Conversores externos de TV digital podem ter IPI e Cofins reduzidos

Com o objetivo de atingir a população de baixa renda, o governo federal pretende reduzir as alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre os conversores externos, ou set top boxes, para TV digital.

Segundo o assessor especial da Presidência da República para o assunto, André Barbosa, como os fabricantes venderam muitos televisores com os conversores embutidos, há em estoque um grande número de aparelhos sem o equipamento integrado. “Vamos somar nossos esforços à política de estoque dessas empresas e direcionar os set top boxes ao público de baixa renda”, disse, conforme publicado pela Agência Brasil.

Ainda de acordo com o assessor, não há definição de quanto será a redução dos impostos, já que, antes de qualquer medida, será necessário consultar o Ministério da Fazenda. Entretanto, a proposta deve ser apresentada hoje (12/07), durante a reunião do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), em São Paulo.

Além da redução do IPI e da Cofins, o governo pretende propor que os procedimentos alfandegários sejam mais rápidos, para viabilizar a importação dos insumos utilizados para a produção dos conversores. “Esses incentivos certamente nos ajudarão a alcançar o objetivo de popularizar a TV digital no país e a atingir a meta de vender 15 milhões de set top boxes por ano”, finalizou Barbosa.

Inscrições Abertas para nova turma de Dança de Salão do Central Plaza Shopping

O Exercício do Vizinho/Clube A do Central Plaza Shopping, em São Paulo, está com as inscrições abertas para pessoas com mais de 50 anos que queiram aprender a dançar. Nos meses de julho a setembro, o estilo que promete mexer com os ânimos da terceira idade é o Samba Rock, uma mistura de samba com a batida e os passos do rock.

A cada bimestre, as aulas de Dança de Salão apresentam um novo ritmo e fazem parte da programação do Projeto “Exercício do Vizinho/Clube A”. A modalidade ainda é considerada completa, já que une atividade física, terapia e bem estar. O curso terá início no dia 26/07 e será composto por 25 vagas femininas e 25 masculinas (caso não sejam preenchidas as inscrições masculinas, poderão ser completadas com as femininas).

As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 14h30 às 16h00, no salão da Central de Cursos do shopping. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 2066-4422. Outras informações encontram-se disponíveis no site: www.centralplazashopping.com.br.

Portanto, não perca tempo e entre nessa, afinal, para curtir o Samba Rock basta uma música bem dançante, um parceiro que saiba sorrir e girar, um lugar espaçoso e pronto… 4 pra lá, 4 pra cá, e o corpo já vai estar girando por cima trocando de mão, dando nó nos braços, indo e voltando e fazendo estrelas com as pontas dos pés no salão.

Embratur anuncia campanha internacional para promover turismo no Brasil

O Brasil quer aproveitar a oportunidade de receber a Copa do Mundo em 2014 para potencializar seu setor de turismo e lançará na segunda-feira uma campanha mundial, na qual prevê investir US$ 30 milhões (R$ 52,7 milhões) até o final do ano.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, disse que se trata de uma campanha diferente das realizadas até agora pela entidade, já que seu alcance é mundial, enquanto as anteriores se limitavam aos principais mercados do Brasil. Espera-se que a nova campanha, cujos primeiros anúncios começarão a ser transmitidos na televisão hoje (12/07), seja vista por 400 milhões de pessoas de cem países nas Américas, na Europa, no Oriente Médio, na África e na Ásia.

Com o lema “O Brasil te chama, celebre a vida aqui”, a campanha já conta com um vídeo no YouTube. A campanha faz parte da estratégia do governo brasileiro para aumentar o turismo internacional no país, aproveitando o impulso dado não só pela Copa de 2014, mas também pelos Jogos Olímpicos que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016.

Os preparativos para receber os dois maiores eventos esportivos mundiais vêm acompanhados de um investimento de US$ 14 bilhões (R$ 24,6 bilhões) em infraestrutura nas 12 cidades que serão sede da Copa da Fifa em 2014.

A meta do plano de marketing turístico internacional, intitulado Plano Aquarela 2020, é que a entrada de divisas no Brasil procedentes do turismo internacional nesse ano cresça 300% e o número de visitantes estrangeiros se duplique. O Brasil prevê receber em 2010 mais de cinco milhões de turistas estrangeiros, número que, segundo a previsão da Embratur, chegará a oito milhões em 2014 e a mais de 11 milhões em 2020, com o qual o país subiria cerca de 20 posições no ranking mundial de destinos mais visitados do planeta, no qual ocupa atualmente o 43º lugar.

