Belo Horizonte recebe Brasilshop Road Show

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Evento acontece dia 29, no Cine Theatro Brasil Vallourec

O Brasilshop Road Show, congresso itinerante realizado pela Alshop nas principais capitais do país, chega à região sudeste no próximo dia 29 de maio. O local escolhido foi o Cine Theatro Brasil Vallourec, mesmo espaço da edição do ano passado.

A grade do evento contempla diversos interesses realicionados ao varejo de shopping no Brasil. Angelo Whosoeve, da Brazuca Group, falará sobre Marketing e Comunicação Digital; Pedro Mello, da Reset, abordará a necessária Disrupção no Varejo; Ana Vecchi, da Ana Vecchi Business Consulting, explicará o motivo de tantos Cases de Sucesso no Franchinsing Brasileiro; e George Homer, da G&H Associados, trará à pauta A Magia do Varejo e o que é possivel fazer para continuar encantando os consumidores no ponto de venda físico.

Além das palestras, haverá espaço para diversas marcas falarem sobre cases, modelos de lojas, estratégias de vendas, treinamentos… e sobre todos os desafios que os varejistas e franqueados enfrentam no país. Porém, sempre com o viés de sucesso e superação.

Amor aos Pedaços, Água Doce, Billy The Grill, Chicken In, Domino's, Detroit SteakHouse, Fábrica de Bolos Vó Alzira, Halipar, Liz, Mahogany, Megamatte, Mr. Chenney, Openlaser, Petland, Puket e SunglassHut são algumas das marcas confirmadas. Vai perder a oportunidade de estar ao lado de todas essas feras?

O Brasilshop Road Show Belo Horizonte está com inscrições abertas!

Não está em Minas? Fique atento ao calendário do Evento. Em 21 de junho, a comitiva desembarca em Brasília.

O Rio de Janeiro é a parada de 3 de julho.

Recife será a cidade sede do evento em 12 de julho

Em agosto, será a vez de visitar o Centro-Oeste no Road Show de Campo Grande, no dia 30.

Para mais informações, entre em contato com a Alshop no telefone (11) 3284-8493

Vendas nos dias das mães tiveram aumento de 5% em relação ao ano passado

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Número é um pouco menor do que o projetado pela Alshop, porém é o mais favorável dos últimos anos

As vendas para o Dia das Mães em 2018 foram 5% mais altadas do que as registradas em 2017. O número é um pouco inferior ao projetado pela Alshop no início do mês (6%), porém demonstra que o varejo está se recuperando, depois de três anos de queda ou estagnação. Essa porcentagem é referente às vendas em shoppings, realizadas pelas empresas associadas à Alshop em levantamento realizado pelo Diretor de Relações Institucionais, Luís Augusto Ildefonso.

A Serasa Experian traz números ainda mais otimistas: alta de 5,7% nas vendas na semana que antecedeu a data no varejo brasileiro. No final de semana do Dia das Mães, houve aumento de 5% na comparação com o ano anterior. Na cidade de São Paulo, as vendas na semana do Dia das Mães subiram 6,5% ante a mesma semana do ano passado. Já no final de semana da data, as vendas aumentaram 6,8%.

Outros dados

Outro órgãos também divulgaram sua apuração sobre a data, tida como a segunda mais importante do calendário varejista. Para o Boa Vista SCPC, houve um aumento de 4% em relação ao ano pasado. Mesmo ficando abaixo das expectativas do órgão, o número é bastante superior ao 1,6% anotado em 2017. A Fecomércio SP pondera que o faturamento total do varejo no período foi de R$ 2,2 bilhões supeiror ao mesmo apurado no ano passado.

O indicador do SPC Brasil e CNDL traz dados mais parcimoniosos. Segudno eles, o volume de vendas parceladas realizadas de 6 a 12 de maio cresceu 2,86%. “Esse resultado é muito positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos, com crédito mais caro, inflação e altas taxas de desemprego”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

Comércio eletrônico

O comércio eletrônico registrou alta nominal de 12% no período do Dia das Mães. O ticket médio foi de R$ 459 nos 4,6 milhões de pedidos, chegando a um faturamento de R$ 2,11 bilhões. Os dados foram computados pelo e-Bit. O levantamento compreende as compras realizadas entre os dias 28 de abril e 12 de maio de 2018.

