Salad Creations do Shopping Tamboré lança promoção ?Imbatíveis?

?Imbatíveis?. Esse é o tema da promoção que a loja da Salad Creations do Shopping Tamboré, em São Paulo, está realizando especialmente para os consumidores que frequentam o local. São três deliciosas saladas a um preço imbatível: R$ 10,90. As saladas foram criadas especialmente para esta unidade da Salad Creations e tem como objetivo atingir um público maior de consumidores, que podem ainda escolher um wrap para acompanhar a promoção.

A Salad Creations oferece uma nova alternativa de alimentação rápida, com deliciosas saladas, wraps frescos ou grelhados e sopas super cremosas, tudo elaborado para um público exigente. São 40 ingredientes, 15 tipos de molhos, saladas “Exclusivas do Chef”, e ainda uma opção para quem prefere criar sua própria salada. Mini-pães e cookies sempre recém assados também estão no cardápio.

Além do Tamboré, a Salad Creations está presente em São Paulo nos shoppings: Ibirapuera, Pátio Higienópolis, Eldorado, e na recém inaugurada unidade do Shopping Villa Lobos.

Shoppings do Tatuapé, em São Paulo, realizam liquidação

Os complexos Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé, ambos na capital paulista, oferecem produtos a preços irresistíveis e consolidam a estação Tatuapé do metrô como um pólo de compras da região.

Até 7 de março, as lojas dos Shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé estão oferecendo produtos a preços arrasadores, desde os setores têxteis até eletroeletrônicos e eletrodomésticos. A promoção “Etiqueta Maluca” tem objetivo claro: apresentar ótimas opções para os consumidores, que estão cada vez mais exigentes, e, assim, consolidar a estação Tatuapé do Metrô como um verdadeiro pólo de compras da região.

Os dois empreendimentos de fácil acesso, já que são interligados à estação Tatuapé do Metrô por uma passarela, também preparam uma campanha publicitária especialmente para o período. Serão veiculados anúncios nos guias O Estado de S.Paulo e da Folha, e nos jornais Destak e Metrô News, spots nas rádios Alpha FM e Gazeta FM, além de peças para mídia indoor e comunicação interna. As peças criativas também estarão nas sancas e nos painéis de trem e de estação do Metrô. A criação é da agência FabraEQuinteiro.

Além dos preços baixos, os complexos têm mais uma novidade para atrair a atenção dos consumidores: as atividades circenses. Durante dois dias da promoção, dias 5 e 6 de março, artistas de circo, palhaços, mágicos e malabaristas, entre outros, prometem divertir os visitantes e interagir com eles! A atração também conta com a Arara da Alegria: palhaços saem pelas lojas recolhendo sacolas e depois envolvem os clientes numa divertida brincadeira, mostrando a eles que tudo está muito barato! Os produtos em liquidação dependem da disponibilidade de estoque de cada estabelecimento e os descontos variam de loja para loja.

Terremoto muda planos do presidente eleito do Chile

A uma semana de assumir o governo de um país organizado, com as contas públicas em ordem e a perspectiva de retomada de crescimento após a crise mundial, o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, viu a natureza dos desafios à sua frente mudar após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter que matou mais de 800 pessoas e destruiu imóveis e parte da infraestrutura no centro-sul do país, no último sábado (27/02). Especialistas consideram que Piñera, um bilionário que levou a direita de volta ao poder após 20 anos, terá de adaptar seu programa de governo pelo menos durante um ano para responder à tragédia.

Para o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, da Fundação Getúlio Vargas, a principal mudança será na atuação direta do governo, um passo inesperado para Piñera, um empresário identificado com o livre mercado. “Um efeito tragicamente curioso é que um governo que, a rigor, tenderia a uma atuação menos presente na economia, que seria mais liberalizante, terá que ser muito mais interventor do que planejava inicialmente”.

O próprio presidente eleito já disse que será necessário mudar alguns de seus planos para responder às emergências e preparar a reconstrução, mas fez questão de dizer que será necessário o esforço de todos os cidadãos e também do setor privado. “Isto não compete apenas ao Estado, mas a toda a sociedade chilena, pois centenas de milhares de chilenos estão sendo brutalmente golpeados por este terremoto. Eles não só necessitam da ajuda do governo, mas da solidariedade de toda a sociedade chilena”, disse Piñera no domingo (28/02), após reunião com a presidente em fim de mandato, Michelle Bachelet. Nessa mesma reunião, os líderes se esforçaram para mostrar a colaboração entre os dois principais grupos políticos do Chile, depois de críticas iniciais do presidente eleito à resposta do atual governo ao terremoto. O apoio de Piñera à presidente é visto como uma preparação para a ajuda que o futuro governo espera do grupo político de Bachelet, a coalização de centro-esquerda Concertación.

