Multicoisas acelera expansão e planeja inaugurar 25 lojas

A Multicoisas, rede de acessórios e ferramentas para casa, traçou o seu mais acelerado plano de crescimento desde a sua fundação, em 1984, em Campo Grande (MS). Assim como o comércio de eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e móveis, a Multicoisas faz parte do time de varejistas que deve se expandir no rastro do mercado imobiliário, sobretudo em sua segunda fase, quando as pessoas precisarão equipar as novas residências. Lindolfo Leopoldo Martin, o fundador da Multicoisas, prevê abrir neste ano o recorde de 25 lojas franqueadas. Em 2009, foram inauguradas 13 unidades. Hoje, a rede de franquias possui 85 lojas espalhadas por 13 Estados além do Distrito Federal.

A demanda por plugues, cabos, adaptadores, escadas, ferramentas elétricas e parafusos já mostra sinais de aquecimento. O tíquete médio da Multicoisas, ou valor gasto por compra, cresceu 5,7% no ano passado, de R$ 36,95 para R$ 38,44, afirma Martin. O faturamento da rede totalizou R$ 125 milhões em 2009, cifra 25% maior que a registrada no ano anterior.

A convergência de tecnologias e a presença cada vez maior dos computadores nas residências também vêm criando um novo mercado para a Multicoisas. Atualmente, os produtos para informática, como cabos, modem e filtros de linhas, já representam cerca de 25% do faturamento da varejista. “Há cinco anos, era menos de 10%”, afirma Martin.

Essa tendência também está levando os consumidores a buscarem redes especializadas, que ofereçam um melhor atendimento. “Antes, só existia o cabo RCA. Hoje, há uma infinidade deles”, diz o empresário.

Em 2010, Martin também quer ampliar a presença territorial da varejista. “Neste ano, uma das regiões onde queremos acelerar a expansão é o Nordeste”, afirma o fundador da empresa, que vai abrir um centro de distribuição na região, hoje abastecida pelo depósito de São Paulo. No entanto, a implementação do sistema do regime de substituição tributária em São Paulo (para recolhimento do ICMS) tornou mais oneroso o envio de mercadorias para outros Estados, o que levou a Multicoisas a rever o seu sistema logístico.

Um outro empecilho tributário também tem afetado a expansão não só da Multicoisas, mas de outras franquias, afirma Martin. Trata-se do limite que a Receita Federal impõe para a declaração do imposto de renda pelo “Super Simples”.

“As lojas não querem faturar mais porque, se excederem o limite, perdem o direito de declarar o IR por esse regime tributário. Estima-se que só essa mudança pode reduzir as margens de lucro de 12% para 1%”, explica Martin. Os empresários querem sensibilizar o governo para que seja elevado o limite para o Simples ou para que sejam estabelecidas faixas progressivas de imposto.