De acordo com estimativas da Ebit, o período do Dia das Mães deve corresponder a 4% do montante faturado pelo e-commerce durante todo o ano (perde apenas para Natal, Black Friday e empata com Dia dos Pais).

Smartphones e TVs lideraram a lista dos presentes mais comprados para as mães no e-commerce. "A melhora da economia e do e-commerce permitiu que as pessoas voltassem a comprar presentes mais caros agora no dia das mães, inclusive smartphones", explica André Dias, diretor executivo da Ebit.

Geração de empregos

A contratação de temporários não é comum para o Dia das Mães. Mesmo assim, o Diretor da Alshop considera que o mercado está aquecido sim. Segundo ele, o varejo já não precisa de tanta mão de obra quanto a utilizada três ou quatro anos atrás. "Algumas posições foram substituídas pela tecnologia, que agiliza processos", explica ele. Ildefonso pondera que muitas das pessoas que saíram do varejo iniciaram seus próprios negócios, no formato MEI (micro empreendedor individual). São pessoas que deixaram de ser "funcionários" para emrpeender em atividades como venda de comidas, lanches, artesanato e na prestação de alguns serviços. "Em geral, força de trabalho está ativa embora não esteja formalmente empregada", avalia.

Boletim Econômico – 14 a 18 de maio

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Mercado ajustou suas expectativas para este ano: taxa de câmbio mais depreciada, crescimento menor do PIB e inflação mais baixa

De acordo com o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, o mercado fez novos ajustes em suas projeções para o câmbio e PIB deste ano, além de reduzir suas expectativas de inflação. No que se refere ao câmbio, a mediana das expectativas avançou novamente, passando de R$/US$ 3,37 para R$/US$ 3,40 para o final de 2018 e seguiram em R$/US$ 3,40 para o fim de 2019. Já a mediana das expectativas para o crescimento do PIB para 2018 recuou de 2,70% para 2,51%, enquanto que para o ano que vem a mediana seguiu indicando expansão de 3,00%. No caso das expectativas para a alta do IPCA, a mediana recuou de 3,49% para 3,45%, para este ano, e de 4,03% para 4,00%, para o próximo. Por fim, as medianas das expectativas para a taxa Selic no final deste ano e do próximo foram mantidas em 6,25% e 8,00%, respectivamente.

SPC Brasil e CNDL apontam que crédito fácil leva consumidores à compra compulsiva

Um estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que no último mês de fevereiro, em cada dez consumidores, seis (59%) aproveitaram as facilidades do crédito para fazer compras não planejadas.

Nesse caso, as aquisições mais feitas por impulso foram roupas, calçados e acessórios (19%), compras em supermercados (17%), perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%). A aquisição de peças de vestuário e acessórios foi mais presente entre a parcela feminina de entrevistados (23%), ao passo que a compra de produtos eletrônicos ganhou destaque entre os homens (13%).

Os especialistas do SPC Brasil explicam que a democratização do crédito no Brasil, principalmente entre as classes menos favorecidas, é um fenômeno que ganhou força apenas recentemente, de modo que muitos consumidores ainda não aprenderam a lidar com as consequências do seu mau uso. “A regra de bolso diz que o consumidor não deve comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor em certos casos. Consumidores menos atentos podem ser iludidos pelos valores baixos das parcelas e pelos prazos a perder de vista. A falsa sensação de comprar sem pagar nada que o crédito proporciona tende a levar consumidores desinformados ao superendividamento e à inadimplência”, alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Destaques da Semana

– Atenções do mercado estarão voltadas para a reunião do Copom, enquanto o foco internacional estará nos indicadores de atividade dos EUA e da China

