Centro comercial torna-se “laboratório” no mercado de shoppings paulistano

Sabe-se que a cidade de Curitiba é considerada mercado-teste para as empresas que desejam lançar novos produtos, por conta de seu perfil demográfico e socioeconômico. Já no universo de São Paulo, tem-se visto fenômeno semelhante no Centro Comercial Aricanduva. O empreendimento tem sido eleito para diversas experiências mercadológicas em shoppings da Capital, principalmente por conta de seu gigantismo, sendo ele o maior da América Latina, e do público eclético, aproximadamente 4,5 milhões de visitantes/mês, de todas as classes sociais.

O Complexo Comercial, localizado na zona leste, a mais populosa de São Paulo, abriga hoje vários exemplos nessa linha. Um deles é a experiência pioneira da Uni Sant´Anna, que há três anos apostou no Aricanduva para abrir seu primeiro campus em um shopping. O grande fluxo de pessoas, inclusive com muitos jovens, fez com que a ação desse tão certo que a unidade já está em sua segunda ampliação. A expectativa é dobrar o número de alunos em 2010.

O grande centro recebeu também experiências de lojas na abertura de uma segunda operação (ou até terceira) num mesmo shopping. Vista com certo receio pelo varejo, por conta do risco de canibalização, a ação mostrou-se um sucesso no Aricanduva, mais uma vez graças ao porte do empreendimento, que permite a convivência saudável entre a concorrência e gera uma sinergia para o negócio. Isso já aconteceu, por exemplo, com Central Surf, Tent Beach, Very Rosy, Drogão, além de nove operações do Mc Donald´s, todas bem-sucedidas.

O endereço é também sempre requisitado para receber megaoperações e lojas conceito. O Magazine Luiza lançou no Aricanduva a sua expansão para São Paulo e há um leque de outras operações de sucesso em espaços acima de 1 mil metros quadrados, evidenciando que, na matemática da concorrência, mais opções podem multiplicar os bons negócios para todos. Fenômeno interessante também acontece com os quiosques, que algumas vezes funcionam como ?termômetro? para a loja. Foi assim com a C&A, que montou no Aricanduva seu primeiro quiosque em shopping.

Outra experiência: há dois anos, a rede de lojas Livrarias Curitiba, da capital paranaense, escolheu o Aricanduva para alçar voos em ares paulistanos e iniciar sua expansão para o sudeste. A ação se mostrou positiva e a rede agora já conhece melhor o público paulista, o que lhe dá subsídios para os próximos passos.

Segundo Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, superintendente do Centro Comercial Aricanduva, esse tipo de experiência no varejo só é factível de ocorrer com mais chances de sucesso em um grande centro. Isso porque, de acordo com o executivo, é fundamental uma infraestrutura de grande porte, um intenso fluxo de pessoas e público eclético.