Desenvolver o potencial criativo de todos seus funcionários é a proposta da Sonae Sierra, proprietária de 52 shoppings na Europa e no Brasil, ao criar um programa de formação inédito, chamado CLICK, “Creativity, Learning & Innovation Continuous Knowledge”. Um aprendizado contínuo, direcionado aos 1.147 colaboradores em sete países: Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, Romênia, Grécia e Brasil, onde os benefícios do treinamento estão sendo aplicado neste mês.
O programa aposta em criar bases sólidas e transversais a todos os colaboradores para que adquiram processos ou ferramentas que os tornem inovadores, uma vez que inovação é uma característica presente no DNA e assinatura da Sonae Sierra: “Passionate about Innovation”.
A metodologia do CLICK envolve diversos exercícios, aplicados em grupos de 15 pessoas e com duração média de oito horas. Cada grupo passa por uma sucessão de desafios, alguns reais e outros abstratos, mas sempre com uma finalidade comum: evoluir como pessoa e em grupo através da inovação. “A criatividade é algo inato e todo ser humano tem, mas que durante a nossa vida tem sido impactada por barreiras que criam uma tendência em sermos menos criativos”, explica o Diretor de Inovação da Sonae Sierra, Carlos Jesus.
Um banco de ideias online, o “Explore”, foi criado para receber as sugestões e iniciativas dos colaboradores da empresa, que de alguma forma, possam contribuir para qualificar e transformar o âmbito organizacional e até mesmo gerar rentabilidade para os negócios. Uma equipe de colaboradores avalia as ideias, seguindo determinados critérios, e então definem se elas podem ser desenvolvidas e, posteriormente, implementadas. “São ideias inovadoras, que englobam segurança e saúde, combate ao desperdício, economia de tempo, entre outras”, explica Jesus.
Muitas das sugestões já foram aplicadas nos shoppings da empresa, como por exemplo, a instalação filtros de redução de água nas torneiras dos banheiros, o que já permitiu uma redução de 30% no consumo de água e também o aproveitamento de novos espaços nos estacionamentos para publicidade. Hoje, estão em fase de implementação 30 projetos, de um total de 360 ideias propostas para análise de viabilidade, extraídas de um banco com 698 sugestões.
Considerando todos os investimentos, de tempo e capital em pilotos e testes, a Sierra já investiu aproximadamente 2 milhões de euros, em programas de “Inovação”. Como resultado, a empresa está movimentando uma série de conceitos como inovação, gestão de talentos, rentabilidade, gestão de recursos, produtividade e motivação.
Na Sonae Sierra, a Inovação é considerada um dos fatores de sucesso do negócio. Para a empresa, somente sendo inovadores é que seus produtos e serviços podem ser competitivos num mercado global, onde estão presentes. A empresa conquistou uma reputação internacional pelo desenvolvimento de produtos inovadores, assim como pela sua capacidade de gestão. Essa cultura de inovação pode ser vista na própria arquitetura dos seus shoppings, que são desenvolvidos a partir de um tema.
Em termos ambientais, a empresa foi pioneira ao lançar shoppings amigos do ambiente, criando o conceito de “shopping verde”. Desde a fase de concepção e desenho do projeto são adotadas todas as condições que respeitem a preservação ambiental, estabelecidas por um Sistema de Gestão Ambiental da Sonae Sierra. Os shoppings da empresa foram os primeiros empreendimentos a serem certificados com a ISO 14001 e pela OHSAS 18001, que comprova as práticas de segurança e saúde implementadas pela empresa.

