se como principal entidade representativa do varejo de shopping e elo entre lojistas, empreendedores, poder público e demais segmentos da economia, visando o fortalecimento e a capacitação do setor.

Criada em novembro de 1994 e presidida desde então pelo administrador de empresas Nabil Sahyoun, a entidade é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), conta com 17 mil associados no Brasil, e representa hoje cerca de 95 mil empresários nos 711 shoppings instalados no País.

Por meio da Alshop, os associados contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica; como assessoria jurídica, acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade, envio de exemplares da associação, concessão de descontos em alguns eventos promovidos pela Alshop, tudo visando um maior desenvolvimento e integração entre os profissionais varejistas.

A entidade dispõe ainda de efetivos canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a tradicional Revista Alshop Notícias, além do Portal Alshop (www.alshop.com.br), interativo, dinâmico, com informações diárias e atualizadas sobre todos os acontecimentos de destaque do varejo, e contando ainda com a participação de empresários e executivos do setor em geral, encabeçando discussões de interesse do segmento.

Informações para Imprensa
Thiago Paes
Assessoria de Imprensa Alshop
Assoc. Bras. de Lojistas de Shopping
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