Metrô de SP muda plano após veto a Morumbi para Copa 2014

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária, a linha ouro, que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi e passar por Paraisópolis –uma das regiões mais carentes da capital–, terá novo cronograma. Prevista para 2013, a um ano da Copa, ela deixa de ter data para ser concluída. Passa a ser prioridade agora a futura linha 6-laranja, que vai ligar a Brasilândia, zona norte, à estação São Joaquim (linha 1-azul). Ela passará por Pirituba, zona norte, e pela Pompeia, zona oeste, bairros onde ficam as duas alternativas ao estádio do Morumbi.

Em Pirituba, a prefeitura pretende construir o que chama de maior centro de convenções do mundo, uma área com hotéis, um shopping center, prédios de escritório, além de uma arena multiuso. É nessa arena que a CBF pretende fazer a sede paulistana na Copa-14, desde que encontre um investidor disposto a aplicar ali cerca de R$ 1 bilhão para agilizar a entrega da obra em três anos. Na Pompeia fica o Palestra Itália, do Palmeiras, onde o estádio começou a ser ampliado –na atual conjuntura, é o mais cotado para abrigar jogos da Copa.

A mudança de cronograma nas obras do metrô ocorreu porque parte dos investimentos em transporte sobre trilhos em São Paulo está ligada ao PAC da Copa. Portanto, os gastos vão se concentrar em estruturas a serem utilizadas no mundial. O governador Alberto Goldman (PSDB) confirmou ontem que a extensão da linha ouro de monotrilho até o Morumbi continua nos planos, mas deixa de ser prioridade com a exclusão do estádio da Copa. “Nós iríamos priorizar se o Morumbi fosse o estádio escolhido”, diz.

O que deixa de ser prioridade, diz Goldman, é apenas o trecho que vai passar por Paraisópolis e pelo Morumbi –justamente o mais próximo do estádio, cerca de 500 metros. A estação São Paulo-Morumbi, da linha 4-amarela, já em fase avançada de construção. Fica, porém, a cerca de três quilômetros do estádio.

A linha ouro vai custar R$ 2,86 milhões. O governo federal entraria com R$ 1,082 milhão de financiamento da Caixa Econômica Federal. A prefeitura entraria com R$ 302 milhões e o restante viria do governo do Estado. Agora, a União deve direcionar a verba para a região de um dos dois estádios candidatos a receber jogos. Ou seja: a linha 6-laranja.

Central Plaza presenteia clientes com kit Copa do Mundo 2010

A Copa do Mundo começou, e o Central Plaza Shopping, em São Paulo, dá aquela forcinha para você montar o seu visual, usando um lindo Kit da Copa composto por vuvuzela, camisa personalizada do Brasil, adesivo “Torcida Central Plaza/Metropolitana FM” e sacola, para acompanhar e torcer muito pela nossa Seleção.

Para receber o presente, basta apresentar durante o período da promoção, notas fiscais no valor acima de R$ 150 em compras efetuadas nas lojas do Central Plaza Shopping. Clientes associados ao Programa de Fidelidade Central Card ganham a camisa apresentando R$ 100 em notas de compras efetuadas. A troca das notas fiscais será realizada no estande da promoção localizado no corredor principal, de segunda a sábado, das 10h00 às 22h00, e domingos e feriados, das 14h00 às 20h00. A campanha é valida de 19 de junho a 4 de julho ou até o término do estoque.

Depois de ganhar o seu kit aproveite para incrementá-lo, afinal no Central Plaza você encontra de tudo, desde a bola oficial até aparelhos de TV com grandes telas para reunir a torcida e assistir aos jogos com muito estilo e conforto.

Tá dado o recado: se você também é um apaixonado pela nossa Seleção venha conhecer as nossas ofertas e, de quebra, ganhar mais este lindo presente para torcer pelo Brasil nesta caminhada rumo ao Hexa. Para informações sobre tudo o que acontece no empreendimento acesse: www.centralplazashopping.com.br

Governo lançará novo sistema de acompanhamento de gastos

O governo irá lançar em agosto um novo sistema de acompanhamento do gasto público centrado no registro do consumo dos diferentes órgãos a cada período. O objetivo é facilitar a comparação das despesas e estimular o aumento da eficiência da gestão. “Os gastos precisam ser mais bem avaliados”, afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao comentar o novo sistema durante apresentação sobre o cenário econômico em evento nesta quinta-feira.

A nova plataforma, denominada Sistema de Informação de Custos Governamentais (SIC-Gov), trará dados sobre os produtos e serviços consumidos pelo setor público a cada mês, com informações sobre as quantidades e as despesas correspondentes em moeda. Assim, será possível avaliar, por exemplo, quanto o Ministério da Saúde gastou na compra de um determinado volume de vacinas consumidas.