“As condições mudaram da noite para o dia, de forma muito traumática, e toda essa catástrofe não atinge apenas um partido ou outro. Isso gera uma enorme capacidade de solidariedade, de união nacional. Enquanto o país estiver concentrado nas consequências do terremoto, haverá uma fase de diminuição de conflitos”, diz o cientista político José Álvaro Moisés, da USP (Universidade de São Paulo).

Além do atendimento emergencial às vítimas, que mobiliza os esforços nos últimos dias, as autoridades trabalham no levantamento dos efeitos do terremoto sobre a infraestrutura do país, contabilizando casas, pontes e viadutos destruídos.O plano de governo de Piñera previa 600 mil ?soluções habitacionais?, incluindo construções, ampliações e reformas, e agora o governo estima em 1,5 milhão o número de moradias danificadas pelo tremor.

Couto, da FGV, diz que a necessidade de investimentos em reconstrução não pode ser vista como uma consequência positiva nem mesmo do ponto de vista econômico. “Algum efeito terá a expansão do uso de recursos, mas evidentemente é uma perda, porque o crescimento será feito sem a base que seria dada pelas condições de infraestrutura que se perderam. Esse dinheiro poderia estar sendo utilizado para acrescentar novas estruturas”.

Notabilizado nas duas últimas décadas por um consenso entre as principais forças políticas, de governo e oposição, em torno da estabilidade econômica, com controle da inflação e estímulo ao comércio exterior, o Chile precisará de uma união política ainda mais forte no início do novo governo. Segundo especialistas, isso pode afetar a capacidade de Piñera de imprimir uma marca pessoal à sua administração.

Inflação para baixa renda marca 0,9% em fevereiro, aponta FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Classe 1 (IPC-C1), que mede a inflação para a baixa renda, teve alta de 0,90% no mês de fevereiro, com queda de 0,42 ponto percentual sobre o resultado de janeiro.

Nos últimos 12 meses, a variação acumulada para o índice é de 5,07%. Das sete classes de despesas analisadas pela FGV, seis apresentaram desaceleração em fevereiro. O principal destaque foi a redução da alta dos transportes, cujo aumento recuou de 5,06% para 2,67%, por conta da redução da alta da tarifa de ônibus urbano (2,83%, contra 5,39% em janeiro).

Em contrapartida, a FGV informou que o grupo alimentação continou a registrar forte alta, com os preços subindo 1,41% no mês passado, contra 1,33% de janeiro. A principal contribuição para este movimento partiu do item açúcar Refinado (5,77% para 12,24%).

Setor de franquias prevê crescimento de 15% para 2010, diz ABF

O setor de franquias prevê alta entre 15% e 16% no faturamento em 2010, segundo levantamento realizado e divulgado na quarta-feira (03/03) pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). A pesquisa apontou também que, em números de novas marcas, a expectativa é de crescimento de 10% a 12%, enquanto em números de unidades a variação pode ficar entre 8% e 10%.

?Com tantos pontos inaugurados no ano passado, é natural que o faturamento aumente ainda mais esse ano?, explica o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo. Ele afirma ainda que as microfranquias, negócios de até R$ 50 mil de investimento, e a exploração de novas cidades são apostas do setor para 2010.

No ano passado, o setor de franchising faturou R$ 63 bilhões, o que representa uma alta de 14,7% em relação a 2008. No período, foram abertas 264 novas redes, uma expansão de 19,1%, totalizando 1.643 redes. Já o número de unidades passou de 71.954 para 79.988, o que representa alta de 11%.

Para ABF, os principais responsáveis pelo crescimento do setor foram o aumento das unidades e redes, bem como do poder de compra das classes B e C.?O ritmo de inauguração de centros de compras e a exploração de regiões praticamente inexploradas garantiram o ritmo de crescimento em quase todas as áreas de atuação das franquias?, disse Camargo.

