Exposição ambiental high tech no Shopping Pátio Paulista

O Shopping Pátio Paulista, em São Paulo, vai comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) com uma exposição altamente tecnológica até 5 de junho. O objetivo da mostra, que terá diversos tipos de projeções, é conscientizar e lembrar as pessoas que passarem pelo mall sobre a importância da preservação ambiental.

Segundo a idealizadora do projeto, a videomaker Ruth Slinger, essa é uma oportunidade única de discutir soluções aplicáveis no dia-a-dia e lembrar que ações simples como economizar, redistribuir e reciclar fazem muita diferença.”O homem sofre com as consequências da exploração desenfreada. A natureza continua mandando alertas e precisamos tomar atitudes dentro das nossas próprias casas. Assim poderemos viver mais e melhor com o nosso planeta”, alerta Slinger.

Guiada por esses preceitos e utilizando recursos de alta tecnologia, a exposição terá um projetor gráfico com informações sobre a Semana do Meio Ambiente e quatro vinhetas, de um minuto cada, que serão reproduzidas dentro dos elevadores e halls do mall. Nestes vídeos, feitos em parceria com o artista gráfico Flávio Araújo, serão exaltados os elementos da natureza: terra, fogo, ar e água.

Também será instalado um projetor “Kolossus”, equipamento capaz de reproduzir imagens gigantes em diversos tipos de ambientes. Através dele, serão mostrados dez slides que ganharão movimento e velocidades diferentes. O tema dessa instalação é ‘Na natureza nada se perde, tudo se transforma’.

Os clientes do shopping também poderão apreciar o “Kaleidowall”, que funciona com o mesmo princípio de um caleidoscópio. São seis aparelhos de televisão de tela plana que darão a impressão de 200 imagens fragmentadas. Nele será transmitida uma hora de imagens captadas na última década, da natureza do Brasil e do mundo. Ruth, que obteve auxílio do artista multimídia Rodrigo Bellotto para a realização do Kaleidowall, tem larga experiência em campanhas. Ela já produziu vídeos e instalações para a MTV, Arezzo, Maria Bonita Extra, Alexandre Herchcovitch, entre outros.

Setor de food service projeta um avanço de até 15% no ano

Os dados do setor de food service no País têm crescido num ritmo acelerado nos últimos anos e, em 2010, a previsão é de comemorações. De acordo com Enzo Donna, diretor da ECD Consultoria, especializada na área, nos últimos cinco anos o setor vem crescendo exponencialmente e este ano deve registrar avanço de até 15%. Diariamente, 60 milhões de brasileiros realizam suas refeições fora de casa, ou seja, em torno de 32% da população do País, num montante anual de 22 bilhões de transações comerciais e faturamento em torno de R$ 420 milhões por dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Alberto Lira, só no ano passado, as redes independentes do food service apresentaram crescimento de 9,7%, enquanto as franquias cresceram 8,5%. “Em 2010 a expectativa é de que, com a retomada do setor no pós-crise, todos os segmentos de alimentação fora do lar apresentem expressivo crescimento.” O clima de confiança dos investidores do setor foi de 94,4% no mesmo período de 2009, com expectativas de aumentar em até dois pontos percentuais neste ano, segundo pesquisa feita pela ECD.

Os restaurantes independentes foram os que mostraram mais interesse em investir no setor. Atenta a essa onda de crescimento do setor, a empresa Compass Group se consolida como líder mundial em serviços de alimentação em mais de 50 países e já cresceu 3% este ano. Anualmente, com 386 mil colaborares serve quatro bilhões de refeições em 40 mil unidades operacionais no mundo, o que gera um faturamento de R$ 13,4 bilhões de libras anuais. De seu market share, 16% são da marca GRSA; 9% entre Sapore e Puras e 8% para Sodexo.

A GRSA, empresa de alimentação com o maior número de unidades franqueadas no Brasil, faturou entre 2008 e 2009 o montante de R$ 1,5 bilhão, servindo um milhão de refeições diariamente em cerca de 1.800 unidades, o que dá um consumo mensal de 32,5 mil toneladas de alimentos. O crescimento comercial no último ano fiscal, do período entre outubro de 2009 a março deste ano, resultou em 173 novos contratos para o grupo.

Também de olho no mercado, a International Meal Company (IMC), administradora da rede de restaurantes Viena, anunciou o investimento de R$ 20 milhões na expansão da marca, e a ideia é abrir oito unidades do restaurante até dezembro, das quais duas já foram inauguradas -em São Paulo e Porto Alegre- e as seis outras estão previstas para São Paulo e Brasília, que receberá a primeira unidade da marca no início do segundo semestre.