Com os sistemas de acompanhamento existentes até então, só seria possível avaliar as despesas com vacinas durante o ano, independentemente do volume consumido. Essa limitação podia distorcer, ou impedir, comparações importantes para avaliar a eficiência de diferentes programas ou governos. “Essa nova ferramenta vai ajudar o administrador a gerir melhor seus recursos, e com certeza levará a uma melhora de gastos”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Fazenda e responsável pelo projeto, Nelson Machado.

O gasto público é um dos principais alvos de críticas de economistas, que defendem mais eficiência, com redução, por exemplo, das despesas com custeio da máquina. O SIC-Gov está em operação desde março, já podendo ser acessado por técnicos de alguns ministérios que receberam senhas. Em agosto, o governo promoverá um congresso internacional sobre o sistema de custos, quando divulgará de forma mais ampla a nova sistemática de acompanhamento.

Lançamento do canal da InfoTV no Shopping Ideal

Na manhã desta quarta-feira (16/06), a InfoTV inaugurou seu canal de mídia digital indoor no Shopping Ideal, localizado na BR 101, KM 202, em Barreiros, na Grande Florianópolis. O canal é composto por seis televisores verticais de 42″ polegadas de alta definição, instalados estrategicamente na praça de alimentação e no corredor central do shopping. O lançamento contou com a presença dos lojistas do Shopping Ideal e dos responsáveis e colaboradores da InfoTV.

” Temos em nossa rede no total, oito shoppings no estado de Santa Catarina, que tem como propósito segmentar cada vez mais a comunicação do anunciante com seu público alvo. Pois nos comunicamos diretamente com um público qualificado, São mais de 140 mil pessoas impactadas por dia nos oito principais shoppings de Santa Catarina”, afirma André de Oliveira, Diretor Comercial da InfoTV.

Além dos shoppings, a InfoTV atua também nos terminais urbanos do Estado, em clínicas médicas, ônibus, cinemas, salões de beleza, centrais de atendimento ao cidadão, empresariais, lotéricas, e muito mais.

Faturamento de microempresa em SP cresce 15% em abril, diz Sebrae

As micro e pequenas empresas (MPEs) paulistas aumentaram o faturamento em 14,7% em abril de 2010 em comparação com abril de 2009. Este é o sétimo mês consecutivo que, comparado com o mesmo mês do ano anterior, apresenta aumento de receita, segundo dados divulgados pelo Sebrae. O resultado indica a recuperação das MPEs que, em abril de 2009, sofriam com os impactos da crise financeira internacional. Trata-se do maior aumento de taxa faturamento, num mês de abril, desde o início da série, em 1998. No período, a indústria foi o setor que registrou o maior crescimento com 27,1%. Depois vem o comércio, com 12,3%, e serviços, com 11,1%.

Por regiões do Estado, as MPEs do interior foram as que apresentaram maior elevação: 17% no faturamento na comparação de 12 meses ( maio de 2009 a abril de 2010). Nas MPEs do Grande ABC e da região metropolitana de São Paulo, o crescimento foi de 15,4% e 12,6%, respectivamente, enquanto na capital o crescimento foi de 11,7%.

Na avaliação do diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella, “o aumento do faturamento das micro e pequenas empresas também é uma boa notícia para a sociedade. Quando as micro e pequenas empresas vendem mais, elas podem contratar mais”, comenta Tortorella.

Na comparação mês a mês, o resultado também foi positivo. As MPEs apresentaram elevação de 1,2% em abril de 2010 em relação a março. O resultado deve-se ao aumento no faturamento do comércio (2,2%) e serviços (3%), pois a indústria apresentou queda de 2,8% no período.

Em termos absolutos, o universo das MPEs paulistas registrou em abril de 2010 receita total de R$ 24,4 bilhões. Na comparação mês a mês (março a dezembro de 2010), o total de faturamento teve um crescimento de R$ 293 milhões. Já na comparação de 12 meses (março de 2009 a abril de 2010), a elevação foi de R$ 3,1 bilhões.

Em maio de 2010, 36% dos donos de MPEs declararam acreditar em aumento do faturamento de suas empresas nos próximos seis meses. Em relação ao mesmo período, 37% afirmaram ter perspectivas de manutenção da receita. Quanto à economia brasileira, em maio de 2010, a parcela de empresários que acredita em manutenção no nível de atividade da economia nos próximos seis meses é de 33%. A proporção dos informantes que acreditam em aumento no nível de atividade da economia é de 40%.

Estes foram os principais resultados da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada em junho de 2010, com a colaboração da Fundação Seade. A pesquisa monitora mensalmente o desempenho de 2,7 mil MPEs em todo o Estado de São Paulo, apresentando também dados para quatro regiões: capital (cidade de São Paulo), Grande ABC, região metropolitana de São Paulo e interior.

