Bendita Fruta Frozen Yogurt inaugura franquia no Rio de Janeiro

A Bendita Fruta Frozen Yogurt acaba de inaugurar seu primeiro modelo de negócio como franquia no Rio de Janeiro, no Bangu Shopping. Esta é a sexta unidade da empresa na capital fluminense, onde espera chegar até o final do ano a 16 pontos de venda e continuar sua expansão nacional.

Atualmente, a marca possui mais quatro lojas próprias espalhadas pelo Brasil – duas em Brasília, uma em São Paulo e outra na Bahia. A meta para 2010 é encerrar com 30 unidades nos quatro estados, com cinco na capital paulista, cinco no Distrito Federal e quatro em Salvador.

O projeto da nova rede está alinhado com a atual tendência mundial de oferecer ao consumidor alimentos naturais e saudáveis. O carro-chefe da Bendita Fruta é o frozen yogurt, nos sabores natural e morango, servido simples ou acompanhado de frutas, caldas e cereais. Outros produtos compõem o menu como yogoshake, salada de frutas, sucos e também uma exclusiva linha de geleias de frutas preparadas artesanalmente, com redução de até 60% de açúcar.

Shopping Iguatemi Brasília realiza palestra na Livraria Cultura sobre Vincent Van Gogh

Na próxima segunda-feira (28/06), haverá uma homenagem ao pintor Vincent Van Gogh, no Shopping Iguatemi Brasília, na capital federal. O palestrante Vicente Saldanha apresentará, através de imagens e cartas, a luta travada que o pintor holandês travou consigo mesmo durante dez anos.

O encontro começa às 19h30, no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura. Lembrando que o local está sujeito a lotação.

Mandi & Co. chega a Ribeirão Preto

Um novo conceito de loja, que une marcas internacionais com um mesmo perfil, chega a Ribeirão Preto, no interior paulista, neste final de semana. A mais nova loja Mandi & Co. será inaugurada no próximo domingo (27/06) no RibeirãoShopping.

A Mandi & Co. de Ribeirão Preto consolida a expansão da marca no sudeste do Brasil. A loja conceito tem projeto arquitetônico de Bob Néri e o espaço lembra os lofts novaiorquinos, com 140 m², sendo 35 m² de mezanino que acomoda a coleção feminina da Mandi. Marcas como Abercrombie & Fitch, Hollister, The North Face, Ruehl, New Balance, Converse By John Varvatos, Superga e Evoke fazem parte desse universo.

No atendimento, mais do que vendedores: uma equipe de relações públicas capazes de interagir com os clientes em outro nível, interpretando o seu lifestyle. A Mandi&Co. veste o jovem que valoriza a natureza, o corpo, a saúde, mas não perde de vista a tecnologia e está 100% conectado com as últimas tendências. Tem um pé na montanha, na praia, mas é urbano na forma de pensar e de agir, alguém que se veste para dar forma à sua personalidade.

Para o rapaz e a mulher da Mandi&Co., uma loja apenas não basta. É necessário um outro ambiente. Uma espécie de clube para reunir gente bacana e descolada, sempre com um clima de festa, no limite certo. Assim é Mandi & Co., um novo conceito de moda que o grupo BR Labels trouxe para o Brasil.

Häagen-Dazs do Shopping Iguatemi amplia atendimento aos clientes em nova loja

Agora quem passar pelo Shopping Iguatemi, em São Paulo, e der aquela paradinha para saborear o exclusivo sorvete Häagen-Dazs contará com uma novidade. A marca acaba de ganhar um novo espaço e o tradicional quiosque foi substituído por uma loja, que proporcionará aos clientes mais conforto e praticidade com fácil acesso.

No dia 15 de junho, a nova loja, localizada no Piso 1, próximo ao elevador, foi aberta ao público. O local, com mesas para atender confortavelmente 12 pessoas, segue o padrão mundial praticado pela marca, e oferecerá além do cardápio tradicional os novíssimos sabores de inverno: Sorbet de Romã, Pêssego Branco & Flor de Laranjeira e a Chocolate, Pralinés & Caramelo, que prometem agradar aos mais variados paladares

“Buscamos sempre a satisfação no nosso público e a qualidade dos nossos serviços. Por essas razões, optamos por ampliar nosso atendimento e oferecer mais comodidade aos freqüentadores do nosso quiosque do Shopping Iguatemi com uma nova área”, afirma Humberto Moreira, responsável pelas operações das lojas Häagen-Dazs no Brasil.

A nova loja Häagen-Dazs do Shopping Iguatemi conta também com um cardápio de criações exclusivas, café, água e opções de pâtisseries.