Em relação à abertura de novos postos de trabalho, foram registradas 72 mil contratações. Atualmente, o setor é responsável por mais de 700 mil empregos diretos. Em 2009, os segmentos de franquias que mais cresceram em faturamento foram o de Acessórios Pessoais e Calçados, registrando aumento de 41,2%, em comparação com 2008, seguido pelo setor de Vestuário, com alta de 37,5%, e Informática e Eletrônicos (28,9%).

Já em ampliação das redes, destacaram-se o setor de Hotelaria e Turismo, que expandiu 33,3%, Acessórios Pessoais (30,7%) e Veículos (23,5%). Em número de unidades, o segmento de Acessórios Pessoais e Calçados foi novamente o que mais cresceu, com 23,5%, seguido pelo de Alimentação, com 22,3%, e pelo de Móveis Decoração e Presentes, com 21,8%.

A expansão internacional também aumentou no ano passado, contabilizando 65 redes nacionais que já operam no exterior. ?A exportação de produtos e marcas agregam valor à balança comercial do País e, por isso, é foco do governo federal. Para as redes, as oportunidades geradas nos últimos anos estão se traduzindo em negócios?, finaliza Camargo.

Ministério vai avisar por e-mail data de vacinação contra gripe suína

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (04/03) que criou um sistema para avisar os cidadãos por e-mail sobre a data da vacinação contra a influenza A (H1N1), ou gripe suína. Para receber o aviso, será preciso se cadastrar no portal da pasta (www.saude.gov.br) a partir do dia 8 de março, data em que a imunização começa no país.

Na primeira etapa, que vai até o dia 19, a vacinação ocorre para profissionais da saúde e povos indígenas. Do dia 22 de março ao dia 2 de abril, serão imunizados gestantes, doentes crônicos (veja lista abaixo) e crianças de seis meses a dois anos. Jovens de 20 a 29 anos devem receber a vacina entre os dias 5 e 23 de abril; idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas, de 24 de abril a 7 de maio; e adultos de 30 a 39 anos, de 10 a 21 de maio. Apenas os grupos mencionados acima, considerados prioritários para prevenção da doença pelo governo, serão vacinados. “Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, Estados e municípios e entidades de classe.

Os critérios para definição levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte”, informa comunicado do Ministério. Idosos sem doenças crônicas só serão vacinados contra a gripe sazonal. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, espera que pelo menos 91 milhões de brasileiros deverão ser imunizados em dois meses.

Saiba quais as doenças crônicas consideradas para a vacinação: ? Obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); ? Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); ? Asmáticos (formas graves); ? Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; ? Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); ? Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); ? Diabetes mellitus; ? Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); ? Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); ? Doença hematológica (hemoglobinopatias); ? Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática autoimune, doença de Kawasaki); ? Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; ? Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Poupança tem melhor fevereiro desde 1995, diz BC

A poupança registrou em fevereiro o décimo mês seguido de captação líquida positiva, ou seja, os depósitos foram maiores do que as retiradas, segundo dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (04/03). Esse foi o melhor resultado registrado para meses de fevereiro desde o início da série histórica, em janeiro de 1995.

No mês passado, a captação líquida foi de R$ 2,327 bilhões, resultado da diferença entre depósitos no total de R$ 80,605 bilhões e saques de R$ 78,277 bilhões. Em fevereiro do ano passado, o captação líquida foi de R$ 751,395 milhões. O relatório do BC se baseia em dados do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), que destina recursos ao setor imobiliário, e da poupança rural.

No caso do SBPE, a captação líquida foi de R$ 1,856 bilhão, com depósitos de R$ 69,240 bilhões e retiradas de R$ 67,384 bilhões. A poupança rural apresentou captação líquida de R$ 471,485 milhões, com depósitos de R$ 11,365 bilhões e saques de R$ 10,893 bilhões.

O aumento das aplicações em poupança ocorre em momento de baixa da taxa básica de juros, a Selic, que está em 8,75% ao ano. Mas a expectativa de analistas do mercado financeiro é que a Selic chegue a 11,25% ao final de 2010. Com a alta, cai a atratividade da poupança em relação a fundos de investimento de renda fixa. A remuneração da poupança é a Taxa Referencial (TR) mais 0,5% ao mês.

Produção industrial tem em janeiro melhor resultado desde 1995

O mercado interno e uma melhora na economia internacional estimularam a recuperação de estoques e as exportações de bens intermediários, levando a produção industrial brasileira a crescer em janeiro após dois meses de queda que representaram um período de acomodação.

