A direção do Shopping Iguatemi visitou ontem o local do futuro empreendimento em Ribeirão Preto (SP), informando que o projeto da construção já foi aprovado pela prefeitura e que as vendas de espaços comerciais e as obras começarão no segundo semestre. A novo centro de compras, o quarto da cidade, ocupará uma área de 100 mil m², dentro da Vila do Golfe, na valorizada zona sul. Serão investidos R$ 123 milhões (que poderão aumentar entre 15% e 20% conforme o andamento do projeto) e a Área Bruta Locável (ABL) será de 32,5 mil m², onde serão instalados 220 lojas.
“Esperamos lançar o shopping no segundo semestre, mostrando o projeto, e depois de 12 a 18 meses para concluir as obras”, disse o presidente da Rede Shopping Iguatemi, Carlos Jereissati. Segundo ele, a meta é inaugurar o empreendimento comercial até o final de 2011. Para Jereissati, o fato de o Iguatemi ser o segundo shopping na zona sul, com distância de quatro quilômetros entre eles, terá uma competição inicial, mas que irão se acomodar no mercado.
“Isso fortalece Ribeirão Preto como um polo para a região toda, na medida em que o Iguatemi é uma bandeira esperada, deveremos ter competição no início, mas com a dinâmica que o mercado vem sofrendo, tem espaço para o shopping se colocar e aproveitar essa demanda nova”, afirmou. Jereissati disse que, durante as obras, o shopping deverá gerar entre 600 e 1 mil empregos diretos. Após a conclusão da obra, entre 1,5 mil e 2 mil empregos deverão ser gerados entre lojistas e a própria administração do empreendimento.
Sobre a valorização do entorno do centro de compras, Jereissati não arriscou falar em porcentagem, mas citou que o shopping de Brasília, que será inaugurado no dia 29 deste mês, que consumiu cerca de R$ 200 milhões, teve valorização de 100% em seu entorno “Isso não tem conta direta, mas pelos outros mercados em que atuamos, é constante [valorização]”, comentou.
As lojas-âncoras ainda não estão definidas, mas o shopping deverá ter amplo espaço para lazer e algumas novidades, ainda em estudos. A área de Ribeirão Preto foi adquirida pelos empreendedores há cerca de dois anos. O local terá cerca de 2 mil vagas de estacionamento.