Vendas nos dias das mães tiveram aumento de 5% em relação ao ano passado

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Número é um pouco menor do que o projetado pela Alshop, porém é o mais favorável dos últimos anos

As vendas para o Dia das Mães em 2018 foram 5% mais altadas do que as registradas em 2017. O número é um pouco inferior ao projetado pela Alshop no início do mês (6%), porém demonstra que o varejo está se recuperando, depois de três anos de queda ou estagnação. Essa porcentagem é referente às vendas em shoppings, realizadas pelas empresas associadas à Alshop em levantamento realizado pelo Diretor de Relações Institucionais, Luís Augusto Ildefonso.

A Serasa Experian traz números ainda mais otimistas: alta de 5,7% nas vendas na semana que antecedeu a data no varejo brasileiro. No final de semana do Dia das Mães, houve aumento de 5% na comparação com o ano anterior. Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia das Mães subiram 6,5% ante a mesma semana do ano passado. Já no final de semana da data, as vendas aumentaram 6,8%.

Outros dados

Outro órgãos também divulgaram sua apuração sobre a data, tida como a segunda mais importante do calendário varejista. Para o Boa Vista SCPC, houve um aumento de 4% em relação ao ano pasado. Mesmo ficando abaixo das expectativas do órgão, o número é bastante superior ao 1,6% anotado em 2017. A Fecomércio SP pondera que o faturamento total do varejo no período foi de R$ 2,2 bilhões supeiror ao mesmo apurado no ano passado.

O indicador do SPC Brasil e CNDL traz dados mais parcimoniosos. Segudno eles, o volume de vendas parceladas realizadas de 6 a 12 de maio cresceu 2,86%. “Esse resultado é muito positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos, com crédito mais caro, inflação e altas taxas de desemprego”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

Comércio eletrônico

O comércio eletrônico registrou alta nominal de 12% no período do Dia das Mães. O ticket médio foi de R$ 459 nos 4,6 milhões de pedidos, chegando a um faturamento de R$ 2,11 bilhões. Os dados foram computados pelo e-Bit. O levantamento compreende as compras realizadas entre os dias 28 de abril e 12 de maio de 2018.

De acordo com estimativas da Ebit, o período do Dia das Mães deve corresponder a 4% do montante faturado pelo e-commerce durante todo o ano (perde apenas para Natal, Black Friday e empata com Dia dos Pais).

Smartphones e TVs lideraram a lista dos presentes mais comprados para as mães no e-commerce. "A melhora da economia e do e-commerce permitiu que as pessoas voltassem a comprar presentes mais caros agora no dia das mães, inclusive smartphones", explica André Dias, diretor executivo da Ebit.

Geração de empregos

A contratação de temporários não é comum para o Dia das Mães. Mesmo assim, o Diretor da Alshop considera que o mercado está aquecido sim. Segundo ele, o varejo já não precisa de tanta mão de obra quanto a utilizada três ou quatro anos atrás. "Algumas posições foram substituídas pela tecnologia, que agiliza processos", explica ele. Ildefonso pondera que muitas das pessoas que saíram do varejo iniciaram seus próprios negócios, no formato MEI (micro empreendedor individual). São pessoas que deixaram de ser "funcionários" para emrpeender em atividades como venda de comidas, lanches, artesanato e na prestação de alguns serviços. "Em geral, força de trabalho está ativa embora não esteja formalmente empregada", avalia.