Boletim Econômico – 29 de janeiro a 2 de fevereiro

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Antes de falarmos sobre o cenário econômico para a semana, destacamos a pesquisa do SPC Brasil e CNDL sobre a Reforma da Previdência. Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados consideram importante a aprovação da reforma da previdência, discussão que vem sendo tratada como prioridade pelos poderes executivo, legislativo e por especialistas na área fiscal. Para 27% a reforma não é importante, ao passo que 7% não têm uma opinião formada a respeito.

De modo geral, as mudanças recentes na política econômica do governo são consideradas importantes para 79% dos empresários consultados contra 13% que rejeitam a importância dessas ações. Os que defendem que o próximo presidente dê continuidade a agenda de mudanças na condução da economia formam 75% dos empresários, ainda que 70% considerem necessário algum tipo de correção nas medidas.

O mesmo estudo aponta ainda que 70% dos comerciantes e empresários que atuam no segmento de serviços consideram importante a recente reforma trabalhista contra 23% de reprovação. No caso da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estipula um teto de gastos do governo, são 73% que avaliam a medida como importante.

Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a reforma da previdência é um tema que gera polêmica, mas que não pode ser tratado como tabu. “A evolução da situação demográfica brasileira e o orçamento deficitário público agravado nos últimos anos já influenciam a opinião pública de que o Brasil terá de fazer mudanças profundas, duras e necessárias. Ainda que os empresários discordem de alguns pontos, a reforma da previdência é algo inevitável”, explica o presidente.

Destaques da Semana
– Semana contará com divulgação dos dados dos mercados de crédito e de trabalho, além da produção industrial, e nos EUA, destaque para a reunião do FOMC

A agenda doméstica contará com a divulgação, ainda hoje, da nota de crédito de dezembro, a qual deve reforçar o descompasso observado entre crédito PF e PJ dos últimos meses. Além disso, o resultado do mesmo mês da PNAD Contínua será conhecido na quarta-feira, sendo que após forte expansão no mercado informal observada nos últimos meses, deveremos observar ligeira desaceleração no ritmo de criação de vagas, com inflação de salários sob controle. No dia seguinte, serão divulgados os dados da produção industrial também referentes a dezembro, para a qual esperamos alta de 2,4% na margem, resultado que deve ser “devolvido” em janeiro. Por fim, projetamos variação de 0,77% para o IGP-M de janeiro, número ainda pressionado pelo minério de ferro. Na agenda internacional, esperamos manutenção de juros pelo FOMC, na quarta-feira, e será importante observar possível sinalização de alta para a reunião de março. Ademais, serão conhecidos os dados do mercado de trabalho dos EUA, na sexta-feira. Na Zona do Euro, o PIB do 4º trimestre, a ser divulgado amanhã, deverá mostrar manutenção do forte ritmo de crescimento observado no período anterior, enquanto o CPI deverá reforçar a visão de inflação ainda baixa na região.

Atividade
– FGV: confiança do empresário industrial ficou estável em janeiro, mas em patamar elevado
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou estável na passagem de dezembro para janeiro, em 99,4 pontos, conforme divulgado há pouco pela FGV. Trata-se de um patamar um pouco inferior ao apontado na prévia reportada da semana passada, de 99,9 pontos. Ainda assim, o indicador está em nível bastante elevado e com trajetória de alta. Na abertura do ICI, o componente de situação atual avançou de 98,5 para 100,9 pontos, enquanto o de expectativas recuou de 100,4 para 98,0 pontos, após seis elevações consecutivas. De modo geral, não alteramos nossa percepção de recuperação da atividade econômica nos próximos meses, o que é reforçado pelo conjunto de dados divulgados.

– Caged: criação de vagas formais em dezembro reforçou tendência de recuperação do mercado de trabalho
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira, surpreenderam positivamente. O fechamento líquido de vagas formais de trabalho foi de 328,5 mil em dezembro, inferior ao esperado, de redução de 395,0 mil vagas. Por questões relacionadas à sazonalidade, o último mês do ano costuma apresentar saldo negativo, e em 2017 tivemos o melhor resultado desde 2007. No ano, foram fechadas 123,0 mil vagas (ante redução de 1,3 milhão de vagas em 2016). Descontados os efeitos sazonais, foram criados 63,0 mil empregos em dezembro, mantendo a tendência de recuperação do mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, o salário médio dos admitidos continua mostrando desaceleração, constituindo um vetor benigno para a inflação.

