Internet acirra competição entre redes varejistas

Depois de faturar R$ 10,6 bilhões no ano passado, o segmento de comércio eletrônico estima repetir os 30% de crescimento em 2010 tendo como impulso o uso da internet pela classe C, o aprimoramento dos lojistas e a entrada de concorrentes de peso, como Carrefour e Lojas Renner.

Este cenário acentuará a briga das empresas no quesito preço baixo.

“Apesar de as margens de lucro na internet serem baixas, categorias importantes, como bens duráveis, terão preços mais agressivos”, diz o coordenador do Provar (Programa de Administração do Varejo), Nuno Fouto.

O uso de comparadores de valor como Buscapé e Bondfaro também fortalecem este movimento, pois as comparações entre os preços e as formas de pagamento são imediatas, com apenas um clique do consumidor.

Fouto destaca ainda que, enquanto muitas vezes ocorre inflação no varejo físico, muitas categorias no e-commerce apresentam deflação no balanço mensal.

Além disso, as pessoas enxergam o segmento como barato e seguro para comprar.

De acordo com o diretor de marketing e produtos da consultoria e-bit, Alexandre Umberti, o e-commerce veio para ficar e ganha cada vez mais espaço dentro do consumo privado.

“Temos 70 milhões de internautas, sendo que apenas 17 milhões comparam pela web”, analisa.

Para Umberti, as empresas que estão chegando vão diminuir ainda mais a concentração no setor, algo que ocorre há dois anos.

O Carrefour vem preparando sua chegada ao ambiente virtual há algum tempo, principalmente ao contratar executivos de suas futuras concorrentes.

A rede já comercializa pacotes turísticos pela internet há quase dois anos.

A Lojas Renner, uma das líderes no varejo têxtil e maior vendedora de perfumes importados do País, arquiteta um portal para comercializar relógios e perfumes.

O presidente da rede, José Galló, declarou que a loja virtual poderá entrar no ar neste ano.

A estratégia será concorrer diretamente com a Sack’s, que vende cerca 2 mil frascos nesta categoria diariamente.

Dados da consultoria e-bit mostram que no primeiro trimestre de 2008, a participação da B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime), maior empresa do setor na internet, era de 42,77%, um ano depois esta fatia caiu para 36,22%.

Entre as dez maiores companhias, onde encontram-se MagazineLuiza.com, Saraiva e Nova Pontocom – resultado da associação das lojas Extra.com.br, PontoFrio.com e CasasBahia.com.br, – a participação de mercado no mesmo período caiu de 76,97% para 73,32%.

O coordenador do Provar considera que apesar de a pontocom resultante da associação do Grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia representar ameaça à B2W, os fornecedores não concederão tantos privilégios à companhia.

“As empresas médias também precisam se manter no mercado, pois é interesse da indústria.

” A Casas Bahia, que completou um ano neste mercado, divulgou que a loja virtual representou 1,5% do faturamento da companhia em 2009, que foi de R$ 13 bilhões.

O valor corresponde a R$ 195 milhões.

Em nota, o diretor de marketing, Raphael Klein, avalia o resultado como “excepcional”, pois o investimento em mídia on-line não foi grande e as principais ações foram para as datas comerciais

Griletto chega à Zona Norte da Capital Paulista

O Griletto, rede de restaurantes especializada em grelhados e parmegianas, abriu mais uma unidade na capital paulista, desta vez no Shopping D.

Unindo variedade e a qualidade do cardápio com preços atraentes, a rede se tornou um sucesso entre os freqüentadores de praças de alimentação.

Outras 11 inaugurações já estão confirmadas para os próximos meses e a expectativa é avançar e manter o ritmo de crescimento alcançado em 2009.

A meta para 2010 é atingir 50 unidades entre próprias e franqueadas.

Entre as regiões que terão destaque estão os Estados do Paraná e Minas Gerais, além de São Paulo.

Ovos de chocolate devem ficar 5% mais caros nesta Páscoa

Nem bem terminou o Carnaval e já tem gente pensando nos gastos com a Páscoa.

E é bom preparar o bolso, já que os ovos de chocolate devem ficar 5% mais caros neste ano, de acordo com a APAS (Associação Paulista de Supermercados).

Por outro lado, os preços do bacalhau não devem sofrer alteração na comparação com os valores praticados em 2008, mesmo com a recente alta do dólar, já que o produto já está no País e, por conta disso, não será tarifado pelo preço mais elevado do dólar.

Os valores do azeite também não devem sofrer alteração nas próximas semanas, espera a Apas.

Os motivos para a elevação dos ovos de chocolate, segundo a associação, são os aumentos sucessivos nos preços da saca de açúcar no mercado internacional.

Para se ter uma ideia, os preços do produto para o consumidor final subiram 67,87% em 2009, segundo verificado pelo IPS (Índice de Preços dos Supermercados).

Outro motivo para o encarecimento do doce são os brinquedos que acompanham o ovo de chocolate.