No Brasil, teremos a decisão do Copom na quarta-feira. O colegiado deverá cortar a taxa Selic para 6,25% a.a. e sinalizar interrupção do ciclo de flexibilização monetária. Acreditamos que as condições correntes da atividade e inflação continuam prescrevendo novo corte da taxa básica de juros, ainda que o balanço de riscos para a inflação tenha piorado nas últimas semanas com a desvalorização cambial. Isso, no entanto, diminui o risco de postergação da convergência da inflação para a meta. De fato, os modelos do BC devem apontar resultados ao redor da meta neste e no próximo ano. Na terça-feira, o IBGE divulgará os dados de março da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS); esperamos recuperação gradual para o volume de serviços. Na quarta-feira, será conhecido o resultado do IBC-Br de março, consolidando os resultados do 1° trimestre, para o qual esperamos ritmo modesto de recuperação. Na agenda internacional, o destaque ficará por conta dos dados de abril de vendas no varejo (terça-feira) e de produção industrial (quarta-feira) dos EUA, assim como indicadores de confiança de maio (terça-feira). Os indicadores podem trazer os eventuais efeitos iniciais do ambiente mais volátil que temos observado recentemente. A China também divulgará resultados de abril nesta segunda-feira, de vendas do varejo, de produção industrial e de investimentos. Após resultado acima do esperado das exportações e importações no mês passado, esperamos desempenho favorável da atividade chinesa no período. Ainda vale destacar a inflação ao consumidor de abril na região do Euro, na quarta-feira.

Atividade

– IBGE: crescimento das vendas do varejo em março reforçou expectativa de retomada gradual do consumo

As vendas reais do comércio varejista avançaram 0,3% na passagem de fevereiro para março, na série com ajuste sazonal, conforme divulgado na sexta-feira pelo IBGE. O resultado surpreendeu positivamente o mercado, cuja mediana das expectativas apontava para alta de 0,2%, revertendo a queda anterior de 0,2%. Na comparação interanual, as vendas cresceram 6,5%, acima da elevação de 1,5% na leitura anterior e do avanço de 5,5% esperado pelo mercado. Setorialmente, cinco dos oito segmentos pesquisados registraram alta na margem, com destaque para as variações positivas de 1,4% nas vendas de combustíveis e lubrificantes e de 1,1% de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e perfumaria. O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que também considera os segmentos de veículos e de materiais de construção, registrou alta de 1,1% na margem, após ligeiro crescimento de 0,1% em fevereiro. Para isso, as vendas de veículos e motos, partes e peças, avançaram em 2,9%, enquanto o segmento de material de construção manteve a estabilidade. Esse resultado das vendas do varejo reforça a nossa expectativa de retomada gradual do consumo.

– Secovi e Embraesp: vendas de imóveis residenciais em São Paulo avançaram, enquanto os lançamentos caíram na margem em março

As vendas de imóveis na cidade de São Paulo somaram 2.613 mil unidades em março, segundo os dados divulgados pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Esse resultado equivale a um avanço de 11,2% em relação ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais, e influencia positivamente o crescimento acumulado de 116,8% das vendas no primeiro trimestre do ano. Já os lançamentos atingiram 1.266 imóveis no mesmo período, segundo a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), resultado que representa uma queda de 8,2% na margem, na série livre de efeitos sazonais. Como resultado, os estoques ficaram em 19.307 unidades em março, retraindo pelo segundo mês consecutivo (-2,1%), na mesma base de comparação. Para os meses à frente, esperamos que a demanda por imóveis em São Paulo permaneça em ritmo de crescimento.

PRÊMIO LOJISTA ALSHOP: O consumidor escolhe

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Votação no Prêmio Lojista Alshop acontece até 27 de maio; cerimônia será durante o Congresso Brasilshop

Chegamos a mais uma edição do Prêmio Lojista Alshop que, desde 1998 premia a qualidade, o bom atendimento e a boa prestação de serviços dentro do varejo de shopping. E, novamente, o prêmio será concedido pelos consumidores. Até o dia 27 de maio, qualquer pessoa pode acessar o site do Prêmio Lojista Alshop e escolher a sua marca/rede preferida em 54 categorias. No ano passado, foram computados mais de 3 milhões de votos!

Os vencedores serão conhecidos no dia 5 de junho, em cerimônia realizada durante o Congresso Brasilshop.

Na ocasião, os representantes das três marcas finalistas em cada categoria farão uma confraternização, durante o almoço. Em seguida, serão encaminhados para a plenária do congresso, onde serão nomeados os mais votados. Para votar na sua marca ou incentivar os seus consumidores, acesse: http://www.alshop.com.br/premio/

CONGRESSO BRASILSHOP 2018: Uma arena de Novidades!

