Magazine Luiza estuda compra de concorrentes menores

Durante evento realizado na última segunda-feira (31/05) no Hotel Unique, na capital paulista, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, disse que sua empresa está aberta a analisar oportunidades de compra de concorrentes de menor porte, mas nega uma possível fusão com empresas líderes de varejo, como vinha sendo especulado no mercado há pouco tempo. De acordo com a executiva, a empresa tem caixa e capacidade de crescer com as “próprias pernas”, como fez até hoje. “Temos diversas maneiras de conseguir capital no mercado para crescermos, até mesmo com uma abertura de capital daqui a alguns anos”, comentou Luzia. “Estamos preparados para ir à bolsa há anos; agora é só uma questão de analisar melhor as oportunidades”.

Segundo ela, não é que a companhia não esteja aberta a analisar fusões. Nesse caso, o questionável seria a maneira adotada para gerir a empresa. “Acredito que qualquer empresa que tenha controle igualmente dividido fica mais burocrática e até sem dono”, comentou.

Para Luiza, a prioridade agora é cumprir o plano de abertura de lojas na grande São Paulo. A rede, até o momento, possui 56 unidades na Grande São Paulo, e a meta é abrir outras 24 até dezembro deste ano. Além disso, concorrentes de menor porte estão na mira de aquisições da companhia, que faturou R$ 3,8 bilhões em 2009 e espera atingir um faturamento de R$ 5 bilhões.

Para os próximos cinco anos, a idéia é investir mais em lojas virtuais. “Sempre soubemos entender o que os consumidores da classe C e D buscavam no varejo”, comentou a empresária. “Daqui para frente, basta apenas continuarmos colocando em prática a lição que aprendemos nesses anos todos: oferecer os produtos certos na hora que os consumidores estiverem dispostos a comprar”.

BC quer mais competitividade no mercado de cartões

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, entende que o uso do mesmo terminal para cartões de crédito de diferentes bandeiras, a partir de 1º de julho, vai acabar com a exclusividade de uma “maquininha” para cada operadora, o que reduz custos para o lojista e para o consumidor, uma vez que o comércio repassa o valor do aluguel para os preços das mercadorias.

Além disso, aumenta a competitividade entre as empresas do setor, com possibilidade de ganhos para o consumidor, uma vez que as empresas terão que aprimorar cada vez mais seus serviços para ganhar mercado e reduzir as reclamações, acrescentou Aldo Mendes ao participar de audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, para discutir a Regulamentação dos Cartões de Crédito e Débito.

Como forma de aumentar ainda mais a concorrência no setor, ele sugeriu que empresas nacionais se juntem para criar bandeiras brasileiras e disputar um mercado que é explorado por operadoras estrangeiras. Afinal, onde há mais competitividade, os serviços tendem a melhorar e aumenta a perspectiva de redução dos custos, afirmou ele.Ricardo Morishita, da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, também participou da audiência e cobrou uma regulamentação nacional para a indústria de cartões, ao invés da autoregulamentação proposta pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

Ele entende que as empresas do setor serão incapazes de tomar qualquer iniciativa para impedir as práticas abusivas contra o consumidor.Morishita disse que as irregularidades cometidas por operadoras de cartões de crédito e de débito foram responsáveis por 37% de todas as reclamações recebidas, no ano passado, pelos órgãos de proteção do consumidor. A grande maioria delas, acrescentou, sobre cobranças indevidas como o envio de cartões, sem solicitação, e a posterior conta de manutenção.

No Shopping Neumarkt, mostra fotográfica resgata os 90 anos de trajetória do Hospital Santa Catarina

Noventa anos de história e alguns dos mais importantes acontecimentos relativos à trajetória do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, são contados através de uma exposição fotográfica, que começa hoje no pavimento superior do Shopping Neumarkt, próximo a Renner. “Momentos” resgata o passado e o futuro da saúde em Blumenau.