Shopping Praça da Moça participa da “Campanha do Agasalho 2010”

O Shopping Praça da Moça, em Diadema (SP), participa, até o próximo dia 25 de junho (sexta-feira), em parceria com a Prefeitura de Diadema (SP), da “Campanha do Agasalho 2010”.

Os frequentadores do shopping poderão depositar suas doações em caixas distribuídas pelos pisos de acessos localizados nas ruas Graciosa e Manoel da Nóbrega. As peças doadas deverão estar em bom estado de conservação.

Wilson Pelizaro, gerente geral do Shopping Praça da Moça, declara: “Estamos unindo esforços com a Prefeitura em prol dessa relevante ação social direcionada a uma parcela mais carente da população porque estamos conscientes da importância de nossa participação para mobilizar as pessoas que moram e trabalham na região”.

Ação de moda promovida pelo Shopping Riosul

O Shopping Riosul, na capital fluminense, levará dois novos estilistas para um curso de quatro semanas em Nova York, na Parsons, universidade de moda e design que formou profissionais como Marc Jacobs e Tom Ford. A ação é dividida em duas etapas: o Projeto de Moda, com criação de cinco croquis, e o Desfile, que será realizado no dia 6 de outubro. Os croquis deverão representar uma coleção de moda inspirada no tema Rio de Janeiro.

Os interessados podem se inscrever no Prêmio Riosul Novos Estilistas até o dia 30 deste mês e devem ter idade entre 19 e 30 anos e, obrigatoriamente, estudarem em cursos de Ensino Superior ou Técnico em Moda, Estilismo e/ou Modelagem, ou já estarem formados nestas faculdades entre 2008 e 2010. A iniciativa faz parte das comemorações dos 30 anos do shopping.

Novo marketing descobre que o consumidor também é humano

Enquanto o pessoal de finanças ainda divide o corpo humano em bolso, carteira e conta bancária, a turma do marketing começa a descobrir que o ser humano é algo mais complexo do que o apelo emocional das campanhas publicitárias sugerem.

Quando gurus como Philip Kotler e Jack Trout começam a falar em coisas como “valores humanos”, “a lucratividade deve ter como contrapartida a responsabilidade corporativa”, “código da alma” e “não tente crescer meramente por crescer”, é por que alguma coisa vem por aí. Wall Street definitivamente perdeu pontos no conceito desses experts em conquistar o consumidor. Ninguém está propondo caridade, mas pelo menos parece que subimos um degrau na escala do Homo Sapiens mercadológico. Os novos livros de Kotler e Trout apontam nessa direção.

Em “Marketing 3.0”, esse novo consumidor tem quatro componentes básicos: “corpo físico, mente capaz de pensamento e análises independentes, coração capaz de sentir emoção e espírito – a alma ou centro filosófico”. O que leva o novo marketing a trilhar o Caminho de Santiago são as consequências da última crise financeira. Kotler cita relatório da consultoria McKinsey, no qual se lê que o mercado está cada vez mais se transformando em um ambiente com baixo nível de confiança.

O novo marketing é horizontal, e não mais vertical. Novas tecnologias, redes sociais e globalização deram mais força ao consumidor, que agora está desconfiado e não aceita mais o que as empresas tentam impor como mensagem. O consumidor está mais informado, se conecta por meio das redes e por meio delas forma opinião.

Com isso, o processo de criação do marketing precisa ser mais colaborativo e aberto do que impositivo. A questão colocada pela crise, segundo Kotler e seus colegas, é se o consumidor, a partir de 2010, gastará com mais cautela. “Isso significa que os profissionais de marketing terão de trabalhar mais do que nunca para separar os consumidores de seus dólares.”

Em seu livro, Kotler cita Jack Trout, que, com o ex-sócio Al Ries, é autor do clássico “Posicionamento: a Batalha por sua Mente”. Foi o conceito revolucionário dos anos 1980, segundo o qual o produto deve ser posicionado na mente do consumidor de forma clara e única. Um dos exemplos de sucesso é a Volvo, que conseguiu plantar a ideia de que seus carros são mais seguros. Kotler vai além do posicionamento.

O seu marketing 3.0 propõe que a marca tenha e prove sua autenticidade, demonstrando que cumpre suas promessas e segue os valores anunciados. Exemplo? A The Body Shop, empresa britânica que se opõe a testes de seus produtos em animais e cujos ingredientes são comprados de comunidades locais e de baixa renda ao redor do mundo. Trout também faz sua ode contra Wall Street em seu “Em busca do Óbvio”. Sobram críticas também para a nova geração de publicitários e profissionais de marketing. Uns, porque sobrevalorizam a criatividade e outros porque não suportam o peso do próprio ego.