– CNI: confiança do empresário da indústria da construção seguiu em alta em janeiro
O indicador de nível de atividade da indústria da construção recuou 1,9 ponto na passagem de novembro para dezembro, atingindo 44,9 pontos, segundo a Sondagem da Indústria da Construção, da CNI. Trata-se de um patamar inferior ao neutro (50,0 pontos), sugerindo contração, porém melhor do que o observado no mesmo período de 2016 (37,9 pontos). O índice de número de empregados também recuou 1,9 ponto, chegando a 43,0 pontos, acima dos 36,0 pontos registrados no mesmo período do ano anterior. Já o índice de confiança do empresário do setor, referente ao mês corrente, manteve a trajetória de alta iniciada em agosto, alcançando 57,2 pontos em janeiro, maior nível desde janeiro de 2013 e acima da média histórica, de 52,8 pontos. Esses resultados estão alinhados com outras sondagens do setor e reforçam a trajetória de recuperação da atividade econômica.

Setor Externo
– BC: déficit em conta corrente como proporção do PIB atingiu o menor patamar dos últimos dez anos em 2017
O saldo em transações correntes foi negativo em US$ 4,3 bilhões em dezembro, de acordo com os dados divulgados na sexta-feira pelo Banco Central. No acumulado de 2017, o saldo foi negativo em US$ 9,8 bilhões, equivalentes a 0,48% do PIB, configurando o menor déficit dos últimos anos nessa métrica, resultado do ajuste externo. No acumulado do ano, destacamos o forte superávit da balança comercial, de US$ 64,0 bilhões, impulsionado pelas exportações. Por outro lado, as rubricas de serviços e de renda primária registraram déficits de US$ 33,9 bilhões e US$ 42,6 bilhões, nessa ordem, com piora em relação ao ano anterior. Na conta financeira, os investimentos diretos no País (IDP) registraram entrada liquida de US$ 5,4 bilhões em dezembro e encerraram o ano com superávit de US$ 70,3 bilhões, o menor desde 2013. Assim, a necessidade de financiamento externo (déficit em transações correntes menos IDP) passou de US$ 54,7 bilhões em 2016 para US$ 60,5 bilhões em 2017. Por fim, a taxa de rolagem da dívida externa de longo prazo foi de 99% no ano encerrado.

Fiscal
– Receita Federal: arrecadação total registrou crescimento real de 0,59% em 2017
A arrecadação total da Receita Federal foi de R$ 137,8 bilhões em dezembro, abaixo do esperado, de R$ 139,0 bilhões. Tal montante é o maior para este mês desde 2014 e representa um crescimento real de 4,93% em relação ao mesmo período de 2016. No ano, o total arrecadado cresceu 0,59% em termos reais, após o recuo de 3,00% observado no ano anterior. A recuperação da atividade deverá continuar beneficiando a arrecadação, que ainda será influenciada por leilões e concessões previstos para os próximos meses.

Internacional
– EUA: contribuição negativa dos estoques explica desaceleração do PIB no quarto trimestre de 2017
O PIB dos Estados Unidos cresceu 2,6% no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior, em termos anualizados, conforme divulgado na última sexta-feira. O resultado ficou abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado, que apontavam para altas de 3,1% e de 3,2%, nessa ordem. Apesar do resultado mais fraco do que o esperado, a composição foi bastante positiva, com aceleração nas taxas do consumo privado, para 3,8% (ante 2,2%), dos investimentos em ativos fixos, para 7,9% (ante 2,4%) e dos gastos do governo, para 3,0% (ante 0,7%). Os investimentos residenciais, por sua vez, registram variação de 11,6%, a contração de 4,7% no terceiro trimestre. Do lado negativo, destacamos as contribuições negativas dos estoques e do setor externo (-0,7 e -1,3 p.p., respectivamente), que em grande medida justificaram a desaceleração da economia norte-americana nos últimos meses de 2017. Tal resultado levou o crescimento do PIB em 2017 a 2,3%. Dessa forma, a abertura do resultado do PIB reforça a percepção de que a atividade continua crescendo em ritmo forte, em linha com nosso cenário de aceleração do crescimento ao longo de 2018, que deve atingir 2,5%.

Tendências de Mercado
– Os mercados acionários operam sem direção única nesta segunda-feira,. Enquanto as bolsas europeias estão no campo positivo, a japonesa encerrou o pregão em queda. Já os índices futuros das bolsas norte-americanas estão no campo negativo. No mercado de divisas, o dólar ganha valor ante as principais moedas, devolvendo parte da depreciação registrada nas semanas anteriores.

No mercado de commodities, as cotações do petróleo operam próximas à estabilidade, enquanto os metais industriais registram quedas, impulsionadas pelo fortalecimento do dólar. Por fim, as agrícolas estão com ligeira alta.

No Brasil, o mercado de juros deve reagir às projeções contidas no relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central.

