Raposo Shopping apresenta “O Mágico de Oz”

No dia 19 de junho (sábado), às 15h00, a praça de eventos do Raposo Shopping, em São Paulo, ganha cenário especial para a encenação do espetáculo teatro “O Mágico de Oz”. O clássico imortalizado pelo cinema americano em 1939, com a atriz Judy Garland, conta a história da menina Dorothy Gale, que vive numa fazenda com a família e seu cãozinho Totó, mas deseja estar num lugar melhor.

Ao sair de casa, a pequena Dorothy é carregada por um furacão que a leva para um mundo desconhecido, onde vive muitas aventuras ao lado de seus novos amigos como o Homem de Lata, o Espantalho e o Leão Covarde. Mas o único que poderá trazê-la de volta à casa é o Mágico de Oz. Na medida para encantar crianças e adultos, a montagem no Raposo Shopping tem 40 minutos de duração.

Mostra Ecos da Terra no Shopping Itaguaçú

Até 26 de junho a área do Piso Itaguaçu, próxima aos cinemas do Shopping Itaguaçú, em São José, região metropolitana de Florianópolis, tem montada a exposição Ecos da Terra, com materiais e elementos que proporcionam uma discussão sobre energias alternativas. A visitação será gratuita e monitorada das 14h00 às 20h00. Confira!

Temperatura em São Paulo pode subir três graus até fim do século, diz estudo

A temperatura média na região metropolitana de São Paulo pode subir de dois a três graus Celsius até o fim deste século, em função do impacto das mudanças climáticas, caso ações de mitigação não sejam adotadas. A estimativa faz parte de um estudo coordenado pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CST/Inpe) e pelo Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (NEPO/Unicamp) divulgado nesta terça-feira (15/06).

Segundo os pesquisadores, a variação de temperatura na Grande São Paulo tende a produzir uma sensação ainda mais intensa de calor em determinados bairros, sobretudo naqueles com um maior número de construções. Prédios altos e próximos uns aos outros, aliados a ruas estreitas, formam o que o estudo chama de “ilhas de calor urbano”.

“A cidade foi criando superfícies totalmente cobertas por asfalto, concreto, ou seja, materiais que retêm muito calor e ao mesmo tempo emitem muito calor. A sensação de calor acaba sendo pior nessas áreas”, diz Andrea Young, arquiteta da Unicamp responsável pela pesquisa.

Além da variação de temperatura, a Grande São Paulo tende a sofrer ainda com um maior número de chuvas intensas, chegando ao dobro da média atual. O relatório aponta as cidades de Santo André e São Bernardo do Campo como as mais críticas no que se refere aos riscos de desmoronamentos.

Já na cidade de São Paulo, a região mais vulnerável é a Zona Sul, sobretudo os bairros do Jabaquara, Cidade Ademar, Pedreira, Cidade Dutra, Jardim gela, Capão Redondo e Campo Limpo. Ainda de acordo com o estudo, o Brasil registrou 1.457 mortes por desmoronamentos entre 1988 e 2009. “Desse total, 220 mortes ocorreram no Estado de São Paulo, que se constitui no segundo Estado com maior número de vítimas decorrentes desse tipo de acidente”, diz o relatório.

O número de pessoas vivendo em moradias precárias chega a 30% da população total da cidade de São Paulo, o que, segundo o estudo aumenta o risco de óbitos em situações de chuva extrema.

O cenário tende a se agravar, com a expansão da ocupação. De acordo com previsão dos pesquisadores, 11,17% das áreas de expansão em 2030 poderão se constituir em novas áreas de risco de deslizamentos. Entre as medidas de mitigação sugeridas no relatório estão um maior controle da ocupação urbana, a expansão das redes ferroviárias e a implantação de parques.

Tivoli Shopping promove Exposição itinerante de Aquiles Nicolas Kílaris

A exposição itinerante, “Curvas na Arquitetura Brasileira”, do arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris, está de volta ao Tivoli Shopping, em Santa Bárbara d Oeste (SP), e ficará até 28 de junho, no corredor em frente ao Banco Real. Esta é a terceira vez que a mostra passa pela cidade. Nos últimos quatro anos, foi vista por aproximadamente 800 mil pessoas em dezenas de cidades, como Campinas, São Paulo, Poços de Calda, Itu, Rio Claro e Bauru. Em 2006, o Tivoli Shopping foi o primeiro espaço a receber uma coletânea dos trabalhos de Kílaris em conjunto com estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

A mostra reúne 18 painéis de vidro e 36 fotos coloridas, de 90 X 70 cm, com foco em projetos arquitetônicos, concepções, fachadas e interiores. A coletânea tem o objetivo de difundir a arquitetura como forma de arte. Os painéis expostos mostram formas arredondadas, jogos de telhados, disposições em ângulos que criam amplitude, ventilação e iluminação totalmente integradas com áreas externas e jardins – especialidades do arquiteto.