De acordo com a Apas, as lembrancinhas, cada vez mais sofisticadas, só elevam os preços.

?Como no chocolate há pouca margem para inovação, as empresas vão tirar a diferença no recheio?, afirmou, por meio de nota, o vice-presidente de Comunicação da Apas, Martinho Paiva Moreira.

?A variedade, neste caso, estará nos tipos e formatos de brindes incorporados, que acabam sendo responsáveis pela decisão na hora da compra?, completou.

A Copa do Mundo também deve encarecer ainda mais o doce, uma vez que novas embalagens e produtos serão criados por conta do tema.

A Apas espera que neste ano sejam vendidas 25,5 mil toneladas de chocolate, o equivalente a 100 milhões de ovos.

O número reflete um aumento entre 7% e 10% nas vendas nesta Páscoa, frente ao mesmo período do ano passado.

Já as vendas de bacalhau devem crescer um pouco menos, cerca de 5%.

As Bolas das Copas do Mundo no Mogi Shopping

Uma exposição que promete mexer com o coração dos apaixonados por futebol está no corredor de expansão do Mogi Shopping, em Mogi das Cruzes (SP) até o dia 21 de fevereiro.

Criada pela marca Adidas para contar a evolução do futebol, AS BOLAS DAS COPAS DO MUNDO/ FIFA 1970-2010, traz pela primeira vez a um shopping brasileiro, a história das bolas nas copas do mundo, com a exposição de 11 modelos utilizados até hoje, incluindo a revolucionária jabulani ? que em dialeto africano significa ?a que traz alegria aos povos?, modelo oficial que será utilizado na Copa de 2010.

A bola foi criada em 11 cores para homenagear os 11 dialetos do país sede da Copa este ano, a África.

A atração é uma realização da Oscar Calçados em parceria com a Adidas.

Ela já passou pelo Rio de Janeiro e em São Paulo, no Museu do Futebol e o Mogi Shopping é o primeiro centro de compras do Brasil a receber esta exposição.

Etna inaugura loja no Shopping Iguatemi Caxias

O Shopping Iguatemi Caxias, em Caxias do Sul (RS), foi o empreendimento no eixo sul escolhido pela rede de móveis e decorações Etna para lançar seu novo conceito de loja: um formato funcional, customizado para shopping centers, com cerca de 3 mil m².

Reconhecida por ser a mais completa megastore brasileira de decoração e móveis, a marca passa a oferecer o que há de mais moderno e atual em conceito de decoração na região.

A inauguração da loja será em março e irá gerar 86 empregos diretos.

Com o lema “design ao seu alcance?, a marca disponibiliza uma grande variedade de produtos de decoração, móveis, cama mesa e banho, utilidades, infantil, garden, office, iluminação, tapetes, cortinas e étnicos, que somam mais de 10 mil itens.

?Acreditamos que levar o conceito ETNA para o Iguatemi Caxias é uma excelente oportunidade para as pessoas terem acesso a produtos diferenciados de decoração a uma ótima relação custo/benefício para os clientes?, aposta José Augusto Urquiza, diretor superintendente da ETNA.

?Teremos um amplo mix de produtos, a maior força da marca, e temos a plena convicção de agradar aos consumidores de vários estilos? conclui.

Ribeirão Preto ganhará clube de compras e descontos

O Novo Shopping, em Ribeirão Preto, no interior paulista, deve receber em março uma unidade da rede Sam?s Club, do grupo Walmart, que deve acirrar a concorrência entre os atacadões, lojas especializadas na venda para lojistas e também para consumidores que são pessoas físicas, em Ribeirão Preto.

Com a promessa de vender produtos com desconto de até 15%, a rede, que funciona como um clube de compras, ainda promete fazer concorrência com os supermercados da cidade.

“A chegada da loja na região vai deixar a concorrência mais acirrada e quem vai ganhar com isso é o consumidor, que vai ter mais uma opção”, afirma o diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Aurélio Mialich.

De acordo com ele, os supermercados precisam desenvolver principalmente o atendimento ao consumidor para não perder espaço no setor.

“A rede possui um tipo de atendimento diferente do nosso, sem aquele calor brasileiro, e é nisso que vamos focar para ganhar espaço.

” Ainda segundo Mialich, existem exemplos que mostram que os supermercados de Ribeirão não devem temer a vinda da rede.

“Já temos um serviço parecido com esse aqui na cidade, que é a venda por atacado, então não seremos muito afetados.

” De acordo com o superintendente do Novo Shopping, Wilson Gotardello, a chegada do Sam?s Club mostra a capacidade de Ribeirão como polo comercial.

“Isso [a chegada da Sam?s Club] é muito positivo.

Com mais uma loja desse segmento, serão oferecidas mais vagas de empregos, o que é muito bom para a cidade”, afirma Gotardello.

