SOBRE O SETOR DE SHOPPINGS CENTERS

O setor varejista é o propulsor da economia brasileira. Em 2013, o varejo de shopping anotou um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, reportando vendas na cifra de R$ 132,8 bilhões de reais. Esse montante representa um crescimento percentual de 8,0%, impulsionado, principalmente, pela inauguração de novos empreendimentos e pela expansão no número de lojas em shoppings já existentes.

O ano de 2013 foi um ano atípico, devido a fatores como a alta carga tributária, as manifestações populares, a elevação do dólar e a redução de incentivos na venda de alguns itens, como a isenção do IPI. Entretanto, o período verificou uma diminuição da inadimplência dos consumidores – o Indicador de Risco de Crédito dos Consumidores (IRC) realizado pela Boa Vista Serviços revelou diminuição de 1,7% do risco desses consumidores se tornarem inadimplentes, e há tendência de manutenção no ritmo de queda.

Outro índice que pode alegrar o setor é o menor endividamento das famílias. A Pesquisa do Perfil do Inadimplente, também organizada pela Boa Vista Serviços, aponta que dos 1110 consumidores entrevistados, 32% garantem não ter nenhuma dívida. Para 35% dos entrevistados, estas dívidas permaneceram estáveis e para 33% houve diminuição. Manteve-se em 47% a proporção de inadimplentes que julgam sua situação financeira sendo melhor que no ano anterior. Já a porcentagem dos que acredita que a situação financeira será melhor em 2014 atingiu 90%, ante 85% em setembro de 2013.

A já famosa “Nova Classe Média” continua contribuindo para o crescimento do varejo: em termos populacionais, os brasileiros das classes C, D e E representam o 16º maior país em relação ao poder de consumo, conforme constatação do instituto Data Popular. São aproximadamente 155 milhões de pessoas com potencial de consumo superior ao de nações como Turquia, Indonésia, Suíça e Holanda.

Em termos de inovação, quesito cada vez mais recorrente ao varejo físico, o maior desafio para os profissionais da indústria de shopping center será a implementação de novas tecnologias nos pontos de venda e a integração dessas ferramentas de forma a atrair o consumidor para dentro das lojas, de acordo com o conteúdo assimilado na mais recente edição da Retail´s Big Show, o maior congresso mundial de varejo organizado pela NRF. Assim, as marcas – de todos os tamanhos – têm como lição de casa a obrigação de criar um ambiente atrativo e com entretenimento e conforto para fisgar, definitivamente, a atenção dos clientes – concretizar as vendas.

Os 40 mil afiliados à Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) detêm todas essas informações e já estão um passo à frente da concorrência. Com o intuito de melhorar sempre a rentabilidade e a qualidade dos negócios realizados pelos seus associados, todos os dias, a Alshop cria e apresenta conteúdos de qualidade em diversos suportes. São eventos regionais, nacionais e internacionais, frequentemente planejados para fornecer mais informações e capacitação. Os principais nomes do mercado brasileiro e mundial estão sempre presentes nos Fóruns e Congressos criados ou apoiados pela entidade, sempre visando experiências positivas e novas ferramentas para deixar o negócio de cada um, ainda mais atrativo.

Por meio da Alshop, mais de 129 mil lojistas de 866 shoppings centers instalados no país contam com uma rede de benefícios que inclui assessoria jurídica, acesso a informações dirigidas, fornecedores e prestadores de serviços homologados à entidade e descontos em eventos. A entidade dispõe de canais de comunicação impressos e eletrônicos, como a revista AlShop, o Guia Oficial do Varejo de Shopping – Quem é Quem e o Portal Alshop (www.alshop.com.br), além de marcar presença nas mídias sociais, como Twitter (@alshopbrasil) e Facebook (Alshop – Associação Brasileira).