Crescer no interior de São Paulo. Essa é uma das principais metas da Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, para 2009. Cidades como Piracicaba, Bauru, Marília, Limeira, Franca e São Carlos, entre outras, estão nos planos de expansão da rede.
“O interior paulista como um todo possui uma economia forte e um bom perfil para novos investimentos. Além dessa boa condição, um estudo que realizamos mostrou que o Estado é formado por um grande público consumidor de massa – herança da colonização italiana -, dando ainda mais força para a prospecção de novos negócios”, afirma Romano Fressato Neto, gerente comercial da Spedini. “O levantamento informal nos indica potencial para a abertura de ao menos uma unidade em cada uma dessas cidades do interior”, diz.
Atualmente, a rede possui 14 unidades em Curitiba e São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), no estado de São Paulo (na capital e uma em Santo André) e no Rio de Janeiro. “O foco principal é no interior paulista, mas interessados em abrir unidades em outras regiões ou estados obviamente também serão atendidos”, afirma o executivo da Spedini. O investimento estimado para a abertura de uma loja em shopping é de R$ 280 mil, sem contar o ponto comercial. Com um faturamento médio de R$ 80 mil por mês e uma rentabilidade que varia de 15% a 20%, o retorno do investimento ocorre, no máximo, em 36 meses.
Cada unidade da Spedini emprega pelo menos 13 funcionários (um cozinheiro; um auxiliar de cozinha; nove atendentes; um gerente e um coordenador). Interessados em futuras vagas devem enviar seus currículos para o e-mail spedini@spedini.com.br.