A rede Viena, que completa 35 anos, iniciou há três anos uma expansão fora dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse período, foram inaugurados 21 restaurantes, com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões. Hoje, a marca tem 96 unidades e emprega quase três mil funcionários. Aproveitando o embalo da Copa do Mundo, a rede lançou a campanha “Torcida que faz bem”, como estratégia de marketing para aumentar sua receita.

Com apenas três anos de atuação no segmento, a rede Seletti inicia neste ano a expansão via franchising e a previsão é finalizar o ano com 20 lojas próprias e franqueadas, com faturamento calculado em R$ 10 milhões. No último ano, a rede registrou crescimento de 40% em comparação com 2008, baseada no faturamento das lojas comparáveis, mesmo com a crise econômica mundial; a empresa estima um aumento de 100% em 2010 e promete dobrar o número de unidades este ano por conta da expansão da rede a outros estados.

De acordo com Luís Felipe Campos, proprietário do Seletti, o objetivo é levar a marca a regiões como o interior do Estado de São Paulo, centro-oeste, norte e nordeste do Brasil, além, claro, de ampliar ainda mais a atuação no sul e no sudeste. “Por meio de parcerias com fornecedores também ganhamos força nos shoppings, e com o fundo de marketing investimos no fortalecimento da marca”, afirma.

Shows musicais agitarão as Happy Hours do Carioca Shopping

Depois de uma série de shows memoráveis, Ricardo Vilas volta ao Carioca Shopping, no Rio de Janeiro, para uma nova série de apresentações na Happy Hour das segundas de junho. O cantor ficou conhecido durante o concurso “Novos Talentos”, da Rede Globo. Seu trabalho mistura MPB, Jazz, Funk e Bossa.

No show do Carioca Shopping, o cantor apresentará um repertório de sucessos de Caetano Veloso, Nando Reis, Djavan, Ana Carolina, Tim Maia, Gonzaguinha, Jorge Vercilo, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Luiz Melodia, Cidade Negra e Cláudio Zoli. O show é gratuito. Vale conferir! O show de Ricardo Villas é gratuito e acontece nos dias 7, 14, 21 e 28 de junho (segunda), às 19h00, na praça de alimentação do empreendimento.

Já o cantor Beto Gaspari comanda a Happy Hour das quartas de junho no Carioca Shopping. O espetáculo mostra o lado cancioneiro do artista que interpretará canções de seu CD independente “Das Águas”, além de clássicos da MPB. No repertório, canções de Gilberto Gil, Alceu Valença, Caetano Veloso e Djavan, entre outros. O show do cantor Beto Gaspari é gratuito e acontece nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de junho (quartas), às 19h00, também na praça de alimentação do Carioca Shopping, que fica na Av. Vicente de Carvalho 909, Vila da Penha –– Tel.: (21) 3688-2001.

Inflação dos namorados está abaixo da média

Os preços dos produtos mais procurados para o Dia dos Namorados deste ano, o próximo dia 12 de junho, estão abaixo da inflação média do varejo. Segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), a partir da evolução de preços de 22 produtos mais lembrados nesta data, a inflação de presentes para o Dia dos Namorados ficou em 4,72% em 12 meses, até maio deste ano. Este valor está abaixo da taxa do Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10) acumulada no mesmo período, que é de 5,35%.

De acordo com o economista da Fundação Getulio Vargas (FGV) e responsável pelo levantamento, André Braz, é possível dizer que, em geral, os preços de alguns dos produtos mais procurados para a data ficaram mais baratos este ano. Ele informou que a inflação média dos presentes do Dia dos Namorados acumulada em 12 meses até maio do ano passado foi de 5,55%, ou seja, mais intensa do que a apurada este ano para a mesma data. “Acho que não vai ser tão difícil escolher um presente em conta este ano”, comentou o economista.

Na lista de produtos pesquisados pela fundação, o celular é o produto de preço mais atraente para o consumidor, com deflação de 9,01% em 12 meses até maio, seguido por agasalho feminino, cujo preço acumula queda de 4,87%. Estes dois itens, porém, foram os únicos que apresentaram queda de preços, no período pesquisado: todos os outros 20 itens mostraram inflação em 12 meses até maio.

Os produtos que se apresentaram mais caros para o consumidor foram flores e plantas naturais, com alta de 15,17% em 12 meses até maio; show musical, com alta de 13,03% no mesmo período; e cinto e bolsa, com aumento acumulado de 7,09% em 12 meses até maio.

