Os shoppings têm investido na modernização de suas instalações, com a ampliação de suas praças de alimentação, incorporação de novas lojas e de novos conceitos. A pauta prioritária é atender novos anseios do consumidor e ampliar os públicos.
O paulistano Shopping SP Market, por exemplo, encomendou em 2008 uma pesquisa qualitativa e demográfica sobre o bairro de Santo Amaro, zona sul da cidade onde está localizado. Os resultados apontaram um potencial promissor de novos consumidores: cerca de 220 empresas no bairro que empregam de 12 mil a 15 mil funcionários e a previsão de que até 2011 serão erguidos 40 empreendimentos imobiliários no bairro.
Em paralelo, novas linhas de Metrô e a continuidade dos investimentos do Rodoanel deverão melhorar o fluxo de veículos na região e poderão ampliar o movimento no bairro. “Com a modernização, estaremos muito bem posicionados e poderemos capturar esse crescimento forte. Há um potencial de R$ 300 milhões de consumo por mês na região”, afirma Renato Srur, empreendedor do Grupo São Joaquim.
As duas primeiras fases do projeto – de cerca de R$ 200 milhões -, que também prevê a construção de torres comerciais, serão concluídas no segundo semestre, com a incorporação de 50 novas lojas e a renovação da praça de alimentação. O shopping prepara ainda a construção de um boulevard de restaurantes, projeto do arquiteto americano Michael Whiteman.
Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, com um público diário estimado em 50 mil pessoas, o Shopping Eldorado está atualizando suas instalações desde 2009. Uma parte da remodelação tem como foco a praça de alimentação, inaugurada em 1992 e a primeira lançada na capital paulista. Pesquisas realizadas com os usuários apontavam que eles queriam mais lugares, mais restaurantes e nova ambientação. “Buscamos atender a esses pedidos, já que temos uma das praças de alimentação mais movimentadas da cidade”, diz o superintendente do shopping Eldorado, Guillermo Bloj. O total de assentos, que antes estava em 920, ganhou 200 lugares e novos restaurantes.
O Eldorado também aposta em novas lojas. Em maio, a Zara inaugurou sua primeira loja no local. Em breve, a Apple fará o mesmo. “A abertura de lojas irá contribuir para nosso crescimento nesse segundo semestre”, afirma o executivo, que estima um aumento superior a 10% no segundo semestre.
No interior de São Paulo, o movimento do shoppings é parecido. Em São José dos Campos, a cerca de 120 km da capital, o CenterVale investe R$ 6,5 milhões em um projeto de revitalização que contempla a chegada de 11 lojas e renovação de piso, fachada e sistema de iluminação. “Entramos no processo de revitalização, oferecendo lojas inéditas na região, agregando mais valor ao mix”, diz o superintendente do CenterVale, Marcelo Pirani.
Em Jundiaí, a 70 km da capital, o Maxi Shopping Jundiaí, que recebe cerca de 900 mil pessoas por mês, também trabalha para atualizar o empreendimento, em um projeto de R$ 20 milhões que contempla revitalização, reforma e ampliação dos espaços já existentes. “Também ganharemos 20 lojas a mais, com destaque para uma de eletroeletrônicos e uma livraria”, diz André Latorre Noronha, superintendente do shopping.

