O período mais aguardado do ano para a indústria de brinquedos finalmente chegou. E não é para menos que o setor comemora, com entusiasmo, a chegada do último trimestre do ano. Cerca de 65% de todo o faturamento anual se concentra no período, que reúne as duas melhores datas para as fábricas e o varejo de brinquedos – o Dia das Crianças, com 35% do total, e o Natal, com 30% das vendas.
O mercado de brinquedo depende muito das importações; mesmo com o aumento da sobretaxa de importação de 20% para 35% desde dezembro de 2010, brinquedos importados são o grande atrativo para as crianças.
Os fabricantes acreditam em crescimento de 14% este ano na comparação com 2011. Este foi o percentual de expansão dos pedidos dos varejistas este ano, projetando crescimento para o varejo na mesma grandeza em 2012, tomando como base o ano passado.
A contratação de temporários nas principais redes de brinquedos deve aumentar em 20% o quadro de colaboradores das lojas, dando início ao movimento que se estenderá até o Natal.
Sobre a Alshop
Com 30 mil associados em todo o país, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) representa hoje cerca de 107,1 mil lojistas dos 802 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF); do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE); e do International Council of Shopping Center (ICSC). Presidida por Nabil Sahyoun, tem como missão representar o varejo do setor e ser um elo entre lojistas, empreendedores, poder público e demais segmentos da economia, visando o fortalecimento e a capacitação do mercado.
Por meio da Alshop, os associados contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica, acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade e descontos em eventos. A entidade dispõe de canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a revista AlShop, o Anuário Alshop Brasil de Shoppings Centers e o Portal Alshop (www.alshop.com.br), além de marcar presença nas mídias sociais, como Twitter (@alshopbrasil) e Facebook (alshop – Associação Brasileira).