Boletim Econômico – 29 de janeiro a 2 de fevereiro

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Antes de falarmos sobre o cenário econômico para a semana, destacamos a pesquisa do SPC Brasil e CNDL sobre a Reforma da Previdência. Segundo o levantamento, 66% dos entrevistados consideram importante a aprovação da reforma da previdência, discussão que vem sendo tratada como prioridade pelos poderes executivo, legislativo e por especialistas na área fiscal. Para 27% a reforma não é importante, ao passo que 7% não têm uma opinião formada a respeito.

De modo geral, as mudanças recentes na política econômica do governo são consideradas importantes para 79% dos empresários consultados contra 13% que rejeitam a importância dessas ações. Os que defendem que o próximo presidente dê continuidade a agenda de mudanças na condução da economia formam 75% dos empresários, ainda que 70% considerem necessário algum tipo de correção nas medidas.

O mesmo estudo aponta ainda que 70% dos comerciantes e empresários que atuam no segmento de serviços consideram importante a recente reforma trabalhista contra 23% de reprovação. No caso da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que estipula um teto de gastos do governo, são 73% que avaliam a medida como importante.

Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a reforma da previdência é um tema que gera polêmica, mas que não pode ser tratado como tabu. “A evolução da situação demográfica brasileira e o orçamento deficitário público agravado nos últimos anos já influenciam a opinião pública de que o Brasil terá de fazer mudanças profundas, duras e necessárias. Ainda que os empresários discordem de alguns pontos, a reforma da previdência é algo inevitável”, explica o presidente.

Destaques da Semana

Em linha com o indicado pelo indicador da indústria, os dados das Sondagens do Comércio e do Consumidor, divulgados hoje pela FGV, indicaram uma melhora da confiança na passagem de dezembro para janeiro, com índices que estão nos maiores níveis desde 2014. O índice de confiança do comércio avançou 0,2 ponto, para 95,1 pontos, na série com ajuste sazonal, impulsionado pelo desempenho do componente de situação atual, que avançou 2,4 pontos, enquanto o índice de expectativas passou de 104,4 para 102,4 pontos. A melhora do índice de confiança do consumidor, que passou de 88,4 pontos para 88,8 pontos, também foi impulsionada pelo componente de situação atual, que avançou 1,8 ponto, enquanto as expectativas recuaram 0,6 ponto. Esses dados reforçam nossa expectativa de que a recuperação econômica está em curso.

– Semana contará com divulgação dos dados dos mercados de crédito e de trabalho, além da produção industrial, e nos EUA, destaque para a reunião do FOMC

A agenda doméstica contará com a divulgação, ainda hoje, da nota de crédito de dezembro, a qual deve reforçar o descompasso observado entre crédito PF e PJ dos últimos meses. Além disso, o resultado do mesmo mês da PNAD Contínua será conhecido na quarta-feira, sendo que após forte expansão no mercado informal observada nos últimos meses, deveremos observar ligeira desaceleração no ritmo de criação de vagas, com inflação de salários sob controle. No dia seguinte, serão divulgados os dados da produção industrial também referentes a dezembro, para a qual esperamos alta de 2,4% na margem, resultado que deve ser “devolvido” em janeiro. Por fim, projetamos variação de 0,77% para o IGP-M de janeiro, número ainda pressionado pelo minério de ferro. Na agenda internacional, esperamos manutenção de juros pelo FOMC, na quarta-feira, e será importante observar possível sinalização de alta para a reunião de março. Ademais, serão conhecidos os dados do mercado de trabalho dos EUA, na sexta-feira. Na Zona do Euro, o PIB do 4º trimestre, a ser divulgado amanhã, deverá mostrar manutenção do forte ritmo de crescimento observado no período anterior, enquanto o CPI deverá reforçar a visão de inflação ainda baixa na região.

Atividade
– FGV: confiança do empresário industrial ficou estável em janeiro, mas em patamar elevado
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) ficou estável na passagem de dezembro para janeiro, em 99,4 pontos, conforme divulgado há pouco pela FGV. Trata-se de um patamar um pouco inferior ao apontado na prévia reportada da semana passada, de 99,9 pontos. Ainda assim, o indicador está em nível bastante elevado e com trajetória de alta. Na abertura do ICI, o componente de situação atual avançou de 98,5 para 100,9 pontos, enquanto o de expectativas recuou de 100,4 para 98,0 pontos, após seis elevações consecutivas. De modo geral, não alteramos nossa percepção de recuperação da atividade econômica nos próximos meses, o que é reforçado pelo conjunto de dados divulgados.