Jeanine disse que a intenção não é apenas aumentar o fluxo de turistas estrangeiros, mas estimular o aumento de sua permanência e de suas despesas, além de divulgar novos destinos turísticos no país para que o turista volte. Por isso, a Embratur prevê que, depois de fechar 2010 com uma receita de US$ 5,9 bilhões (R$ 10,38 bilhões) obtida com turismo, frente aos US$ 5,3 bilhões (R$ 9,32 bilhões) do ano passado, o resultado se duplique em 2014, até alcançar os US$ 9 bilhões (R$ 15,83 bilhões). No entanto, o objetivo é chegar até os US$ 18 bilhões (R$ 31,6 bilhões) em 2020, marca com a qual o Brasil se situaria entre os 15 destinos mais importantes do mundo quanto a sua receita obtida com turismo, ranking no qual atualmente está no 41º lugar.

Com todos esses objetivos sobre a mesa, a campanha que será lançada amanhã e que inclui o vídeo intitulado Som do Brasil, produzido por Fernando Meirelles, pretende “emocionar, impactar e motivar” as pessoas a viajarem ao Brasil, seja durante as férias ou para fazer negócios.

Nella Pietra inaugura no Iguatemi Caxias do Sul

Destaque no Prêmio Marcas de quem Decide 2010, do Jornal do Comércio, do Rio Grande do Sul, como uma das duas pizzarias mais lembradas do Estado e eleita A Melhor Pizzaria de Caxias na pesquisa Divina Cozinha Top, a Nella Pietra inaugura, em 1º de setembro, no Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS), a sétima unidade da rede.

A novidade estará localizada no lifestyle e um dos diferenciais será a estreia do sistema de rodízio, além do tradicional atendimento alacarte. A rede tem oito anos de mercado e já atende uma média de 30 mil pessoas/mês em Caxias do Sul, Porto Alegre e outras quatro cidades do Estado.

Consagrada por oferecer ao cliente exatamente o que ele quer, a Nella Pietra inaugura a Forneria Nella Pietra no shopping, um espaço com capacidade para 200 pessoas, planejado para atender a um público exigente, que procura bom atendimento, ambiente agradável, charmoso e produtos saborosos.

A concepção do projeto busca dar aconchego ao espaço de convivência, misturando o contemporâneo com o rústico de forma equilibrada. O cliente poderá degustar uma deliciosa pizza curtindo momentos de relaxamento e tranquilidade, que serão favorecidos pela iluminação suave e decoração requintada. Uma moderna brinquedoteca planejada com auxílio de profissionais da área infantil será outro diferencial do espaço.

A escolha pelo Shopping Iguatemi Caxias para a nova unidade da rede levou em conta vários fatores, como o fato de o empreendimento ser o centro de compras mais moderno da Serra Gaúcha, pela credibilidade que o nome Iguatemi Caxias conquistou junto ao público regional e pelo conforto que um shopping proporciona ao cliente, como estacionamento, segurança e comodidade.

Receita paga segundo lote do Imposto de Renda na quinta; consulte a relação de contribuintes

A Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote multiexercício de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física, incluindo os exercícios de 2010 (ano-base 2009), além da malha fina de 2009 e 2008. Para saber se terá a restituição liberada nesse lote o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet ou ligar para 146. É preciso informar o número do CPF.

No dia 15 de julho de 2010, serão creditadas, simultaneamente, as restituições referentes ao exercício de 2010, e da malha fina de 2009 e 2008, por depósito bancário, para um total de 2,045 milhões de contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 2,170 bilhões. Para o exercício de 2010, serão creditadas restituições para um total de 2 milhões de contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 2,092 bilhões, já acrescidos da taxa Selic de 2,54% (maio a julho de 2010). Desse montante, 24.274 contribuintes foram priorizados conforme Estatuto do Idoso, totalizando R$ 56,825 milhões.

Com relação ao lote residual do exercício de 2009, serão creditadas restituições para um total de 32.699 contribuintes com imposto a restituir, totalizando um montante de R$ 55,918 milhões, já atualizados pela taxa Selic de 11%, (período de maio de 2009 a julho de 2010). Já o lote residual de 2008 terá restituições para um total de 12.193 contribuintes, totalizando um montante de R$ 22,055 milhões, já atualizados pela taxa Selic de 23,07%, (período de maio de 2008 a julho de 2010).

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB ou para o BB responde 4004-0001 nas capitais, ou 0800-729-0001 nas demais localidades (ligação gratuita), para agendar o crédito em conta-corrente ou de poupança em seu nome, em qualquer banco. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na internet.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.

