Buscar notícia


Crescimento na crise: como o varejo sobreviveu ao pior momento da economia brasileira

O quarto episódio pré-Simpósio trata de como sobreviver a crise

1/04/2019
Por: ALSHOP Marketing
Fonte: ALSHOP


Crescimento na crise: como o varejo sobreviveu ao pior momento da economia brasileira

O Brasil, nos últimos anos, vem passado por uma crise econômica que tem afetado todos os setores. No ano de 2010, por exemplo, o País teve o maior crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) em 20 anos, de 7,5%. Desde então, os números apresentaram retração. No ano de 2016, por exemplo, foi registrada uma das maiores quedas: 3,6%. Um dado que reflete em diversos aspectos, principalmente no setor de emprego: em 2010 o Brasil tinha uma taxa de desemprego de 7%, enquanto no ano de 2016 essa taxa subiu para 12%.

Estas mudanças no cenário econômico afetaram – e afetam – diariamente não só o bolso do consumidor, como também o dos varejistas: em meio a uma crise, se os consumidores não compram, os varejistas não faturam. Nos últimos meses de 2018, especialmente com as compras natalinas mais aquecidas, de acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP), o País pode sentir uma ligeira melhora.

No ano passado, segundo a Associação, as vendas de Natal em shoppings salvaram a economia de 2018 como um todo: foi registrado uma alta de 5,5%. Durante 2018, o crescimento foi de 6%.

“Para continuar garantindo o sucesso destas empresas, três itens são essenciais: uma gestão financeira extremamente eficaz, um bom investimento em tecnologia e, claro, inovação”, pontuou Luís Augusto Ildefonso da Silva, Diretor Institucional da Alshop.

VEJA MAIS:

Quais os beneficios da terceirização? Entenda!

4° Simpósio de Varejo e Shopping destacará a importância do marketplace para o varejo

Google vai oferecer serviços de consultoria para o varejo

Deste modo, o setor varejista tem buscado se reinventar cada vez mais para poder não sentir tanto o impacto da crise. Segundo Ildefonso, alguns segmentos apresentaram crescimento sólido nos últimos meses, como cuidados pessoaishigiene, beleza, dermatologia –, lojas de pets e algumas lojas de departamento. “Este setor tem crescido sempre, não por causa da recessão, mas pelo potencial de alta que tem estado aguçado”, pontuou o executivo.

Em entrevista ao Diário do Comércio, em 2016, o consultor em Varejo da Accenture, Hugo Bethlem apontou que varejistas que investem em tecnologias para tornar suas governanças baseadas em dados, especialmente no que diz respeito a melhor atender aos consumidores, não sentiriam tanto os impactos da crise.

“No mundo inteiro as pessoas aceitam mais a recomendação de estranhos do que a da própria empresa”.

Disse o executivo ao defender que comércios que se utilizarem de análises de dados para entender melhor seus clientes-alvo e proporcionar experiências melhores no PDV e online se fortaleceriam diante da concorrência que ficaria mais acirrada com a recessão.

Some-se esse olhar mais caprichado para o consumidor à melhoria nos processos dos lojistas e é consenso entre os especialistas que quem dispõe de mais recursos tecnológicos (equipamentos, sistemas e serviços) tem mais chances de seguir crescendo, ou, ao menos, não perder mercado na mesma proporção que os demais.

Esteja ao lado das maiores lideranças brasileiras do setor

Simpósio 2019

Estes e outros assuntos serão tratados na 4ª edição do Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, que ocorrerá entre os dias 4 e 7 de abril, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Já se imaginou ao lado do João Appolinário, fundador da Polishop e atual apresentador do Shark Tank Brasil?

Além dele, a também Shark, Cris Arcangeli estará presente no evento exclusivo. Ademais, estão confirmadas as presenças do ministro da economia, Paulo Guedes, e dos presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

Dessa forma, o evento contará com a presença de parlamentares, especialistas no setor que comandarão alguns painéis e diversos varejistas e empresários. Todos poderão, durante os 4 dias, ficar por dentro dos planos do governo para o futuro do varejo, entender de que maneira o varejo conseguiu e pode conseguir se recuperar de crises, conhecerão inovações para melhorar ainda mais seu negócio, entre outros.

associação brasileira de lojistas de shopping alshop simposio

Clique na imagem para fazer a sua inscrição!

Sendo assim, não perca a chance de estar ao lado dos maiores nomes do empreendedorismo brasileiro. Inscrições finais:

🌐 www.simposio.alshop.com.br
📱 (011) 4871-3962 / (011) 95323-1127
📧 comercial@alshop.com.br

save the date simpósio alshop brasileira

O maior evento político-empresarial do Brasil reunirá os principais líderes do governo federal e do varejo, comércio e shopping. Clique na imagem e faça já a sua inscrição!

Fique ligado em tudo que rola por dentro do mundo da ALSHOP. Siga-nos nas mídias sociais:

Portal de Notíciashttps://goo.gl/xaKMbH

Facebookhttps://goo.gl/eMwd8r

Linkedinhttps://goo.gl/XSHcHg

YouTubehttps://goo.gl/hkhfnX

Instagram: http://bit.ly/2MbwFQM 

Siga a gente!
1


Últimas Notícias


Petz chega ao Espírito Santo e inaugura primeira megaloja na capital
Com um investimento de R$ 5 milhões e 1.297 metros quadrados de área construída, a nova unidade fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1819, uma das principais da capital capixaba, e oferece, além de acessórios,… Ler mais
18/07/2019 Comentários.
ALSHOP APOIA MANIFESTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA PELO IMPOSTO ÚNICO
Grandes empresários de diversos setores se reuniram na última terça, 16, em São Paulo, no Hotel Unique, para lançar o Manifesto da Sociedade Empreendedora pelo Imposto Único, pedindo a implementação deste novo modelo de imposto que… Ler mais
17/07/2019 Comentários.
Facebook
Facebook
YouTube
YouTube
LinkedIn
Instagram