Fluxo de consumidores em shoppings registra alta

O movimento nos shoppings aumentou consideravelmente neste início de ano quando comparado ao mesmo período de 2009.

Apesar de não ter dados consolidados, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), afirma que a retomada da confiança do consumidor, aliada aos meses de férias e liquidações, fizeram com que o fluxo de consumidores crescesse em todos os complexos do Estado.

Segundo a entidade, as chuvas também auxiliaram na maior procura de clientes pelos espaços paulistas.

No Grande ABC, no entanto, as constantes tempestades e a proximidade dos shoppings da região com áreas de enchentes afugentaram a clientela.

Apesar das dificuldades, lojistas também registram crescimento do público neste ano quando comparado a fevereiro dde 2009.

Silvana dos Santos Moura, gerente da loja de calçados Kaz, no Shopping ABC, afirma que em janeiro as vendas aumentaram 60%.

“A liquidação ajudou e os preços baixaram 50%. Mas a chuva atrapalha, pois o movimento cai. Até entra cliente, porque esta passeando, mas não compra”, diz. Já a gerente da Fiescot do mesmo shopping, Miriam Bernarde, atesta que as chuvas fizeram com que os primeiros meses de 2010 acompanhassem as vendas de 2009.

“O clima está equilibrando as vendas, porque apesar de estarmos com números muito semelhantes, no ano passado o tempo estava bom e, agora, temos perdido muitos clientes que viriam no horário de pico, mas que pelo mau tempo tem deixado compras para outro dia.”

A gerente ressalta que a loja fechou janeiro com crescimento de 10% nas vendas.

“Vamos torcer para ultrapassar os índices de 2009”, diz.

Com promoções de até 60%, o gerente da Overborad do Shopping ABC Plaza, Wesley Aparecido Bochi, diz que o mau tempo e a falta de estacionamento coberto no local não prejudicaram a saída de produtos.

“Crescemos 5% nas vendas quanto comparado ao mesmo período de 2009. A liquidação ajuda nesse número.”

Segundo o diretor de relação institucional da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva, as liquidações para abrir espaço nas lojas para a chegada de peças de outono/inverno são o principal atrativo para o aumento dos consumidores.”Acreditamos que esse será um ano muito bom para os lojistas.”