Para competir com chineses, Estrela vai relançar clássicos

Nascida nos anos 1930, a marca de brinquedos Estrela aproveita uma onda de saudosismo virtual para relançar clássicos. A empresa liderou o mercado interno de brinquedos 100% nacionais até o início do Plano Real e depois viu os seus consumidores serem abocanhados pela concorrência chinesa.

O projeto de relançamentos começou com um mapeamento de redes sociais, como Orkut, que detectou comunidades de fãs do Ferrorama. São na maioria homens na faixa de 40 anos que, um dia, já se divertiram com o circuito de trilhos onde serpenteava uma locomotiva. A partir disso, uma campanha publicitária, que levou o brinquedo para percorrer os 20 quilômetros finais do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, traz o Ferrorama de volta às lojas em agosto.

Estratégias envolvendo a web foram adotadas para outros produtos considerados “ícones”, como o Autorama (de pista de corrida). “Com as redes sociais, estamos resgatando o público do passado”, diz Carlos Tlkian, presidente da Estrela. E, para os filhos desses consumidores, há outros clássicos “modernizados”.

No mês que vem, chega às prateleiras a boneca Susi “Ti-ti-ti”, com referência ao mundo da moda. E o Super Banco Imobiliário traz elementos que podem gerar discussão entre pais e educadores. Com o tabuleiro, vem uma maquininha de cartão de crédito MasterCard para as compras fictícias de produtos de empresas como Vivo, Fiat e Postos Ipiranga. Ostensivo? “São itens que as crianças conhecem”, diz Tilkian.

Só nas novas versões de brinquedos, a Estrela planejou investimento de R$ 5 milhões neste ano. Em 2009, não houve relançamentos. Em 2010, o orçamento para as áreas de produtos e publicidade foi previsto em R$ 20 milhões. No ano passado, foram R$ 15 milhões. A Estrela faturou R$ 114 milhões em 2009, 8% mais do que em 2008.

Segundo Tilkian, a empresa nunca perdeu a liderança relativa entre as companhias nacionais -sendo a única com ações em Bolsa. Mas, desde a abertura do mercado, nos anos 1990, os grupos brasileiros, que supriam toda a demanda do país, perderam 45% do bolo para os estrangeiros -especialmente os chineses. A própria Estrela, hoje, para ser mais competitiva internamente, importa itens da China (o que corresponde a 45% do faturamento).

Externamente, a aposta da empresa é levar brinquedos do Brasil, feitos com material sustentável (como bioplástico), para consumidores europeus e americanos. “Diferenciação é a única forma de competir com os chineses”, diz Tilkian.

Bancos reforçam-se para atender a alta-renda

Os bancos nacionais preparam-se para atender o segmento de clientes de private banking – pessoas com mais de R$ 1 milhão para aplicar. A estimativa é de que o potencial de clientes seja de 200 mil. A confirmação do número virá em 2011, quando a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e os bancos finalizam o estudo sobre o setor. Autorregulação também faz parte do vocabulário deste segmento. Enquanto isso, os bancos reforçam o time de gerentes para este tipo de conta. No Banco do Brasil, o número saltará de 83 para 111; no Bradesco, de 190 para 220.

O responsável pela área de produtos de alta-renda do Banco do Brasil, Osvaldo Cervi, contou que existe uma dificuldade de se traçar um perfil desse cliente: “Precisamos saber mais sobre o seu comportamento, expectativas e projetos familiares”. A intenção do banco é saltar, em dois anos, do sexto lugar no ranking de private banking para o segundo.

Cervi destaca que o banco deseja fidelizar os clientes e por isso aumentará o time de gerentes especializados neste tipo de conta. “Atuamos há seis anos neste mercado. Temos 83 gerentes e vamos ter 110 gerentes no ano que vem. Temos 12 mil clientes e podemos chegar a 18 mil”, presume. Segundo ele, os gerentes precisam oferecer ao cliente produtos sofisticados, como empreendimentos imobiliários, títulos do agronegócio, e hedge para carteira de ações, entre outros. Ele credita o aumento de novos-ricos principalmente ao crescimento das classes C, D e E. “Temos crédito e consumo na veia. Isto alavanca o consumo, de um lado; do outro, os donos de empresa, executivos e investidores indiretos são beneficiados e a renda cresce muito.”

De acordo com Cervi, os clientes estão espalhados em sintonia com o desenvolvimento do PIB do Brasil. “Os clientes estão na cidade de São Paulo, no interior do estado, no Rio de Janeiro e alguns em Minas e no sul. Mas vemos um potencial no nordeste, onde o crescimento chega a se de quatro vezes o PIB nacional.” Outra particularidade dos novos-ricos, explicou Cervi, é que eles já sabem trabalhar com crédito pessoal para aumentar a fortuna. “Ele utilizam as linhas para comprar ações, por exemplo. É um comportamento comum no restante do mundo.”