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A edição 2018 do Congresso Brasilshop aposta no poder feminino e nos jovens líderes

O tradicional Congresso Brasilshop, realizado pela Alshop em São Paulo desde 2001, acontece em 5 de junho no WTC Events Center. Ao final do dia, o visitante terá tido a oportunidade de acompanhar 20 debates, apresentações, palestras sem sair do lugar. E terá acesso aos principais temas, profissionais e especialistas do mercado varejista de shopping center, num ambiente acolhedor e propício para o relacionamento e o networking.

As palestras serão elencadas em quatro pilares: Franquias & Varejo; Empreendedorismo e Liderança; Marketing e Tecnologia; e Shopping Centers. Os grandes destaques da programação são: o Empoderamento Feminino; os jovens líderes do varejo; e a importância da tecnologia, que mudou desde a maneira de organizar o PDV até a forma de fazer marketing.

Mulheres, jovens e tecnologia

O reconhecimento das mulheres como fundamentais para o varejo de shopping é um dever da Alshop. Além de serem as principais consumidoras dos mall, são, também, grandes líderes, empreendedoras, estrategistas. Abrindo espaço para painéis exclusivamente femininos, conduzidos por mulheres, fazemos nossa reverência às grandes gestoras que contribuíram para a profissionalização do setor.

A juventude também ganha espaço. Com inovação, ousadia e referências diversas, mostram que é possível mudar sim e com muito sucesso.

Falar em tecnologia pode ser até um "lugar comum". Mas a abordagem que daremos ao tema nessa edição do Congresso Brasilshop trará a contextualização do uso de ferramentas e soluções e o resultado efetivo obtido por marcas, shoppings e consumidores.

E os influenciadores digitais? Fazem parte da sua estratégia?

Pensando em tudo isso, o evento foi repaginado, revigorado. Nem por isso as principais características se perderam: muito conteúdo de qualidade, interação com os principais players do varejo e a abertura realizada por um grande nome da economia.

Acompanhe a atualização da grade de palestras no site congresso.alshop.com.br e siga-nos nas redes sociais. Venha fazer parte dessa plateia de mais de 2 mil profissionais do setor.

CONGRESSO BRASILSHOP

5 de junho, das 8h às 18h30

WTC Events Center – Golden Hall

Avenida das Nações Unidas – 12.551 – Brooklin – São Paulo – SP

Inscrições no site: www.alshop.com.br/congresso-2018 ou pelo telefone (11) 3284-8493

Leia mais: Prêmio Alshop Lojista 2018 tem voto popular

Boletim Econômico – 07 a 11 de maio

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As perspectivas sobre as vendas para o Dia das Mães, uma das datas mais importantes para o varejo, dominam os boletins econômicos da semana. Diversos institutos e associações divulgaram suas projeções para a data, comemorada esse ano no dia 13 de maio.

A Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers – mostra o otimismo do setor. Segundo levantamento realizado por eles, 65% dos respondentes esperam um crescimento em vendas de até 20%; e 28,75% de até 5%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre as categorias de produtos, vestuário é a que mais se espera um crescimento nas vendas com 46,91% das respostas, seguida por calçados (16,05%) e perfumaria (12,35%).

Em relação ao ticket médio, os resultados se dividem entre 47,56% que acreditam que o valor gasto no presente de dia das mães será entre R$ 50,00 e R$ 150,00, e outros 47,56% que acreditam que será acima de R$ 150,00.

Segundo a pesquisa, 68,29% dos shoppings investiram em promoções, 21,95% em anúncios em redes sociais, e 9,76% em outras ações, como eventos e experiências. Entre o índice de promoções, 46,25% farão compre e ganhe, 40% sorteios e 13,75% ações com experiências.

Na medição regional, entre os participantes da pesquisa, 54,88% dos shoppings são da região Sudeste, 16,47% do Sul, 15,29% do Nordeste, 8,54% do Centro-Oeste e 4,82% da região Norte. Desse total, 65,85% ficam na capital e 34,15% no interior dos estados.

Injeção de recursos na economia

Estudo do SPC Brasil e CNDL aponta que 111,5 milhões de pessoas devem realizar pelo menos uma compra no período. Isso representa a injeção de R$ 17 bilhões nos setores do comércio e serviços.

