Cada vez mais o mercado nacional se mostra preocupado em analisar os hábitos de consumo das mulheres, que na maior parte das vezes são responsáveis pelas compras de toda a família e decidem o que será comprado e onde. Estudo do Ibope Mídia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, divulgado ontem (08/03), e feito com a ferramenta Target Group Index, nos últimos 30 dias, por exemplo, aponta a que 67% das mulheres entrevistadas fizeram compras pessoais (excluídos bebidas e alimentos), contra 58% dos homens. De acordo com Juliana Sawaia, gerente de Marketing do Ibope, as mulheres também pesquisam muito mais antes de fazer uma compra, procurando marcas melhores e preços mais baixos.
Quanto aos locais em que preferem comprar, destacam-se lojas de rua, onde 48% fizeram as últimas compras, e os shopping centers, escolhidos por 33% das mulheres. Em seguida estão lojas de departamentos (24%), hipermercados (20%), catálogos (13%) e ambulantes (11%). Para 8% as compras devem ser feitas em galerias comerciais, para 6%, pela internet, e para 3%, em outros lugares. No último mês, 78% gastaram com roupas femininas, 60%, com calçados, 43%, com roupas para homens, e 39%, com roupas para criança e bebê. O estudo, realizado nas regiões metropolitanas das principais cidades do País, é feito com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, de 12 a 64 anos.