A mostra com 52 imagens apresenta fatos marcantes da unidade hospitalar fundada em 27 de junho de 1920, pela comunidade luterana. Na época, o hospital tinha 50 leitos, sendo uma unidade para homens e outra para mulheres, enquanto os cuidados assistenciais eram de responsabilidade de diaconisas alemãs, as tradicionais “Schwestwer”.

As fotos mostram ainda a evolução do hospital ao longo do tempo com a melhoria da infraestrutura e a adoção de tecnologias de ponta. Parte desses registros está em exibição na mostra, aberta ao público até 30 de junho com entrada franca. A exposição faz parte do cronograma de comemorações dos 90 anos do Hospital Santa Catarina.

Minas Shopping cria espaço VIP para clientes assistirem à Copa do Mundo

Durante a Copa do Mundo da África do Sul, nem todo mundo conseguirá assistir aos jogos da Seleção Brasileira de Futebol em casa, já que os dias e horários coincidem com o turno de trabalho —principalmente a primeira e a terceira partidas, que ocorrem em dias úteis, no horário comercial.

Foi pensando nessas pessoas que o Minas Shopping, em Belo Horizonte, criou a promoção “Torcida Minas Shopping”. A partir de 1º de junho, a cada R$ 200 de gastos acumulados na praça de alimentação ou nos quiosques de alimentação, os clientes ganham um par de ingressos para assistir à Copa em uma área VIP com capacidade para 400 pessoas, onde serão instalados quatro telões.

Os premiados também ganham camisetas exclusivas, kits da Copa, petiscos e rodadas de chope, além de participar de sorteio de brindes. Os clientes devem trocar suas notas em estandes instalados no shopping dois dias antes de cada jogo ou na data da partida.

Mulheres dominam 66% do consumo no Brasil e movimentam R$ 1,3 trilhão

As mulheres já são o maior mercado consumidor do mundo. Em volume, os US$ 20 trilhões anuais ultrapassam o dobro do consumo anual da Índia e China juntos. No Brasil, elas representam nada menos que 66% de tudo o que é consumido pelas famílias.

Um estudo feito pela Sophia Mind, empresa de pesquisa do grupo Bolsa de Mulher, mostrou que, dos R$ 1,972 trilhão de gastos anuais com bens e serviços no País, R$ 1,3 trilhão são decididos por elas, valor que transforma o Brasil em um dos maiores mercados femininos do mundo. A pesquisa faz parte do livro “Poderosas Consumidoras – o que quer e pensa a nova mulher brasileira”, com lançamento previsto para julho, e foi realizada com 1.917 mulheres das cinco regiões brasileiras no primeiro trimestre do ano.

“Administrando um montante superior à sua massa salarial, as brasileiras não apenas decidem e compram diretamente, mas também influenciam e controlam os gastos masculinos”, declara a presidente do grupo Bolsa de Mulher, Andiara Petterle. “E, mais do que a própria renda, elas gerenciam o orçamento familiar como um todo”.

O estudo mostrou ainda que as mulheres têm ganho cada vez mais espaço nos setores antes dominados pelos homens, como a compra de automóveis e a escolha dos serviços financeiros. No entanto, os poucos mercados onde o homem ainda tem o maior domínio nas decisões de compra são aqueles onde as despesas familiares são significativas – como o mercado automobilístico. A pesquisa mostrou que os três primeiros lugares no ranking dos principais gastos familiares são a compra de alimentos, a manutenção de veículos e a alimentação fora de casa.

Dia dos Namorados movimentará R$ 550 mi no e-commerce

O e-commerce se prepara para mais um período de alta nas vendas. A previsão do e-bit é de que o Dia dos Namorados gere R$ 550 milhões em faturamento este ano. Isto significa um aumento de 40% se comparado a 2009, quando o setor atingiu R$ 393 milhões.