Embora o percentual de consumidores que devem ir às compras seja elevado, a maior parte dos compradores está receosa para aumentar gastos na comparação com o ano passado, procurando manter o orçamento livre de dívidas. Cerca de 19% dos consumidores entrevistados disseram que têm a intenção de desembolsar mais com os presentes. A maior parte, no entanto (36%), planeja gastar a mesma quantia que em 2017, enquanto 18% pensam em diminuir.

Entre os que pretendem gastar mais, as principais razões são comprar um presente melhor (58%), estar com uma renda melhor este ano (33%) e por acreditar que os presentes estão mais caros (29%). Já entre os que pretendem gastar menos, o fato de estar com o orçamento apertado (48%), querer economizar (27%) e estar desempregado (26%) são os principais motivos.

O índice sugere que o ticket médio das compras realizadas no varejo será de R$ 153. 53% dos entrevistados afirmam que farão o pagamento em dinheiro, enquanto 24% revela pagar com cartão de crédito.

O shopping centers têm a preferência de 36% dos consumidores para realizar as compras.

Destaques da Semana

– Atenções do mercado estarão voltadas para os resultados do IPCA e do comércio varejista, enquanto o foco internacional estará no dado de inflação dos Estados Unidos

No Brasil, teremos nesta semana dados de inflação referentes a abril. Estimamos variação de 0,64% para o IGP-DI (terça-feira). Para o IPCA, que será conhecido na quinta-feira, esperamos alta de 0,27%, com núcleos comportados e uma leitura compatível com nosso cenário benigno de inflação para o ano. No que tange à atividade econômica, a Anfavea divulgará hoje os dados de produção e de vendas de veículos do mês passado, que podem apontar resultados mais fortes, em linha com o reportado pela Fenabrave na semana passada.

Para a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), estimamos alta de 0,7% do volume de vendas do varejo, na passagem de fevereiro para março, indicando que a recuperação do consumo das famílias segue em curso. Na agenda internacional, o destaque ficará por conta do índice de preços ao consumidor dos EUA, na quinta-feira. Em função de efeito base e da valorização observada na cotação do petróleo, o indicador deverá continuar apontando para uma taxa acima da meta do Fed (de 2,0%), compatível com nosso cenário de mais três altas de juros em 2018. No mesmo dia, o Banco Central do Reino Unido deverá manter a taxa básica de juros inalterada, em linha com os dados recentes mais moderados de atividade e de inflação.

Rogério Marinho faz síntese dos 150 da Reforma Trabalhista

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Relator da Reforma falou em evento organizado pela UNECS

O relator da Reforma Trabalhista, Rogério Marinho, participou de evento realizado pela UNECS em São Paulo, nessa quinta (5). O deputado falou sobre o trâmite da reforma no Congresso, agradeceu à colaboração das entidades e empresariado e resumiu as conquistas obtidas nesses cinco meses.

Sobre a aprovação da reforma, Marinho afirmou que só foi possível "devido à janela de oportunidades após a queda da Dilma [Rousseff]". Também contestou os dados sobre a abertura de novas vagas de emprego, divulgado pelo IBGE em 1º de maio: "O estudo compara a geração de empregos entre o último trimestre de 2017 e o primeiro trimestre de 2018. Claro que haverá queda, já que o final do ano é a época com mais contratações, especialmente de terceirizados", disse.

Em sua análise, comparando os dados de vagas abertas de janeiro a março deste ano com o mesmo período do ano passado, temos um saldo positivo de 200 mil postos.

Após a apresentação, Marinho juntou-se à Gandra e respondeu às questões da platéia. Trabalho intermitente, contribuição sindical e terceirização foram as perguntas mais recorrentes. Para conferir o evento, na íntgra, acesse a live.

O painel "150 da Reforma Trabalhista" foi realizado pela UNECS em 3 de maio, no WTC em São Paulo.

Ives Gandra participa do painel 150 Dias de Reforma Trabalhista

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O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, participou nesta quinta-feira, 3, do painel sobre o balanço dos 150 dias da aprovação da reforma trabalhista, apresentado pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Filho, e pelo deputado federal e relator da reforma Rogério Marinho (PSDB-RN), no WTC, em São Paulo.