Um novo Via Parque Shopping

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Renovação. Esse é o mote do Via Parque Shopping para 2018, quando comemora 25 anos de operação. Em todas as transformações ocorridas ao longo de seus 25 anos, o Via Parque Shopping sempre buscou, incessantemente, oferecer mais conforto, ambiência e um mix de lojas que suprissem todas as necessidades de seus clientes e visitantes. Recentemente, reformulou a Praça de Alimentação e se reposicionou como destino gastronômico do bairro. Também diversificou o mix, com a chegada de novas marcas.

Ao longo dos anos, o Via Parque se transformou em um shopping voltado para as famílias com crianças e, por isso, busca valorizar essa relação levando para o mall eventos infantis e diversas atrações exclusivas.

Nova Fachada do Via Parque Shopping: renovação depois de 25 anos em operação

Trajetória de evolução

A mais recente revitalização do shopping foi dividida em duas grandes intervenções. A primeira, inaugurada em 2011, teve como marco o lançamento do Comfort Workting, um prédio com 232 escritórios e salas comerciais, que acrescenta ao shopping um fluxo de 10 mil pessoas por mês. Na parte interna do shopping, 30 novas lojas foram inauguradas, entre elas as marcas Arezzo, Artex, entre outras. O fraldário, o SAC e os banheiros do segundo piso também passaram por modernização.

Na segunda fase, inaugurada em 2014/2015, ocorreu a reforma das seis salas de cinema do shopping, que trouxe mais conforto e comodidade aos clientes. Antes separado por dois restaurantes, o novo cinema foi unificado, e abriga as salas Kinoplex com tecnologia de ponta, sendo duas VIPs, além de um amplo foyer. A nova fachada externa do shopping ganhou uma claraboia, que permite uma maior entrada de luz natural durante o dia, reduzindo o aquecimento do prédio e os custos com a energia elétrica.

Gastronomia em alta

O empreendimento inaugurou nas últimas semanas três novas operações gastronômicas: Gula Gula, Fiammetta e Vamo. Os restaurantes trouxeram para os clientes mais opções de pratos, que vão das massas aos grelhados, passando pelas pizzas, mas sem esquecer as deliciosas sobremesas.

O Gula Gula, por exemplo, se tornou referência na cidade. O restaurante nasceu em fevereiro de 1984, em uma pequena loja no Leblon, na zona sul. Desde então o restaurante cresceu e conquistou os paladares de cariocas e turistas. A maior responsável por esse cuidado atende pelo nome de Nanda de Lamare, chef consultora da rede há sete anos consecutivos. Inaugurado recentemente no Via Parque Shopping, a casa oferece seus tradicionais pratos, reconhecidos por sua qualidade e serviço atencioso, em um ambiente charmoso e confortável.

Já a Fiammetta, que celebra 18 anos com novidades no cardápio. Trouxe para o Via Parque seu novo menu, com receitas assinadas pela chef Val Santos e uma carta de azeites com rótulos portugueses, gregos, espanhóis e italianos, cuidadosamente selecionada para harmonizar com os pratos. Sua cozinha propõe uma experiência de encantamento com os sabores da tradicional cozinha italiana. Oferecemos um cardápio diversificado e elaborado especialmente para os amantes da alta gastronomia, fiéis ao pioneirismo e a sofisticação Fiammetta.

O Restaurante Vamo, é um grande sucesso com sua boutique de carnes e cervejas artesanais. Ele é uma boa opção para comer boas carnes recém-saídas da parrilla. O lugar com decoração meio nova-iorquina em tons vermelho e preto e cozinha aparente. No cardápio, além da especialidade que são os cortes de carnes nobres, o restaurante conta com saladas, massas, peixes e frutos do mar.

Com mais essa importante renovação do mix gastronômico e a revitalização da praça de alimentação – assinada por Guto Indio da Costa, um dos mais celebrados designers brasileiros –, que ficará pronta no segundo semestre de 2018, o shopping vem a cada dia oferecendo mais conforto, serviços e opções de compra para toda a família.

Shopping Leste Aricanduva recebe Playcenter Family

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Empreendimento do Grupo Playcenter tem diversas atrações, distribuídas em uma área de 5 mil m² no Shopping Leste Aricanduva

O Grupo Playcenter, reconhecido pela sua expertise em entretenimento no país, inaugurou no dia 4 de janeiro, em São Paulo, o primeiro parque de diversão indoor com atrações desenvolvidas especialmente para que pais e filhos possam brincar juntos. Baseado no conceito Family Entertainment Center (FEC), o Playcenter Family tem como diferenciais o conforto e segurança das operações em shoppings, que o Grupo traz das Playlands, com a experiência de quem construiu o Playcenter, o mais amado do Brasil.

