A Vivenda do Camarão, rede de frutos do mar, está com os olhos voltados para a Bahia. A rede, que conta com uma unidade em Salvador, quer expandir os negócios da marca no município e procura empreendedores para a abertura de novas unidades na região. Hoje a Vivenda contempla mais de cem restaurantes espalhados por todo o Brasil e exterior. A rede cresceu 22% no ano passado e deve ultrapassar os 23% em 2010. Uma franquia da Vivenda demanda um investimento inicial médio de R$ 350 mil.
Salvador é uma praça estratégica para a Vivenda. Com grandes shoppings surgindo na região, a rede espera abrir três restaurantes no prazo de um ano. No nordeste, a empresa conta com lojas em Salvador, Recife e Maranhão. Atualmente, a região concentra 4% dos negócios da Vivenda e a meta é elevar este número para 10%.
“Estamos presentes em Salvador desde 2007 e nosso desempenho é excelente na cidade. Esta cidade é interessante para a Vivenda porque, além de ter um público compatível com nossa faixa de consumidores, tem se preparado para receber grandes empreendimentos no ramo de Shopping Centers, e com isso, amplia nossa oportunidade de presença no município.”, comenta Ricardo Salém, gerente de expansão da Vivenda.
E a empresa também prepara-se para fortalecer sua marca no exterior. Em dois meses, a rede ir´´a abrir uma loja na República Dominicana. “Nós é que fomos procurados pelo investidor”, diz Fernando Perri, fundador da rede. O mesmo franqueado já prepara a abertura de outra loja naquele país ainda este ano.
Ao todo, a Vivenda irá fechar 2010 com três unidades no exterior, com a que já tem no Paraguai. No Brasil são 112 lojas, com previsão de dobrar em quatro anos. “Também estamos em contato com investidores da Inglaterra, Portugal, Espanha e Estados Unidos”, diz Perri. Para o processo de internacionalização, a Vivenda investiu R$ 2 milhões em certificações para conseguir exportar para os mercados norte-americano e europeu.

