~
Aconteceu hoje, no auditório da Alshop, a gravação do Talk Show CBN. Em pauta, a importância do varejo para a retomada do crescimento brasileiro. O jornalista Roberto Nonato mediou a conversa entre o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, e o fundador da Petz, Sergio Zimerman. Eles discorreram sobre o atual cenário para o setor, as perspectivas de crescimento para esse ano e para 2018, a modernização trabalhista e os seus impactos no varejo e a necessidade de desburocratizar as relações entre empresários, governos e funcionários.
Em sua apresentação, Nabil ressaltou a relevância do setor varejista para a economia brasileira: 47% de todo o PIB nacional são impactados pelo varejo. O setor “conversa” com outros 75 segmentos econômico, gerando emprego, renda e, até, autoestima. Assim, é de suma importância manter essa máquina aquecida e engrenada, contribuindo para o fortalecimento de todos os outros segmentos econômicos.
Desafios e expectativas
“O varejo passou por muitas dificuldades nos anos de 2015 e 2016, resultando num saldo de 3 milhões de desempregados. Porém, ocorreram bons momentos em 2017, com a abertura dos shoppings à negociação com os lojistas, além da aprovação da modernização trabalhista e o decréscimo das taxas de inflação”, pontuou Nabil.
Ele lembrou que a partir de 2018, já se espera um mercado mais agressivo, especialmente na geração de empregos formais. A renda gerada para esse “novos funcionários” é fundamental para o aquecimento da economia pois, além de trabalhadores eles são consumidores. Isso contribuiu para o crescimento da confiança, tanto dos cidadãos em geral quanto para os empresários, que se sentem mais confortáveis em implementar mudanças, produzir, contratar… Um verdadeiro círculo virtuoso para a economia.
Sergio Zimerman ponderou que o resultado dos últimos 3 meses já demonstram uma retomada no crescimento, mas prevê algumas instabilidades – ou o esforço do setor em manter o equilíbrio – pelo menos até as eleições do ano que vem. Ele também destacou a aprovação da reforma trabalhista, que trará mais flexibilidade na contratação, sendo benéfica tanto para o contratante quanto para os empregados. Lembrou que o varejo emprega muito mais gente no EUA do que aqui no Brasil exatamente por essa flexibilidade. E reiterou que as reformas são necessárias porque é a sociedade quem está pagando o preço, caro, pelas leis antigas, que não acompanharam o dinamismo do setor.
Ele acredita, ainda, que a burocracia e o excesso de tributação estão atrapalhando o desenvolvimento do setor varejista. “Os empresários não precisam que o Estado os pegue no colo; ao contrário, queremos apenas ter equidade nas condições para uma concorrência justa”, reiterou o presidente da Petz.
Ambos ainda comentaram a relação das marcas com os shoppings, das oportunidades geradas durante a crise e apontaram o crescimento dos strip malls e dos outlets como as principais tendências para os próximos anos, além do fortalecimento do omnichannel nas operações.
Black Friday
A data causa alvoroço entre os consumidores e é estimulada e bem aproveitada pela empresas pontocom, porém têm causado alguns desgastes e desafios para o varejo físico. Por isso, desde o início do ano a Alshop conduz debates entre empresas e diversos segmentos do varejo, tentando viabilizar a mudança da data de novembro para setembro. Nabil afirmou que já foram realizadas várias reuniões, com a concordância de grande parte dos empresários e executivos participantes, e que deverá ter uma resposta oficial até o final de novembro. O presidente da Alshop lembrou que tanto o prefeito de São Paulo quanto os órgãos do setor são favoráveis à mudança de data.
"É importante trazer a data para setembro, período em que nada está acontecendo. Muitos empresários estão pedindo por isso", destacou Nabil. "A data foi uma 'importação' que trouxe desafios e obstáculos por muito tempo, ganhando até o nome de 'Black Fraude'", lembrou Zimerman.
Reforçando a estimativa de acréscimo nas vendas e faturamento do período de Festas de 2017, Nabil destacou que “o Natal é a festa da família brasileira” e, por isso, estão todos trabalhando para que a data seja a melhor dos últimos anos.
O progama completo será transmitido pela CBN no sábado, 28/10.
Leia Mais: Otimismo para o Natal 2017
Leia Mais: Loja Omnichannel
Leia Mais: Como a reforma trabalhista impacta o varejo?