Entre os produtos mais vendidos, a empresa especializada em informações de e-commerce aposta em notebooks, perfumes e cosméticos, flores e cestas e celular. Porém, as TVs de tela plana serão o carro-chefe por conta da Copa do Mundo. Além disso, o tíquete médio no e-commerce deve chegar a R$ 375 contra R$ 330 em 2009.

Central Plaza leva 3ª Idade para conhecer a “Exposição Roberto Carlos – 50 anos”, na Oca

Em homenagem ao Dia das Mães, o Central Plaza Shopping, em São Paulo, proporcionou mais uma inesquecível ação cultural para o público da melhor idade, levando um grupo de pessoas para conferir de pertinho a Exposição Roberto Carlos – 50 Anos, na Oca do Ibirapuera. O passeio fez parte de mais uma atividade do Projeto Exercício do Vizinho/Clube A, cujo objetivo é sociabilizar os alunos e integrá-los aos eventos atuais da cidade. Lá os visitantes, maravilhados, afinal tratava-se do seu ídolo maior, puderam conhecer objetivos, saber de curiosidades e tudo mais que foi e é importante para o Rei Roberto Carlos.

De acordo com a supervisora de marketing, Kelli Calijuri, o Projeto alcança, a cada ano, excelentes resultados, crescendo dia-a-dia e atraindo um número cada vez maior de integrantes da terceira idade. “Nessa proposta, o que conta é o esforço e a dedicação de todos para a realização de um trabalho sério, em benefício da comunidade”, conclui.

Mensalmente, o Projeto Exercício do Vizinho/Clube A prepara cuidadosamente uma grade de programação variada para pessoas com 50 anos ou mais, visando preservar a boa qualidade de vida e enriquecer as relações interpessoais com a convivência diária. Todas as atividades são acompanhadas de perto por profissionais especializados e objetivam trazer saúde e bem-estar aos participantes. Entre as ações propostas destaque para as caminhadas, condicionamento físico, alongamento, ritmos, pilates, yoga, dança de salão, aulas de artesanato, festas típicas, passeios culturais e muito mais.

Radiação de celulares colabora para sumiço de abelhas, afirma estudo

Os celulares são um dos responsáveis pela queda da população de abelhas na Europa e na América do Norte, afirmam cientistas de uma universidade na Índia ouvidos pelo Daily Telegraph. Pesquisadores da Universidade Punjab, de Chandigarh, na Índia, afirmam ter estabelecido uma relação entre a radiação emitida pelos celulares e a perda de orientação de navegação das abelhas.

Em uma experiência controlada, eles compararam o comportamento e a produtividade das abelhas em duas colmeias. Uma tinha dois celulares, que funcionavam por 15 minutos, dias vezes ao dia. A outra tinha aparelhos falsos. Depois de três meses, a colmeia com os celulares apresentou redução no número de ovos postos pela rainha, o fim da produção de mel e um declínio no número de abelhas operárias que retornavam á colmeia depois de colher pólen.

Em artigo, os pesquisadores Ved Prakash Sharma e Neelima Kumar escreveram que “o aumento no uso de gadgets tem causado uma eletropoluição do ambiente. O comportamento e a biologia das abelhas são afetados pelo eletronevoeiro porque elas têm magnetita em seus corpos, o que as ajuda na navegação”.

Mais de 80% das empresas podem sofrer com TI na Copa

Só 18% das empresas estão preparadas para a sobrecarga na infraestrutura de TI que pode ser causada durante a Copa do Mundo, quando funcionários deverão acompanhar o torneio de futebol no trabalho. O dado faz parte de uma pesquisa realizada em maio, pelo escritório de advocacia DLA Piper, da Inglaterra, com 352 companhias.

Entre os entrevistados, menos de 20% dos gestores de TI orientam os funcionários sobre o uso aceitável dos recursos de email e de internet durante os jogos. Pouco mais de 11% dos consultados informaram que a empresa autoriza os empregados a assistir às partidas transmitidas pela internet no trabalho.