Zara inaugura sua primeira loja em Uberlândia

A Zara inaugura, hoje, mais uma unidade com um novo conceito de loja, que está marcando tendência no país. Localizada no Uberlândia Shopping, em Minas Gerais, a unidade foi desenvolvida a partir de um modelo inovador, que dita tendência para as próximas inaugurações no país e no mundo. Essa é a 2ª loja da Zara no estado e a sua 41ª no país. A rede está localizada em Belo Horizonte, no BH Shopping.

A nova identidade da Zara chegou ao Brasil com o objetivo de lançar um paradigma nas operações de varejo e proporcionar a seus clientes uma experiência única de consumo. Esse novo conceito de loja já está presente em centros como a 5º Avenida, em Nova York, Londres, Paris e Tóquio. A primeira loja inaugurada no Brasil com esse novo conceito está localizada no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

A loja terá uma gama de artigos de moda para homens, mulheres e crianças em coleções desenhadas especificamente para o hemisfério sul e atualizadas constantemente. Novos produtos chegam à loja duas vezes por semana.

A nova unidade ocupa 2.016m² de área de vendas em um único andar e tem como elemento-chave a sustentabilidade. A operação ecoeficiente permite significativa economia de energia e redução no consumo de água e emissão de carbono por meio da utilização de equipamentos modernos e eficientes.

A loja ecoeficiente é o projeto mais estratégico e ambicioso dentro do plano de meio ambiente do grupo Inditex, do qual a Zara faz parte. Denominado Inditex Sustentável 2011-2015, o programa coloca as lojas no centro das metas ambientais da empresa e promoverá a superação dos resultados atuais.

Conceito arquitetônico
A arquitetura, decoração e design fazem parte de um novo conceito de lojas e foram pensados para melhor orientar os cliente e evitar o excesso de informações, a que ficam expostos nas lojas.

Dois longos corredores cortam o ambiente e levam os consumidores ao seu interior até a parte de trás, onde se deparam com telas de LED, que apresentam peças disponíveis na loja. Cada espaço abriga um determinado estilo, do formal ao casual e às últimas tendências, o que facilita ao cliente identificar suas preferências.

O sistema de iluminação também é focado para facilitar a experiência do consumidor e manter a sobriedade do ambiente. Cumpre o papel de mostrar aonde ir e iluminar as roupas, sem excessos. Detalhe funcional, os provadores com paredes espelhadas por ambos os lados, permitem que o comprador se veja pro vários ângulos.

Leveza é o tema recorrente do novo conceito e o resultado é um ar de exclusividade, condizente com uma boutique chique.

Sobre o Grupo Inditex
A Zara abriu sua primeira loja em 1975, em La Coruña (Espanha). A rede faz parte do Grupo Inditex, uma das maiores varejistas de moda do mundo, com mais de 5.200 lojas de oito marcas: Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe. A Inditex registou vendas de 13,8 bilhões de euros em 2011. O grupo é reconhecido pelo seu modelo de negócios caracterizado por um alto nível de verticalização e integração de todos os processos da moda: design, manufatura, logística e distribuição para lojas de administração própria. O objetivo é garantir que as coleções em cada unidade sejam atualizadas constantemente com novos produtos.

No Brasil, o Grupo Inditex está presente desde 1999 com a marca Zara. Sua primeira loja foi aberta em São Paulo, no Shopping Morumbi. Ao longo dos anos, a companhia foi incrementando sua presença no país e, hoje, já conta com 41 lojas Zara em shopping centers de diversos Estados (Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, além de Distrito Federal). Já a Zara Home iniciou suas operações no Brasil em 2012.