A produção cresceu 1,1% sobre o mês anterior e saltou 16% em relação a igual mês de 2009, no melhor janeiro desde 1995 na comparação anual, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (04/03). Os números ficaram em linha com a mediana das previsões de analistas. O IBGE revisou ligeiramente para cima o dado de dezembro, de uma queda inicialmente divulgada de 0,3% sobre novembro para recuo de 0,2%.

Apesar dos dados mais firmes, informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) não apontam pressões inflacionárias. O nível de utilização da capacidade instalada diminuiu levemente em janeiro para 81,4%, ante 81,5%, segundo dados dessazonalizados. “(O dado) ainda está aquém dos picos de uso da capacidade que observamos em meados de 2008, cerca de 1,5 a 2 pontos percentuais, o que significa que há espaço para aumentar a produção, sem gerar pressões no meio do setor industrial”, disse Flávio Castelo Branco, gerente-executivo de política econômica da CNI.”Estamos tranquilos que a recuperação do próprio investimento já vem dando sinais claros de retomada.

” O IBGE detalhou que em janeiro sobre dezembro, 14 dos 27 setores industriais tiveram aumento da produção, com destaque para Produtos de metal (12%), Material eletrônico e de comunicações (14,3%) e Bebidas (8,1%). Entre as categorias de uso, o segmento de bens intermediários, o mais importante da indústria nacional com peso de aproximadamente 55%, cresceu 2% ante dezembro. Foi a 13ª taxa positiva consecutiva e, nesse período, o segmento acumula alta de 22,5%. Bens de consumo duráveis avançaram 8,6%, e bens de consumo semi e não duráveis subiram 0,4%, enquanto a produção de bens de capital caiu 0,1%. Na comparação com o ano passado, todas as categorias de uso tiveram expansão, sendo que bens intermediários subiram 20,2%, a terceira taxa positiva seguida. “Essa sequência de taxas positivas ao longo de 2009 e na abertura de 2010 responde a um cenário de normalização de estoques e alguns setores exportadores também começam a melhorar.

Isso ajuda de forma significativa no resultado industrial”, disse o economista do IBGE, André Macedo.

A produção de bens de consumo duráveis cresceu 36,4%, bens de capital avançaram 12,8% e bens de consumo semi e não duráveis, 5,8%. O segmento de bens intermediários, após a sequência de resultados, é o que está mais perto do pico da produção industrial observado em setembro de 2008. Os intermediários estão apenas 0,8% abaixo do patamar recorde, ao passo que os bens de capital ainda se encontram 11,6% abaixo do nível máximo histórico.

Macedo, do IBGE, lembrou que na comparação entre os meses de janeiro, a produção de automóveis cresceu 30,6%, a de celulares 59,7% e a de eletrodomésticos 41,5%. Parte desses resultados, segundo o IBGE, se deve à base de comparação deprimida. “O mês de janeiro suplanta e compensa parte das perdas observadas na acomodação nos meses de novembro e dezembro”.

Ponto Mix fecha promoções de verão

Os shoppings Metrô Santa Cruz e ABC, em São Paulo e Santo André respectivamente, realizam de 5 a 7 de março o Ponto Mix, última liquidação de Verão que marca a troca de coleções das lojas. Com até 70% de desconto, os produtos em oferta estão identificados com um ponto amarelo, em referência ao slogan da campanha: ?onde tem ponto, tem desconto?. A expectativa dos lojistas dos dois empreendimentos é de crescimento de 10% a 20% com essa queima de estoques.

?Tradicionalmente, participamos do Ponto Mix, pois sabemos que os clientes aproveitam essa queima de estoque, principalmente pela variedade de produtos a preços muito abaixo do mercado. Na Poderoso Timão, esperamos incremento de até 10% nas vendas, uma vez que já separamos até camisas oficiais com descontos de até 50%?, destaca Cleber Oliveira, proprietário da loja no Shopping ABC.

Rodrigo Sakata, gerente da grife Ellus no Shopping Metrô Santa Cruz está ainda mais otimista. ?Esperamos crescimento de 20% durante nessa queima de estoque. Para isso, vamos receber os com ações especiais, incluindo brindes, frisante e DJ?, destaca.

Participam da promoção marcas como: M.Officer, PBKids, Polishop, Saraiva, Zelo, PUC, Collins, Deny Sports, Gregory, Lilica & Tigor, Mahogany e Poderoso Timão. O Ponto Mix é uma ação conjunta dos shoppings da BRMALLS, maior empresa do setor, que administra outros 34 empreendimentos no país.