Varejo projeta aumento de 5,5% nas vendas do Dia das Crianças

Alta nas vendas deve ser mais significativa nos ramos de vestuário, móveis infantis, brinquedos e eletrônicos

O varejo no Rio Grande do Sul projeta um aumento nas vendas no Dia das Crianças de 5,5% em relação a outubro de 2011. Entre os fatores apontados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS para o otimismo está a dinâmica verificada no comércio gaúcho até julho de 2012, apontados pela pesquisa do IBGE, com alta em 12 meses de 5,99% mostrando clara tendência de aceleração modesta até o final do ano.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que nos centros urbanos, a sustentação de reduzidos níveis de desemprego e uma modesta queda nos níveis gerais de inadimplência também são favoráveis ao desempenho das vendas lojistas.

– A queda de 4,1% do PIB gaúcho no primeiro semestre foi baseada em um conjunto de fatores já recuperados a partir de agosto. O exemplo que comprova isso foram números de vendas na Expointer. Também há indícios de retomada de crescimento da economia brasileira. É importante destacar nesse âmbito o efeito positivo das vendas no ramo de móveis e linha branca por conta da redução de IPI concedida pelo Governo Federal – afirma Koch.

No interior do estado a perspectiva da quebra de safra que se confirmou meses mais tarde represou o comércio nessa data comemorativa no ano passado (crescimento de 1,31% – o segundo pior em 8 anos). Já para a próxima colheita as perspectivas são bem melhores, tanto em função do fenômeno climático chuvoso La Niña em curso, como diante da excelente perspectiva de preço futuro da soja em função da quebra de safra nos EUA.

Em termos de segmentos do comércio, tradicionalmente em outubro – por conta do Dia das Crianças e outros fatores – as maiores altas de vendas se concentrarão nos ramos do vestuário, artigos de uso pessoal (brinquedos), hipermercados (também brinquedos, áudio & vídeo e informática), equipamentos para informática e móveis infato-juvenis.

– Em outras palavras, um fator de grande importância nas perspectivas de crescimento do comércio varejista é o fator “novidade” focado no desejo dos consumidores. E nesse ponto, as campanhas publicitárias estão massivas e de excelente qualidade – completa Koch.

Entre as novidades presentes nas prateleiras das lojas chama a atenção o considerável número de lançamentos de brinquedos e novas tecnologias no campo da informática e de áudio, vídeo e comunicações. Esses itens estão com preços cada vez mais acessíveis.