Traga sua torcida para o shopping

De quatro em quatro anos, o Brasil se veste de verde e amarelo para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Entrando no clima que toma conta do país inteiro, o Brasília Shopping, Terraço Shopping e Taguatinga Shopping, todos no Distrito Federal, montaram estruturas para os clientes que quiserem assistir às partidas do Brasil.

No primeiro, 20 pufes em forma de bolas de futebol e um telão foram colocados em frente as Lojas Americanas para os torcedores relaxarem e curtirem as partidas. Na praça de alimentação também há televisões para acompanhar os duelos na hora de lanchar. Já o Terraço Shopping, adotou o clima do jogo. Além do telão de LED de 3x2m, uma arquibancada foi montada para comportar a torcida brasileira na hora dos jogos. O shopping ainda vai distribuir buzinas e cornetas — as famosas vuvuzelas — para quem comparecer.

O Taguatinga Shopping tem uma proposta diferente. O público alvo da Arena Coca-Cola Brasília são os adolescentes. Nos três jogos da Seleção na primeira fase, haverá atrações musicais. No dia 20, o grupo Carnavália é quem toca, enquanto a dupla sertaneja Henrick e Ruan fecha a primeira fase, dia 25. Para garantir o ingresso, o torcedor deve ir até o Shopping e mostrar como vai comemorar os gols do Brasil. Depois da “apresentação”, a entrada fica garantida.

Japão aprova plano de crescimento até 2020

O governo do recém nomeado primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, aprovou nesta sexta-feira (18/06) uma nova estratégia de crescimento até o ano de 2020 para criar mais demanda e emprego e fortalecer a saúde fiscal do país com a maior dívida pública do mundo. A apresentação deste ambicioso plano, com o horizonte do ano fiscal que termina em março de 2021, tem a intenção de frear problemas endêmicos da segunda economia mundial, como a deflação, a estagnação do crescimento e uma dívida pública que já é o dobro do Produto Interno Bruto (PIB).

A chegada desta estratégia de crescimento coincide com a convocação de eleições parciais ao Senado, marcadas para o dia 11 de julho e com a apresentação do programa do governante Partido Democrático (PD) que destaca a política fiscal e não descarta uma alta do imposto sobre o consumo.

Na apresentação de seu plano, Kan disse que “se não nos esforçamos em reconstruir as finanças da nação, uma instituição como o Fundo Monetário Internacional (FMI) poderia acabar controlando cada coisa que fizermos” e acrescentou: “devemos reabilitar as finanças por nós mesmos”, informou o jornal “Nikkei”.

O PD, que encerrou em setembro mais de meio século de domínio conservador do Partido Liberal-Democrata (PLD), enfrentou no início de mês a renúncia do primeiro-ministro Yukio Hatoyama, a quem Kan substituiu no último dia 8 de junho. O novo executivo quer centrar suas políticas “na saúde fiscal sem descuidar as políticas sociais”, segundo disseram fontes governamentais.

Concretamente, para o ano fiscal de 2020, o Japão espera assegurar um crescimento anual de seu PIB em 2%, quer que os preços subam de maneira estável a partir de 2011 e espera a criar demanda em novos setores no valor de 123 trilhões de ienes (1,09 trilhões de euros) e 5 milhões de postos de trabalho.

Os setores estratégicos do plano serão o meio ambiente, com o objetivo de alcançar o plano de redução de emissões em 25% em 2020 em relação aos níveis de 1990; a saúde, para dar serviços a uma população cada vez mais envelhecida; e o turismo.

Salad Creations fica entre as quatro empresas que mais cresceram

A Salad Creations figurou na lista das “500 Franquias para você investir”, publicada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O Guia de Franquias, que foi publicado na primeira semana de junho, ressaltou a empresa como um dos destaques do setor de alimentação, pois foi uma das quatro que mais cresceram em faturamento.

A franquia ficou em 24ª posição entre as melhores franquias para se investir, sendo que anteriormente esteve em 28ª. De R$ 2,5 milhões de faturamento em 2008, a Salad Creations aumentou para R$ 7 milhões em 2009, fechando o ano com 11 lojas em todo o Brasil.

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados até agora”, disse Alexandre Botelho, sócio-diretor da Salad Creations. A expectativa da empresa é de encerrar 2010 com 24 lojas no país e um crescimento de 130% na receita. “Percebemos que os investidores realmente apostaram e gostaram do modelo de franquia que oferecemos. Temos crescido exponencialmente”, comemora.

Índice que reajusta aluguel sobe 1,06% na segunda prévia do mês, diz FGV

A inflação mensurada pelo Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, aumentou 1,06% na segunda prévia do mês, ante variação de 0,95% no mesmo período de maio, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (18/06) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O período analisado vai do dia 21 de maio até o dia 10 de junho.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) aumentou 1,37%, na segunda prévia, ante a variação foi de 1,19% no mesmo período anterior.