Para o fundador do Grupo Playcenter, Marcelo Gutglas, além de um excelente atrativo para as famílias, o Playcenter Family oferece também aos empreendedores de shopping centers uma nova opção para o público. “Os FECs são uma tendência para esse mercado, cujo eixo de atração de consumidores deixa gradativamente de ser ancorado em lojas e passa a basear-se em experiências aos visitantes. Estamos trazendo essa novidade ao Brasil com a nossa assinatura, pois enxergamos que há muito espaço para expandir esse modelo aqui. ”, afirma o empresário.

Repleto de atrações para crianças de 3 a 14 anos, o parque ocupa uma área de 5 mil metros quadrados em um ambiente lúdico e divertido, com pé direito de 14 metros e iluminação natural. Entre os destaques está o Clip n’Climb, que oferece ao público desafios de escaladas em paredes; e a Sky Tower, uma torre com 14 metros de altura. Outra novidade é o Disko, brinquedo que desliza sobre trilhos, girando sobre seu próprio eixo, além de dezenas de máquinas de jogos eletrônicos – como simuladores e videogames. Todos os brinquedos seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e passaram por inúmeros testes de segurança antes da inauguração. O Playcenter Family conta ainda com um teatro com 110 lugares e quatro salões de festa.

Integrado às áreas comuns do Shopping e a uma das Praças de Alimentação, o visitante não precisa pagar para entrar e o horário de funcionamento será o mesmo do estabelecimento. O parque de diversão adota o sistema de pagamento via Playcard, um cartão com créditos que são utilizados cada vez que se usa uma de suas atrações, que custam de R$0,90 a R$20, e não tem data de validade. Com capacidade para receber 3 mil visitantes por dia, a expectativa é de um público de 500 mil pessoas por ano.

McDonald’s gera 14 mil vagas para jovens em 2017

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Mesmo em um ano de déficit de postos de trabalho no País, companhia abriu 7 mil novas oportunidades de primeiro emprego; Em 2018 serão 15 mil novas vagas, totalizando 65 mil até 2020

Apesar de o país ter enfrentado um ano especialmente difícil no que se refere à geração de emprego, o McDonald's Brasil encerra 2017 como um contraponto positivo neste cenário: foram geradas 14 mil vagas para jovens em busca do primeiro emprego. Dessas, 6,8 mil referem-se a novos postos de trabalho, o que representa quase 20 contratações por dia de pessoas entre 16 e 25 anos – a faixa etária que mais sofre com o desemprego do país. Para 2018, a expectativa é de geração de 15 mil vagas, chegando a 65 mil até 2020.

O resultado da empresa em 2017 e a expectativa para os próximos anos ganham contornos ainda mais relevantes se comparados aos últimos dados de emprego divulgados no final do ano passado. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população desocupada do país é de 12,6 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 30% são jovens – a maior taxa dos últimos 27 anos e o dobro da média internacional, de acordo com informações da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Reconhecidamente uma das maiores empregadoras de jovens do Brasil e na América Latina, a Arcos Dorados – a maior franquia independente do McDonald's no mundo e responsável pela gestão da marca em 20 países latino-americanos – abraçou a causa do emprego juvenil e, no final do ano passado, lançou a campanha "Acreditamos nos Jovens", que reforça o compromisso da companhia em abrir as portas para quem busca o primeiro emprego formal.

Nas redes sociais da marca, o vídeo da campanha chegou a 5 milhões de visualizações em menos de duas semanas. Os comentários postados mostram que o elo entre os jovens e a empresa está cada vez mais forte e muitos deles demonstram, inclusive, ter pretensão em trabalhar no McDonald's.

"O McDonald's está e sempre estará de portas abertas para o jovem. Esteja ele em busca de seu primeiro emprego ou não. Tenha ele experiência no setor ou não. Estamos dispostos a investir para desenvolvê-los e prepará-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho", explica David Grinberg, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald's.

Os números da companhia demonstram que poucas empresas poderiam levantar a bandeira do emprego juvenil com tanta legitimidade: nos mais de 900 restaurantes da marca no Brasil, 90% dos funcionários, o equivalente a 22 mil pessoas, têm entre 16 e 25 anos. Metade deles está em sua primeira experiência profissional.

Comandando um restaurante aos 25 anos

Antes de completar 16 anos, Camila Santana da Conceição começou a procurar emprego. No Centro de Apoio ao Trabalhador, teve o primeiro contato com o McDonald´s e ao terminar o ensino médio e completar 16 anos, foi contratada como atendente. Mesmo contra a vontade do pai, ela iniciou sua carreira na empresa.

