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E esse não é trabalho para um amador: o designer surge como
o principal profissional na execução desse projeto, tendo como
tarefas a definição de um conceito adequado à representação
da marca. Aqui também vale frisar que cada marca tem sua
individualidade, por isso não vale a pena “se inspirar” no
símbolo de outras empresas.
Pode parecer simples, mas a criação de uma identidade visual
é um processo com diversos fatores envolvidos, como a cultura
da empresa, seu posicionamento no mercado, a imagem perante
o público, objetivos, foco, missão, etc. “Depois de escolher um
bom designer, que entenda a empresa, o empresário precisa
confiar no profissional e ouvir todas as explicações e motivos
técnicos que levarão à eficiência do projeto. Não pode deter-se,
apenas, à questão estética”, explica Almirante.
“Cor vende!”, alardeia Almirante. Segundo ele, o processo
decisório de compra leva de 3 a 4 segundos, e que o uso correto
das cores pode contribuir para uma decisão positiva. E essa
escolha ocupa um lugar de destaque na criação, já que a simples
alteração de um tom pode mudar a percepção do observador em
relação à forma, distância, peso, volume, movimento, etc.
E existem algumas ‘regras não escritas’, conhecidas como
‘convenções culturais’, que pautam a opção, por exemplo, pelo
azul e branco para marcas de água e do preto para joalherias.
“Existem definições históricas de sentido de cor – e não existe
apenas um sentido para cada cor. O vermelho, por exemplo,
está associado à atenção, a temperaturas mais altas, enquanto a
A imagem da marca é formada através da relação que o
público tem com a mesma, seja através do atendimento,
publicidade, pontos de venda, produto, identidade visual,
boca a boca. E, quando os olhos do consumidor vêem a sua
marca, seu logo, suas cores, eles não enxergam apenas a
representação de um produto ou serviço: também vislumbram
sensações, experiências, sentimentos, sonhos e expectativa.
São os valores subjetivos que se mantém em sua mente.
Por isso, a sua identidade visual precisa estar presente em todos
os “pontos de contato” com o consumidor. Isso significa dizer que
identidade visual deve estar presente uniformemente na fachada,
em cartões de visita, no web site, em uniformes, no material gráfico
e onde mais houver representatividade e interação com o público
alvo. “Todos esses pontos de contato devem estar absolutamente
coordenados e integrados. Se o seu site estiver totalmente diferente
Posicionamento e reputação
Pontosdecontato
combinação de azul e branco está ligada à higiene e assepsia.
Ela precisa ser definida de acordo com o segmento do negócio”,
adianta Mello. “A cor faz parte da representação da marca e
pode se tornar um elemento de distinção”, arrisca Cesani.
“As camadas de significado de cada cor podem mudar no
decorrer do tempo. Mas é necessário conhecer essas convenções
até para poder confrontá-las, se o universo da sua empresa
justificar essa contra convenção”, pontua Mello.