O concorrente Bradesco não fica atrás e também se reforça. O diretor do Bradesco Private Banking, João Albino Winkelmann, disse ao DCI que até o ano que vem o número de gerentes da instituição saltará de 190 para 220. Winkelmann relata que para ser um cliente de private não basta ter R$ 2 milhões em recursos líquidos. “Precisa analisar a necessidade. Existem clientes com R$ 5 milhões em recursos que não demandam uma consultoria: precisam apenas de um CDB. Temos dois parâmetros: o valor do patrimônio e demanda por serviços.”

O diretor acredita que há milhares de pessoas no mundo que têm dinheiro, mas que nem todas precisam de um gerente que cuide da área fiscal, de herança e de questões tributárias. “Cerca de 80% dos clientes private eram clientes do próprio banco. O crescimento estimado é de 15% a 20%, frente ao PIB de 7,5%.” A ambição do banco é crescer 25%. Para isto, Winkelmann revela que os 80 mil funcionários da rede estão preparados para identificar o cliente potencial.

O diretor destaca ainda que muitas famílias estão apostando no desenvolvimento do País e retirando dinheiro da própria fortuna para apostar nas empresas. Por isso, no curto prazo, ele não acredita que o segmento deva dobrar. “A riqueza está trocando de mãos: alguns vendem a empresa, outros aplicam o dinheiro no Brasil e no exterior.”O mundo dos milionários tem regalias, indicou o diretor. “Se for preciso fazer reuniões com a família para planejar o futuro, o gerente vai à casa. O sigilo é importante, a ponto de não se cumprimentar o cliente em lugares públicos”,explicou.

Com o potencial criado pelo aumento da renda no País, os grandes bancos que atuam no Brasil melhoram sua estrutura para ampliar o número de clientes

Shopping Plaza Macaé divulga balanço do primeiro semestre

O Shopping Plaza Macaé, no estado do Rio de Janeiro, divulgou o balanço dos primeiros seis meses de 2010. De acordo com Ricardo Barretto, superintendente do shopping, em seu segundo ano de funcionamento o empreendimento obteve crescimento total nas vendas de 85% em comparação ao mesmo período do ano passado, e aumento no fluxo de pessoas cresceu 34%.

Só na segunda data mais importante para o varejo, o Dia das Mães, o Shopping Plaza Macaé obteve um aumento de 20% no fluxo do shopping, número superior à média nacional que ficou em 12%. Esse aumento refletiu diretamente no aumento das vendas que girou em torno dos 21%, superior também ao resultado nacional que foi de 7,2%. Já na terceira data mais importante para o comércio, o Dia dos Namorados, o Shopping Plaza Macaé teve crescimento de 31% nas vendas e de 22% no fluxo de pessoas, em relação ao mesmo período de 2009.

Com o otimismo do setor e o aquecimento das vendas, Barretto afirma que as expectativas para o segundo semestre de 2010 são positivas em relação ao crescimento tanto das vendas como do fluxo de pessoas. “Ainda teremos datas muito importantes neste próximo semestre, como o Dia dos Pais, Dia das Crianças e o Natal. Essas datas sempre movimentam e muito o comércio”, finaliza.

O Plaza Macaé tem desenvolvido uma série de ações que firmam o shopping como destino de compras e lazer não só para os moradores de Macaé como também para a grande população flutuante da cidade.

Redecard ultrapassa a marca de 2 milhões de transações com Visa

Após uma semana do início da aceitação de Visa, a Redecard registra 2,35 milhões de transações com cartões Visa para compras no crédito e débito. A total disponibilidade da rede da Redecard para aceitar os cartões Visa desde o primeiro dia do fim da exclusividade entre bandeiras e credenciadoras foi decisiva para o bom resultado. “Desde a zero hora do dia 1º de julho, todas as maquininhas da Redecard espalhadas pelo Brasil passaram a aceitar automaticamente a nova bandeira”, diz Roberto Medeiros, presidente da Redecard, referindo-se ao parque de um milhão de terminais da empresa.

“Já verificamos que o bom desempenho da captura de Visa pela Redecard gerou mais vendas aos lojistas associados à Associação Comercial e Industrial de Campinas na primeira semana de julho”, afirma Adriana Flosi, presidente da ACIC. “Uma rede sempre disponível e várias opções de bandeiras em uma mesma maquininha otimizam o trabalho e geram economia para os lojistas”, completa ela.