Copa do Mundo, queda brusca na temperatura e Dia dos Namorados. Esses três fatores ajudaram o Uai Shopping, empreendimento que fica em frente à rodoviária de Belo Horizonte, a bater recorde de público em junho. No último mês, o movimento diário aumentou em quase 200%. Segundo o coordenador de Marketing Thiago Mendonça, no dia 10 de junho, quinta-feira que antecedeu o Dia dos Namorados, tinha passado pelo local número de pessoas igual ao de todo mês de junho do ano passado.
Conforme as projeções da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), segmentos como moda feminina, perfumaria e cosméticos tiveram um incremento de 12%. “Tradicionalmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data comemorativa para o comércio. Felizmente, 2010 também é ano de Copa do Mundo, o que aumenta a procura por televisores e artigos esportivos”, explica Mendonça.
O fluxo de compradores, entretanto, não foi intenso apenas na primeira quinzena. A estreia do Brasil nos gramados da África do Sul fez a alegria dos lojistas que investiram no verde e amarelo. A loja Fanáticos, que ocupa o primeiro piso do Uai, ofereceu aos seus clientes durante a participação brasileira, camisas, bandeiras e até toalhas. “Começamos a estocar os produtos um mês antes do início da Copa, mas, nesse período, a procura não foi muito boa. Duas semanas antes da abertura as vendas começaram a melhorar e as vitórias do time, que foi até as quartas de final, ajudaram ainda mais”, comemora o gerente Raonny Marques Gonçalves.
Geraldo Mendes atua no ramo de informática, mas, durante o Mundial de futebol, optou por abandonar temporariamente os computadores só para investir em produtos da seleção canarinho. Ele abriu bem na entrada do shopping o quiosque Coisas do Brasil e chamou a atenção daqueles que passaram por lá. O sucesso foi tanto que algumas mercadorias, como a vuvuzela, não pararam nas prateleiras. “Tudo o que é verde e amarelo vendeu muito bem. Aqui, o cliente poderia encontrar mais de cem produtos diferentes, como boné, chapéu, moicano e óculos. Aliás, sou o único na cidade que tinha o guarda-chuva da seleção. Mesmo com tanta variedade, o que as pessoas mais procuraram foi a vuvuzela, não teve jeito”, brinca.
O frio, que este ano chegou mais cedo a Belo Horizonte, também levou o consumidor a lotar as mais de cem lojas do Uai. Roberta Tergilene, proprietária da Mania de Quilo, especializada em artigos infantis e inaugurada em outubro, observa que a procura diversificada dessa época impulsiona os negócios. “Quando chega o frio as mães se preocupam tanto com a saúde das crianças que querem levar meia, casaco, moletom, sapatinho. Ou seja, tudo o que é necessário para manter o filho bem quentinho”, afirma. Mesmo com o estrondoso sucesso do inverno, ela, assim como outros lojistas, tem expectativas ainda melhores para os próximos meses.
Em junho, o Uai Shopping atingiu 0% de vacância e, agora, quem quiser abrir as portas no local, deverá entrar na fila de espera. Outra novidade preparada pelos empreendedores é a inauguração de uma nova unidade no bairro Céu Azul, região da Pampulha, também na capital mineira. A mais de um mês da inauguração oficial, a taxa de vacância é baixa, chegando a menos de 20%.
A rede de entretenimento Planet Sports assinou contrato com o Uai Shopping para abrir uma nova unidade no empreendimento, que fica em frente à rodoviária e por onde passam, diariamente, cerca de 30 mil pessoas. Agora o centro de comprast erá também esse espaço para lazer previsto para ser inaugurado ainda em julho, período de férias escolares.