Shopping Total apresenta: “Camisas da Seleção”

O Shopping Total, em Curitiba, promove a exposição “Camisas da Seleção”, com diferentes modelos usados pela seleção brasileira de futebol. Ao todo, são 32 réplicas das peças utilizadas pelos jogadores desde o ano de 1914. Os visitantes poderão ver camisas curiosas, como as feitas em lã ou as que não levavam o símbolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Além disso, poderão conhecer a camisa que será utilizada pelo Brasil nos jogos da Copa do Mundo da África do Sul. O uniforme chamou a atenção por ser produzido através de materiais recicláveis como a garrafa pet e pela substituição da linha das costuras pela cola.

A exposição “Camisas da Seleção”, que vai até o dia 13 de julho, é gratuita e acontece no setor azul do Shopping Total.

Robôs “invadem” shopping em São Carlos

A garotada de São Carlos, no interior paulista, terá a oportunidade de aprender robótica através de atividades lúdicas com robôs móveis, como partidas de futebol e games cibernéticos. Até o dia 16 de junho, monitores participam do Robot Day 2010 e orientam as crianças e jovens na praça de eventos do Shopping Iguatemi da cidade.

A proposta é conversar com os participantes sobre assuntos envolvendo o uso da robótica com uma visão empreendedora da tecnologia, permitindo aos jogadores uma visão das oportunidades de trabalho envolvendo este conhecimento. Além disso, materiais com conteúdo referente ao tema são distribuídos para os participantes.

“O Robot Day 2010 aproxima a tecnologia robótica do cotidiano de jovens e adolescentes de ambos os sexos, com o objetivo de promover uma visão empreendedora e de entendimento das tendências tecnológicas”, diz Plínio Gabriel João, gerente da empresa Xbot, idealizadora do projeto.

As atividades são realizadas das 14h00 às 20h00 com entrada franca. O evento conta com o patrocínio da rede Iguatemi, Banco do Brasil e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O Robot Day é promovido pelo núcleo de jovens empreendedores do CIESP de São Carlos e região.

Sonho dos Pés chega ao Shopping Plaza Macaé

A rede de lojas de sapatos Sonho dos Pés chega hoje (01/06) ao Shopping Plaza Macaé (RJ). A rede, que possui mais de 60 lojas próprias e 40 lojas franqueadas, está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Ceará.

De acordo com Fernando Gonçalves, sócio da rede, a Sonho dos Pés desenvolve sua própria marca que é voltada para mulheres com idades entre 17 a 55 anos. “Esta será nossa segunda loja na cidade. Escolhemos o Shopping Plaza Macaé por acreditarmos muito em sua gestão profissionalizada e por acreditar na capacidade de compras dos macaenses”, conclui.

Para Ricardo Barretto, superintendente do Shopping Plaza Macaé, a vinda desta nova loja trará mais uma opção para os freqüentadores na hora de realizarem suas compras. “Estamos sempre procurando marcas diferenciadas para oferecer o melhor mix de lojas aos nossos clientes”, afirma. “Esperamos obter vendas consistentes com esta nova loja e prestar um atendimento dos sonhos aos clientes freqüentadores do Shopping Plaza Macaé”, finaliza Fernando.

Contém 1g inaugura mais uma Loja Luxo

Hoje, o Shopping Jardim Sul, em São Paulo, ganha o novo conceito de ponto de venda da contém1g. A marca inaugura mais um espaço com o design super exclusivo da Loja Luxo, exclusivamente voltado para maquiagem, reunindo entretenimento, glamour e sofisticação. O formato diferenciado da loja apresenta também o novo conceito de Nichos, espaços dedicados a diferentes tipos de mulher, com produtos que combinam com as necessidades de cada uma.

Em uma área de 31,06 m², a nova Loja Luxo possui cinco nichos – Morena, Trabalho, Dia, Noite e Outono Inverno, organizados com as cores e texturas específicas para cada ocasião. Este novo conceito traduz a praticidade e exclusividade de toda a linha de produtos da Contém 1g, estreitando a relação entre as mulheres e a maquiagem. A marca propõe transformar o prazer de sair às compras em um momento mágico e surpreendente. O formato foi idealizado pensando no momento e na experiência que suas clientes terão com os produtos Contém 1g.

Todo o projeto tem design exclusivo e iluminação personalizada para elaborar a maquiagem com visualização perfeita da aplicação dos produtos à pele. São mais de 500 itens para pele, olhos, lábios e acessórios que podem ser experimentados pelas clientes, com o auxílio das vendedoras, especialistas em maquiagem.

A empresa criou um sistema diferente para transmitir a verdadeira função de suas maquiagens. Para uma aproximação mais “real” com o público, quem encanta as clientes e efetua as vendas são as profissionais que mais entendem de maquiagem: Maquiadoras Vendedoras.