A exposição é organizada pelo precursor do movimento que valoriza as linhas curvas, o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris, cujo estilo ganha cada vez mais espaço e seguidores. Nas faculdades de arquitetura, seus traços têm motivado debates e estudos entre alunos e professores. Profissionais da área também buscam inspiração em seus contornos para executar projetos. Nesta exposição, o arquiteto abre seus arquivos e apresenta o que cria de mais contemporâneo e inovador.

Ultrarricos crescem e ganham força no Brasil, diz “Financial Times”

Uma reportagem no jornal “Financial Times” desta segunda-feira (14/06) afirmou que “os ultrarricos do Brasil estão crescendo em número e força”. A reportagem destacou a expansão do mercado de luxo brasileiro para cidades além de Rio e São Paulo, um fenômeno impulsionado pelo crescimento estelar do país, que se expandiu 9% entre o primeiro trimestre de 2009 e o mesmo período deste ano. O texto é parte de um caderno especial sobre o mercado de luxo produzido pelo jornal, que aborda tanto mercados desenvolvidos quanto emergentes. A publicação destaca como causa do aumento deste nicho a ampliação da renda no Brasil.

“A crise afetou os ricos latino-americanos menos que seus pares em outros continentes, e a proporção de ultrarricos em relação à população abastada é maior do que em qualquer outra região”, afirma o jornal, citando um relatório elaborado pelo banco Merrill Lynch e a consultoria Capgemini. “Em 2008, o número de ricos no Brasil aumentou para 131 mil, passando o número da Austrália e da Espanha, e levando o Brasil ao 10º posto na tabela dos super-ricos.”

O jornal destaca como esse segmento está se desenvolvendo em outras cidades além das tradicionais São Paulo – onde se concentra 70% deste nicho, segundo a reportagem – e Rio. “Além de inaugurar um shopping center em Brasília em março”, exemplifica o jornal, “o Iguatemi está planejando outros em São Paulo e quatro mais em Alphaville, Jundiaí, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no Estado de São Paulo”.

Para o “Financial Times”, “com imagens abundantes das favelas e da violência urbana, é fácil ver o Brasil como um país pobre. Mas esse é apenas metade da história”.

Perdas no setor varejista chegam a R$ 11,6 bilhões por ano

No final do ano passado, um estudo divulgado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) indicava que as perdas no setor varejista, no Brasil, atinge, em média, a marca de 2,05% do faturamento de uma organização. O índice, já bem significativo, torna-se mais alarmante quando analisado em conjunto com novos estudos que apontam os prejuízos registrados anualmente no setor. Na última semana, foi a vez do Programa de Administração do Varejo (Provar) divulgar um estudo que analisa as perdas no setor varejista brasileiro e revela que esse montante alcança a casa dos R$ 11,6 bilhões/ano.

Segundo a Provar, as grandes redes chegam a investir 30% do seu lucro em tecnologia para estancar o problema. Além do prejuízo causado por furtos externos e internos, 14% desse montante escoa em razão de erros administrativos; 5,8% problemas com fornecedores. De acordo com o Centro de Pesquisas do Varejo, da Grã-Bretanha, o Brasil é o sétimo país com mais problemas de perdas nesse segmento.

A tecnologia tem sido uma aliada na busca por soluções, com recursos para minimizar essas perdas em muitas frentes – uso de sistemas integrados e prevenção a furtos, por exemplo. Também o Kaizen tem despontado como forte opção no controle e redução das perdas e reversão dos prejuízos em melhor produtividade e resultado final. A exemplo do que a indústria já pratica há muitos anos, a metodologia do Kaizen pode estabelecer melhor controle de estoque, mais eficiência na distribuição e alocação de mercadorias, padronização dos procedimentos internos de forma a evitar erros que provocam perdas sistemáticas e de grande volume.

Combater as causas dessas perdas exige um aprofundado diagnóstico dos processos adotados por uma rede varejista. O esforço vale a pena. No setor industrial, quem apostou nas ferramentas do Kaizen para redesenhar sua produção, logística e fluxo operacional, já conseguiu minimizar os efeitos desse inimigo da lucratividade, alcançando reduções de até 50% nos seus índices de perdas. Há algum tempo, a eficácia do Kaizen chegou em outros segmentos. Em alguns países da Europa, o conceito já tem sido aplicado com sucesso em grandes redes de varejo.

