POPAI Brasil oferece dicas para o varejo lucrar no Natal

A poucos dias do Natal, época de maior consumo dos brasileiros, O POPAI Brasil – Associação Global de Marketing no Varejo – destaca práticas para auxiliar o varejista a atrair e reter o consumidor por mais tempo no ponto de venda. De olho na época mais aquecida do varejo, a associação apresenta dicas que vão desde a organização e ambientação de loja, até o atendimento ao cliente e ações comerciais que incentivam às vendas e trazem um bom retorno financeiro.

De acordo com a diretora executiva do POPAI Brasil, Ana Costa, preparar o ponto de venda impacta no processo de compra e poder de decisão do cliente. “Um ambiente agradável, iluminado adequadamente, com produtos expostos de forma organizada e ações comerciais que facilitem o pagamento são premissas básicas para um bom período de vendas”, comenta a executiva.

Com mais pessoas circulando pelas ruas, devido ao período de confraternizações, o varejo precisa ter mais exposição e convidar o cliente a entrar e conhecer a loja. Assim, a ambientação do espaço com o tema natalino, como por exemplo, a presença de árvores de natal, mensagens e frases que remetam o consumidor ao espírito do Natal e a imagem do Papai Noel, são itens importantes no processo de atração do cliente.

Contudo, não basta apenas atrair, é preciso reter o cliente e efetivar a venda. Por isso, o varejista deve preocupar-se com o layout da loja, a distribuição e exposição de produtos e as ações comerciais, que envolvem forma de pagamento facilitada e promoções de produtos.

“A ação comercial pode ser determinante na decisão de compra. A promoção nem sempre precisa ser em formato desconto. Trabalhar com promotoras de vendas, que orientem o cliente no uso do produto e promovam uma conexão com a marca, bem como, ofereçam brindes que agreguem valor e sinalizem o benefício para o cliente, também geram um efeito bastante positivo”, explica Ana.

Fidelizar esse consumidor é tão importante quanto efetivar a venda. Assim, o atendimento dispensando ao cliente e a presença de um mix de produtos variados e de diferentes faixas de preço são trunfos importantes na conquista do shopper.

“No Natal, pode haver uma demanda por produtos de custos mais acessíveis, pois as pessoas compram presente para toda a família. Isso reflete no ticket médio de compra, que diminui. Assim, o mix de produtos é fundamental para atender a esse perfil do mercado”, ressalta Ana.

Por fim, reforçar a presença da marca em plataformas digitais, como Facebook e Twitter, atrai o consumidor e o conecta com as novidades da loja. “Os canais online podem ampliar a experiência de compra do shopper e influenciar novos consumidores com a comunicação viral. Mas atenção para que o efeito não seja negativo. A repetição de promoções e de inserções de mensagens e lembretes sobre a marca, ao invés de atrair, cansam o consumidor”, conclui a executiva.