Com apenas seis meses de empresa, foi promovida a anfitriã e em menos de dois meses passou a treinadora, função que desempenhou durante dois anos. Sempre muito dedicada, começou a sua primeira graduação em Administração de Empresas, com a o objetivo de desenvolver sua carreira dentro do McDonald´s.

Após dois anos e oito meses na companhia, teve sua promoção a gerente de área e hoje em dia, comemora a carreira bem sucedida. "O McDonald´s é um lugar onde se aprende muito. Eu quero continuar aprendendo e crescer sempre mais", afirma Camila.

Passou a gerente de plantão e neste período conseguiu adquirir um carro e um apartamento, onde mora com o marido e um filho de três anos. Há pouco mais de um ano, quando desempenhava a função de gerente assistente, contribuiu com a abertura do restaurante localizado na Giovanni Gronchi, em São Paulo.

Atualmente, Camila está à frente desta unidade, como gerente de restaurante. E após sua jornada diária, ainda se dedica a uma nova graduação em Design, no período noturno.

"Sou inquieta e gosto de estar sempre em busca de conhecimento. O McDonald´s é uma escola e quero ter uma carreira longa e contribuir para que tenhamos os melhores resultados" complementa ela.

Confiança no jovem

Segundo dados da pesquisa 'Acreditamos nos Jovens', feita pela Arcos Dorados, ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior como a principal dificuldade para conseguir trabalho formal. Falta de oportunidade (69%), falta de confiança na sua geração (68%) e dificuldade de transição do ensino médio para o mercado (58%) são as demais causas listadas pelos entrevistados.

Como parte do plano de carreira e também para incentivar o empreendedorismo entre seus colaboradores, o McDonald's criou o programa Aperte o Play!, uma plataforma que disponibiliza cursos para seus colaboradores nas áreas de tecnologia, finanças e gastronomia, entre outros.

"Queremos incentivar que os nossos funcionários tenham autonomia para escolher qual caminho trilhar. Para nós, o que importa é que enquanto estiverem na empresa, eles tenham a melhor experiência possível. Se saírem, que tenham em sua memória afetiva a companhia que acreditou neles", afirma Marcelo Nóbrega, diretor de Recursos Humanos da Arcos Dourados.

A primeira iniciativa do programa foi o curso 'Talentos do Futuro em Tecnologia', uma parceria que envolveu a Fundação JP Morgan e o Instituto de Oportunidade Social (IOS). A primeira turma, de 102 funcionários, tem formatura marcada para abril de 2018.

SÃO PAULO DISCIPLINA A INCIDÊNCIA DO ICMS NAS OPERAÇÕES COM BENS DIGITAIS

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Com o boom da era digital e crescente aumento de plataformas e aplicativos eletrônicos, a tributação sobre esses bens e serviços ganha cada vez mais relevância. Neste contexto, a questão da cobrança do ICMS volta à tona com a publicação Decreto nº 63.099/2017, que regulamenta no Estado de São Paulo a cobrança do imposto sobre comercialização de jogos eletrônicos, softwares, programas e plataformas digitais em 2018. Prepare-se, contribuinte!

•DETENTOR DE PLATAFORMA ELETRÔNICA? ATENÇÃO!

O Convênio nº 106/2017, que inaugurou o tema sobre tributação de bens digitais foi publicado o ano passado, conforme já abordado no nosso artigo “ISS x ICMS: O Mercado de Streaming na mira do Fisco”. Ocorre que, antes de 2017 acabar, o Estado de São Paulo tornou-se pioneiro na alteração do regulamento de ICMS, para disciplinar a incidência deste imposto nas operações com bens digitais.

Além dos pontos já tratados no Convênio, a principal alteração trazida pelo Decreto em comento alcança detentores de sites e plataformas. Os proprietários deverão promover suas inscrições no Cadastro de Contribuintes do Estado de São Paulo antes do início de suas atividades, caso queiram praticar com habitualidade as operações de circulação de bens e mercadorias digitais.

Além disso, será considerado como estabelecimento autônomo o site ou plataforma eletrônica que realizar a venda ou a disponibilização de mercadorias digitais por meio de transferências eletrônica de dados, ainda que por intermédio de pagamento periódico.

CONSEQUÊNCIAS

O Decreto nº 63.099/2017, que chegou sem muitos alardes no meio das festividades de dezembro, passará a valer no dia 1º de abril de 2018. A data, conhecida por ser o dia da mentira, poderá ser marcada por uma verdade já bastante conhecida: o consumidor final sempre acaba sofrendo com as alterações de regulamentação do ICMS, tendo em vista o consequente aumento do preço dos produtos.

Ao contribuinte, resta a prevenção sobre as cobranças futuras, atentando-se às próximas discussão sobre o tema e preparando seu fluxo de caixa para mais esta novidade.