O altruísmo de Trout em relação a vender é menor do que o exibido por Kotler. Seu foco é resgatar o bom senso e a simplicidade. O marketing atual, para ele, é uma confusão e se transformou em uma “ciência” complexa de apuração de dados, corte de números, segmentação de nichos e assim por diante.

Sua receita de sabedoria e de bom senso aplicado aos negócios é a mesma do autor do conto Óbvio Adams, de 1916, escrito por Robert Updegraff, cuja íntegra a versão brasileira traz como epílogo. “O problema é que o óbvio pode ser tão simples e comum que não atrai a imaginação. Todos nós gostamos de ideias inteligentes e planos engenhosos que dão boa conversa na mesa de almoço. Existe algo no óbvio que é óbvio demais!”

Indústrias apostam em lojas próprias

Para entender melhor o consumidor e, com isso, alavancar as vendas, a indústria intensifica o investimento em lojas próprias, “pulando” a intermediação do varejo. Na maioria dos casos, os preços dos produtos são os mesmos, com a justificativa dos fabricantes de que o objetivo não é acirrar a concorrência, mas apenas experimentar formas mais eficazes de conquistar o cliente.

A Sony abre na próxima semana a sexta unidade no Brasil, a primeira na região Sul, em Porto Alegre. Paulo Jaen, gerente geral de vendas da empresa, lembra que a ofensiva começou em 2008, com a abertura da loja no Shopping Cidade Jardim, na capital paulista. No mundo, são mais de 200. “Não quero tirar esse cliente do varejista. Quero que o consumidor compre o produto, não importa onde”, afirma Jaen. Ele ressalta que os funcionários não ganham comissão, pois o objetivo primordial é “a experiência do consumidor com a marca”.

Vendedores diferenciados, chamados de “consultores” pelo conhecimento do mix de produtos, assim como a possibilidade de controlar o ambiente de exposição, são apontados como a razão de ser das lojas próprias. De olho nessa ligação direta, o grupo Arezzo começou a homologar empresas para terceirizar parte da produção em 1996 e, agora, concentra 30% da fabricação do mix -que inclui a marca Schutz. Com as três inaugurações previstas, serão 13 lojas próprias da Arezzo e outras 11 da Schutz até o final de julho.

“É preciso entender a demanda do varejo para produzir”, diz Thiago Borges, vice-presidente corporativo do grupo, para quem essa iniciativa facilita até a negociação com os 247 franqueados. “Entendo as dores deles muito melhor”, afirma, justificando a grande quantidade pela extensão do país, já que “eles conhecem a realidade local”. “Nas multimarcas, eu disputo um pedaço do bolo. Na loja própria, posso dar vazão a novos conceitos.” Na opinião do consultor Alberto Serrentino, da GS&MD, “cada vez mais se ganha o jogo nos intangíveis porque os produtos estão ficando muito parecidos”.

Outra forma de venda direta foi posta em prática pela Nestlé em 2005, quando começou a comercialização porta a porta para estreitar os laços com a baixa renda. Hoje, são quase oito mil revendedoras em 15 Estados. “As vendedoras geralmente atuam nas comunidades em que vivem e estabelecem uma relação de confiança”, diz Alexandre Costa, diretor de regionalização da Nestlé. Em julho, a empresa passa a ter um supermercado flutuante para chegar à população ribeirinha, saindo de Belém e percorrendo 18 municípios, para atender 800 mil pessoas por mês.

Embora tenha lojas próprias em outros países, no Brasil a Nike optou por trabalhar com parceiros em 21 unidades exclusivas, com monitoramento para seguir o padrão internacional. Para Tiago Pinto, diretor de marketing, fazer o consumidor perceber a inovação embutida valoriza ainda mais a marca. “Quanto mais próximo do consumidor, mais perto do centro estratégico que define o jogo”, resume Serrentino. “Loja forma marca.”

Shopping Plaza Sul promove atividades físicas para a terceira idade

Integração social, qualidade de vida, saúde e diversão. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pelo Reflorescer, programa especial com atividades gratuitas promovido pelo Shopping Plaza Sul, em São Paulo, para os visitantes acima de 60 anos. Após um período de reformulação, o empreendimento volta a oferecer a programação, agora com foco em saúde, estimulando a prática de exercícios físicos.

O programa Reflorescer conta com caminhadas e aulas de alongamento, sob a orientação de professores da academia Monday. As atividades são realizadas as segundas e quartas-feiras, das 08h30 às 09h30, no estacionamento do Piso G4.

As inscrições podem ser feitas na recepção da Administração, localizada no Piso G4. Só é necessário levar RG, uma foto 3X4 para a produção da carteirinha e atestado médico. O Shopping Plaza Sul fica na Praça Leonor Kaupa, 100, no bairro da Saúde. Telefone: (11) 5077-7300 ou (11) 4003 -7220.