Profissionalização da franquia

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Gelateria Cuor di Crema aposta na expansão por franquias

Operando desde o final de 2012 em lojas de rua e em shopping centers da capital e região metropolitana de São Paulo, a Cuor di Crema ganhou a afeição dos consumidores paulistanos pelo produto altamente artesanal. A disponibilidade de sabores dos gelatos italianos é, inclusive, sazonal, para adequar o cardápio às frutas e outros insumos disponíveis na época.

Menos de cinco anos depois, a rede já conta com 12 operação, quatro delas franqueadas. "A facilidade do modelo brasileiro de franquias foi fundamental para apostarmos nesse universo", conta Lorenzo Barbati, proprietário da marca. Ele conta que o fato de o produto não ter conservantes reduz a possibilidade logística de expansão da rede, mas que esse problema será solucionado em 2017, com a abertura de uma nova cozinha. Assim, novas unidades serão inauguradas já no primeiro semestre, em cidades como Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Capilaridade e oportunidades x logística

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nicialmente uma empresa familiar, a Cuor di Crema passou por um processo de profissionalização. Foi ele quem possibilitou a formatação do modelo de franquias e, também, por introduzir novos produtos ao mix – destaque para os bolos, tortas e cafés.

"Devido à qualidade dos nossos produtos e ao custo da mão de obra, percebemos que seria difícil dar capilaridade à rede se mantivéssemos o formato inicial da empresa", revela Lorenzo. Agora, a prioridade é atender e ocupar toda a capilaridade identificada, aproveitando as oportunidades do mercado para atender aos desejos dos consumidores.

"Com a profissionalização, vimos algumas mudanças na estrutura e no controle da empresa, mas as operações e os processos estavam bem estruturados e essas medidas não interferiram na relação com os clientes", comemora.