O Grupo Sonae, em Portugal, é um exemplo de como as ferramentas do Kaizen podem melhorar o fluxo logístico e de estoque. No ano passado, a imprensa internacional divulgou que a rede Starbucks também estava aderindo ao Kaizen para aumentar sua eficiência e reduzir custos operacionais, sem comprometer a segurança nem o atendimento em suas lojas, e envolvendo os colaboradores da rede na aplicação do Lean Manufacturing, principal ferramenta do Kaizen.

Entre os jogos da Copa há momentos de aprendizado e lazer

Hoje, a atenção de muitos brasileiros estará totalmente voltada para os jogos da Copa do Mundo. Porém, no intervalo entre uma partida e outra da seleção, muita gente vai aproveitar a ausência do Brasil no campo para viver momentos de lazer e aprendizado no Shopping Prado, em Campinas (SP). Além de aulas de artesanato e maquiagem, aqueles que ainda estarão envolvidos com o campeonato terão a oportunidade de aprender a customizar camisetas para curtir a Copa.

Quem inicia a programação da Central de Cursos é a Black & Decker que, em 17 de junho, vai ensinar passo a passo como fazer uma bandeja de madeira. A segunda aula será comandada pela Estilotex em 22 de junho; neste curso, os participantes vão aprender a técnica patchwork em pano de copa. Em seguida, em 24 de junho, a Singer realizará o curso de customização de camisetas para Copa do Mundo e, no dia seguinte, O Boticário dá dicas de automaquiagem para os alunos.

De acordo com Margarete Wolf, gerente do Shopping Prado, a Central de Cursos recebe participantes de todas as idades, desde crianças a senhoras. “Conseguimos agradar um público eclético, pois diversificamos os cursos a cada mês e ensinamos tanto a teoria quanto a prática”, acrescenta.

Os interessados devem se inscrever com antecedência pelo telefone: (19) 3271-4214. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para a aula de customização de camisetas, os participantes precisam levar camiseta e tesoura.

Shopping Bonsucesso realiza transmissão da Copa na África do Sul

O Shopping Bonsucesso, em Guarulhos (SP), realiza desde o dia 11 de junho, abertura da Copa na África do Sul, as transmissões com sinal digital dos jogos do Mundial de 2010. Os visitantes do shopping poderão acompanhar as partidas nas seis telonas que estarão espalhadas pela praça de alimentação do empreendimento.

É importante lembrar que as transmissões dos jogos da Copa na África do Sul serão realizadas durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 22h00. Domingo e feriados das 14h00 às 22h00.

E as lojas do Shopping Bonsucesso já estão em pique de torcida. Você encontra ótimos preços e muitos produtos para torcer nesta Copa. Há uma variedade de produtos expostos nas vitrines das lojas, como artigos esportivos com promoções especiais, além de assessórios, cornetas, bandeiras, chapéus e entre outros, que incrementarão sua torcida neste Mundial.

Sony abre loja para a temporada de inverno de Campos do Jordão

A Sony participa da badalada e charmosa temporada de inverno da cidade de Campos do Jordão, situada a 200 km de São Paulo. Uma das regiões mais procuradas pelos brasileiros no período de baixas temperaturas deve receber mais de um milhão de visitantes durante a estação de 2010. Uma loja Sony completa, de 118 m², estará aberta aos consumidores no Shopping Market Plaza até 2 de agosto.

A empresa espera receber quase 40 mil pessoas durante este período, o que representa um crescimento de 50% em relação ao número de visitações no espaço montado em 2009. Para atingir esta meta, a marca aumentou o tamanho de seu ambiente no shopping em 273% em relação ao ano passado. Este espaço, que era ocupado apenas por notebooks VAIO, agora passa a apresentar a linha completa de produtos vendidos no Brasil, seguindo a estrutura de todas as lojas da marca no País. Os visitantes poderão comprar desde aparelhos de áudio portátil até TVs, passando por notebooks e câmeras, entre outros equipamentos.

Um dos destaques fica por conta da nova linha de tevês 3D, que começa a ser vendida no Brasil em agosto. Quem visitar a loja em Campos do Jordão já poderá experimentar as diferentes sensações de ver imagens em três dimensões e realizar a pré-reserva de um modelo, caso queira levar toda essa inovação tecnológica para casa.

“Além de realizar ações diferenciadas com o consumidor, nossa proposta é permitir que ele experimente nossos produtos, receba as devidas orientações, tire suas dúvidas com nossos consultores e leve para casa o que existe de mais moderno em eletroeletrônicos no Brasil. A temporada de inverno de Campos do Jordão é um dos períodos de maior movimentação comercial no Brasil e acreditamos no potencial de negócios que podemos gerar”, afirma Paulo Jaen, gerente geral de Vendas.

O Market Plaza é o maior shopping sazonal do Brasil e já está em sua décima quinta temporada. Visite o site www.sonystyle.com.br.