Mahogany aposta na internacionalização

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Primeira inauguração no Chile faz parte do plano de expansão da marca, que pretende seguir com a estratégia de novas aberturas na América Latina

A Mahogany, marca brasileira de produtos premium, anuncia sua primeira operação no exterior com uma inauguração em solo chileno, em Santiago. Segundo dados da Cámara de la Industria Cosmética de Chile, o setor de cosméticos cresceu 5,4% em 2017, e os números do primeiro trimestre apontam as categorias que mais cresceram: maquiagem, produtos de higiene pessoal e fragrâncias. Com esse cenário positivo, a Mahogany mirou no país e abriu sua primeira unidade, no modelo de franquia, no Mall Arauco Maipú.

Mahogany: pronta para ganhar o mundo

Para Peter Schimidt, gerente de expansão da Mahogany, a internacionalização foi consequência do rápido crescimento da rede no mercado nacional em 2017. "O sucesso das nossas operações no Brasil gerou visibilidade para investidores estrangeiros. Estudamos as possibilidades de ultrapassar as fronteiras e encontramos no Chile um mercado bastante promissor, que possui características de operação e de economia, como um todo, muito semelhantes ao que já estamos acostumados", explica Schimidt.

Para concretizar esse primeiro negócio, a Mahogany fez uma imersão local, seguida de prospecções, tanto com os candidatos quanto com os consumidores em potencial. A análise 360º do negócio foi realizada para diminuir os riscos do projeto. "Acreditamos que será um grande sucesso, vamos apresentar neste primeiro momento 150 produtos do nosso portfólio, todos icônicos e best-sellers da Mahogany", finaliza Schimidt.

Shopping Praça da Moça traz a exposição “Itália em 40 cliques”

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A exposição fotográfica 'Itália em 40 cliques', de Ari Paleta, chega ao Shopping Praça da Moça, em Diadema, a partir de 23 de janeiro. Neste trabalho, o fotógrafo empresta seu olhar para imortalizar paisagens, ruínas, monumentos e história da Itália, cenários que fazem parte do imaginário de muita gente.

Ao longo de 20 dias, foram percorridos Roma, Florença, Pisa, Verona e Veneza, além de cidadezinhas da Toscana, como Colle di Val D'Elsa, Montisi, Montalcino, Montepulciano, Siena, San Gimignano e Volterra.

A mostra, que teve sua estreia em Cambuí (Minas Gerais) em dezembro de 2016, chega à sua quinta edição no Shopping Praça da Moça e registrou grande volume de visitações nos locais que percorreu.

Italianos em Diadema

Embora Diadema não possua núcleo colonial italiano, a cidade é forte na migração interna. De acordo com o jornalista especializado em memória Ademir Medici, entre nomes de italianos que se projetaram no município, destacam-se: os Ducca, pioneiros do bairro Taboão; os Fabrini, de Piraporinha; o importante jurista Miguel Reale, que batizou a Vila Conceição de Diadema; Pedrozzelli, pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Grande Guerra; João Gava, que fará 105 anos em abril e escreve sobre a cidade em seus tempos rurais; o empresário Luigi Papaiz, da fábrica de chaves e cadeados da Rodovia dos Imigrantes; os Melchioretto, que por décadas atuaram em Eldorado, construindo embarcações; e a ilustre pintora Anita Malfatti. “Nos tempos em que viveu em Diadema, de manhã ela saía caminhando, a passeio, com uma flor, que era ofertada ao primeiro que passava”, conta Medici.

É importante ressaltar que parceiros como Studio Shopfoto, Sauer Design & Publicity, Solst Protetor Solar, Bazar Cecília e Enjoy Inglês Profissionalizante foram fundamentais para a realização da mostra.

Sobre o artista

Ari Paleta nasceu em 1981, em Santo André, cidade onde reside até hoje. Iniciou na profissão como repórter fotográfico em 2002. Passou por importantes jornais e agências de notícias, como Futura Press, ABC Repórter, Diário Regional, Jornal Hora e Diário Catarinense. Se destacou na cobertura política e do cotidiano do Grande ABC.

Em 2008 ingressou no Diário do Grande ABC e, até setembro de 2017, ocupou o cargo de Editor de Fotografia do periódico. Em seu tempo livre, adora viajar com a esposa, que também é jornalista, e unir o útil ao agradável. Enquanto desbravam novos destinos, aproveitam para trabalhar. Foi assim que nasceu a exposição 'Itália em 40 cliques', das

férias em junho de 2016.