150 dias da Reforma Trabalhista UNECS

O evento foi promovido pela União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), da qual a Alshop faz parte, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre empresários, executivos, e advogados, de diversas regiões do país.

Dentre os principais avanços da reforma trabalhista já constatados nos últimos 150 dias citados pelos palestrantes, estão: contratos de trabalho a tempo parcial e intermitente, redução do número de processos trabalhistas, queda dos custos das empresas com a justiça do trabalho e a geração de novas vagas de emprego.

"Essa modernização das leis trabalhistas foi um movimento que todo o empresariado pediu", pontua Nabil. "Esse é um momento importante para toda a sociedade do varejo, vamos reviver esses 150 dias que foram tão importantes", diz.

"A reforma trabalhista foi mais que uma mudança na lei, foi uma mudança de cultura. Trouxe modernidade para o Brasil", destacou Gandra em sua apresentação.

Marinho ressaltou no painel a importância da aplicabilidade das novas leis da reforma trabalhista na prática para alcançar melhorias. "Precisamos de uma maturação da reforma. A prática é que irá nos ajudar a aprimorar ainda mais a nova legislação do trabalho no País".

Marinho também falou da importância dos empresários do setor de comércio e serviços no avanço do Brasil e dos incentivos da reforma trabalhista no processo de geração de empregos, e na melhoria do empreendedorismo no Brasil.

Também participaram do evento, o ex-ministro do trabalho, e atual deputado federal, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que destacou no evento o longo período que o Brasil precisou esperar para modernizar as leis trabalhistas, e o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Efraim Filho (DEM-PB), que falou do painel como um marco histórico, ressaltando também, a força dos palestrantes na aprovação da reforma trabalhista.

"A luta foi plural, uma conquista de muitos, mas a força do Rogério Marinho faz parte do alicerce dessa conquista. E se o Ives Gandra não estivesse no TST essa reforma não sairia, foi a pessoa certa no lugar certo".

O painel foi intermediado pelo presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e da UNECS, Paulo Solmucci.

Homenagem

O ministro Ives Gandra e os deputados Rogério Marinho e Ronaldo Nogueira foram homenageados pela UNECS no início do painel com uma placa simbólica de agradecimento pelo trabalho e contribuição na aprovação da reforma trabalhista.

Lançamento

Após o painel aconteceu o lançamento do livro “Modernização das Leis Trabalhistas: o Brasil pronto para o futuro", de autoria do deputado Rogério Marinho, que autografou a publicação no local.

Reunião

Nabil e os presidentes das entidades que compõem a UNECS participaram de reunião (3/5), no WTC, em São Paulo.

Na oportunidade foram reforçadas as demandas da entidade para 2018, com destaque para a redução do spread bancário e a implementação da reforma trabalhista no País.

A reunião contou com a presença do ex-ministro do Trabalho, e atual deputado federal, Ronaldo Nogueira.

UNECS

Criada em 2014, a Unecs é formada por oito das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP),Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A Unecs é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país, e pela geração de 22 milhões de empregos diretos.

Leia mais: Rogério Marinho faz síntese dos 150 dias da Reforma Trabalhista

DIAS DAS MÃES: Perspectivas positivas para vendas no varejo

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Mercado espera alta de 6% em relação a 2017 e injeção de R$ 17 bilhões na economia

Considerada uma das melhores data do varejo nacional, o Dia das Mães traz boas perspectivas de vendas. A previsão é de alta de 6% em relação a 2017. A redução dos juros e aumento nos prazos de financiamento são os principais fatores que contribuem para essa alta nas vendas.

Segundo apurado pelo Diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso, entre os associados, os segmentos de moda feminina, calçados e acessórios, perfumaria e cosméticos serão os responsáveis por alavancar os dados. Mas há novidades: "em razão da proximidade da Copa do Mundo, devemos ter um crescimento expressivo na venda de televisores", lembra Ildefonso.

A Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers – também aponta otimismo para o setor. Segundo levantamento realizado pela entidade, 65% dos respondentes esperam um crescimento em vendas de até 20%; e 28,75% de até 5%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre as categorias de produtos, vestuário é a que mais se espera um crescimento nas vendas com 46,91% das respostas, seguida por calçados (16,05%) e perfumaria (12,35%).