São as candidatas ao cargo de vendedora que se tornam especialistas em maquiagem após passarem por um intensivo que envolve mais de 150 horas de treinamento por ano, carga horária superior, até mesmo, às exigidas pelos cursos profissionalizantes. Este serviço faz toda a diferença na decisão de compra das consumidoras, que se sentem mais confiantes e motivadas quando encontram, inteiramente à disposição, a consultoria dessas beauty artists da marca, prontas para a realização de looks faciais para todos os estilos.

A Contém 1g cria maquiagens com o objetivo de propiciar um momento que é único para a mulher, de prazer, autoconhecimento, glamour, sofisticação, beleza e alegria. Com o conceito “fábrica boutique”, o desenvolvimento do amplo mix de produtos também conta com máquinas alemãs, suíças, italianas, americanas e inglesas com tecnologia de ponta, utilizadas por grandes empresas de maquiagem internacional.

Toda a linha de produção passa por um rigoroso controle e garantia de qualidade que refletem a seriedade e expertise da empresa. A contém1g utiliza matérias-primas sofisticadas, com a qualidade de marcas de luxo, para produzir seus produtos e surpreender as mulheres que irão usá-los. As embalagens são cuidadosamente escolhidas, levando em conta o glamour e a praticidade.

A marca já é referência para “make-up artists” do Brasil todo. Os maquiadores usam e indicam os produtos em seus trabalhos tanto de beleza quanto desfiles de moda ou editoriais conceituais. Nos editoriais de beleza das principais revistas, as maquiagens são muito elogiadas pelas editoras, seja por sua proposta inovadora, pela embalagem, cor, textura ou praticidade.

Bolsa Família eleva em 50% a renda dos extremamente pobres

O benefício pago pelo Programa Bolsa Família eleva a renda da população atendida em 48,7%. O dado consta do Perfil das Famílias Beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF), análise divulgada nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O estudo calcula que a média nacional da renda familiar per capita (total da renda dividido pelo número de pessoas no domicílio) sem os benefícios pagos pelo programa é de R$ 48,69. Com o aporte, essa média passa para R$ 72,42, acima da linha da extrema pobreza (miséria) calculada em R$ 70. O programa paga benefícios variáveis conforme o tamanho da família, número de crianças e adolescentes na escola. Os valores vão de R$ 22 a R$ 200. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal a partir do cadastro das prefeituras municipais.

De acordo com o MDS, a renda per capita dos atendidos pelo Bolsa Família é maior nas regiões mais ricas, mas o impacto é maior nas regiões mais pobres. No Sudeste, a renda é de R$ 82,27, no Sul, a renda chega a R$ 85,07, e no Centro-Oeste, a renda fica em R$ 84,22. No Norte e no Nordeste, apesar do aporte de recursos, a média é abaixo da linha de pobreza: R$ 66,21 e R$ R$ 65,29, respectivamente. Ainda segundo o ministério, o efeito geral do Bolsa Família foi diminuir o tamanho da população em extrema pobreza que era de 12% para um patamar de 4%. A pesquisa foi feita com base nos dados de setembro de 2009. Cerca de 49 milhões de pessoas formam as famílias beneficiadas pelo programa, a maior parte dessas pessoas (56,17%) tem até 17 anos.

A pesquisa sobre o perfil das famílias beneficiadas ainda revela que 70% dos beneficiados vivem em área urbana, em domicílios que declaram ser próprio (61,6%), sobretudo em casas (92,6%). Nos últimos anos, esses domicílios melhoraram de condição física. De 2005 para 2009 caiu o número de residências que não tinham tratamento de água, luz, esgoto e coleta de lixo.

Atualmente nove de cada dez domicílios contam com coleta de lixo, 67,8% têm escoamento sanitário e 83,9% têm abastecimento de água por rede pública. De acordo com a secretária nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, apesar da diversidade regional e da condição da pobreza em vários lugares, a desassistência desses serviços ainda é parecida em vários estados. Segundo a secretária, nos últimos anos, cerca de 4 milhões de famílias deixaram de ser atendidas pelo PBF, 80% delas porque tiveram a renda elevada; o que demonstra, segundo Lúcia Modesto, que o programa “tem porta de saída”.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes, até o final do ano, o Bolsa Família quer atender 12,9 milhões de famílias. Atualmente atende 12,4 milhões. O crescimento do programa irá permitir a inclusão de 48 mil famílias de moradores de rua, ribeirinhos, indígenas e de bolsões de pobreza ainda não inscritos no programa.