Serviço

Exposição ‘Itália em 40 cliques’ no Shopping Praça da Moça:

Fotógrafo: Ari Paleta (www.aripaleta.com)

Curadoria: Soraia Abreu Pedrozo

Idealizadora: Andréa Bagnarioli Accurti

Abertura 23 de janeiro (Terça-feira), das 19h30 às 22h, até 26 de feveiro.

Local: Loja 131, Piso Palmeira (Rua Manoel da Nóbrega,712, Centro, Diadema)

Casual dining

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Gurumê inova o conceito e inaugura 4º restaurante em 3 anos

Comida de qualidade, atendimento diferenciado, ambiente descolado e preço justo. Foi assim que, em setembro de 2014, surgiu a primeira unidade do Gurumê – restaurante de cozinha oriental contemporânea – em São Conrado, que inovou o conceito de casual dinning no Rio. Sucesso imediato de público e crítica, com casa cheia e filas de espera durante os fins de semana, em três anos ganhou duas novas unidades – Ipanema, em março, e Tijuca, em novembro – e se prepara para abrir o maior restaurante, na Barra, em janeiro de 2018. Todo esse crescimento se deu em meio à uma das maiores crises econômicas enfrentadas pelo país e pelo estado, com queda poder aquisitivo dos fluminenses

O projeto – criado pelo Grupo Trigo (Spoleto, Domino’s Pizza e Koni) em parceria com o empresário Jerônimo Bocayuva – demorou um ano para sair do papel de forma estruturada e atendendo aos quatro pilares essenciais: qualidade, atendimento, ambiente e preço.

Gurumê Ipanema

Gurumê Ipanema

A ideia era retratar o lifestyle carioca em um ambiente com decoração sofisticada, mas leve. O projeto ficou a cargo do renomado escritório de arquitetura de Thiago Bernardes, trazendo sofisticação em um clima descontraído, branco e azul ao invés de preto e vermelho (dos japoneses tradicionais), onde pudessem circular executivos engravatados e amigos em um pós-praia.

O premiado chef japonês radicado em SP Shinya Koike, mais conhecido como “Shin”, foi o consultor do cardápio que traz o conceito japa fusion com toques de sofisticação e criações exclusivas tendo como base a cozinha japonesa, mas "brincando" com referências de outros países (Peru, México, Itália…)

No comando das casas os chefs Daiti Ieda (sushibar) e Renato Araújo (cozinha), reproduzem o bem-sucedido cardápio que tem como carro-chefe o salmão – são cerca de nove toneladas por mês contra quatro e meia de atum.

Gurumê Tijuca

Outra inovação foi a linha de cervejas de marca própria, em parceria com a Cervejaria Brewpoint, de Petrópolis, em embalagens cheias de bossa. São três rótulos: a Weiss, a IPA, e para o verão de 2018, o lançamento é a LAGER.

O ponto alto do sucesso, sem dúvida foi o preço. Em meio à crise que tomou conta do país, o restaurante se tornou um refúgio onde era possível comer, beber e se divertir a um preço justo. Logo as filas de clientes surgiram, atraindo de jovens à terceira idade. O conceito de mesa compartilhada, mais um acerto da casa, também foi inovador.

Com 28 mil clientes por mês nas duas casas, São Conrado e Ipanema – e com a abertura este mês da unidade Tijuca – a rede, que começou empregando 60 funcionários, possui atualmente uma equipe de 300 pessoas. Até janeiro, com a inauguração na Barra, o número cresce cerca de 10%.

O modelo de negócio se tornou um sucesso de público e o resultado disso é a previsão de mais duas unidades para 2018, chegando a seis restaurantes na cidade. Para 2019, o grupo estuda abrir a primeira filial em São Paulo.

HITS DO CARDÁPIO

Fazem parte dos hits o Hot Roll Gurumê (8 rolls de salmão empanados em flocos de cereal e cobertos de salmão batidinho, ovas de massago, cebolinha, molho teriyaki e um leve toque de azeite trufado – R$33) o mais vendido da casa, o Ceviche de Vieiras (fatias de vieira ao “leche de tigre” – R$35), o Salmão Guacamole (cubos de salmão fresco marinados ao molho shoyo, cobertos com guacamole, e palitinhos crocantes do nosso pão Ban no azeite de ervas – R$27) e a Pipoca de Camarão (cubinhos de camarão tempurá com molho spicy – R$25), nas entradinhas; Nigiris de atum com foie gras (dupla de nigiris de atum com foie gras e maçã verde caramelizada – R$29), Itamae Nigiri (5 sushis escolhidos pelo chef – R$45) e o Atum Burrata (5 cubos altos de lombo de atum cobertos por queijo burrata, molho pesto, farofinha crocante de pão e um toque de queijo parmiggiano reggiano – R$34).