Paulo Octávio espera apoio de Lula para evitar intervenção federal no DF

O governador interino do Distrito Federal, Paulo Octavio (DEM), afirmou nesta quarta-feira (17/02) que vai pedir apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para continuar governando.

Paulo Octavio –que espera ser recebido ainda hoje por Lula– disse que pretende se “colocar como um fator facilitador” para administrar a crise local.

Na agenda oficial do presidente e segundo interlocutores, ainda não há previsão para a reunião.

Citado no inquérito que investiga o suposto esquema de arrecadação e pagamento de propina que envolve o governador afastado José Roberto Arruda (sem partido), Paulo Octavio disse que ainda avalia as chances de ter condições para governar.

“[No encontro com Lula] Vou me colocar como um facilitador.

Não sou obstáculo a nada”, disse.

Paulo Octavio afirmou que preocupa a possibilidade de uma intervenção federal defendida pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

“A intervenção é sempre uma agressão ao regime democrático, mas decisão da Justiça se cumpre”, afirmou.

O governador interino não descartou renunciar ao cargo.

Paulo Octavio disse que a decisão vai depender de conversas com partidos e políticos da cidade.

A ideia é fazer um governo de coalizão.

Na tentativa de se desvencilhar de Arruda e aconselhado por aliados, Paulo Octávio pediu que os secretários coloquem os cargos a disposição.

“Essa é uma questão de foro intimo.

Eu ainda preciso avaliar a governabilidade, conversar com partidos, com políticos.

Eu ainda não tenho essa certeza de que é possível governar.

Brasília ainda está retomando o ritmo”, disse.

Além de enfrentar problemas para comandar o Distrito Federal, Paulo Octavio deve se tornar alvo de um processo de expulsão do DEM.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) vai propor que a Executiva Nacional decida sobre a saída do governador interino.

A reunião da Executiva ficou para a próxima semana.

Entre os dirigentes do partido, a intervenção no diretório da sigla em Brasília é dada como certa, mas a expulsão do governador ainda é dúvida.

Vai depender dos apoios que ele conseguir atrair –deverá se reunir com Lula– e do destino que a Câmara Legislativa dará aos pedidos de impeachment contra ele.

Arruda também enfrenta três pedidos semelhantes, que serão colocados sob análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara Legislativa amanhã (18/02).

A análise é vista como uma forma de tentar forçar a renúncia de Arruda.

Se Paulo Octávio não for processado e conquistar o apoio de Lula, avaliam democratas, a tese da expulsão se enfraquece –assim como a possibilidade de uma intervenção federal.

Receita libera consulta a lote da malha fina do IR 2006

A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (17/02) o segundo lote multiexercício do Imposto de Renda Pessoa Física, que contém declarações do IR 2009 (ano-base 2008) e do IR 2008 (ano-base 2007).

Além disso, liberou para consulta o lote residual do IR 2006 (ano-base 2005).

No caso do lote multiexercício, estão incluídos 85.868 contribuintes, sendo que aqueles com direito à restituição receberão R$ 142 milhões.

O dinheiro virá corrigido em 7,44% (IR 2009) e em 19,51% (IR 2008), referente à variação da Selic.

Já em relação ao lote residual do IR 2006, do total de 24.206 contribuintes incluídos, 14.946 tiveram imposto a pagar (R$ 32,040 milhões) e outros 4.128 têm saldo de imposto a receber (R$ 9,048 milhões).

O dinheiro será depositado no dia 24 de fevereiro e virá corrigido em 43,28%, referente à variação da Selic.

Para saber se tem direito à restituição, assim que a consulta for aberta, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet ou ligar para o 146, bastando informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Caso o valor não seja creditado na data prevista, o contribuinte deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ligar para qualquer agência do banco ou para o “BB responde” – 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) -, sendo que a ligação é gratuita.

O dinheiro ficará disponível no banco por um ano.

Se o contribuinte não resgatá-lo nesse prazo, deverá requerê-lo mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.

Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

Parmê inicia expansão pelo Brasil

Após se consolidar na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana, a rede de restaurantes, pizzarias e lanchonetes Parmê inicia sua expansão nacional, com a abertura de uma loja Express no Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo.

O local exigiu um investimento de R$ 500 mil.

Paralelamente, e empresa aposta em novo projeto na área de alimentação, focado também em outros Estados.

Trata-se da Bendita Fruta, lançada há apenas nove meses na capital carioca, onde possui quatro operações próprias, e que traz como carro-chefe o frozen yogurt.

Em janeiro, a nova marca investiu R$ 500 mil na abertura das duas primeiras unidades de Brasília, ambas no Shopping Conjunto Nacional.

Em breve iniciará sua expansão em São Paulo e Salvador (BA).

Até o final de 2010, a rede Parmê planeja abrir mais quatro unidades na capital paulista e também expandir para outros Estados, como Minas Gerais e Espírito Santo.

Hoje com 27 unidades, totalizando 52 operações (restaurante, lanchonete, express e delivery), a meta é chegar a 42 lojas nos próximos dois anos.