Vendas no varejo do DF crescem 3,16% em abril

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) aponta um crescimento de 3,16% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2009, abril havia apresentado redução de 2,49%. Neste ano, os segmentos de calçados e de informática foram os principais responsáveis pelo bom desempenho do setor, com altas de 7,13% e 3,73%, respectivamente.

Já as revendedoras de automóveis apresentaram um maior recuo, com queda de 13,56% nas vendas. Em março, o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) afastou os clientes das concessionárias. As papelarias também registraram redução, com baixa de 12,96%. No entanto, o varejo do Distrito Federal apresentou queda de 5,23% em seu faturamento de abril, na comparação do março.

“Quando comparamos o número de vendas com o nível de emprego, vemos que os dados deste mês de abril são de crescimento. Não importa que segmento apresentou baixa e outro alta, o que é importante é o crescimento global”, analisa o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. De acordo com a pesquisa, a oferta de empregos nas lojas do DF registrou em abril alta de 3,62% em relação a março. Em comparação ao mesmo período de 2009, o índice é ainda maior: 4,53%.

Assim como em abril de 2009, o consumidor preferiu pagar suas compras à vista. A forma de pagamento é a escolhida por 67,27% das pessoas, conforme mostra a sondagem realizada pelo Fecomércio com 401 empresários do DF. A pesquisa é realizada com apoio do Sebrae-DF. O levantamento é uma avaliação conjuntural das variações sofridas pelo desempenho de vendas, nível de emprego e formas de pagamento.

Em abril, em uma das maiores lojas de calçados do Conjunto Nacional foram vendidos aproximadamente 19 mil pares de sapatos. “Em relação ao ano passado, acredito que as vendas cresceram em torno de 10%”, comemora Cléber Rodrigues, um dos gerentes do estabelecimento. Para ele, em abril do ano passado ainda havia “um resquício de crise na cabeça do consumidor”. No entanto, em 2010 as coisas já começaram diferentes. “Desde o início do ano as vendas mostraram bom desempenho. Com isso, vimos a necessidade de investir mais nos produtos. Em março, começamos a reforçar o nosso estoque, apostar em novos produtos”, explica Rodrigues.

Arranjo que tem dado resultado. O mês de maio ainda nem acabou e as vendas já alcançaram a marca de 25 mil pares. “Estamos em constante comemoração. No mês de junho, como tem o Dia dos Namorados, certamente vamos bater um novo recorde de vendas”, acredita. De acordo com o outro gerente da loja Sérgio Marques, é principalmente o público feminino que tem alavancado as vendas. “Mais de 70% da nossa clientela é formada por mulheres.”